Publicação: 21 de fevereiro de 2015 às 18:56
Atualização: 21 de julho de 2017 

Olá, amiga(o)!

Hoje quero te mostrar, através de um vídeo, grafico e passo-a-passo, como tecer o PONTO TORCIDO NO CROCHÊ (Crochet Twist Stitch). O fiz atendendo a um pedido da nossa querida amiga Norminha, do blog OFICINA DO BARRADO.

A primeira vista ele se parece com um ponto cruzado... No entanto ele é totalmente diferente.

VÍDEO DE COMO TECÊ-LO:

 GRÁFICO DE COMO TECÊ-LO:

PASSO-A-PASSO COM FOTOS
Clique na foto para ampliá-la.

PASSO-A-PASSO ESCRITO:

Esse é um Ponto Múltiplo de 4. O que significa isso? Significa que ele é composto de 4 Pontos e que para tecê-lo você deverá ter uma base de numero múltiplo de 4, ou seja tecer um fio Base de Correntinhas que seja múltiplo de 4. 

Observe na foto a seguir que, entre as Carreiras de Pontos Torcidos tem uma Carreira de Pontos Baixos (pb). Observe também na foto a seguir te mostro duas opções de como tecer esse Ponto:

1. Iniciando, diretamente, no Fio Base de Correntinhas (corr) e 

2. Ou tecendo uma Carreira de Pontos Baixos (pb), antes da Carreira de Pontos Torcidos.

- Gostei mais da primeira opção.

BASE: 

Para a Base teça um Fio de Correntinhas (corr) no tamanho necessário para o seu trabalho, lembrando-se que o numero deve ser múltiplo de 4. Para essa amostra, que contem 5 Pontos Torcidos, teci 20 Correntinhas (corr).
1ª CARREIRA:

Nessa Carreira teceremos os Pontos Torcidos. Cada um deles é tecido em 2 Etapas:

Na 1ª ETAPA: Tecemos a parte inferior do ponto e 

Na 2ª ETAPA: Tecemos a parte superior do ponto. 

Observe, no gráfico a seguir, que desenhei propositalmente os pontos superiores mais a direita dos pontos inferiores. Assim suas etapas ficam distintas e também já nos dá a ideia de que os pontos superiores são inseridos a direita do dos inferiores.

1ª ETAPA DO 1º PONTO: 
Nessa etapa teceremos 4 Pontos Altos Fechados Juntos (4pafj).

Para iniciar teça:
+ 2 Correntinhas (corr). Considere essas Correntinhas como a metade do 1º Ponto Alto (pa);
Nas 4ª, 5ª e 6ª Correntinhas (corr), contadas a partir da Agulhas, teça:
3 Pontos Altos Fechados Juntos (3 pafj), conforme figura abaixo:

2ª ETAPA DO 1º PONTO: 
ATEÇÃO!

Aqui está o segredo do ponto... É nessa etapa que o ponto ficará com a aparência de torcido.

Para iniciar a segunda parte do ponto teça:
3 Correntinhas (corr) +
Em seguida, inserindo a agulha nos 4 fios do topo do ponto tecido anteriormente (como se faz quando vamos tecer o Ponto picô), faça:
3 Pontos Altos (pa) nos mesmos Pontos de Base (3pampb), conforme figura a seguir:

Observe onde inserir a agulha e o gráfico inteiro do ponto:

Agora teça o 2ª Ponto...

COMO TECER O 2º PONTO TORCIDO:

1ª PARTE DO 2º PONTO: 
Lace a linha 3 vezes;
Insira a agulha na próxima Correntinha (corr);
Lace a linha novamente e
Volte soltando apenas 2 Pontos da Agulha;
Lace a linha novamente;
Insira a agulha na próxima Correntinha (corr);
Lace a linha novamente e
Volte soltando apenas 2 Pontos da Agulha;
Lace a linha novamente;
Insira a agulha na próxima Correntinha (corr);
Lace a linha novamente e
Volte soltando apenas 2 Pontos da Agulha;
Lace a linha novamente;
Insira a agulha na próxima Correntinha (corr);
Lace a linha novamente
Volte soltando apenas 2 Pontos da Agulha. Você está com 7 pontos na agulha;
Lace a linha novamente e solte 4 Pontos da agulha. Está pronta a parte de baixo do ponto.
2ª PARTE DO PONTO: 
Lace a linha e
Insira a Agulha nos 4 fios do topo do ponto tecido anteriormente e faça +
3 Pontos Altos (pa) no mesmo Ponto de Base (3pampb), conforme figura a seguir:
Lace a linha novamente e solte outros 2 Pontos da Agulha. 
Lace a linha novamente e solte os outros pontos. Está pronto o primeiro ponto alto da parte de cima.
Teça os outros 3 pontos altos inserindo a agulha sob os quatro pontos do topo dos 4 Pontos Altos Fechados Juntos. 
2ª CARREIRA:

Nessa Carreira teceremos apenas Pontos Baixos (pb).
Gire o trabalho e teça uma Carreira de Pontos Baixos (pb); 
3ª CARREIRA:

1ª ETAPA DO 2º PONTO: 

Teça:
+ 2 Correntinhas (corr);
No 3º, 4º e 5º Ponto, da carreira anterior, teça:
3 Pontos Altos Fechados Juntos (3 pafj)
2ª ETAPA DO 2º PONTO: 

Em seguida teça:
3 Correntinhas (corr) +
Depois disso, inserindo a Agulha nos 4 fios do topo do ponto tecido anteriormente, faça 
3 Pontos Altos (pa) nos mesmos Pontos de Base (3pampb), completando assim 4 Pontos Altos (4pampb), conforme figura abaixo:
Continue tecendo Pontos Torcidos até o final da Carreira... 
    4ª CARREIRA:
    Nessa Carreira teceremos apenas Pontos Baixos (pb).

    Gire o trabalho e teça uma Carreira de Pontos Baixos (pb); 

    Teça quantas carreiras você queira para concluir o seu trabalho.

    5ª CARREIRA:
    Nessa Carreira teça Pontos Torcidos da mesma forma que você teceu a 3ª Carreira (carr).

    GRÁFICO SOBRE FOTO:

    Duas carreiras deles lembram bombons enfileirados.  Duas carreiras de apenas um ponto se assemelha a um bombom. Gostei do seu efeito torcido e do seu lado lúdico, também.  

    1. Respostas
      1. Maria da Graça estou muito feliz por saber que você gostou, amiga! Um lindo e abençoado final de semana pra você. Beijos

        Excluir
    2. Boa noite Sonia!
      Agradeco pelo seu empenho! Rs...
      Foi este pequeno detalhe : pegar a base de cinco pontos de uma vez e puxar o fio por dentro, que me fez desmanchar o meu barrado; achei que o efeito torcido se formaria quando estivesse com mais carreiras ... Eu estava pegando so na ultima correntinha e dava uma torcida antes de fazer o ponto. Voce e uma danada mesmo, pois conseguiu observar estes detalhes pelas fotos que te enviei! Eu ja tinha desmanchado tudo para desistir, quando te pedie um S.O.S.! Rs... São pequenos detalhes que fazem toda diferença ! Obrigadao mesmo! Bjo da Norminha...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Norminha, eu só tenho a te agradecer... Você me possibilitado conhecer mais um ponto... Sempre que precisar grite amiga... Estarei sempre às ordens... No que puder e souber, faço questão de socorrer :) Um lindo e abençoado final de semana pra você, amiga! Beijos

        Excluir
    3. Great, very interesting!!
      Have a nice weekend.:*

      ResponderExcluir
    4. Qué bonito Sonia! Como siempre muchas gracias
      por compartir tu conocimiento. Muy feliz domingo!
      Besis

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito Obrigada, Adri! Adorei saber que você gostou. Tudo de bom pra você. Beijos

        Excluir
    5. Respostas
      1. Que bom que você gostou, Mina! Estou feliz por saber. Tudo de bom pra você! Beijos

        Excluir
    6. Respostas
      1. Que bom que você gostou, Ania! Estou feliz por saber. Tudo de bom pra você! Beijos

        Excluir
    7. Oi, Sonia!
      Não conhecia esse ponto. Achei muito bonito,
      Adorei o seu PAP. Super explicadinho!
      Sei que já escrevi isso aqu, mas não consta nada repetir: adoro o seu blog e toda vez que preciso tirar alguma dúvida é aqui que encontro a resposta.
      Obrigada por mais uma aula!

      1. Gladys saiba que é um prazer te receber aqui. E também que a sua opinião é muito importante pra minha motivação. Tudo de bom pra você! Beijos

        Excluir
    8. Gostei, esse eu não conhecia, mas te garanto que agora também faço! Obrigada e grande beijo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou, Erica! Estou feliz por saber. Tudo de bom pra você! Beijos

        Excluir
    9. O seu blog é o único blog de crochet que eu sigo com alegria! Fico imaginando o trabalho que dá para cada postagem! É vídeo, gráfico, passo a passo, mas, quando a gente faz com gosto, não é trabalho; é prazer! Prazer maior ainda é receber suas postagens e pegar uma linha pra fazer um trabalho. Muito obrigada, Sônia! Beijo, minha linda!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ana Carmen, o meu prazer está em fazer, disponibilizar e colher a satisfação das amigas. Isso não tem preço. Estou feliz por saber o quanto você valoriza o meu trabalho. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

        Excluir
    10. Olá Sonia,sou sua fã, adoro a maneira como você explica o seu trabalho tanto em vídeo como esquema. Os seus gráficos são bem explícitos.
      Gostei deste ponto em crochet. Obrigada
      Leonor

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que retorno maravilhoso, Leonor! Nada me deixa tão honrada quanto saber o que pensam as amigas... Saiba que a sua opinião é muito importante pra mim. Beijos

        Excluir
    11. Encantador!!!!
      Um forte abraço Sônia e um feliz finalzinho de domingo!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom saber que você se encantou pelo ponto, Terezinha! Muito obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    12. Bom dia, SÔnia , vc é show, sempre dividindo seus conhecimentos conosco, que Deus de proteja hj e sempre, bjussssssssss

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amém, Adeluci! Que bom saber o que você pensa sobre mim, amiga! Adorei! Muiot Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    13. Respostas
      1. Que bom que você gostou, Gabi! Estou feliz por saber. Tudo de bom pra você! Beijos

        Excluir
    14. Amiga Sónia
      Um ponto lindo e uma explicação 5*, como já nos habituou.
      Estou experimentando um trabalho novo com o ponto do outro vídeo (ponto do nó), depois mostro como ficou.

      A sua netinha como vai, já faz crochet com a vovó?
      Agradecida por ter passado e parado no seu cantinho. É sempre muito bom receber o seu comentário.
      Abraço
      Nélia

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que satisfação saber que você gostou do ponto e que o está tecendo, Nélia! Quero muito ver o seu trabalho e anotar aqui no blog que você o teceu. A Isabela já tem aqui suas agulhas e fios separados. Sempre manifesta a vontade de tecer. Brinca um pouco e depois já interessa rapidamente por outra coisa. Nossas netinhas são uns amores! E Matilde? Já está querendo aprender com a vovó Nélia? Tempos atrás você me falou do interesse dela pelo crochê. Amiga, é sempre um prazer enorme receber você aqui. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    15. Olá lindo ponto, assim que tiver mais tempo, venho aqui sentar-me a aprender este ponto consigo.
      beijinho
      Aldora

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou do ponto, Aldora! Estou muito feliz por saber. Venha quando quiser, amiga! Será um prazer te receber. Beijos

        Excluir
    16. Muito lindo!! Mas dava jeito um vídeo... :-)

      ResponderExcluir
    17. ciao,
      ho visto un tuo vecchio post (2008) per i sotto-pentola "SUPORTE PARA TRAVESAS EM CROCHE - PONTO ALTO SOBREPOSTO OU PONTO ALTO DE SUPERFICIE"
      e poi ho scoperto il tuo blog e tutti i tuoi lavori!
      Quante cose e che meraviglia!!!
      Sei molto Brava ... tanto
      tanto tanto brava .....
      mi spiace che non conosco la tua lingua (desculpe me eu no sabe eu idioma)
      spero tu puoi trovare traduzione.
      mio blog: sinidemagali.blogspot.it (http://sinidemagali.blogspot.it/)
      è nuovo, aperto da poco e con poche cose ancora.
      Piano piano lo riempirò di lavori e cosette

      BONS CROCHÊS!

      Abraços com carinho, e
      Buona giornata. Ciao Ciao
      Sinide
      (da Sanremo . Italia)

      prova traduzione:

      Olá,
      Eu vi seu postagen antigo (2008) para a sub-pot "SUPORTE PARA Travesas EM CROCHE - PONTO ALTO SOBREPOSTO OU PONTO ALTO DE SUPERFÍCIE"
      e então eu descobri o seu blog e todo o seu trabalho!
      Quanto e que maravilha !!!
      Está muito Brava ... tão bom .....
      desculpe-me eu não sei o seu idioma
      saber
      Eu espero que você possa encontrar a tradução
      este é o meu blog: sinidemagali.blogspot.it (http://sinidemagali.blogspot.it/)
      é novo, inaugurado recentemente e com algumas coisas.
      Lentamente encher ele funciona e pequenas coisas

      BONS CROCHÊS!

      Abraços com carinho, e
      Tenha um bom dia
      Ciao ciao
      Sinide
      (de Sanremo . Itàlia)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Magali, é um prazer te receber aqui. Adorei saber que você gosta dos meus trabalhos. Muito Obrigada pela sua atenção! Irei conhecer seu blog. Volte mais vezes. Beijos

        Excluir
      2. Magali è un piacere darvi il benvenuto qui. Mi è piaciuto molto sapere che ti piace il mio lavoro. La ringrazio molto per la vostra attenzione! Saprò vostro blog. Torna più spesso.

        Excluir
      3. muito obrigada por todos os seus comentários
        Bons Crochês para você também
        Beijos

        Excluir
    18. Oi Sônia!
      Adorei o ponto,é bem diferente dos que conheço.
      Vou guardar o pap para quando precisar.
      Bjus e obrigada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom saber que você gostou, Márcia! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    19. Sonia, que perfeição.. O ponto está lindo. Imaginei muitas possibilidades de usa-lo. Obrigada sempre!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou feliz por saber que você gostou e já vislumbra varias possibilidades de usá-lo, Renata! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    20. Sonia querida, me apaixonei por esse ponto!
      Alem de lindo e fácil de tecer, ele faz com que saboreemos o momento em que estamos tecendo pois não da pra fazercele com rapidez. É preciso calma para tirar cada pkbtinho., enfim..não sei se vc me entendeu.
      Fiquei tao apaixonada que olha a hora e eu acabei de postar um tapete que fiz com esse ponto no meu Face e te marquei.
      Espero que goste e fico aguardando ansiosa o seu comentário.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Entendi perfeitamente, Mariana! Isso também me encantou nele... Fui na sua pagina e vi seu tapete, que por sinal ficou lindo!!! Anotei aqui no post e fiz link para as suas fotos. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    21. interessante gostei muito faço croche e nunca tinha visto esse ponto amei ,.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou, Elida! Estou feliz por saber... Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
      2. Bom dia Sônia Maria, amei seu trabalho, gostaria de saber como faço para adquirir seus produtos pois não tenho o dom para fazer...abç Daniela

        Excluir
      3. Daniela Marcarni, nunca fiz crochê para venda. Estou querendo fazer uma experiencia. Quem sabe você não seja a primeira? Entre em contato comigo pelo meu email lacerda.sma@gmail.com. Abraços

        Excluir
    22. Amo crocher, Vc é espetacular explica direitinho sem dificuldade nenhuma aprendi rapidinho. obrigada. Seu Blog é muito TOP.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou feliz por saber que você gosta do meu blog. Obrigada pelo carinho e atenção Beijos

        Excluir
    23. Sonia eu ñ canso de elogiar seus trabalhos e o modo como vc ensina.
      PARABENS menina, continue sempre assim amiga, Fica c/ Deus.
      Bjs
      Da fanzoca DOROTI

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amém! É muito gratificante receber um feedback como o seu, Doroti! Você me emocionaou... Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

        Excluir
    24. Haces bellezas. Y tienes el Don de poder explicarlo muy bien, felicidades y gracias por compartir

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Adorei saber que você gostou, amiga! Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    25. Respostas
      1. Que bom ser, assim, tão querida! Adorei! Obrigada pelo seu carinho, atenção e incentivo! Beijos

        Excluir
    26. es bonito pero hay que estudiarlo mucho gracias su explicacion

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom te ver por aqui, Rosa! Adorei saber que você gostou! Você viu o vídeo? Ele com certeza esclarecera todas as suas duvidas. Se tiver alguma dificuldade, fale comigo, terei imenso prazer em te ajudar. Beijos

        Excluir
    27. muchas gracias muy buena su pagina, a mi me a servido mucho sus enseñanzas un abrazo desde CHILE

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada pelo carinho, Rosa! Estou muito feliz por saber... Abraços com carinho desde Brasil. Beijos