10 novembro 2013

FLOR DE CROCHE CARACOL (CROCHET FLOWER )

Olá, amiga(o)!

Teci essa FLOR DE CROCHÊ, muito simples, para fazer um BROCHE, que uso em um CACHECOL, também muito fácil de tecer...  Muitas amigas têm duvidas de como fazer a BASE REDONDA DO BROCHE... Hoje fiz esse post para dirimir todas as duvidas... 

PASSO-A-PASSO DO BROCHE DE CROCHÊ
 BROCHE FLOR CARACOL DE CROCHÊ, é tecido em 2 Etapas, sendo:
  • 1ª Etapa = Flor
  • 2ª Etapa = Base Circular para Base do Broche.
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Lã Coats / Corrente / D'Primera / 40 g / 100% acrílico;
  • Agulha para Crochê 3 mm;
  • Agulha de tapeceiro e Tesourinha, para o arremate.
  • 1 Alfinete desmazelo (ou próprio para broche) para o BROCHE.

1ª ETAPA:
  • PASSO-A-PASSO DA FLOR CARACOL DE CROCHÊ
    • 1ª CARREIRA: 
       Nessa Carreira (carr) teceremos uma Tira de Crochê:
      • Teça um fio base contendo 74 Correntinhas (corr) +
      • 1 Correntinha (corr) para subir +
      • 1 Ponto Baixo (pb) +
      • 1 meio ponto alto + 
      • 1 ponto alto +
      • 2 pontos altos duplos (pad) em cada  Correntinha (corr) +
      • Continue tecendo 2 pontos altos duplos em cada  Correntinha (corr)  até a 71ª Correntinha (corr);
      • Na 72ª Correntinha (corr) teça 1 ponto alto;
      • Na 73ª Correntinha (corr) teça 1 meio ponto alto;
      • Na 74ª Correntinha (corr), teça 1 ponto baixo.
    • 2ª CARREIRA:
      • Faça 1  Correntinha (corr) e vire ;
      • Faça ponto baixo em toda essa carreira.
      • Esta pronta a nossa tira.
        • Enrole a tira formando uma flor.
          • Dê uns pontos na base da flor, para manter esse formato.
    • Se você preferir trabalhar com GRÁFICOS, veja o que fiz com todo carinho para você. Clique na foto para ampliá-la:

2ª ETAPA:
Nessa etapa teça uma Base Circular, para a Base do Broche, igual a do GRÁFICO a seguir.

  •  PASSO-A-PASSO DA BASE CIRCULAR:
    • BASE:
      • Faça 1 Círculo Mágico;
    • 1ª CARREIRA:
      • 2 Correntinhas (corr) para iniciar a Carreira. Considere essas 2 corr como 0 1º Ponto Alto (pa). Não estranhe por não serem 3 correntes. No final da carreira verá que assim a emenda da carreira ficará imperceptível;
      • Teça 15 Pontos Altos (pa), perfazendo assim 16 pa;
      • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), inserindo a agulha no ponto alto (Tradicionalmente o fechamento de carreira é feito pegando na 3ª correntinha... No entanto como tecemos apenas 2, o pbx ficará no lugar da terceira corrente. Veja que a carreira se fechará perfeitamente...
    • 2ª CARREIRA:
      • 2 Correntinhas (corr) para iniciar a carr. Considere essas 2 corr como 0 1º Ponto Alto (pa). 
      • Teça 1 pa na base da 1º corr formando assim o primeiro pav;
      • Teça 1 pav em cada um dos pts da carr anterior;
      • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), inserindo a agulha no pa e não na corr. 
    • 3ª CARREIRA:
      • 2 Correntinhas (corr) para iniciar a Carreira. Considere essas 2 corr como o 1º Ponto Alto (pa), dessa carr. 
      • No próximo ponto teça 1 pav
      • No próximo teça 1 pa
      • Continue tecendo 1 pav, 1 pa ... até o final da carr;
      • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), inserindo a agulha no pa e não na corr. 
        • Corte o fio deixando um pedaço maior para costurar a base na flor...
          • Está pronta a base;
      • Com agulha de bordar, costure a flor na base redonda de crochê.
      • Depois disso, ainda com a Agulha de bordar, costure um alfinete desmazelo, ou um próprio para broches, na base redonda de crochê..
        • Para isso use o mesmo fio que você utilizou pra tecê-la...
          • Esta pronto o Broche de Flor de Croché.
CACHECOL, simples e muito fácil de tecer, veja seguindo o link:

BONS CROCHÊS!

25 comentários:

  1. Querida Sônia, meu domingo fica bem melhor com suas postagens. Obrigada por nos presentear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terezinha, sua visita e seus comentário são também uma alegria pra mim... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
    2. Seus trabalhos são maravilhosos Sonia Maria, gostei de todos.... Beijos

      Excluir
    3. Muito Obrigada pela atenção e carinho! Um Feliz Natal pra você e família.
      Beijos

      Excluir

  2. Aaaaah! Eu amo fazer boleros, que às vezes precisam de um pequeno clip. Você me permite fazer vários pequenos pinos de todas as cores, de viscose, todos cintilantes. Mas eu muitas vezes têm problemas para anexar bom enrolamento das pequenas "bolas" caminho, não costura me odeia! ;) Você já fez um tutorial?
    OBRIGADO muito, Professor! e OBRIGADO muito para o seu compartilhamento, como de costume "! bizzzzzz, Leelou da França
    (Espero que a tradução está correta ....)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que permito, amiga!!!! Tudo que posto aqui é com o intuito de inspirar as amigas... Divirta-se! Quando postar quero ver seus broches... Quanto as bolas de crochê, não fiz um post específico sobre como tecê-las... Tenho gráficos em alguns posts:

      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2010/05/boneca-dorminhoca-de-croche-ou-pato.html

      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2007/06/flor-de-crochet-de-enrolar.html

      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2012/12/brinquedo-de-croche-patinho-qua-qua.html

      Beijos

      Excluir
  3. Ola,Sônia Maria adoro seus trabalhos mais um trabalho lindo e vc sempre generosa, obrigada. Gleice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleice, estou feliz por saber que você gosta dos meus trabalhos... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que boa notícia, Adenis! Quando postar, se possível, me avise... Vou adorar ver a sua flor e anotar aqui no blog que você a teceu... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  5. La broche est tres belle bon dimanche Marie-Claire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Marie-Claire! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  6. Oiiii, Sonia Maria, muito obrigada pela atenção e por esclarecer à mão os pontos por escrito, muito gentil de sua parte, amei mesmo. Muito obrigada. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, digo eu pela sua atenção e carinho Eliane Ortiz! Deus te abençoe também, amiga! Beijos

      Excluir
  7. Linda e superfácil esta florcita também serve para fazer um ramalhete,fica uma graça ,com um tom pastel ,muito delicada.Sempre postando coisa bonitas Sonia ,muito obrigada e feliz domingo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza deve ficar linda em ramalhete, Nancy... Você me fez lembrar umas flores que teci, e que são montadas dessa mesma forma. Vou adicionar ao link a esse post, para servir de inspiração... Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção! Uma semana linda pra você.a Beijos

      Excluir
  8. Sônia Maria,
    como sempre, uma ótima explicação de uma florzinha tão simples, bonitinha e muito útil. Agora que começou aqui o frio, uso echarpes ou xailes e esta é uma boa sugestão para os prender.
    Obrigada, querida.
    Um beijo da
    Teresinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que essa receita pode te ser útil, Teresinha! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  9. Parabéns pelo trabalho! Estou a divulgar meu blog, sou blogueira nova e estou à seguir, Dá uma passadinha lá! http://thamyartesanatoembarbante.blogspot.com.br/ .
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo convite... Irei, sim, conhecer seu blog.
      Beijos

      Excluir
  10. Hermosisisima flor,amiga,felicitaciones!
    (\ /)
    ( * *)
    c(')(') Que tengas un maravilloso inicio de semana
    Dios siga bendiciendo tu vida y la de los tuyos
    Abrasitos miles!
    *´¨)
    ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)Tammy Go.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Tammy! Deus te abençoe muitíssimo, também... Uma linda semana pra você, amiga! Beijos

      Excluir
  11. Holaaaa...Buenos dias Sra Sonia Maria.....mucho tiempo sin visitarle....muy lindo todo lo que elabora,esta flor esta divina...una adoracion......me encanta su blog y todos sus trabajos....Un fuerte abrazo...Dios le bendiga ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna, é sempre um prazer te receber aqui... Deus te abençoe também, amiga! Beijos