23 abril 2015

COMO EMENDAR PONTOS ALTOS PARALELOS DE CROCHE

Olá, amiga(o)!

Hoje vamos falar sobre como COMO EMENDAR AS LATERAIS DE 2 TECIDOS DE CROCHÊ COM PONTOS ALTOS PARALELOS.
A Cristina, do blog Minhas Linhas e Euesta tecendo um Vestido de Crochê para Adulto, todo em Pontos Altos (pa), onde frente e costas são feitas separadamente. Ela me pediu uma sugestão de como emendar as partes de forma que fique o mais imperceptível possível. 

São 3 as opções que indico para se fazer essa emenda:

1ª OPÇÃO (pra mim a que fica mais delicada das três):

COMO EMENDAR CROCHÊ PONTOS ALTOS PARALELOS COM AGULHA DE MÃO PEGANDO APENAS NO TOPO DOS PONTOS:

Costurei com a linha vermelha para que você possa visualizar melhor como ela é feita.  A seguir o  passo-a-passo com fotos... Clique na foto para ampliar...

EMENDA COSTURADA A MÃO, usando AGULHA DE TAPECEIRO ou de BORDAR, pelo avesso dos pontos, pegando fios superficiais nas bases dos pontos correspondentes:

  • Coloque os tecidos de crochê lado a lado, com os lados direitos para baixo. 
  • Pelo avesso dos pontos, partes que estão para cima, insira a agulha nas bases dos 2 Pontos Altos, correspondentes, ou seja, na base de um ponto de uma das partes e em seguida na base do outro da outra parte;
  • Passe a agulha por baixo do fio, para depois seguir em direção a próxima carreira;
  • Costure as outras duas bases de pontos correspondentes, deixando o fio solto do mesmo tamanho do ponto, para não repuxar e nem ficar frouxo. 
  • Continue costurando dessa forma, pegando apenas os fios superficiais das costas dos pontos.  Certifique-se de que você está pegando apenas os fios superficiais dos pontos. Assim nenhum ponto da emenda ficará visível pelo lado direito

2ª OPÇÃO:

EMENDA COM ALÇAS DE CORRENTINHAS, formadas por Pontos Baixos (pb) e Correntinhas (corr): 

Para iniciar, junte os 2 tecidos de crochê com os lados direitos para dentro, ou seja, direito com direito. Usando Agulha para Crochê e mesmo fio da peça, teça 1 Ponto Baixo (pb), unindo as 2 bases dos 2 Pontos Altos (pa), da seguinte forma: 

  • 1 - Insira a Agulha para Crochê, nas bases dos Pontos Altos (pa), de cada um dos tecidos de crochê, por onde a seta vermelha da figura abaixo indica. Depois disso, lace a linha e volte; 

  • 2 - Lace a linha novamente e volte. Está pronto o seu 1º Ponto e que se equivale ao 1º Ponto Baixo (pb);

  • 3 - Teça 2 Correntinhas (corr), que correspondem ao restante da altura do Ponto Alto (pa) . Depois disso, teça outro Ponto Baixo (pb), inserindo a Agulha no topo do Ponto Alto (pa);

  • 4 - A seguir, repita o mesmo procedimento anterior, ou seja, 2 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Baixo (pb), também no topo do próximo Ponto Alto (pa), unindo os dois tecidos de crochê; 

  • 5 - Veja a seguir como vai ficando... Essa costura ficará bem discreta se vista pelo lado direito da peça, onde veremos apenas 1 fio do Ponto Baixo (pb). Se você a quiser mais discreta ainda, teça com um fio mais fino porem na mesma tonalidade da cor do fio que você teceu suas peças. Nesse caso haverá a necessidade de se adequar o numero de Correntinhas (corr), que somadas deverá ser da mesma altura do Ponto Alto (pa) da sua peça.

Dependendo da peça você pode tecer o ponto baixo no cento dos Pontos Altos (pa). Usei essa técnica para emendar as partes dos ombros de um COLETINHO DE CROCHÊ. Nesse caso eu estava emendando os cantos de 2 Squares de pontos Abacaxi. Veja como fiz:

3ª OPÇÃO:

COMO EMENDAR PONTOS ALTOS PARALELOS COM AGULHA DE MÃO: 

  • Use uma Agulha de mão de ponta arredondada (Agulha de Tapeceiro ou para Bordar). 
  • Use o mesmo fio da peça ou um fio mais fino, desde que seja no mesmo tom do fio da peça. 
  • Para iniciar siga o passo-a-passo, lembrando-se de reforçar o início e o final dessa emenda. 
  • Costure os pontos fio a fio,pegando os mais superficiais para que a emenda não apareça do lado direito da peça. 
  • Sempre que chegar na região da base ou do topo de um ponto costure o ponto da emenda na horizontal para que as carreiras fiquem alinhadas.
  • Emendando fio a fio, os pontos paralelos ficam unidos de cima a baixo, fugindo da sua forma original que é preso apenas no topo e na base do ponto. Por esse motivo prefiro as emendas que pegam no topo e na base dos pontos. Elas aparentam mais naturais.

Amiga, se você está interessada de outras formas de se emendar crochê esse post post te interessar:

Posteriormente farei o vídeo...

Teste as três... Escolha a de sua preferencia e  se você souber de uma outra forma de se fazer essa costura contribua para o enriquecimento da nossa matéria...

QUEM USOU ESSA TÉCNICA:

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho, 

27 comentários:

  1. Ai meu Deus...morri!!! rsrsrs
    Você não existe!
    Não só me ajudou com uma dúvida cruel, como transformou a resposta em uma aula M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!!!!
    Não tenho palavras para te agradecer. MUITO OBRIGADA!!!
    Que Deus continue iluminando os seus caminhos e suas mãozinhas, e que te dê em dobro tudo o que faz por nós, aqui do outro lado!
    Beijos, beijos, beijos,
    Cris
    Obs. Depois venho te mostrar o resultado! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Cristina! Estou feliz por saber... Vou aguardar notícias suas... Demorei um pouquinho mas consegui... Meu filho se casa no início do mês que vem... Estou na correria... Beijos

      Excluir
    2. Imagina! Não demorou nada não! E ficou tão perfeito que valia esperar muuuito mais tempo! rs
      Fiz um post contando essa história e em sua homenagem. Se quiser espiar, fique à vontade!
      E parabéns pelo casamento do seu filho! Pelas fotos do noivado já imagino o quão lindo vai ser agora o casamento!
      Por favor, transmita meus votos de felicidades ao casal, tá?!
      Mais uma vez, obrigada por tudo!

    3. Obrigada, Cris querida! Fui no seu blog e me emocionei muito com a homenagem que me fez. Você é uma pessoa especial. Muito obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Transmitirei sim seus votos ao casal. Muito Obrigada por mais essa gentileza. Beijos

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que você gostou, Mina! Estou feliz por saber. Muito Obrigada pelo carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  3. essa é a lição de mestre, como sempre !!!! Mil vezes obrigado !! amizades, Leelou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Leelou! Estou feliz por saber. Muito Obrigada pelo carinho e atenção! Meu filho vai, em viagem de lua de mel, para Paris e Grécia. Quando decidiram o roteiro me lembrei das amigas francesas e gregas. Beijos

      Excluir
  4. Sónia...uma dica preciosa...para quem adora esta arte!
    Bom fim de semana e bj amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, amiga, Maria da Graça! Muito Obrigada pelo carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  5. Ola,Sonia Maria.
    Eu sempre uso a opcao 3,mas eu achei a opcao 1 mais bonita.Muito obrigada pela explicacao tao minuciosa.
    Bjus e um lindo dia para voce e sua familia.
    Clarise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou e que agora tem mais uma opção para as suas emendas, Clarice!
      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Tudo de bom pra você e sua família também. Beijos

      Excluir
  6. Merçi du renseignement bon après-midi Marie-Claire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou amiga, Marie-Claire! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  7. Querida amiga,
    mais uma excelente aula!!! Eu só sabia fazer a 3ª. opção. Agora sei mais!!! OBRIGADA, boa amiga.
    Obrigada pela atenção e simpatia também no FB.

    1. Que bom que você gostou, amiga, Teresinha! Estou feliz por saber que te foi útil. Beijos

      Excluir
  8. Obrigada mestra por compartilhar conosco!! Sou iniciante nesta arte e gosto de um trabalho com bom acabamento!! Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, amiga, Terezinha! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  9. Só tenho a agradecer Sonia Maria, pela excelente aula de emendas,
    que seja sempre abençoada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, amiga! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Bençãos para você também! Beijos

      Excluir
  10. Olá! Sou amiga da Cris, vi o post dela no blog e vim conhecer pessoa tão generosa!
    Adorei as explicações! Estou lhe seguindo!
    Convido a conhecer a minha Toka, faço outros tipos de arte, mas como neta de crocheteira, admiro muito
    esta linda arte!
    Beijos!
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, é um prazer te receber aqui! Irei, sim, conhecer seu blog. Obrigada pelo seu carinho, atenção e convite! Beijos

      Excluir
  11. Very nice, thanks!
    I follow you on Pinterest.
    Happy weekend.:*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks! I follow you too on Pinterest. Happy weekend for you too. :*

      Excluir
  12. Sonia querida, nossa mestra!
    Eu sigo suas dicas. Quanto ao fio utilizado no meu tapete, é o Barroco Natural da Círculo, o rolo maiorzinho. Eles dizem que não é um barbante, mas, a espessura é de barbante 6 fios. Extremamente agradável de usar, crochetar, lavar... É bem leve e tem caimento. Super recomendo. Bj. e obrigada pelo carinho. vovó Baísa

    ResponderExcluir

  13. 24/04/15 ia Gmail:
    Muito interessante.obg. Agora preciso aprender como juntar os hexágonos .bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo, logo, farei uma peça com hexagono... Me aguarde, amiga! Beijos