14 agosto 2013

HEXAGONO DE CROCHE

Olá, amiga(o)!

Hoje quero te mostrar este HEXÁGONO DE CROCHÊ com BASE CIRCULAR, nas cores do Brasil, que adorei tecer...

Seu gráfico veja a seguir...

PASSO-A-PASSO:

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Linha Anne, 100% algodão;
  • Agulha para crochê 1,75 mm;
  • Tesourinha e agulha de ponta arredondada, para o arremate.
LEGENDA:
O = Correntinha (corr);
T = Ponto alto (pa);
.  = Ponto Baixíssimo (pbx);
Carreira = carr;
Ponto = pt.

INÍCIO:

  • Inicie fazendo um Círculo Mágico ou um Anel com 6 Correntinhas;

1ª CARREIRA:  12 (1 pa + 1 corr) 
  • Para iniciar a Carreira teça, 4 corr, que consideraremos como o 1º pa + 1 corr;
  • Teça + 11 grupos compostos de 1 pa + 1 corr);
  • Feche a Carreira com 1  Ponto Baixíssimo (pbx). 
2ª CARREIRA:
  • 1º espaço, entre os pontos:
    • 3 corr, que consideraremos como o 1º pa + 
    • 1 pa + 
    • 2 corr;
  •  Do  ao 12º espaço, teça: 
    • 2 pa + 
    • 2 corr;
  • Feche a Carreira  com 1  Ponto Baixíssimo (pbx).

3ª CARREIRA:

  • 1º espaço entre os pontos:
    • Siga tecendo  Ponto Baixíssimo (pbx), até chegar no próximo espaço. 
    • 3 corr, que consideraremos como o 1º pa + 
    • 2 pa +
    • 2 corr.
  • Do  ao 12º espaço, teça: 
    • 3 pa + 
    • 2 corr;
  • Feche a Carreira com 1  Ponto Baixíssimo (pbx).
    4ª CARREIRA:
    Nessa carreira transformaremos o Círculo em Hexágono.  Para que essa "mágica" ocorra, teceremos 6 cantos.
    • No 1º espaço, entre os blocos dos pontos, teça o 1º canto:
      • Siga tecendo pbx, até chegar no próximo espaço. 
      • 3 corr, que consideraremos como o 1º pa + 
      • 2 pa +
      • 2 corr +
      • 3 pa.
    • No 2º Espaço:
      • Teça apenas 3 pa;
    • 3º espaço, teça o 2º Canto
      • 3 pa + 
      • 2 corr+
      • 3 pa;
    • No 4º Espaço:
      • Teça apenas 3 pa;
    • 5º espaço, teça o 3º Canto
      • 3 pa + 
      • 2 corr+
      • 3 pa;
    • No 6º Espaço:
      • Teça apenas 3 pa;
    • 7º espaço, teça o 4º Canto
      • 3 pa + 
      • 2 corr+
      • 3 pa;
    • No 8º Espaço:
      • Teça apenas 3 pa;
    • 9º espaço, teça o 5º Canto
      • 3 pa + 
      • 2 corr+
      • 3 pa;
    • No 10º Espaço:
      • Teça apenas 3 pa;
    • 11º espaço, teça o 6º Canto
      • 3 pa + 
      • 2 corr+
      • 3 pa;
    • No 12º Espaço:
      • Teça apenas 3 pa;
    • Finalize, a carreira, fechando com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

    Para emendá-los, use a técnica a seguir... 

    Ou prenda com 1 pb em cada espaço e também nos cantos, como fez:
    Com esse hexágono podemos podemos criar e tecer, desde o mais simples porta copos à roupas, bolsas, alfineteiros, bolas, sapatilhas, pantufas, tapetes, mantas, cobertas, etc. Alguns links, para sua inspiração: 
    Hexágonos de vários tipos veja no PINTEREST:
    • HEXAGONOS DE CROCHÊ:
    • HEXAGON CROCHET:
    BONS CROCHÊS!

    46 comentários:

    1. Sônia, sou sua admiradora e sempre te visito com suas aulas de crochê me enriquecendo mais cada dia! Obrigada! Lindo esse square, vou copiar! bjs Nina

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nina estou feliz por saber que meus posts te são uteis. Muito Obrigada pela sua opinião, carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    2. Sônia, lindo!!!Como tudo que vc tece, minha linda!!!Ah, fiz aquele pontinho Caranguejo que vc ensinou, tecido para frente de acabamento em uma manta para minha filhota de coração, eu amei tecê-lo!!!!Um bj gde e fique com Deus!!!Te adooorrrooooooo!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que notícia boa, Renata! Vou agora no seu blog ver sua manta. Muito Obrigada por me avisar. Fique com Deus. você também... Beijos

        Excluir
    3. Sônia Estou sempre a par de suas novidades.Agradeço todas as suas dicas.fiquei feliz em aprender fazer um simples anel mágico ,graças ao seu blog.No momento estou bordando ponto cruz.Quando fizer uma peça em crochet,postarei no facebook,lhe dando os devidos créditos.Abraços.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Marilene estou feliz por saber que você aprendeu a tecer o Anel Mágico. Êle é muito prático. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção!
        Beijos

        Excluir
    4. C'est tres beau et bonne explication bonne journee Marie-Claire

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Marie-Claire!
        Beijos

        Excluir
    5. Olá Sônia, bom dia...

      Ando meio sumida, mas sempre acompanhando seus trabalhos. Confesso que tenho problemas em fazer croche circular: fica embabadado ou fica embocando... fechando... dá um trabalho pra acertar os pontos até dar certo, rs...

      Ótima semana!

      Fique com Deus!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ana Claudia, quando fica embabadando é porque você fez aumentos indevidos. Quando fica embocando é porque você fez diminuições indevidas. Para que isso não ocorra, marque com uma linha o primeiro ponto. Assim você saberá, em todas as carreiras, onde está o primeiro e o ultimo ponto, ok? Tente e depois me fale se você conseguiu. Fique com Deus, você também.
        Beijos

        Excluir
    6. Sonia querida. Soy admiradora y alumna virtual suya.Estoy de vacaciones en Río y aproveche para comprar unas agujas con asa.como usan aquí.beso.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom, que você está no Brasil, Cecilia! O Rio de Janeiro é muito lindo... Amo essa cidade! Se você estiver se referindo a Agulha Clover, com certeza fez uma excelente aquisição...
        Beijos

        Excluir
    7. Lindo de mais ,Sonia María,como todos teus trabalhos,o imagino numa almofada ou melhor ainda numa colcha ,ficaría un show!!!!Obrigada por compartilhar conosco!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ficaria lindo mesmo, Nancy! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    8. Sônia,minha linda, obrigada pelo carinho de sempre!!! O queijo fica divino, vou postar a receitinha e te envio,tá?!Ele não fica oleoso,uma delícia.Tô quase terminando um trabalhinho com outro ponto que vc ensinou, o Pontinho Baixo Dobrado que é maravilhosos,logo postarei...Um bj gde e fique com Deus!!!Que seu final de semana seja lindo e muito abençoado!!!Te adoooorrroooo sempre,Rê.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom, que você está tecendo uma peça com o ponto baixo dobrado!Vou aguardar sua receita... Vou adorar testar sua receita... Gosto muito de queijo... Fique com Deus você também. Beijos

        Excluir
    9. Respostas
      1. Muito Obrigada, pela atenção e carinho, Cristina!
        Beijos

        Excluir
    10. Olá Sónia!! Bem lindo esse hexágono de crochet,adorei as cores,lindo trabalho. Os meus parabéns. Beijinhos fofinhos,fica com deus!! Querendo,me faz também uma visitinha. http://pontodecruzdamafalda.blogspot.pt

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mafalda, muito obrigada pelo carinho, atenção e convite! Irei te visitar sim... Beijos

        Excluir
    11. Que lindo Sónia! adorei os tons, parabéns.
      Um beijinho
      Mifá

      ResponderExcluir
    12. Adorei essa aula! Adoro todos os seus trabalho pois são ensinados de modo bem claro e com muito carinho. Só você Soninha. Aceite meu carinho e tenha um lindo final de semana! bj

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Seu carinho é muito especial pra mim, Meri... Muito Obrigada pela sua amizade e opinião, amiga! Beijos

        Excluir
    13. Olá Sônia!

      Acho bonito o efeito que esse hexágono dar em qualquer trabalho, principalmente em cores contrastantes e alegres.
      Abraçado,

      1. Realmente norminha!!!! Tem cada peça linda com esse hexágono.
        Beijos

        Excluir
    14. Penha Stein Zandonadi, disse via Gmail:quarta-feira, 21 de agosto de 2013 10:08:00 BRT

      Lindo hein amiga, valeu! Obrigada pela atenção, logo, logo pretendo começar a tecer, vou aproveitar que ainda estou em SP e comprar algumas linhas! Bjosssss

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou, Penha! Estou feliz com a sua opinião... Em São Paulo encontramos fios lindos, aproveite!
        Beijos

        Excluir
    15. Adorei Sonia ficou lindo obrigada,um abraço.

      ResponderExcluir
    16. Carmosina Teixeira de Paula Pignattiquarta-feira, 21 de agosto de 2013 15:21:00 BRT

      Sonia ,é muito delicado!
      Gostei também!
      Obrigada viu?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito Obrigada pelo seu carinho e opnião, Carmosina! Beijos

        Excluir
    17. Respostas
      1. Que notícia boa, Sonia Facion! Quando publicar, se possível, me avise, ok? Beijos

        Excluir
    18. Olá, adorei o seu blog, ao ler alguns posts, vi que você é uma pessoa esforçada que só quer falar e ser ouvida na blogosfera, assim como eu. Posso dizer que gostei muito do que li, vc tem um potencial enorme e sei que será um grande blog de fácil entendimento e conteúdo gostoso de ler. Sou Luciana Shirley do blog http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/ se desejar me visite e siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Luciana Leal, muito obrigada pela sua opinião! Ela é muito importante pra mim. Irei sim te visitar. Beijos

        Excluir
    19. Oi Sônia.
      Adorei seu blog. Achei por acaso na busca do google.
      Já tô seguindo. Tem muita coisa bacana aqui e eu valorizo muito quem ajuda as iniciantes.
      Parabéns.
      Bjs

      ResponderExcluir
    20. Liebe Sonia, vielen Dank für diese wunderbare Anleitung. Sie ist wieder sehr gut erklärt.
      Heute habe ich sie probiert und es wird eine kleine Decke werden.
      Ganz liebe aus Deutschland von Kater Jacky und Petra

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jacky, estou feliz por saber que gostou e vai tecê-lo. Quando postar me avise, se possível. Vou adorar ver o seu trabalho. Beijos

        Excluir
    21. Respostas
      1. Maria Sueli, sua opinião é muito importante pra mim! Muito Obrigada pela sua atenção e carinho! Beijos

        Excluir

    VEJA TAMBÉM:

    VEJA TAMBÉM: