22 dezembro 2017

CESTO EM CROCHE DE FIO DE MALHA

Olá, amiga(o)!

Teci esse CESTO EM CROCHÊ DE FIO DE MALHA para a minha netinha Isabela. Minha intenção é que ela guarde seus brinquedos miúdos.

O Ponto que utilizei é o Ponto Baixo Centrado (pbc). Observe que um ponto sai de dentro do outro. Eles ficam simetricamente encaixados. Esse Ponto é também conhecido como Ponto Coração devido a sua aparência quando um ponto é tecido  solitariamente de uma outra cor. Observe na foto acima o formato do Ponto Branco que está no centro do Losango de cor nude. 
A forma de tecê-lo é muito simples... Ao invés de se inserir a agulha no topo do ponto da carreira anterior, você a insere no centro da sua base, entre as duas alças do ponto, onde se tem um formato de "V", Simples assim...

MEDIDAS:

Fundo do Cesto =  30 cm de diâmetro e
Altura do Cesto =  17 cm.
 * O próximo farei maior... Se quiser o seu maior, basta aumentar a quantidade de carreiras do fundo do cesto...

MATERIAL UTILIZADO:
  • 1 Cone de Fio de Malha com Elastano na cor branca, que você pode encontrar e comprar, pela internet, no http://www.pontosemnooh.com.br/ . Eles têm fios das mais diversas marcas e cores. E vendem Agulhas Grossas de Madeira para Crochê. Dica! Encontramos o fio de malha com duas espessuras, uns mais fino e outros mais grosso. Se você quiser que a estrutura do seu Cesto fique mais firme, sugiro que você compre o fio mais grosso;
  • 1 Cone de Fio de Malha com Elastano na cor nude (+ grosso);
  • Agulha para Crochê 12 mm. O fabricante do fio indicou Agulha 7 mm. Usei maior porque meus pontos são mais para apertados. Use a que melhor lhe convier. Quanto mais grossa a Agulha mais leve fica pra você tecer;
  • Agulha de Tapeceiro e tesourinha para o arremate das pontas dos fios.

Teceremos esse Cesto em duas etapas:
  • 1ª ETAPA: Fundo do Cesto e na
    • 2ª ETAPA: As Paredes Laterais do Cesto e suas Alças.

    1ª ETAPA
    FUNDO DO CESTO: 

    GRÁFICO E DO FUNDO DO CESTO em Crochê Circular e Espiral. 

    LEGENDA:

     ⟲ = Círculo Mágico;
      ▼ = Início;
      ▽ = Final;
        = Ponto Baixíssimo (pbx);
      x  = Ponto Baixo (pb);
      x  = Ponto Baixo pegando na alça detrás do ponto de base (pbadp);
      x  = Ponto Baixo Centrado (pbc);
    \x/= Ponto Baixo Centrado em "V" (pbcv);
      ❢   = Ponto Baixo Centrado de  Fechamento de Carreira (pbcfc). Veja no vídeo, mais abaixo 👇 , como fazer esse Fechamento de Carreira de Forma Imperceptível;
    Carreira = carr;
    Ponto = pt.

    PASSO A PASSO DO FUNDO DO CESTO em Crochê Circular e Espiral. 

    As 2 primeiras carreiras são no crochê circular. O crochê espiral começa a partir da 3ª Carreira.

    BASE:
    Para a base faça um Círculo Mágico com duas voltas do fio. Assim você não precisará arrematar a ponta do fio no final. Depois do Círculo Mágico fechado, os pontos ficam muito apertados o que dificulta sobremaneira o arremate da ponta do fio. 
      1ª CARREIRA  = 9 pb + 1pbx;
      Teça 9 Pontos Baixos (pb) +

      Pare e puxe, com bastante força, a ponta do fio, para fechar o Circulo Mágico, pois são duas as voltas. Retome o trabalho...

      Para que a emenda fique praticamente invisível
      Feche a Carreira (carr) da forma que fiz no VÍDEO a seguir:

      Assim vai ficar o seu Fechamento de Carreiras...

      2ª CARREIRA  = 9 pbcv + 1pbx;
      9 Pontos Baixos Centrados (pbc) +
      1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar a Carreira.

      3ª CARREIRA  = 9 (1pbc + 1pbcv);
      Teça por 9 vezes: 1 Ponto Baixo Centrado (pbc) + 1 Ponto Baixo Centrado em "V" (pbcv); 
      1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar a Carreira.

      4ª CARREIRA  = 9 (2pbc + 1pbcv);
      Teça por 9 vezes: 2 Pontos Baixos Centrados (pbc) + 1 Ponto Baixo Centrado em "V" (pbcv); 
      1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar a Carreira.

      5ª, 6ª e 7ª CARREIRAS  = pbc;
      Teça Pontos Baixos Centrados (pbc) ao longo de cada uma das próximas 3 carreiras; 
      1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar a Carreira.

      8ª e 9ª CARREIRAS  = 9 (1pbcv + 3pb) + 1 pbx;
      Teça por 9 vezes: 1 Ponto Baixo Centrado em "V" (pbcv) + 3 Pontos Baixos (pb) ao londo dessas duas carreiras; 
      1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar a Carreira.

      2ª ETAPA

      AS PAREDES LATERAIS DO CESTO e suas Alças:

      Da 1ª a 10ª Carreira teça Pontos Baixos Centrados (pbc), fazendo os desenhos dos 9 losangos ◈ ◈ ◈ ◈ ◈ ◈ ◈ ◈ ◈ conforme o gráfico e passo a passo a seguir:

      GRÁFICO
      . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .      13ª Carr        
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x     12ª Carr 
      x x x x x x x º º º º º x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x º º º º º x x x x x x x x x  x x x x x     11ª Carr
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x     10ª Carr
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       9ª Carr        
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       8ª Carr
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       7ª Carr 
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       6ª Carr
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       5ª Carr
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       4ª Carr           
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       3ª Carr 
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       2ª Carr
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x . x x x x x        1ª Carr

      LEGENDA: 
         = Ponto Baixíssimo (pbx);
       o  = Correntinha (corr);
       x  = Ponto Baixo (pb);
       x  = Ponto Baixo pegando na alça detrás do ponto de base;
       x  = Ponto Baixo Centrado (pbc). Veja como tecê-lo no vídeo acima;
        ❢   = Fechamento de carreira. Veja como fazer no vídeo acima;
      Carreira = carr  e
      Ponto = pt.

      PASSO A PASSO:

      1ª CARREIRA (Fio de Malha Branco)53 pbadp + 1 pbx
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x . x x x x x        1ª Carr

      Nessa carreira teceremos os pontos baixos apenas em uma das alças dos pontos, portanto...Teça 53 Pontos Baixos (pb) pegando nas alças por detrás dos pontos de base (pbadp). 
      Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), passando o fio entre os pontos, igual fecho o Ponto Alto que te mostrei no vídeo anterior .

      2ª CARREIRA (Fio de Malha Branco) = 53 pbc + 1 pbcfc;
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       2ª Carr

      Teça 53 Pontos Baixos Centrados (pbc);  
      Atenção para o fechamento dessa carreira e das próximas... 
      Feche com 1 Ponto Baixo Centrado de Fechamento (pbcf)
      conforme o VÍDEO a seguir:

      Se você tiver dificuldade feche com o Ponto Baixíssimo tradicional mesmo, consciente que seu acabamento não ficará bonito.

      3ª CARREIRA (Fio de Malha Branco e Nude)
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       3ª Carr 

      2 Pontos Baixos Centrados, com o fio de malha branco +

      Por 8 vezes teça: 
      Ponto Baixo Centrado, com o fio de malha nude +
      5 Pontos Baixos Centrados , com o fio de malha branco +

      A seguir teça:
      Pontos Baixos Centrados, com o fio de malha branco e
      Feche a carreira com 1 Ponto Baixo Centrado de Fechamento (pbcf), conforme o vídeo que te mostrei na carreira anterior.

      4ª CARREIRA (Fio de Malha Branco e Nude) = 
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       4ª Carr

      Teça 1 Ponto Baixo Centrado (pbc), com o fio de malha branco  + 

      Por 8 vezes teça:
      3 Pontos Baixos Centrados (pbc), com o fio de malha nude + 
      3 Pontos Baixos Centrados (pbc), com o fio de malha branco +

      3 Pontos Baixos Centrados (pbc), com o fio de malha nude +
      1 Ponto Baixo Centrado (pbc), com o fio de malha branco  +

      1 Ponto Baixo Centrado de Fechamento (pbcf).

      5ª CARREIRA (Fio de Malha Branco e Nude) =
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       5ª Carr

      Teça por 8 vezes:
      5 Pontos Baixos Centrados (pbc), com o fio de malha nude + 
      1 Ponto Baixo Centrado (pbc), com o fio de malha branco +

      5 Pontos Baixos Centrados (pbc), com o fio de malha nude +

      Ponto Baixo Centrado de Fechamento (pbcf), com o fio de malha branco.

      6ª CARREIRA (Fio de Malha Branco e Nude) =
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       6ª Carr

      2 Pontos Baixos Centrados, com o fio de malha nude +

      Por 8 vezes teça: 
      Ponto Baixo Centrado, com o fio de malha branco +
      5 Pontos Baixos Centrados , com o fio de malha nude +

      A seguir teça:
      Ponto Baixo Centrado, com o fio de malha branco +
      Pontos Baixos Centrados, com o fio de malha nude e

      Feche a carreira com 1 Ponto Baixo Centrado de Fechamento (pbcf), conforme o vídeo que te mostrei na carreira anterior.

      7ª CARREIRA (Fio de Malha Branco e Nude)
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       7ª Carr

      Teça por 8 vezes:
      5 Pontos Baixos Centrados (pbc), com o fio de malha nude + 
      1 Ponto Baixo Centrado (pbc), com o fio de malha branco +

      5 Pontos Baixos Centrados (pbc), com o fio de malha nude +

      Ponto Baixo Centrado de Fechamento (pbcf), com o fio de malha branco.

      8ª CARREIRA (Fio de Malha Branco e Nude)
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       8ª Carr

      Teça 1 Ponto Baixo Centrado (pbc), com o fio de malha branco  + 

      Por 8 vezes teça:
      3 Pontos Baixos Centrados (pbc), com o fio de malha nude + 
      3 Pontos Baixos Centrados (pbc), com o fio de malha branco +

      3 Pontos Baixos Centrados (pbc), com o fio de malha nude +
      1 Ponto Baixo Centrado (pbc), com o fio de malha branco  +

      1 Ponto Baixo Centrado de Fechamento (pbcf).

      9ª CARREIRA (Fio de Malha Branco e Nude)
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x       9ª Carr
      2 Pontos Baixos Centrados, com o fio de malha branco +

      Por 8 vezes teça: 
      Ponto Baixo Centrado, com o fio de malha nude +
      5 Pontos Baixos Centrados , com o fio de malha branco +

      A seguir teça:
      Pontos Baixos Centrados, com o fio de malha branco e

      Feche a carreira com 1 Ponto Baixo Centrado de Fechamento (pbcf).

      10ª CARREIRA (Fio de Malha Branco) = 53 pbc + 1 pbcf
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x     10ª Carr

      Teça 53 Pontos Baixos Centrados (pbc) ao londo dessa carreira e
      Feche com 1 Ponto Baixo Centrado de Fechamento (pbcf).

      11ª CARREIRA (Fio de Malha Branco) = 12 pbc + 5 corr + 22 pbc + 5 corr + 9 pbc + 1pbcfc 
      x x x x x x x º º º º º x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x º º º º º x x x x x x x x x  x x x x x     11ª Carr

      Teça 12 Pontos Baixos Centrados (pbc) + 
      5 correntinhas (corr) +
      22 Pontos Baixos Centrados (pbc) +
      5 correntinhas (corr) +
      9 Pontos Baixos Centrados (pbc) +
      1 Ponto Baixo Centrado de Fechamento (pbcf).

      12ª CARREIRA (Fio de Malha Branco) = 12 pbc + 5 pb + 22 pbc + 5 pb + 9 pbc + 1pbcfc
      x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x  x x x x x     12ª Carr 

      Teça 12 Pontos Baixos Centrados (pbc) + 
      5 Pontos Baixos sobre a alça Correntinhas +
      22 Pontos Baixos Centrados (pbc) +
      Pontos Baixos sobre a alça Correntinhas +
      9 Pontos Baixos Centrados (pbc) +

      1 Ponto Baixo Centrado de Fechamento (pbcf).

      13ª CARREIRA (Fio de Malha Branco) = Toda no pbx
      . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .      13ª Carr        
      Nessa Carreia teceremos Pontos Baixíssimos (pbx) na lateral da ultima carreira (12ª) - Veja foto do Cesto logo abaixo 👇.
      Com o fio posicionado na parte de dentro do cesto, insira a Agulha de Crochê no Centro no 1º Ponto no sentido de fora para dentro do Cesto. 

      A seguir, teça Pontos Baixíssimos (pbx) ao longo dessa Carreira.
      Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx) feito a mão  👇 , com a Agulha de Tapeceiro.

      Se tiver alguma duvida, fale comigo através de comentário aqui no blog. 

      Não resisti e fiz uma foto com linhas e Agulhas 30 mm, 25 mm, 20 mm, 15 mm e 12 mm... Comparando com os novelos dá pra ver o quanto são grossas... Foi devido a essa foto que percebi que o cesto estava pequeno. Se você quiser um CESTO ORGANIZADOR para linhas e agulhas, sugiro que a medida do fundo e também a altura sejam maiores...

      Desejo um Feliz Natal para você e sua família! Que 2018 seja de Prosperidade, Realizações de sonhos, Paz, Amor e Muita Saúde! Boas Festas!

      Abraços com carinho, 

      Sônia Maria

      20 comentários:

      1. Ficou um mimo! E bem versátil para guardar tralhas mais pequenas.

        1. Verdade Bella! Fiz exatamente para isso... Adorei saber que você gostou! Obrigada pelo seu carinho e amizade! Um Feliz Natal para você e sua família!
          Que 2018 seja de Prosperidade, Paz, Amor e Muita Saúde! Beijos

          Excluir
      2. Muito lindo!
        Obrigada!
        Feliz natal e 2018 seja pleno de realizaçoẽs e sucesso.
        Bjus

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Obrigada Márcia! Adorei saber que você gostou amiga! Obrigada pelo seu carinho e amizade! Um Feliz Natal para você e sua família!
          Que 2018 seja de Prosperidade, Paz, Amor e Muita Saúde! Beijos

          Excluir
      3. Ficou lindo lindo!!! Mas não sei trabalhar muito bem com gráficos, tenho mais habilidades com vídeo aula. Você arrasa, Sônia! Feluz Natal!!!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Obrigada, Conceição! Pretendo fazer mais vídeos... Logo, logo, começarei... Feliz Ano Novo pra você e sua família! 😘

          Excluir
      4. Olá Sonia, saudade! Agradeço o carinho da sua visita.
        Ainda não teci nada com esse fio do cesto. Ficou bem bonito com os detalhes em outra cor. A presenteada deve ter amado.
        Espero que o ano de 2018 seja bem mais feliz que o Natal para todos.
        Abraços Wal

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Obrigada Wal! Obrigada pelo seu carinho e amizade! Que 2018 seja de Prosperidade, Paz, Amor e Muita Saúde! Beijos

          Excluir
      5. Respostas
        1. Obrigada Rose Mary! Adorei saber que você gostou! Que 2018 seja de Prosperidade, Paz, Amor e Muita Saúde! Beijos

          Excluir
      6. para mim, via Gmail
        em 26 de dez (Há 4 dias)

        Oi Sônia,desejo-lhe que o ano de 2018 seja repleto de saúde e paz para você e sua família.Abraços de Terezinha

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Obrigada Terezinha querida!
          Amiga, desejo a você e a sua família Boas Festas, nessa virada de Ano e um 2018 de muita Saúde, Prosperidade, Tolerância, Realização de Sonhos, Paz e muito Amor! Abraços com Carinho, Sônia Maria

          Excluir

      7. Maria Jose
        24 de dez (Há 6 dias) para mim via Gmail:

        Obrigada por partilhar seus conhecimentos , um abençoado Natal para você e sua família. Abraços
        Att.
        Maria José de Lima

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Obrigada, Maria José querida! Amiga, desejo a você e a sua família Boas Festas, nessa virada de Ano e um 2018 de muita Saúde, Prosperidade, Tolerância, Realização de Sonhos, Paz e muito Amor! Com Carinho, Sônia Maria

          Excluir
      8. 23 de dez (Há 7 dias) para mim via Gmail:

        Feliz Navidad!!! y un año lleno de cosas buenas y mucha salud.
        Saludos y un abrazo desde México
        Alejandra
        Mil gracias por compartir!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Obrigada pela gratidão e carinho, Alejandra querida!
          Desejo a você e a sua família Boas Festas, nessa virada de Ano e um 2018 de muita Saúde, Prosperidade, Tolerância, Realização de Sonhos, Paz e muito Amor! Abraços com Carinho da amiga, Sônia Maria

          Excluir
      9. Adorei seu blog tem muito artigo bom. e essa postagem então...amei. criei um link para voce em http://verefazer.org/ adorariamos ter uma visita sua. bjinhusss

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Obrigada pelo seu carinho e atenção! Obrigada pelo convite, irei sim! Beijos