Pular para o conteúdo principal

COMO CIRZIR CROCHE




Olá, amiga (o)!


Hoje vamos falar sobre COMO RESTAURAR CROCHÊ, ou seja, Como Consertar uma Peça de Crochê Danificada. 

Você estranhou? É isso mesmo!!! Você nunca restaurou, cirziu ou remendou uma peça de crochê? Uma RESTAURAÇÃO INVISÍVEL, é lógico! Como aqueles que se fazem nos tecidos, não deixando nenhum sinal. 

Não!? 

Eu te afirmo que é possível restaurar crochê, sim! Afirmo, também, que fica perfeito. 

Venha comigo que te mostrarei através de vídeos como faço isso... 

Não podemos desprezar ou descartar uma peça, por menor que seja, simplesmente porque se estragou. Existem aquelas que têm toda uma historia: Que era da avó e que foi da mãe e que agora é sua. E que vai ficar para a filha que depois pode repassar para sua neta. Uma herança de família, que vem dos nossos antepassados queridos. Peças como essas não têm preço. Elas têm, sim, uma valor sentimental incalculável. Queremos preservá-las a qualquer preço, não é mesmo!? Restaurar a peça sem no entanto deixar vestígios disso é a questão. Então, se isso já te aconteceu e você não soube o que fazer, ou se te acontecer algum dia, veja duas das inúmeras soluções para efetuar essa restauração.



Nesse 1º VÍDEO:

Te mostro como RESTAURAR CROCHÊ no centro de uma peça. É difícil, mas é possível. Portanto, de agora em diante se, por um acidente qualquer, alguma de suas peças for danificada, não se desespere, isso não será mais problema. Veja o vídeo que fiz para você te mostrando como consertei um quadradinho de crochê. O vídeo não está muito bom por ter sido filmado à noite e a luminosidade estava péssima. Mas dá para entender direitinho. Veja!




Você viu como estava a minha peça, agora veja como ficou depois da restauração. Eu gostei muito do resultado final. A foto não é das melhores porque fotografei a tela do vídeo. Mas dá para você ter uma noção.




Quando da restauração, se você ainda tiver um restinho de linha, da peça que você teceu, melhor! Se não tiver, a solução é bater pernas nos bazares e procurar muuuito. Não achou? Não se desespere... Procure o mesmo fio com um tom que mais se aproxime da cor da sua peça. A diferença será pequena se comparada a peça danificada. Melhor restaurada do que perdida, não é mesmo?

Use a agulha de croche recomendada pelo fabricante para aquele fio... Assim seu cerzido terá mais possibilidade de ficar invisível. 

Se o fio da sua peça já estiver desbotado devido ao tempo de uso, teça uma pequena amostra com a quantidade de fio que você vai precisar. Depois disso lave a peça por diversas vezes. Deixando de molho em água com sabão e lave-o delicadamente para que desbote até a cor em que se encontra a sua peça. Depois é só tecer. 

E se for branco e a peça está mais amarelada? Vich!!!! Lave e deixa secar com um pouquinho de sabão... Não deu certo? Então mãos à obra... Dê uma boa lavada e clareada na sua peça antiga... Ok?

No 2º VÍDEO te mostro como restaurar uma das partes externas da peça, o que é bem fácil. 







Respondendo a e-mail:

Liane me mandou o seguinte e-mail:
"... Excelente post, quem já não precisou cerzir (a propósito, é cerzir e não cirzir - http://www.dicio.com.br/cerzido/ ) um crochet? Estes tempos tive uma colcha grande e precisei fazer justamente isso. 

abraços Liane" quinta-feira, 19 de maio de 2011 21h16min00s BRT".
Resposta:
O correto é CIRZIR ou CERZIR? 
Visite a pagina que você indicou e veja: http://www.dicio.com.br/cerzido/ . Confesso que quando do post fiquei em duvida e fiz uma pesquisa sobre como escrever. Consultei alguns sites e decidi por escrever da forma que eu pronuncio: "cirzir", tendo em vista que encontrei as duas formas de se escrever como corretas. Naquele momento não vi esse site que você me indicou. Encontrei no VERBOMATIC http://www.verbomatic.com/pt/Verbo-cirzir, dentre os vários pesquisado,    que  tem até as conjugações. Passe por lá e veja. Optei pela forma que ele escreve e conjuga.  
Pesquisei mais e veja o que encontrei no site a seguir... http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar.aspx?pal=cerzir 
É inacreditável!!!! Assim fica difícil saber a forma correta de se escrever a nossa língua. Caso você tenha alguma sugestão estou aberta a recebê-las. Respeito a nossa língua e como já disse outras vezes, repito: Eu não sou nenhuma Expert em português. Mas gostaria de escrever corretamente pelo menos os títulos ou os nomes dos temas das matérias. Acredito que eu deveria ter escrito COMO RESTAURAR CROCHÊ ou COMO CONSERTAR CROCHÊ ou COMO REMENDAR CROCHÊ :-))) Assim não estaríamos nessa duvida. Vou deixar meu post como está mesmo, por enquanto, porque já divulguei e já está na rede. De qualquer forma, agradeço sua sugestão, tendo em vista que ela nos procipicou o estudo de uma palavra da nossa língua, o que é muito válido. Sem dizer que, nunca é tarde para aprender. 

Atualização...

Veja o que disse a Valeria, uma amiga leitora e que faz trabalhos de crochês maravilhosos. Sua etiqueta é a DAMAMI, seu blog é o DA MAMI...  Se você quiser fazer alguma encomenda escreva para ubaval@hotmail.com  .

Inclusive, quero te dizer que daqui a alguns dias publicarei uma sugestão dela de como conduzir linha no arremate que achei super interessante. Aguarde!
"Sonia  Bom dia! Como diz o assunto, acho que é a língua que mais tem duplicatas de palavras. Isso vem de nossas raízes Portuguesas: como cerzir, que é aceito nas duas versões (cirzir) temos paralelepipedo que em alguns dicionários mais antigos ainda aparece também na linguagem herdada, como paralelepipido. Essa palavra em questão me fez recorrer a varios  dicionários na época; pois que meus filhos estavam no 1º ano e a professora escreveu na forma herdada e eu fui buscar a forma correta e qual não foi a surpresa em achar várias palavras em que são aceitas as duas formas. Então amiga você não está errada. É a nossa língua que tem raízes que ainda não foram cortadas e vem mais uma mudança agora em 2012 que vai trazer ainda mais confusão. Um grande abraço. Valéria"


ATENÇÃO!!!  Atualizando... 
"Assunto: sobre a dúvida quanto ao cirzir/cerzir 
De   Valéria Tarelho 
Olá, Sônia, aqui é a Valéria do "cara de gato", tudo bem com você? 
Estive lendo no seu blog a "polêmica" do cirzir/cerzir e, como vivo da escrita, sempre tenho que me  policiar para não cometer gafes [perdoáveis, menos quanto a pessoa se intitula escritor/a, aí o povo cai em cima..rss], então aí vai uma dica para quando surgir uma ponta de dúvida: 
O site da Academia Brasileira de Letras disponibiliza online o VOLP [Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa], atualizado com as novas regras ortográficas e lá são registradas todas as palavras existentes em nossa língua, se você fizer uma busca e receber informação de que nenhuma palavra foi encontrada, é porque ela não existe oficialmente.
Eis o link que vai direto ao sistema de buscas:
Fique tranquila que "cirzir", embora não seja de uso frequente [usa-se mais o "cerzir" e muitos dicionários nem relacionam o outro termo], existe em nosso idioma.
O VOLP não é dicionário, por isso não traz o significado da palavra, só a classificação como verbo, adjetivo, etc..., mas graças a ele sabemos se tal palavra é aceita oficialmente [muitas que pensamos existir são termos regionais, ou gírias e ainda não foram registradas porque não são faladas pela maioria da população]. 
Desculpe o texto longo e a intromissão no assunto, mas como faço uso frequente desse sistema de buscas, achei que deveria não só compartilhá-lo, como te tranquilizar e acabar com a dúvida: você cirziu direitinho :)
Grande abraço,
Val

RESPOSTA:Valéria foi de grande ajuda sua manifestação. Muito obrigada por sanar a nossa duvida, amiga! 

Amiga, o poema a seguir vem a calhar com essa matéria de hoje:


Por tantas noites venho recolhendo,
pedaços de mim que o vento espalhou,
trapos envelhecidos que tento cerzir
do pouco que de mim, ainda restou...

Partes feitas do silêncio, outras dos ruídos,
razão de lutas e sacrifícios, que juramentei
fragmentos hoje de necessários remates,
nas pausas que sequer lembro, onde parei...

Sim, tenho aprendido a recosturar
os rasgos de mim, em danos reparáveis,
juntando um a um, no passo a passo,
quando julgo, serem todos recicláveis...

São os meus mais íntimos retalhos
que me descreve na forma que sou,
sinais e cicatrizes, riscos de minh'alma
razão do meu existir, meu cobertor

Depois, de cada pedaço remendado,
bordarei escritos, nos refeitos que gerei
farei bordas coloridas, em rendas de fino trato
e tranquila sob o manto protetor, descansarei... 
Lívia Apetitto"

Lívia Apetitto é de Franca, São Paulo, Brasil
Seu blog  é o Palavras e Poemas

Leia também, no Site de Poesias, o poema Remendos Abstratos  acessando o link a seguir... http://sitedepoesias.com/poesias/35225


Abraços com carinho,   

BONS CROCHÊS!

Comentários

  1. de YouTube Service service@youtube.com
    para FalandodeCrochet
    data 17 de maio de 2011 22:20
    assunto Comentário postado sobre "REMENDANDO CROCHE"
    22:20 (18 minutos atrás)


    que facil se ve arreglar un tejido verdad ??ni idea tenia de como hacerlo antes..gracias sonia maria..saludos desde Mexico
    Yolanda

    ResponderExcluir
  2. Olá Sônia!

    Super útil este seu vídeo! Acertou na "bola" ... rs...
    Como sempre, voce "socorre" em pequenos sinistros das tramas!
    Um abração amiga!

    Norminha

    ResponderExcluir
  3. Super útil essa dica amiga.Vai chegar um dia que será preciso cirzir nossos crochês.Adorei o vídeo,perfeito!

    Um beijoo fique com Deus!

    Simone Souza

    ResponderExcluir
  4. Sônia, olá!
    Os vídeos caíram do céu, tenho uma colcha de crochê que desmanchou um pedacinho bem no centro dela e não sabia o que fazer, agora vou tentar recuperá-la.
    Obrigada por esta e outras dicas, estou começando a divulgar minhas manualidades em um blog e muito do que sei foi aprendido nos pap's da vida :)

    Grande abraço,
    Val

    ResponderExcluir
  5. Eu digo, repito e não canso... o que seria de mim sem suas dicas extraordinárias... muitos tem a preocupação de ensinar a tecer, mas voce além disso preocupa-se em nos ensinar a "arrumar" nossos trabalhinhos, mesmo que estiverem já surradinhos pelo tempo... rsrsrsrs...Sempre meu muito obrigada por ter voce como amiga...

    Grande beijo no seu coraçao e que Deus sempre ilumine sua vida abençoando grandemente a voce e todos de sua familia... Voce tem se tornado cada dia mais especial para mim.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia!!!
    ……{\\\\……._____…..,
    …..{*.\\\\…..(*~*~*)…/}
    ….{.~.*\\\\….////^^\\\\../~} UM ANJINHO
    ….{*….\\\\..(((/.6.6./.*} PARA
    ….{..*.~.\\\\.)))c..=.)*..} PROTEGER
    …..{*…*.////“_/~`.~.} VC…
    ……{~.*.((((.`.`\\\\.*}“
    …….`{.~.)))`\\\\.\\\\))_.-:<*>
    ……….`{.(()..`\\\\_.-“`.`:“
    …………`)/.`..|
    ………….(….\\\\“ \\\\
    …………..\\\\….\\\\ .\\\\
    …….._ .__\\\\…| /
    ……..|` `“…“Y;
    ……..|./“-../../
    ……..`“……|./
    ……………./.`-._
    …………….`—-
    Bjs............Sandra Coatti

    ResponderExcluir
  7. Muy prácticos los vídeos, gracias por compartirlos .... desde ya te sigo, un fuerte abrazo desde Santiago de Chile ...

    ResponderExcluir
  8. Buen Dia Sra. Sonia maria...muchas gracias por estas clases ,son muy necesarias.Me ayudaran mucho.Continuo aprendiendo de ustes .Muchas Gracias y benediciones.


    Un fuerte abrazo,

    Luna

    ResponderExcluir
  9. Muy practico algo que siempre tenemos que tener en cuenta, gracias por compartir...

    ResponderExcluir
  10. Ainda nao, mas preciso aprender isto!!!
    Lucia Duarte

    Disse há 35 minutos,no Facebook.

    ResponderExcluir
  11. Eu vou lá ver depois te falo!!!!
    Bom dia querida!!!bjsss
    Sonia Regina Martins
    Disse há 32 minutos,no Facebook.

    ResponderExcluir
  12. Muy practico algo que siempre tenemos que tener en cuenta, gracias por compartir...
    Lucía Fuentealba
    Disse há 12 minutos no Facebook

    ResponderExcluir
  13. Sônia Maria,
    Seu blog é incrivel, com todas essas dicas e videos maravilhosos
    Parabéns!! E obrigada por compartilhar conosco.
    bjnhos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sônia!
    Estive por aqui aprendendo um pouco com vc. Super útil esse post. Grata. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. selam canım, videoyu izledim çok güzel anlatmışsın.teşekkürler..selamlar sevgiler sana..
    http://www.marifetane.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sônia, boa tarde!!
    Que legal amei sua seu vídeo, minha irmã pediu pra eu consertar uma colcha eu não sabia como fazer...
    hehehehe Obrigada amiga só vc mesmo!!!
    Ah ia me esquecendo da um beijinho bem gostoso na netinha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. OI AMIGA! ADOREI!!! MUITO OBRIGADO PELA DICA... VIM VER AS NOVIDADES E TE DESEJAR UMA ABENÇOADA SEMANA, BJOS...

    ResponderExcluir
  18. Oi Sônia,
    amiga tenho alguns crochês de minha mãe que tem que passar por reforma. Uma colcha que ela me deu deu mofo por causa da casa que morava antes; Fui ver quando fui fazer a mudança para cá na praia, quase tive um negócio quando vi. Sabe, que dá vontade de cortar onde criou bolor e fazer novamente. Vou pensar nisso.
    Mas as dicas que deste de lavar até ficar no tom da peça já usada é ótima, e os vídeos, nossa, muito obrigado, o vídeo é de grande utilidade sempre, isso sempre acontece com o tempo, ou em algum acidente com a peça!!!
    Um beijo e fique com Deus!!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  19. Oi Amiga (até isto aprendi.)
    Vc é MUITO...
    Muito calma...
    Muito caprichosa...
    Muito atenciosa...
    Muito completa nas explicações...
    Vc é um exagero.
    Obrigada,
    Sandra

    ResponderExcluir
  20. Oii, Sonia querida !!!

    Uau !!! O teu jeito de remendar é muiiito melhor que o meu.Adorei, adoro aprender. Qdo eu precisar vou poder fazer um serviço mais perfeito...brigaduuu!!!

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  21. de eva morales e
    para lacerda.sma@gmail.com
    data 18 de maio de 2011 22:22

    MINHA AMIGA SONIA MARIA ,
    AMEI ESTA AULA
    QUE DEUS LHE ILUMINE E LHE DE SABEDORIA
    UM ABRAÇO,
    SUSANA DO RIO GRANDE DO SUL .
    Date: Wed, 18 May 2011 06:22:51 +0000

    ResponderExcluir
  22. Reyna Robles Rizo

    muy interesante!!! no sabia como hacerlo pero ya aprendi gracias!!!!

    há 12 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  23. Dô Assis

    Passei pelo seu blog para aprender a cirzir croche. Muito útil o post. Grata. Bjs.

    há 10 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  24. Meire Santos

    adoreiiiiiiiiiiii...nunca fiz,pois não havia até o momento tido uma explicação...obrigada amiga,por compartilhar

    há 10 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  25. Marise Maolga

    Muito boa sua dica,obrigada por compartilhar,bjimmm

    há 9 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  26. Rosa Maria da Silva

    Já fiz isso Sonia...sempre válida a dica....beijossss.

    há 9 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  27. Cirlei Bezerra

    Olá Sonia . Achei ótima sua dica.obrigaada. Bjssssssss

    há 18 minutos · Curtir

    ResponderExcluir
  28. Lilian Castanheira Avelar

    Boa noite. estou aproveitando muito seus videos e seu blog.
    Bjs

    há ± 1 hora · Curtir

    ResponderExcluir
  29. OI Sônia ,
    Tenho uma toalha que foi da minha vó , que nem uso para não estragar mais ,agora com essa sua dica vou poder consertar , muito obrigado pelos vídeos.Bjusss

    ResponderExcluir
  30. Katia Missau

    Adorei o video...muito bom!

    há 10 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  31. Vânia Dias

    oi Sonia... eu já fiz muito isso com tapete...rssss.. bjsssssss

    há 2 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  32. Maria do Socorro Moreira Santos para mim
    11:29 (13 minutos atrás)

    Oi Sônia querida!
    Que dica em menina, MARAVILHOOOOOOOOOOOOSA... COMO VC RSRS. E pode ter certeza que vc NUNCA estara sozinha....pois além dos celestes Deus ainda te cercou de anjos terrestres que te adora e setem se felizes por ter a oportunidades de conhecer este ser humano maravilhoso que vc é (virtualmente) imagem os que prezam de tua companhia. VC te o dom da humildade e isto é uma joia aos olhos de Deus. Um grande abraço pra vc e toda sua familia. Tenha um fds de muita luz e tranquilidade.

    Help

    ResponderExcluir
  33. Noooooossa, Help!
    São anjos como você que me impulsionam a buscar sempre mais...
    Muito Obrigada, querida!
    Um beijo no seu coração...

    ResponderExcluir
  34. Oi eu so fan do sue blog!!briagado pelo ajuda que nos da sempre,beijos.

    ResponderExcluir
  35. Ola, Sonia.

    Hoje conheci seu blog e ví que é muito rico em idéias, sugestões e orientações.

    É uma pena que seja muito poluído e cansativo prá se navegar, é preciso uma boa dose de paciência e cuidado prá não cansar muito os olhos.

    Não se ofenda, isso é apenas um feedback construtivo.

    Publico como anonima porque não tenho conta no google.

    Maria Elisa - Curitiba.

    quinta-feira, 19 de maio de 2011 14h53min00s BRT

    ResponderExcluir
  36. Olá, Maria Elisa!
    Muito Obrigada pelo seu feedback!
    Gostaria de saber de qual poluição você está falando... São as letras coloridas? São as propagandas? Gostaria de melhorar... No entanto preciso da sua dica...
    Uma pena você não ter deixado seu Email... Assim poderíamos conversar mais e trocar idéias...
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  37. que buena idea sonia muy util , siempre tantos tips interesantes es un placer visitarte !!

    ResponderExcluir
  38. Excelente post, quem já não precisou cerzir (a propósito, é cerzir e não cirzir - http://www.dicio.com.br/cerzido/)um crochet? Estes tempos tive uma colcha grande e precisei fazer justamente isso.
    abraços
    Liane

    ResponderExcluir
  39. Olá, anônima querida!

    O que fazer diante de tantas informações na net...

    Depois que você me corrigiu corri e fui pesquisar e veja as conjugações verbais que encontrei...

    http://www.verbomatic.com/pt/Verbo-cirzir

    Presente
    eu cirzo
    tu cirzes
    ele cirz
    nós cirzimos
    eles cirzem

    Acessando a pagina você poderá ver todos os tempos do verbo.. Em nenhum deles tem a palavra cerzir...

    Fui no site que você indicou http://www.dicio.com.br/cerzido/
    e não encontrei conjugação alguma... Achei muito incompleto.

    O português é mesmo uma língua complexa...

    Vou permanecer com o cirzir. Não senti firmeza na informação que você indicou ... Vou continuar a pesquisa... E se for o caso mudo...

    De qualquer forma quero agradecer a sua gentileza em me alertar.

    Bons Crochês!

    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  40. Voltei na pagina e digitei cerzir... Rsrsrsrsr ... Veja só:

    http://www.verbomatic.com/pt/Verbo-cerzir

    Vai entender...
    Continuo a pesquisa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. Neste é cerzir... Te pergunto e agora?

    http://books.google.com.br/books?id=HlB2-raTiLMC&pg=PA70&dq=cerzir+dicion%C3%A1rio+online+lingua+portuguesa&hl=pt-BR&ei=Gr_VTf37L-Lj0QHK3-nVBw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CD8Q6AEwAQ#v=onepage&q&f=false

    ResponderExcluir
  42. No novo dicionário não encontrei nem cerzir e nem cirzir

    http://books.google.com.br/books?id=pNxPAAAAMAAJ&dq=cirzir+dicion%C3%A1rio+online+lingua+portuguesa&q=cerzir#search_anchor

    Acho que o melhor é mudar tudo para remendo... Assim não tem confusão...

    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Olá Sónia
    Olá amiga adorei o seu post.Eu tive uma encomenda há uns 5 anos para remendar umas toalhas de croché centenárias.O que fiz e desfiz até descobrir o método que você ensina no seu vídeo.Pena não ter sido há uns tempos atrás eu teria sofrido muito menos,mas fica uma perfeição mesmo.
    Parabéns pelo post.
    Bjs Adelaide

    ResponderExcluir
  44. Oi amiga querida adorei sua receitinhas e seus trabalhinhos como sempre tao lindo parabens.
    Conheça o meu novo tapetinho espero que goste. Te desejo um otimo fds bjao Re

    ResponderExcluir
  45. Hola Sonia!!
    Maravillosaaaaaa como siempre!!!! ,todo lo que compartes con nosotros ,tanto de crochet como de gramatica portuguesa. Que bueno. ¡Ah! pero eso si no estas sola por mi por parte al menos paso todos los dias a visitarte y con mucha razon tu trabajo, tu sencilles, tu humidad tus enseñanzas, son de mucha ayuda que seria de nosotras sin ti.... y como punto final a modo de expandir conocimientos en español decimos y escribimos ZURCIR asi que manos a la obra ya podemos zurcir, cirzir, cerzir, y remendar nuestras piezas dañadas ¡Gracias Sonia !!!
    Besoa y cariños .
    Yaskara

    ResponderExcluir
  46. Adriana Queiroz de Almeida

    VOCÊ É UMA FOFA COM SUAS IDÉIAS E TRUQUES. UM LINDO DIA PRA TI.

    há 6 horas · Curtir no Facebook

    ResponderExcluir
  47. De Damami (Valéria)
    Para lacerda.sma@hotmail.com

    Sonia
    Bom dia!

    Como diz o assunto,acho que é a lingua que mais tem duplicatas de palavras.
    Isso vem de nossas raizes Portuguesas : como cerzir, que é aceito nas duas vesões ( cirzir )
    temos paralelepipedo que em alguns dicionários mais antigos ainda aparece tambem na
    linguagem herdada, como paralelepipido. Essa palavra em questão me fez recorrer a varios
    dicionários na época ;pois que meus filhos estavam no 1º ano e a professora escreveu na for
    na herdada e eu fui buscar a forma correta e qual não foi a surpresa em achar várias palavras
    em que são aceitas as duas formas.
    Então amiga voce não está errada....
    É a nossa lingua que tem raízes que ainda não foram cortadadas e vem mais uma mudança
    agora em 2012 que vai trazer ainda mais confusão

    Um grande abraço

    Valéria

    ResponderExcluir
  48. Oi amiga, acho que está certos dos dois jeitos, como nos dicionários que colocaste. E pelo comentário da Valéria, de termos raízes. E aqui no sul tem cada palavra que vou te contar... as vezes fico até na dúvida se existe por causa das imigrações aqui na serra gaúcha.
    Beijão!
    Márcia

    ResponderExcluir
  49. Sonia
    Só uma correção é DAMAMI sem o s que voce colocou no final
    qto ao email voce poderia por a principio ubaval@hotmail.com
    o da.mami realmente é o q os filhotes usam
    Abraços
    Valeria
    PS me permita admira-la a distancia que seja, pois a considero uma pessoa integra e de uma
    gentileza sem par; toda a sua atenção com as(os) seguidores do blog é realmente digna de Parabens.

    ResponderExcluir
  50. Fiz a devida correção e anotei o seu e-mail, Valéria...
    Muito Obrigada, pelo seu carinho e amizade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  51. É Márcia... Acredito que se possa usar das duas formas... Oremos!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  52. Assunto: sobre a dúvida qto ao cirzir/cerzir

    De Valéria Tarelho
    Para lacerda.sma@hotmail.com

    Olá, Sônia, aqui é a Valéria do "cara de gato", tudo bem com você?

    Estive lendo no seu blog a "polêmica" do cirzir/cerzir e, como vivo da escrita, sempre tenho que me policiar para não cometer gafes [perdoáveis, menos quanto a pessoa se intitula escritor/a, aí o povo cai em cima..rss], então aí vai uma dica para quando surgir uma ponta de dúvida:

    o site da Academia Brasileira de Letras disponibiliza online o VOLP [Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa], atualizado com as novas regras ortográficas e lá são registradas todas as palavras existentes em nossa língua, se você fizer uma busca e receber informação de que nenhuma palavra foi encontrada, é porque ela não existe oficialmente.

    Eis o link que vai direto ao sistema de buscas:

    http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23

    Fique tranquila que "cirzir", embora não seja de uso frequente [usa-se mais o "cerzir" e muitos dicionários nem relacionam o outro termo], existe em nosso idioma.

    O VOLP não é dicionário, por isso não traz o significado da palavra, só a classificação como verbo, adjetivo, etc..., mas graças a ele sabemos se tal palavra é aceita oficialmente [muitas que pensamos existir são termos regionais, ou gírias e ainda não foram registradas porque não são faladas pela maioria da população].

    Desculpe o texto longo e a intromissão no assunto, mas como faço uso frequente desse sistema de buscas, achei que deveria não só compartilhá-lo, como te tranquilizar e acabar com a dúvida: você cirziu direitinho :)

    Grande abraço,

    Val

    http://valeriatarelho.blogspot.com
    http://twitter.com/valeriatarelho
    http://caradegatoartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Oi, Val querida!
    Que bom que você veio me socorrer, amiga! Estava descontente com essa duvida rsrsrsrs...
    Te agradeço de coração sua ajuda e também o link ...
    Postarei uma nota no post...
    Um lindo e abençoado final de semana pra você...
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  54. Por nada, Sônia, a dúvida é compreensível, já que as duas formas existem.
    Quanto a dicionários, eles divergem muito entre si, tem coisa que é grafada de um jeito no Aurélio e de outro no Houaiss [e vice-versa], aí ficamos com um enorme ponto de interrogação na cabeça.
    O ideal mesmo para saber a existência da palavra é o VOLP, pena que ele não traz o significado :/

    Abração e obrigada pela visita lá no "cara" :)

    ResponderExcluir
  55. Quanto mais vídeos seus eu vejo, mais me encanto. É lindo ver sua técnica e sua generosidade compartilhando, ensinando. Obrigada

    ReginaMouta

    ResponderExcluir

  56. Sônia agradeço muito por esta aula, minha mãezinha me presenteou muito com os Croches dela e alguns realmente precisam ser reparados...
    Fiquei emocionada , muito , com esta aula.
    Deus a abençoe.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Zélia! Estou muito feliz por saber que pude te ajudar a recuperar esse precioso tesouro que você tem... Muito Obrigada por me dizer... Beijos

      Excluir
  57. Nossa que lindo .... adorei poder remendar peças antigas e ainda ganhei uma aula de português e uma poesia de brinde. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stella Foltran, como é bom receber um incentivo como o seu... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  58. Que maravilha. Aprendi a remendar uma peça, na verdade até emcomendada por uma amiga, ainda ganhei uma aula de português e uma poesia. Parabéns pelo post ... obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gostou, Stella Foltran! Muito Obrigada por me deixar saber... Muito Obrigada, também, pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  59. Qué aula boa! Muito obrigada Sonia María. Nao sabía que podía circir uma peça. Tenha um bom día!
    Um abraço desde Chile.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malú adorei saber que você gostou! Obrigada, pelo carinho! Abraços desde o Brasil pra você. Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

LINKS DE CROCHÊ e COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS.

Olá, amiga (o)! São dois ,  os assuntos de hoje: 1. DICAS DE COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS   e 2. LINK DE UM SITE AMERICANO que tem, inclusive, tabela de pontos com suas descrições. 3. LINK PONTOS RUSSOS / INGLES. ASSUNTO 1: DICAS DE COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS. De nada adianta encontrar receitas de crochê em inglês sem saber traduzi-las. Se você tem essa dificuldade, com as minhas dicas abaixo, você vai ver que os seus problemas acabaram. É tudo muito simples!  Você faz uma parte e o Tradutor do Google faz o restante.  Para traduzir textos  use o  GOOGLE    . Copie o texto e cole na caixa de"texto original"  da  página do Google.    No texto que você colou, onde tiver uma abreviação  de ponto de crochet em Inglês ( ou qualquer outra língua) já traduza, você mesma,  o nome dele para o Português . O Google não traduz termos técnicos... Em seguida escolha o idioma e click em Traduzir.