02 janeiro 2007

RECEITA PEGADOR DE PANELAS GALINHA

PASSO-A-PASSO DO PEGADOR DE PANELAS DE CROCHÊ MOTIVO GALINHA:

MATERIAIS NECESSÁRIOS: 

  • Lã Família, da Pingouin, na cor ocre ou grafite, se quiser uma galinha carijó, que você poderá bordar de pintas pretas;
  • Linha Anne nas cores:
    • marrom, vermelho, amarelo, preto e grafite;
  • Agulha para Crochê 4 mm, para tecer a lã;
  • Agulha para Crochê 1,25 mm, para tecer a Crista, o Bico, a Barbela e a Barra de Crochê marrom;
  • Tesourinha e Agulha para Bordado (com ponta arredondada), para o arremate. 
PONTOS EMPREGADOS, COM LEGENDA: 

  • Ponto Corrente ou Correntinha (corr) = (O); 
  • Ponto Baixíssimo (pbx) = (.);
  • Ponto Baixo (pb) = (X);
  • Meio Ponto Alto (mpa) = (T);
  • Ponto Alto (pa) = (T);
  • Ponto Alto Duplo (pad);
  • Ponto Alto Triplo (pat);
  • Ponto Alto Quadruplo (paq);
  • Ponto Alto em "V" (pv) = 2 Pontos Altos (pa), em um mesmo ponto de base
1ª ETAPA

CORPO DA GALINHA:

  • BASE: 
    • Com o fio Ocre, teça:
      • Teça 5 Correntinhas (corr) +
      • 1 Ponto Baixíssimo (pbx), para fechar o Círculo. 

  • 1ª CARREIRA:  (T T T T T T T T T T T T T T )
    • Dentro do Círculo, teça 14 Pontos Altos (pa). 

  • 2ª CARREIRA:    (V V V V V V V V V V V V V V)
    • 1 Ponto Alto em "V" , em cada um dos Pontos, da Carreira anterior, que totalizarão 14 Pontos Altos em "V" que é = 28 Pontos Altos (pa).  
  • 3ª CARREIRA:               (V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V)
    • 1 Ponto Alto em "V" , em cada um dos Pontos, da Carreira anterior, , que totalizarão 28 Pontos Altos em "V" que é = 56 Pontos Altos (pa). 
      • Não estranhe se seu circulo começar a embabadar... É assim mesmo... Quando terminar de tecer , depois que dobrá-lo ao meio, você verá que as partes referentes ao Rabo e Cabeça ficarão mais alto que o centro... 
    • 4ª CARREIRA:   (V T T T  +  V T T T  +  V T T T  ...)
      • 1 Ponto Alto em "V" + 1 Ponto Alto (pa) em cada um dos 3 Pontos Altos (pa) da carr anterior;
    • 5ª CARREIRA:  (V T T T  +  V T T T  +  V T T T  ...)
      • Repita os procedimentos da Carreira anterior;
    • 6ª CARREIRA:  (V T T T  +  V T T T  +  V T T T  ...)
      • Repita os procedimentos da Carreira anterior;
    • 7ª CARREIRA:  (V T T T  +  V T T T  +  V T T T  ...)
      • Repita os procedimentos da Carreira anterior; 
    Faça quantas carreiras forem necessárias para atingir o tamanho do seu Pegador de Panelas....
    2ª ETAPA

    BARRA DE CROCHÊ:
    • BASE PARA A BARRA:
      • Com o fio Marrom, teça uma Carreira composta de alças (arcos) de crochê, base para a barra do acabamento:
        • 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr), no ar... 
          • Pule 2 Pontos Altos (pa) e
        • Teça novamente 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr), no ar... 
          • Pule 2 Pontos Altos (pa);
        • E assim sucessivamente até o final da Carreira
        • Assim vão se formando as Alcinhas ou Arcos de crochê que receberão os pontos que vão formar os Biquinhos de Crochê...
          • Feche a Carreira com com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

    • CARREIRA DA BARRA:
      • Ainda com o fio Marrom, teça:
        • Na 1ª Alça de crochê (ou espaço), teça:
          • 1 Bloquinho composto de 3 Pontos Altos (pa);
        • Na 2ª Alça, teça:
          • Outro bloquinho de 3 Pontos Altos (pa);
        • Na próxima Alça, teça:
          • Mais um Bloquinho de 3 Pontos Altos (pa);
        • E assim sucessivamente, deixando o espaço suficiente apenas para tecermos a Crista, o Bico e a Barbela. Observe que na galinha menor (a grafite) deixei espaço de aproximadamente de 17 Pontos Altos (pa).... Na galinha maior deixei um espaço de  25 Pontos Altos (pa), aproximadamente... Se o seu pegador tiver mais carreiras que o meu, deixe mais alguns pontos para que o tamanho da cabeça se harmonize com o tamanho do corpo.
    3ª ETAPA
    Divida o espaço para a Crista, Bico e Barbela...

    CRISTA: 

    • Com o fio vermelho, da linha Anne e Agulha 1,25 mm, no espaço referente a Crista, teça:
    • Antes da base do 1º Ponto Alto (pa), que fica no meio da testa da galinha, teça: 
      • 1 Ponto Baixo (pb) +
      • 1 Meio Ponto Alto (mpa) +
      • 1 Ponto Alto (pa) +
      • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
    • Sobre o Ponto Alto (pa) da testa da galinha teça:
      • 1 Ponto Alto Triplo (pat) +
      • Ponto Alto Quadruplo (paq)
    • Inserindo a agulha no meio do 2º pa da testa da galinha teça:
      • Ponto Alto Quadruplo (paq)
    • Agora, ainda no mesmo pt, insira a agulha no topo do pa e teça + 
      • Ponto Alto Quadruplo (paq)
    • Teça,  inserindo a agulha, entre o 2º e 3º pts, pegando as duas partes do crochê... Na região da cabeça e até a Barbela ele é fechado: 
      • Ponto Alto Quadruplo (paq)
    • No 3º Ponto da carreira anterior, teça: 
      • 1 Ponto Alto Quadruplo (paq) + 2   Ponto Alto Triplo (pat) + 1  Ponto Alto Quadruplo (paq)
    • No 4º Ponto da carreira anterior, teça:
      • 1 Ponto Alto (pa) +
      • 1 Meio Ponto Alto (mpa) +
    • No 5º Ponto da carreira anterior,  teça: 
      • 2 Ponto Alto (pa) +
      • 1 Ponto Alto Duplo (pad) + 
      • 1 Ponto Alto Triplo (pat); 
    • No 6º Ponto da carreira anterior,  teça: 
      • 4 Ponto Alto Quadruplo (paq);
    • No 7º Ponto da carreira anterior,  teça: 
      • 4 Ponto Alto Quadruplo (paq);
    • No 8º Ponto da carreira anterior,  teça:
      • Ponto Alto Triplo (pat)
      • Ponto Alto Duplo (pad)
      • 1 Ponto Alto (pa)
      • 1 Meio Ponto Alto (mpa)
      • 1 Ponto Baixo (pb)
        • Corte o fio e arremate.
    4ª ETAPA

    BICO: 

    • Com o fio amarelo, teça:
      • No 9º Ponto da Carreira Anterior, teça:
        • 1 Ponto Baixíssimo (pbx) + 
        • Ponto Baixo (pb) +
        • 1 Ponto Alto (pa).  
      • Entre o 9º e o 10º Ponto da Carreira Anterior, teça:
        • 3 Ponto Alto (pa).
      • No 10º Ponto da Carreira Anterior, teça:
        • 4 Ponto Alto (pa);
          • Insira a agulha no primeiro Ponto Baixíssimo (pbx) e feche como se fecha um Ponto Pipoca.
            • Corte o fio e arremate. 
    5ª ETAPA

    BARBELA: 
    • Com o fio vermelho, teça:
      • Entre o 10º e o 11º Ponto da Carreira Anterior, teça:
        • 1 Ponto Baixo (pb) +
        • 1 Meio Ponto Alto (mpa) +
        • 1 Ponto Alto (pa) +
        • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
      • No o 11º Ponto da Carreira Anterior, teça:
        • 1 Ponto Alto Triplo (pat) +
        • 3 Pontos Altos Quádruplos (paq).
      • No 12º Ponto da Carreira Anterior, teça: 
        • 3 Pontos Altos Quádruplos (paq) .
      • No 13º Ponto da Carreira Anterior, teça:
        • 1 Ponto Alto Triplo (pat) +
        • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
        • 1 Ponto Alto (pa) +
        • 1 Meio Ponto Alto (mpa) +
        • 1 Ponto Baixo (pb).
    6ª ETAPA

    OLHOS: 

    • Com o fio preto, borde-os, com Pontos Cheios...
      • Corte o fio e arremate. 

      7ª ETAPA

      OUVIDOS:
      • Com o fio vermelho, borde-os, com Pontos Cheios...
        • Corte o fio e arremate. 
      8ª ETAPA:

      RABO:
      • Faça um pingente, com fios de lã nas cores ocre e marrom, medindo 10 cm. 
        • Na ponta referente ao rabo, prenda-o, a mais ou menos 1 cm da borda, pelo lado do avesso, de forma que a cabeça do pingente fique escondida...
      Está pronta a minha versão dessa galinha, ou galo :))) Com esse rabo tenho minhas duvidas:))) 

      QUEM, TAMBÉM, TECEU ESSE PEGADOR DE PANELAS DE CROCHE GALINHA:
      1. 24 JAN 2007 - Rose, do blog PINK ROSE CROCHET... Siga o link e veja-a. http://pinkrosecrochet.blogspot.com/2007/01/pegador-de-panelas-galinha-de-croch.html ;
      2. 10 NOV 20120 - Rose Leite, do blog CHRARMOSARTE    fez várias galinhas... Um verdadeiro galinheiro com sua sobras de linhas. Confira! http://charmosartes.blogspot.com.br/2010/11/na-fazenda.html
      3. 19 SET 2011 - Vanessa Mattos, do blog VANECROCHE,também a teceu. Siga o link e veja o quanto ficou linda sua galinha http://vanecroche.blogspot.com/2011/09/pegador-de-panelas-de-croche-galinha.html ;
      4. 16 SET 2011 - Meri Meneses, uma leitora querida, também o teceu esse paegador de panelas;
      5. 07 OUT 2012 - Ana Andrade, teceu seu pegador de panelas e o postou no G+1 https://plus.google.com/u/0/113858310424523649460/posts . Confira! https://lh5.googleusercontent.com/-d54U91sUIJ4/UHGWj1byrUI/AAAAAAAAAFE/hLDk3haar3I/s600/os+meus+trabalhos+088.jpg;

      BONS CROCHÊS!

      Sônia Maria

      2 comentários:

      1. gostei muito do teu blog e gostaria que tu fosse tambem no meu
        meu blog e:jeccriacoes.blogspot.com

        ResponderExcluir
      2. Linda!! Estou fazendo de várias cores, estou aprendendo muito com seus PAP. Muito obrigada, felicidades, pq quem divida soma.