PORTA COPOS DE CROCHE SONIA MARIA

Olá, amiga(o)!

Gostei muito do resultado final desse FORRINHO DE CROCHÊ , que usarei como PORTA COPOS ou PORTA XÍCARA E CHÁVENA.   Eles evitam que o copo ou jarra, com líquido gelado, molhe sua mesa. Esse tipo de peça é muito prática, eu uso bastante. Quando venho para o computador já trago os meus forrinhos, tantos para o copo quanto para a jarra. Assim asseguro que tudo, por aqui, ficará sequinho.

Estou criando umas peças novas e ele é resultado do início de uma delas... Logo, logo, te mostrarei mais algumas novidades... 

SIMBOLOGIA E NOMENCLATURA DOS PONTOS DE CROCHÊ:

MATERIAL NECESSÁRIO:
Linha Anne - Cor 7684;
Agulha para Crochê 1,75 mm;
Agulha para Bordar e tesourinha para o arremate.
MEDIDAS:
Diâmetro: 11 cm 
Raio: 5,5 cm

GRÁFICO: 

BASE:
Para a Base faça um Círculo Mágico ou Nó Inicial frouxo;                                                                              
1ª CARREIRA:  

6 Blocos de 2 Pontos Altos (pa) + uma Alça composta de 2 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar a carreira.

2ª CARREIRA:

6 blocos de 2 Pontos Altos (pa), sendo 1 sobre cada um dos 2 Pontos Altos (pa) + 3 Pontos Altos (pa) sobre a Alça de 2 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar a carreira.

3ª CARREIRA:

30 blocos de 1 Ponto Alto + 1 Correntinhas (corr) 
+ 1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar a carreira.
4ª CARREIRA:

30 blocos de 1 Ponto Alto + 2 Correntinhas (corr) 
+ 1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar a carreira.
5ª CARREIRA: (Igual a 4ª Carreira)

30 blocos de 1 Ponto Alto + 2 Correntinhas (corr)
+ 1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar a carreira.

6ª CARREIRA:

30 blocos de 3 Pontos Altos em um mesmo Ponto + 1 Correntinha (corr) + 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha.
+ 1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar a carreira.  
SUGESTÃO:
Se você o tecer maior, você terá um forro para cobrir jarras, ou um jogo americano, também conhecido como individual de crochê, que também são muito práticos... Para o forro Cobre Jara, se quiser, você pode, também, bordar ou tecer miçangas na sua borda.

7ª CARREIRA: (Ultima Carreira - Barra do Acabamento)

Essa Barra é composta por vários bicos. O picô já é tecido na mesma Carreira da redução de pontos (3 Pontos Altos Fechados Juntos (pafj). O que o diferencia dos demais é o picô é tecido antes dos 3 Pontos Altos Fechados Juntos (pafj).

1º BICO DA BARRA:
1 Ponto Baixíssimo (pbx) + 
7 Correntinhas (corr) + 
1 Ponto Baixíssimo (pbx), na 4ª Correntinhas (corr), contadas a partir da Agulha +
3 Pontos Altos Fechados Juntos (3 pafj) + 
3 Correntinhas (corr) + 
1 Ponto Baixo (pb).
2º ATÉ O 14º BICO DA BARRA:

7 Correntinhas (corr) + 
1 Ponto Baixíssimo (pbx), na 4ª Correntinhas (corr), contadas a partir da Agulha +
3 Pontos Altos Fechados Juntos (3 pafj) + 
3 Correntinhas (corr) + 
1 Ponto Baixo (pb).
15º BICO DA BARRA: (último Bico da Barra)
7 Correntinhas (corr) + 
1 Ponto Baixíssimo (pbx), na 4ª Correntinhas (corr), contadas a partir da Agulha +
3 Pontos Altos Fechados Juntos (3 pafj) + 
2 Correntinhas (corr) + 
ATENÇÃO!
Não feche essa carreira com a Agulha de Crochê. Feche com a Agulha para Bordar, inserindo-a no Ponto Baixíssimo (pbx) do início da Carreira.

GRÁFICO COM A FOTO DO FORRINHO:

FORRINHO DE CROCHÊ, que você pode usar também como Porta Copos, Porta Chávenas ou Cobre Jarras .

Falando de Crochet

Comentários

  1. Sónia...a cor é linda e o esquema também!
    Já levo modelo!!!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Maria da Graça! Estou feliz por saber que levou o modelo. Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  2. Bom dia, Sônia! Adoro seu blog, seus vídeos, tudo! Você não fica "amarrando" receitas, gráficos, nada! Passa tudo prá gente! Esses dias andei de "castigo" com os dois polegares em gatilho (veja no Google dedos em gatilho). Ontem fui ao médico e ele queria operar sem nem uma injeção de cortisona, sem nenhum exame prévio. Achei muito esquisito! Vou procurar uma segunda opinião. Aprendi crochet sozinha, de teimosia, olhando um passo a passo num livro. Fiz um bico de crochet horroroso, mas depois fiz uma manta pro meu neném, hoje uma linda mulher de 36 anos. A colcha era em lã branca toda em ponto V. Às vezes me arrependo de tê-la passado prá frente, mas foi para ajudar quem estava precisando. De lá prá cá, não parei mais! Tricot, não sei fazer; só se for reto sem aumento nem diminuição, mas crochet, adoro e faço "de um tudo"! Beijo e obrigada, Sônia. Boa fortuna ou, como diriam os tibetanos, tashi delêk!
    PS: Este nome é o meu nome de refúgio no budismo, mas eu sou a Ana Carmen Castelo Branco do Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, Ana Carmen! Que bom começar o vídeo recebendo um feedback como o seu... Estou muito feliz por isso...
      Aprendi os primeiros pontos de crochê com a minha mãe... Estudei também em Colégio de freiras, onde tínhamos trabahos manuais... Depois, bem mais tarde, após a minha aposentadoria, voltei a tecer crochê... Estudei muito e aprimorei as técnicas. Foram muitos anos de estudos e dedicação... Supri a falta do meu trabalho com o Crochê... Seu comentário é a coroação de todo esse esforço... Muito Obrigada por me deixar saber o que você pensa do meu trabalho.
      No tricô também sei alguns pontinhos... Sou crua...
      Amiga, eu não conhecia a síndrome do dedo em gatilho. Depois que pesquisei e li sobre ela me lembrei de uma pessoa que tinha o dedo assim. Sou da opinião que devemos sim ouvir outros médicos antes de uma cirurgia. Sabemos que em todas as áreas existem pessoas sem escrúpulos. É necessários nos precavermos desse tipo de pessoas. Espero que não seja o caso de cirurgia e sim de fisioterapia... Desejo que esse "castigo" passe logo... Se cuida amiga e me dê notícias... Boa fortuna (tashi delêk) pra você também! Beijos

      Excluir
  3. Olá Sônia Maria, ficou muito lindo e com suas explicações, muito bom de ser feito. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, vovó Sônia! Abraços com carinho pra você também.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que notícia boa, Márcia Carvalho! Se o fizer, não se esqueça de me dizer quando postar. Vou adorar vê-lo, anotar aqui no blog que você o teceu e fazer um link para a sua pagina. Beijos

      Excluir
  5. Olá, Sonia Maria!
    Que postagem excelente; mais didática impossível; você, como sempre, uma grande mestra.
    Abraços, Cecília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gostou desse post, Cecília! Adorei saber, amiga! Beijos

      Excluir
  6. Oi Sônia.
    Passei para ver as novidades,gostei muito da aula de hoje.
    Muito obrigada por todas as aulas e dicas que deixas no blog.
    Sempre aprendo algo novo com você.
    Bjus e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou, amiga! Estou muito feliz por saber. Um lindo e abençoado final de semana pra você, também, Márcia! Beijos

      Excluir
  7. Tudo sequinho, tudo lindinho!
    Um abraço Sonia...
    Edinir-Croche

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, Roberta! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  9. Olá Sônia!!!!

    Tbm gosto muito desses porta copos e jarras, uso muito aqui em casa.

    Bjks e boa semana.

    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber, Sônia Facion! Eles são muito práticos... Beijos querida e uma linda semana pra você também

      Excluir
  10. Julieta Saglauskas
    3 de out (Há 4 dias)
    para mim via Gmail:

    Bom dia, Sônia Maria,

    Fui a seu site e achei seus forrinhos muito úteis e bonitos. Muito boa sua ideia, parabéns!

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gostou, Julieta Saglauskas! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  11. Dulce Ferreira
    3 de out (Há 4 dias)
    via Gmail:

    Lindo muito lindo....

    Dá muita vontade de parar o trabalho de escritório e ir fazer um crochet assim...

    obrigada por este momento....

    Dulce Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alegrou meu dia saber que você teve essa reação, Dulce Ferreira! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos