11 junho 2013

BANDEIROLAS DE CROCHE TRIANGULARES EM PONTOS ALTOS

Olá, amiga(o)!

Em uma FESTA JUNINA, dentre os vários enfeites, uma das coisas que não pode faltar, são as tradicionais Bandeirolas.  

Amante do crochê, que sou, teci BANDEIROLAS DE CROCHÊ, de varias formas e cores. Hoje vou te  mostrar as  TRIANGULARES EM PONTOS ALTOS (pa). Devagar postarei as demais...

De "FALANDO DE CROCHET"

Podemos usá-las, isoladamente ou em forma de GUIRLANDASaplicadas nas FANTASIAS, na DECORAÇÃO de nossa casa ou  no ambiente da FESTA DE SÃO JOÃO. 

Essas estão apenas no azul e vermelho. No entanto as tecerei de todas as cores. As quero bem coloridas e alegres como devem ser tudo que é afeto a Festa Junina.

Teci 2 tamanhos de Bandeirolas :
  1. BANDEIROLAS PEQUENAS     e
  2. BANDEIROLAS GRANDES
1. BANDEIROLA PEQUENA:
Ideais como aplicações nas fantasias tais como: Vestidos, camisas ou calças, das crianças pequenas. 

MEDIDA: 
  • 6 cm de altura x 6 cm largura.
MATERIAL UTILIZADO:
  • Linha Anne, 100% Algodão Mercerizado, da Círculo  nas cores:
    • Vermelho Tulipa cor 3583 e
    • Azul 2403;
  • Agulha para Crochê 2,00 mm;
  • Tesourinha e 
  • Agulha de Tapeceiro, para o arremate.
Tecemos essa Bandeirola da ponta para o topo. Assinalei na foto a seguir o  início, bem na ponta...

Os AUMENTOS DE PONTOS, ocorrem no início e final de cada uma das carreiras. Veja no GRÁFICO SOBRE FOTO ... 

BASE:
  • Faça um Círculo Mágico ou 2 Correntinhas (corr);
1ª CARREIRA: (3 pa)
  • 1 Ponto Baixo (pb), no ultimo pa da carr anterior Correntinhas (corr). Considere esses 3 Pontos como 1 Ponto Alto (pa) +
  • 2 Pontos Altos (pa), totalizando assim os 3 Pontos Altos (pa).

2ª CARREIRA:  (1 pav + 1 pa + 1 pav)
  • Inicie tecendo, o 1º Ponto Alto em "V" (pav), da seguinte forma:
    • 1 Ponto Baixo (pb), no ultimo pa da carr anterior + 2 Correntinhas (corr). Considere esse 3 Pontos como 1 Ponto Alto (pa);
    • 1 Ponto Alto (pa), no mesmo pa da carreira anterior, formando assim o 1º Ponto Alto em "V" (pav).
  •  1 Ponto Alto (pa), no próximo ponto da carreira anterior;
  • Para tecer o 2º Ponto Alto em "V" (pav), teça :
    • 2 Pontos Altos (pa) no ultimo ponto da carreira anterior, formando assim o Ponto Alto em "V" (pav).
3ª CARREIRA: (1 pav + 3 pa + 1 pav)
  • 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr) +
  • 1 Ponto Alto (pa), formando assim o 1º Ponto Alto em "V" (pav).
  • 3 Ponto Alto (pa), nos próximos pontos da carreira anterior;
  • 2 Pontos Altos (pa) no ultimo ponto da carreira anterior, formando assim o 2º Ponto Alto em "V" (pav).
4ª CARREIRA: (1 pav +  5 pa + 1 pav)
  • 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr) +
  • 1 Ponto Alto (pa), no mesmo pa da carreira anterior, formando assim o 1º Ponto Alto em "V" (pav).
  • 5 Ponto Alto (pa), nos próximos pontos da carreira anterior;
  • 2 Pontos Altos (pa) no ultimo ponto da carreira anterior, formando assim o 2º Ponto Alto em "V" (pav).
5ª CARREIRA: (1 pav +  7 pa + 1 pav)
  • 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr) +
  • 1 Ponto Alto (pa), formando assim o 1º Ponto Alto em "V" (pav).
  • 7 Ponto Alto (pa), nos próximos pontos da carreira anterior;
  • 2 Pontos Altos (pa), no ultimo ponto da carreira anterior, formando assim o 2º Ponto Alto em "V" (pav).
6ª CARREIRA: (1 pav + 9 pa + 1 pav)
  • 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr) +
  • 1 Ponto Alto (pa), formando assim o 1º Ponto Alto em "V" (pav).
  • 9 Ponto Alto (pa), nos próximos pontos da carreira anterior;
  • 2 Pontos Altos (pa), no ultimo ponto da carreira anterior, formando assim o 2º Ponto Alto em "V" (pav).
7ª CARREIRA: (1 pav + 11 pa + 1 pav)
  • 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr) +
  • 1 Ponto Alto (pa), formando assim o 1º Ponto Alto em "V" (pav).
  • 11 Ponto Alto (pa), nos próximos pontos da carreira anterior;
  • 2 Pontos Altos (pa), no ultimo ponto da carreira anterior, formando assim o 2º Ponto Alto em "V" (pav).
8ª CARREIRA: (1 pav + 13 pa + 1 pav)
  • 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr) +
  • 1 Ponto Alto (pa), formando assim o 1º Ponto Alto em "V" (pav).
  • 13 Ponto Alto (pa), nos próximos pontos da carreira anterior;
  • 2 Pontos Altos (pa), no ultimo ponto da carreira anterior, formando assim o 2º Ponto Alto em "V" (pav).

Para formar uma GUIRLANDA DE BANDEIROLAS PEQUENAS DE CROCHÊ, teça:
  • Um fio contendo 60 Correntinhas (corr) +
  • Em seguida, teça 1 Ponto Baixo (pb), sobre cada um dos pontos da parte de cima da 1ª Bandeirola, totalizando assim 15 Pontos Baixos (pb) +
  • 3 Correntinhas (corr) no ar .
  • Em seguida, teça 1 Ponto Baixo (pb), sobre cada um dos pontos da parte de cima da 2ª Bandeirola, totalizando assim 15 Pontos Baixos (pb) +
  • 3 Correntinhas (corr) no ar .
  • Em seguida, teça 1 Ponto Baixo (pb), sobre cada um dos pontos da parte de cima da 3ª Bandeirola, totalizando assim 15 Pontos Baixos (pb) +
  • 3 Correntinhas (corr) no ar .
  • E assim sucessivamente,  vá tecendo a Guirlanda.
  • Depois da ultima Bandeirola teça novamente + 60 Correntinhas (corr).

Depois é só usar onde lhe convier... Se for aplicar na barra de um vestido não teça 60 corr no início e no final e sim as 3 corr que tecemos entre uma e outra bandeirola.

Amiga, se você lê meu blog há muito, você saber do meu carinho pela nossa querida Profª Elaine, do blog ELAINE CROCHÊ. Foi lendo o blog dela e vendo os seus vídeos, que voltei a fazer crochê, depois de mais de 30 anos com as agulhas aposentadas. Nesse período, estudei, trabalhei, constitui minha família, para somente depois de aposentada voltar a tecer crochê. Por isso, a gratidão enorme por ela... Aqui no blog você acompanhou momentos tristes e felizes relacionados a Elaine e sua linda família. Não sei se você já sabe mas a Elaine esta gravida de gêmeos. Com bebês gêmeos os gastos são em dobro desde a gravidez. Elaine vive da sua arte e como você sabe as artes manuais não são muito valorizadas no nosso país. Por isso toda ajuda será muito vinda. Motivada por um grupo de leitoras ela criou um blog onde cada contribuição concorre a um prêmio. Passe por lá e veja... Se puder compartilhe também essa ideia, para que possamos de alguma forma contribuir, para a gestação da Elaine e o nascimento dos bebês sejam de muita felicidade e tranquilidade para aquela família. Passe nos blogs dela e veja se você pode contribuir e a melhor forma para você. Veja sobre esse assunto nos blogs:
Tem uma forma de contribuir com o valor de uma caixa de fralda: R$ 15,00 (quinze reais), que achei mais prático http://chadefraldasebebevirtual.blogspot.com.br/2013/06/participando-com-doacoes.html.

46 comentários:

  1. Hola!
    Están preciosas! La más grande con ese borde está muy bonita.
    Gracias por enseñar y compartir siempre.
    Un beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, estou feliz por saber que você gostou! Separei as bandeirolas maiores da menores fazendo um outro post para a maior... O post estava muito grande... Muito Obrigada pela atenção e carinho! Beijos

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que você gostou, Sidney! Muito Obrigada pela atenção e carinho! Beijos

      Excluir
  3. Ótima ideia para festa junina caseira. Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tayrine, se tecer para enfeitar sua casa, engome-as... Assim vão ficar mais bonitas... Uma otima semana para você também, amiga! Beijos

      Excluir
  4. Oi Sonia, gostei dessa idéia, acho que vou fazer umas mini bandeirinhas para enfeitas algum canto daqui de casa, independente de S.João que aqui no nordeste é muito comemorado. Vai ser S.João o ano inteiro.
    Bj
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, vai ficar lindo e encantar tanto adultos quanto crianças. Já vi essas bandeirolas usadas em armários, portas, lareiras, paredes e em todo tipo de comemoração, que vai desde natal, pascoa, inverno, Halloween, outono, primavera, verão, dia dos namorados e por aí vai... Basta que algo nelas lembre o motivo da comemoração... Tenho certeza que sua casa vai ficar linda e você receberá muitos elogios...
      Beijos

      Excluir
  5. Lindas! dá para guardar usar em outras ocasiões.As em papel usa e joga fora.
    Ótima idéia.
    Belo dia.
    Bjo.
    Izabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Izabel! A vantagem dessa é que podemos engomá-las, usar e depois guardar, para serem usadas nos anos seguintes... Que bom que você gostou! Beijos

      Excluir
  6. Fala sério Sônia, essas são de arrasar!!!

    Muito chic bandeirolas de crochê em festa junina.

    Bjks

    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia, essas bandeirolas já estavam na minha lista há anos... Somente agora me animei... E é tão rápido, amiga! Depois,se quisermos, podemos engomar. Ficam conservadas e não se estragam... É bandeirola pro resto da vida... Estarão lindas sempre... Beijos

      Excluir
  7. Respostas
    1. Muito Obrigada pela atenção e carinhoa, Marie-Claire! Beijos

      Excluir
  8. Sonia Maria, como sempre suas idéias iluminadas... adorei as bandeirolas...Um ótimo dia Dia dos Namorados... Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Só poderia ser. prá verias mais um belo trabalho e linda idéia.
    Parabéns
    Aloisio Camargo Corrêa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pela atenção e carinho, Aloisio! Abraços

      Excluir
  10. nossssssa que linda as bandeirolas, vou dar um pulinho no blog da elaine tbm ........bj e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Elaine vai ficar muito feliz, Patricia! Muito Obrigada pela atenção e carinho! Beijos

      Excluir
  11. Um encanto suas banderolas, sua paixão, dedicação pelo crochet eh fascinante. Que Deus continue te iluminando. Parabens/Bjs/Rita

    ResponderExcluir
  12. Sonia, muito bom dia, sou sua fã e com certeza contribuirei com a Elaine, um iniciativa de grande amiga, parabéns. Pois também aprendi muito com ela, e que os gêmeos venham com muita saúde, e que DEUS abençoe a ela e família e todos nós. Sonia o que eu gostaria de te pedir é: se possível é claro. Como faço para arredondar a tampa de vaso sanitário? pois esse arredondamento para mim é bicho de sete cabeça, se vc puder me ajudar ficarei eternamente grata. Que DEUS te abençoe. abraços. Lia

    09:11 (13 horas atrás)

    ResponderExcluir
  13. Achei lindas as bandeirolas e bem fáceis de fazer! Obrigada por compartilhar.
    22:39 (1 hora atrás)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pela atenção e carinho, Julieta Panza! Beijos

      Excluir
  14. Gostaria de uma receita para fazer terço de crochê! Me ajudem!
    08:02 (16 horas atrás)

    ResponderExcluir
  15. Olá Sonia,

    Adorei suas bandeirinhas, simples mas lindas! Novamente parabéns por seu trabalho e por compartilhar sua arte! Abraços,
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, muito obrigada pelo seu carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  16. Oi, Sônia. Muito obrigada pelo seu recadinho em meu blog. É muito bom receber o incentivo das pessoas.
    Amei essas bandeirolas. É vivendo e aprendendo grandes idéias.
    Que Deus te abençoe e continue assim, sempre dividindo conosco suas descobertas.
    Bjks.
    Rose Luz

    ResponderExcluir
  17. Lindas bandeirolas hoje aqui é dia de Santo António padroeiro de Lisboa já ontem ouve muitas festas em Lisboa e hoje foi feriado.
    Admiro muito a sua paciência e qualidade de seus paps, vou ver se encontro nas suas coisinhas, coisas lindas para bebé.
    Boa semana
    Beijinhos
    Aldora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também o dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, por aqui considerado um santo casamenteiro.
      Aldora se encontrar e tecer, alguma peça para bebê, me avise quando publicar, ok? Vou adorar ver o seu trabalho e anotar aqui no blog que você os teceu. Um ótimo final de semana pra você...
      Beijos

      Excluir
  18. Olá querida, muito obrigada pelo carinho de sempre. A Sophia e a Manuela agradecem. Estes são os nomes das gêmeas, quando você fez esta postagem eu ainda não sabia o sexo, na verdade eu já sabia faltava apenas a confirmação pela ecografia. Coração de mãe não erra... A Melody está muito contente também e fala muitos dois dois bebês. Bjs Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, achei lindo os nomes das meninas... Que bom que a Melody esta feliz... Vamos torcer para que não fique enciumada quando os bebês nascerem. Eu sempre comprava um presentinho para que o bebê que estava chegando desse para o irmã (o) mais velho. É uma forma de chegar agradando :) Outra coisa que sempre fazia era pedir a ajuda do mais velho para cuidar do irmão recém nascido. Logo, logo, o mais velho se cansava e dizia: Pode cuidar dele (a) sozinha :) Alguns truques funcionam e nos ajudam a lidar com os ciumentos...
      Saúde para as bebês e para você também...
      Beijos

      Excluir
  19. Oi Sônia, obrigada pela visita.
    Nossa, eu to bestificada com o carinho que você tem com suas leitoras. Seus posts sempre muito bem elaborados. NUNCA vi nada igual.

    É engraçado, mas acontece uma mágica quando entramos no seu blog. Dá realmente vontade de parar o que estamos fazendo e fazer a peça do seu post.

    Você é uma benção!!!

    Bjo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata Vieira, mágico é ouvir isso que você me disse... Estou realmente lisonjeada. Um dos meus objetivos é realmente tocar as pessoas para que queiram tecer... Você é a primeira pessoa que me fala desse sentimento. Muito Obrigada por me dizer, amiga! Beijos no seu coração...

      Excluir
  20. Bom dia Sônia Maria, adorei as bandeirolas lindas amiga, Renata Vieira tem razão seu Blog é mágico mesmo amiga, eu amo vir aqui, pena é a falta de tempo.Beijos
    Inez Garcez
    http://crocheetricoparaospequeninos.blogspot.com
    http://bichinhosdecroche.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inez Garcez, sei que são verdadeiros os comentários de vocês e por isso fico muito feliz, amiga! Eu também comungo da falta de tempo. Entendo bem o que é isso. Beijos

      Excluir
  21. Que bacana, nunca tinha imaginado, bem bolado! Parabéns! Vou passar pelo blog de sua amiga e ver também como ajudar!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penha, que bom que você vai ajudar a Elaine!
      Muito Obrigada, amiga!
      Beijos

      Excluir
  22. Que ideia boa,as criança vão amar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Regina, minha netinha amou... O sucesso é certo, amiga! Beijos

      Excluir
  23. Boa tarde!
    Quero parabenizar pelos seus trabalhos.
    estou maravilhado com tudo. Fico feliz com os emails que vc me envia.
    Gostaria que vc me enviasse vídeo de como fazer paletozinho de bebe, de chochet e de trico.
    Agradeço.
    boa sorte e tenha uma abençoada tarde.