27 junho 2010

GORRINHO DE CROCHE PARA BEBE (CROCHET BABY)

Olá, amiga (o)!

Minha filha gostou tanto do conjuntinho de  GORRINHO COMO LAÇO DE CROCHÊ  e SAPATINHO, que fiz para Isabela, que me pediu para fazer um branco do mesmo modelinho (risos). Fiquei toda boba e feliz. Ela ainda não tinha se mostrado tão entusiasmada com os meus crochês.  

Fiz o gorro e aproveitei para fazer 2 PAPs, sendo um em fotos para facilitar para as que quiserem salvá-lo em seus pcs. O  outro para facilitar para as que quiserem traduzir. Portanto não estranhe ao ver os dois logo a seguir.

Clique nas fotos para ampliá-las e melhorar a sua visualização.

Abaixo foto com os pontos utilizados na confecção desse gorrinho. 

PASSO-A-PASSO DO GORRO DE CROCHE PARA BEBE

Esse gorro é feito em 2 partes: Gorro e laço. 

MATERIAL NECESSÁRIO:
- Lã Cisne Super Bebê;
- Agulha de Crochet 2,75 mm;
- Tesourinha e agulha de tapeceiro para o arremate.

LEGENDA:
Ponto = (pt);
Pontos = (pts);
Carreira = (carr);
Corrente = (corr);
Ponto Baixo = (pb);
Ponto Baixo em Relevo = (pbr);
Ponto Baixo em Relevo pegando por fora = (pbrpf);
Ponto Baixíssimo = (pbx);
Ponto Alto = (pa);
Ponto Alto em "V" = (pav)= 2 pontos altos em um mesmo ponto de base;
Ponto Alto em Relevo = (par); 
Ponto Alto em Relevo pegando por fora = (parpf). 

1ª PARTE = GORRO

BASE:
- Faça 1 Círculo Mágico.

1ª CARREIRA:
Faça:
- 2 corr para subir (Considere-a como um pa); 11 pa e 1 pbx para fechar,  totalizando 12 pts. 

Puxe o fio do circulo mágico, ajustando-o. Com a agulha de tapeceiro faça o seu arremate, passando-o sob a base dos pontos por duas vezes, de forma invisível e segura. 

2ª CARREIRA:
- 2 corr para subir + 1 pav em cada um dos 12 pontos da carr anterior + 1 pbx      para fechar ( 12+12=24). 

3ª CARREIRA:
- 2 corr para subir + 1 pa+ 1  pav... Até o final da carr +1 pbx para fechar (24+12=36).

4ª   CARREIRA:  
- 2 corr para subir + 1 pa por 2 vezes + 1 pav... Até o final da carr + 1 pbx para fechar (36+12=48).

5ª CARREIRA: 

- 2 corr para subir + 1 pa em cada um dos pontos da carreira anterior (48 + 0 = 48).

6ª CARREIRA:
- 2 corr para subir + 1 pa por 3 vezes + 1 pav... Até o final da carr + 1 pbx para fechar (48+12= 60).

7ª CARREIRA:
- 2 corr para subir + 1 pa em cada um dos pontos da carreira anterior... + 1 pbx para fechar (60 +0 = 60). 

8ª CARREIRA:
- 2 corr para subir + 1 pa por 4 vezes + 1 pav... Até o final da carr + 1 pbx para fechar ( 60 + 12 = 72).

9ª CARREIRA:

- 2 corr para subir + 1 pa em cada um dos pontos da carreira anterior... + 1 pbx para fechar (72 +0 = 72). 

10ª CARREIRA:
- 2 corr para subir + 1 pa por 5 vezes + 1 pav... Até o final da carr + 1 pbx para fechar ( 72 + 12 = 84 ).

11ª CARREIRA:
- 2 corr para subir + 1 pa em cada um dos pontos da carreira anterior... + 1 pbx para fechar (84 + 0 = 84). 

Da 12ª a 19ª CARREIRA: 
- 2 corr para subir + 1 pa por 6 vezes + 1 pav... Até o final da carr + 1 pbx para fechar ( 84 + 12 = 96 ). 

ATENÇÃO!

A 19 carreira já é a primeira carreira da barra, que é em PONTO BARRA.

20ª e  21ª  CARREIRAS:
- 2 corr para subir + 1 parpf, 1 pa, 1 parpf, 1 pa ... Até o final da carreira;
- 1 pbx para fechar.

22ª CARREIRA:
- 1 corr para subir + 1 pbrpf, 1pb, 1pbrpf, 1pb... Até o final da carreira.
- Não feche com 1 pbx. Feche com agulha de tapeceiro de forma que a emenda  fique perfeita e imperceptível.

2ª PARTE – LAÇO

LAÇO DE CROCHE

1ª PARTE:

Composta de um elo de croche.

1ª CARREIRA:

- 20 corr ao ar + 1pbx para fechar = 20 pts.

- 2ª, 3ª e 4ª CARREIRA:

- 2 corr + 19 mpa + 1 pbx = 20 pts.

2ª PARTE: 

Dar o formato de laço ao elo...
Dobre-o ao meio e passe por 3 ou mais vezes o fio de lã, formando a cinturinha do laço. 
Tome cuidado para que as partes fiquem simétricas. Pregue-o sobre a peça usando a agulha de tapeceiro, fazendo pontos invisíveis.

Abaixo dicas importantes de COMO INICIAR E FECHAR CARREIRAS DE CROCHÊ CIRCULAR... Não se esqueça de clicar na foto para ampliá-la. Veja como essa técnica propicia um excelente acabamento.

Para as iniciantes fotos com PASSO-A-PASSO de como fazer os pontos utilizados na confecção desse gorrinho.

PONTO ALTO EM RELEVO PEGANDO PELA FRENTE 

PONTOS BAIXOS EM RELEVO PEGANDO PELA FRENTE 

PONTO ALTO (pa) = T

PONTO BAIXÍSSIMO (pbx) = .

PONTO BAIXO (pb) = X

Abaixo duas TABELA DE MEDIAS DE GORROS PARA BEBES E CRIANÇAS

Veja Tabela adaptada pela Mama, do blog MAMA MARTINHO http://mamamartinho.wordpress.com/2007/02/01/medidas-de-gorros-actualizado/

Atualização em 17.08.2010...

A T E N Ç Ã O !!!

Isabela com 5 dias - Circunferência da cabeça 34,5cm.

QUEM TAMBÉM TECEU ESSE GORRINHO DE CROCHÊ:

BONS CROCHÊS!

48 comentários:

  1. OBRIGADA POR CADA DICA, AMEI ESTE TRABALHO É UMA GRAÇA QU E DEUS TE ABENÇOE CADA DIA MAIS!! GRANDE BJU...

    ResponderExcluir
  2. http://belguzaranne.blogspot.comdomingo, 27 de junho de 2010 06:39:00 BRT

    merhaba çok şık modeller elıne sağlık

    ResponderExcluir
  3. Olá Sônia,
    o enxovalzinho da sua netinha éstá um sonho de lindo. O trabalho que você faz no seu blog está se tornando uma obra de referencia na arte de fazer croche. Acho muito bonito quando alguém resolve compartilhar seus conhecimentos, ainda mais de uma forma assim tão primorosa. O seu blog é uma benção para todos nós. Que Deus retribua em bençãos toda a sua generosidade.
    Um grande abraço
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. es impresionante el trabajo que haces para dejarlo todo perfectamente claro, tus paps son increibles, se entiende todo a las mil maravillas. muchisimas gracias. bsos. isa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sônia
    Como é bom receber o reconhecimento pelos nossos trabalhos...é quando o reconhecimento é de um filho é muuuuuuuito melhor!!!!
    Minha amiga, vc está se superando no enxoval da netinha!!!Tudo tão lindo ,delicado e perfeito!!!
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento na arte do croche...vc tem me ajudado muito...cada vez que venho aquí aprendo alguma coisa!!
    Tenha uma linda semana!!

  6. Ola Sonia, Deus te abençoe por tornar nossa vida um pouco melhor. Isso sim. Voce deixa nossa vida melhor quando repassa a benção que Deus te deu. E com isto podemos distrair um pouco mais a cada peça que fazemos para nosso netos, afilhados e amigos. Deus te abençoe.
    Andrea Otero; Nova LIma MG

    ResponderExcluir
  7. Oi Sonia.
    O enxoval da tua netinha está ficando primoroso, tenho acompanhado tuas postagens e tenho certeza que a Isabela vai ser uma boneca vestida.
    Fiz uma postagem hoje e gostaria da tua opinião para concluir um trabalho que estou fazendo a partir de uma sugestão do teu blog. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Sonia! Já salvei tudo! Coisas lindas assim a gente não pode perder amiga. Obrigada,
    bjs
    Inez

    ResponderExcluir
  9. HOLA SONIA:ERES UNA GRAN PERSONA...TE LO AGRADEZCO MUCHISIMO..GRACIAS POR COMPARTIR TUS HERMOSOS TEJIDOS CON TODAS NOSOTRAS...DIOS TE BENDIGA...BEIJOS...OBRIGADA...CHAU.

    ResponderExcluir
  10. Gracias por ser tan perfeccionista... Que lindo explicas y lindo gorrito a crochet muy abrigado y delicado!!! FELIZ DOMINGO...

    ResponderExcluir
  11. Seu blog tem coisas lindas,vc tem mãos abençoadas, parabéns!!!!
    Passa lá no meu blog para conhecer e comentar, se gostar, me acompanha. Bjs, Malu :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Sônia. Você sabe tudo de crochê!!!
    Queria saber que programa vc usa para escrever sobre as fotos, colocando pontos, etc.
    Abraço,
    Ana - Artes da Cris

    ResponderExcluir
  13. Oii Sôninha..
    Maravilhosa..branquinha
    e brilhante como vc..
    a Isa vai ficar uma princesa com esse gorro!
    E o pap está maravilhoso!

    ResponderExcluir
  14. De Neura Sadala
    Data 27 de junho de 2010

    Voce e sensacional parabens adoro suas criacoes fico ansiosa esperando Mil bjsss.

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga, sei que exp no croche, amo coisinhas de bebe, as suas estao lindissimas, estou em duvida qto a fazer um casaquinho p/mim visto que meu tamanho e gg, vc poderia me dar a dica de qtas correntinhas tenho que colocar, usarei lã familia.beijos e sucesso bernadete

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Sônia Maria!!!
    Parabéns!
    Como sempre seu post é completo...perfeito...bjs!!!

    ResponderExcluir
  17. Querida Bernadete!
    Para te ajudar preciso saber o modelo do seu casaquinho. Saber onde ele começa... Se peça gola, ombro, peito ou barra.
    Você não me deixou seu email. Da próxima não se esqueça, assim nos comunicaremos melhor.
    Por onde for começar pela barra tire sua medida daquela parte e faça quantas correntinhas precisar.
    Normalmente faço o fio de correntes bem maior depois corto e arremato. Isso porque a medida muda quando vc faz a primeira carreira.
    Se vc tiver uma peça que seja boa em você, use-a como molde. Se tiver um molde de papel melhor ainda. Daí é só seguir as suas medidas: cava, gola, alt de manga, costa, frente, quadril e altura do casaco.Ok?
    Com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  18. Olá Sonia, lindo esse gorrinho, sua neta vai ter um enxoval lindo! Fiz um gorro azul com flor de enrolar que voçe fez a algum tempo, obrigada por sempre partilhar suas receitas e ensinar as pessoas. Voçe tem coração bom, que Deus a abençoe sempre! Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Sonia, me desculpe por nao ter deixando o email, mas suas dicas ja foi de gde ajuda.te agradeço beijos-bernadeteloura@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Bom Dia!!
    adorei a técnica e a receita do gorro, eu estava precisando de uma receita para bebês.Agora ja posso fazer..Darei os devidos créditos.
    beijos e uma Ótima Semana!!!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa amiga, que doce este gorro, sua filha vai aproveitar você mesmo, rsrs, o enxoval está muito lindo e delicado, eu estou adorando!!
    Obrigado pelas receitas amiga, beijão!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  22. OI SONIA QUE TAL ESTA?ESTA PRECIOSO EL GORRO COMO SIEMPRE VC FAZ,MUI BIEN EXPLICADO,GRACIAS POR COMPARTIR BESOS DESDE ESPAÑA ANA

    ResponderExcluir
  23. Oi, Sônia, cada vez suas explicações se superam, está perfeito. Parece que você está pesoalmente ensinando. Fico imaginando a carinha de felicidade das colegas com essa mega aula virtual.
    Um beijo! Tiane.

    ResponderExcluir
  24. Hola Sonia:
    Me encanta esta página, aunque yo no hablo portugues, es muy sencilla tu explicación y se entiende, gracias por transmitir tan bien tus conocimientos

    Nipsi

    ResponderExcluir
  25. Oi, Sonoa Maria!

    Muito lindo o gorro branco.
    Já copiei.
    Tu és uma professora perfeita, tenho aprendido bastante.
    Tudo muito bem explicado.

    Parabéns pelos lindos trabalhos.
    Sempre que preciso de alguma dica passo aqui, que sei que sempre encontro.

    Beijo querida amiga
    Izabel

    ResponderExcluir
  26. Oii Sô..
    Como estão as coisas?
    Os preparativos pra chegada da princesa..?
    Já estou sentindo falta de postagens..mas eu sei o quanto vc tem de trabalho pra deixar tudo bem explicadinho por aqui..
    Quando puder venha me fazer uma visita..tem uma barrado maravilhoso que postei!
    Beijinhos com carinho Mô =)

    ResponderExcluir
  27. Hola Sonia Maria ,un gusto conocer su blog ,precioso todos sus tejidos una belleza.
    Sabe que necesito un programa para realizar puntos crochet y no lo consigo usted me podria decir el nombre del programa con que realiza los graficos a crochet , se lo agradeceria mucho mucho.
    Este es mi correo , mariaestherdisalvo@gmail.com
    muchas gracias por compartir .
    Un besito

    ResponderExcluir
  28. Querida Donny,

    Para fazer meus gráficos sobre fotos uso o Paint. É bastante trabalhoso, no entanto o efeito é muito bom. O Paint é o programa que a maioria de nós usamos para assinar nossas fotos.
    Quando fizer algum me avise... quero ver. Ok?

  29. Oi Sonia, tudo bem? Adorei o seu blog, amei a receita das luvinhas, fiz uma para presentear uma amiga e coloquei no meu blog, dá uma olhada lá: criandoarteplantas.blogspot.com, já sou sua seguidora. Um abração!

    ResponderExcluir
  30. Oi Sonia Maria, adoro seu blog e seus trabalhos. Estou usando muito as dicas sobre blogs, que voce dá, esta me ajudando muito estou começando, tá difícil mas colhendo uma dica aqui e outra ali e quebrando muita a cabeça estou acho que conseguindo, é claro que não chega aos seus pés mas tô indo.Se puder dar mais dicas agradeço muito. Seu ponto Sonia Maria é maravilhoso fiz um cachecol p/ minha menina e todos adoram o modelo. Beijos SoniaAp.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Sônia tdb?
    Parabéns seu blog é muito bom e importante para nos...AS roupinhas de bebe são lindas ..
    Deus abençõe e continue assim cada vez mais dedicada...
    bjs ..
    fica com deus..

    ResponderExcluir
  32. Carolina Lisboa, disse no Facebook:

    Sonia gracias siempre nos sorprendes con estas maravillas eres super un saludote

    há 14 horas

    ResponderExcluir
  33. Solange Silva, disse no Facebook:

    Encantadores!!!!!!!!!!!!

    há 8 horas

    ResponderExcluir
  34. Marina Melara, disse no Facebook:

    Mi querida amiga sonia.... a parte de que siempre nos mantiene al dia, como usted no hay dos.

    há 38 minutos

    ResponderExcluir
  35. Silvana Maria Reis, disse no Facebook:

    Eu qro mt fazer. Bjos

    há 19 minutos

    ResponderExcluir
  36. Marcilene Pereira, disse no Facebook:

    Lindos

    há 11 horas

    ResponderExcluir
  37. Ildete Almeida, disse no Facebook:

    Eu amo esses gráficos da Sônia.

    há 11 minutos

    ResponderExcluir
  38. Fernanda Correia, disse no Facebook:

    Olá,gosto mt deste gorro e sapatinho

    13 de agosto às 05:30

    ResponderExcluir
  39. Cada vez que visito o seu blogue aprendo mais alguma coisa,desta vez foi trabalhar em círculo sem se notar o remate.
    Obrigada por partilhar as suas dicas.

    Ontem terminei um trabalho em crochet, pode espreitar no meu Blogue
    http://agulhadaprata.blogspot.com
    (a ideia veio da minha cabeça, o ponto escolhi numa revista antiga cá de casa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rute, muito obrigada pela atenção e carinho!
      Vou passar no seu blog daqui a pouco.
      Beijos

      Excluir
  40. Sempre que visito o seu blogue aprendo mais alguma coisa, desta vez foi a trabalhar em círculo sem se notar o remate das carreiras,
    Obrigada por partilhar as suas dicas e os seus trabalhos.

    Ontem terminei mais um trabalho em crochet, pode espreitar no meu Blogue
    http://agulhadaprata.blogspot.com
    (a ideia tirei da minha cabeça, o ponto escolhi numa revista cá de casa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rute, muito obrigada pela atenção e carinho!
      Fui no seu blog e gostei muito da ideia do poncho com cachecol acoplado.
      Beijos

      Excluir
  41. Olá Sônia Maria, recebo no meu email dicas suas, tenho sua tabela de tamanhos de zero a quatro anos, mas ultimamente todo mundo quer touca de croche e eu não tenho idéia dos tamanhos entre quatro e treze anos. Fiz uma com pontos variados pra um garoto de oito anos, com orelhonas, estilo Chaves e ao entregar descobri que a toca não só era pequena como as orelhas deviam ser muuuuuuuuuuuuito maiores mesmo. Pode me ajudar com tabelas pra crianças e adolescentes? Muito agradecida. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, postei imediatamente aqui no blog outra tabela... Agora até 8 anos... E também um link do blog MAMAMARTINHO onde tem uma tabela atualizada http://mamamartinho.wordpress.com/2007/02/01/medidas-de-gorros-actualizado/ , no entanto somente hoje vi que não havia te respondido aqui... Me perdoa, amiga!?
      Beijos

      Excluir
  42. Olá Sônia, adoro teus trabalhos, sempre faço os meus por tuas receitas, não tenho muita experiência, mas é o que mais faço hoje em dia, pois só tenho mesmo os croches e tricos para me ajudar a passar o tempo, pois depois que fiquei viuva, foi o que me salvou da depressão. Obrigada por estas receitas maravilhosas. Um abaço enorme.
    Edina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edina, você não sabe o quanto me emocionou o seu comentário!!!
      É muito gratificante saber que mesmo distante e sem te conhecer pessoalmente estamos tão próximas... Saber que te ajudo a passar o tempo é muito bom...
      Saiba que sua companhia é sempre bem-vinda... Sinta-se abraçada por mim, amiga!
      Beijos no seu coração

      Excluir

VEJA TAMBÉM:

VEJA TAMBÉM: