24 novembro 2014

SAPATINHO DE CROCHÉ PARA BEBÊ NO PONTO SONIA MARIA (CROCHET BABY SHOES)

Publicado  em: 14 de fevereiro de 2010.
Atualizado em: 24 de novembro de 2014. 

Olá, amiga(o)!

Ontem fiz 5 peças piloto de SAPATINHO DE CROCHÊ PARA BEBÊ. A primeira foi essa sapatilha no Ponto de Crochê Sônia Maria (psm). 

PASSO-A-PASSO DE COMO FAZER O SAPATINHO DE CROCHÊ PARA BEBE NO PONTO SONIA MARIA  (CROCHET BABY SHOES):

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Linha Bella da Pingouin;
  • Agulha de crochê 2,5 mm;
  • Tesourinha e agulha de tapeceiro para o arremate.
  • 1 broche ao seu gosto.
FLOR BROCHE:
Corte rodelas de tamanhos diferentes do tecido .......;Queime com muito cuidado suas bordas, para que não desfie;Junte essas rodelas obedecendo a ordem de maior para menor;Fixe-as no centro e em seguida em um alfinete para broche. 
SAPATINHO DE CROCHÊ PARA BEBÊ (CROCHET BABY SHOES):

  • SOLA:
Faça primeiramente a sola do sapatinho, seguindo o gráfico da foto a seguir:
    • BASE:
      • 17 Correntinhas (corr);
    • 1ª CARREIRA:
      • PARTE DA RENTE, EQUIVALENTE AO PEITO DO PÉ:
        • + 3 Correntinhas (corr), para subir e iniciar a Carreira (carr). Considere essas 3 Correntinhas (corr) = 1 Ponto Alto (pa).
        • Na 4ª Correntinha (corr), contadas a partir da agulha, teça 6 Pontos Altos. Os quais somado as 3 Correntinhas (corr)= 7 Pontos Altos (pap).
      • 1ª LATERAL DO SAPATINHO:
        • Até a penúltima Correntinha (corr), do fio Base, teça 1 Ponto Alto (pa), em cada uma das Correntinhas (corr) seguintes. 
      • PARTE DE TRÁS, EQUIVALENTE AO CALCANHAR:
        • Na ultima Correntinha (corr) teça 7 Pontos Altos (pa).
        • Volte, tecendo Pontos Altos (pa) em cada um dos pontos da base.
      • 2ª LATERAL DO SAPATINHO:
        • Quando Chegar no final da Carreira, na base das 3 primeiras Correntinhas (corr) teça + 1 Ponto Alto (pa). 
          • Assim, na frente, na região onde vai ficar o Peito do Pé, ficaremos então com 8 Pontos Altos (pa)  e 
          • Na parte de trás, na região onde vai ficar o Calcanhar, temos com 7 Pontos Altos (pa). 
      • Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
    • 2ª CARREIRA:
      • PARTE EQUIVALENTE AO PEITO DO PÉ:
        • Nessa Ponta redonda, da Frente do Sapatinho, temos 8 Pontos. Em cada um de 7 desses Pontos teça, 1 Pontos Altos em "V" (pav) = 2 Pontos Altos tecidos em um mesmo Ponto de Base. Assim a parte de fora do lado esquerdo ficará maior que a da direita:
        • 1º Ponto:
          • Fica antes do fechamento da carreira. (Nele não teceremos o pav). 
        • No 2º Ponto:
          • 3 Correntinhas (corr) para subir e iniciar a Carreira (carr) +
          • 1 Ponto Alto (pa), tecido na base das 3 Correntinhas (corr), formando assim 1 Ponto Alto "V" (pav).
        • 3º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 4º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 5º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 6º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 7º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 8º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav).
      • 1ª LATERAL DO SAPATINHO:
        • Teça Pontos Altos (pa) até o ponto que antecede os 7 pontos da ponta, da seguinte forma.
      • PARTE EQUIVALENTE AO CALCANHAR:
        • Chegando nos pontos que arredondam o calcanhar, teça:
        • 1º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 2º Ponto:
          • 1 Ponto Alto (pa) +
        • 3º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 4º Ponto:
          • 1 Ponto Alto (pa) +
        • 5º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 6º Ponto:
          • 1 Ponto Alto (pa) +
        • 7º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav).
    • 2ª LATERAL DO SAPATINHO:
      • Depois disso, continue tecendo Pontos Altos até o final da Carreira (carr).
        • Feche com 1 Ponto Baixíssimo(pbx). 
    • 3ª CARREIRA:
      • PARTE EQUIVALENTE AO PEITO DO PÉ:
        • 1º Ponto = 3 Correntinhas (corr):
          • 3 Correntinhas (corr) para subir e iniciar a Carreira (carr) +
          • 1 Ponto Alto (pa), tecido na base das 3 Correntinhas (corr), formando assim 1 Ponto Alto "V" (pav).
        • No 2º Ponto:
          • 1 Ponto Alto "V" (pav).
        • 3º Ponto:
          • 1 Ponto Alto (pa)+
        • 4º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 5º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 6º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 7º Ponto:
          • 1 Ponto Alto (pa)+
        • 8º Ponto:
          • 1 Ponto Alto (pa)+
        • 9º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav).
        • 10º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav) +
        • 11º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 12º Ponto:
          • 1 Ponto Alto (pa)+
        • 13º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav)+
        • 14º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav).
      • 1ª LATERAL DO SAPATINHO:
        • 5 Pontos Altos (pa) +
        • 6 Meios Pontos Altos (mpa) +
        • 3 Pontos Altos (pa).
      • PARTE EQUIVALENTE AO CALCANHAR:
        • 1º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav) +
        • 2º Ponto:
          • 1 Ponto Alto (pa)+
        • 3º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav) +
        • 4º Ponto:
          • 1 Ponto Alto (pa)+
        • 5º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav) +
        • 6º Ponto:
          • 1 Ponto Alto (pa)+
        • 7º Ponto:
          • 1 Ponto Alto em "V" (pav) .
      • 2ª LATERAL DO SAPATINHO:
        • 4 Pontos Altos (pa) +
        • 5 Meios Pontos Altos (mpa) +
        • 6 Pontos Altos (pa) +
          • 1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar. 

    • 4ª CARREIRA = 1ª CARREIRA DO PONTO SÔNIA MARIA: 
      • Nessa Carreira teceremos, sempre inserindo a agulha no 2º Fio da Corrente (fio de fora), do topo do ponto da Carreira anterior, conforme a figura abaixo.  
        • Assim quando você terminar essa carreira, a base para o acabamento, da divisão entre a sola e a parte de cima do sapato, já estará pronto para, se você quiser, tecer um Ponto ao seu gosto. Algumas pessoas gostam de tecer Pontos Baixíssimos (pbx), outras Pontos Baixos e outras até o Ponto Caranguejo.
        • Entendido como teceremos essa carreira vamos iniciá-la tecendo no:
      • 1º e 2º PONTOS:
        • 2 Pontos Baixos (pb), respectivamente, na borda da sola; 
          • Sempre pegando 2º fio da corrente (fio de fora), do topo do ponto da carreira anterior.
        • Em seguida, da mesma forma que você tece um Ponto Picô, teça: 1 Alça composta de 7 Correntinhas (corr), fechando com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), na base da 1ª Correntinha (corr), pegando 2 fios para ficar mais forte e mais bonito.
      • 3º e 4º PONTOS:
        • Em seguida, faça 2 Pontos Baixos (pb) + 1 Alça composta de 7 Correntinhas (corr), fechando com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), na base da 1ª Correntinha (corr), pegando 2 fios.
      • DEMAIS PONTOS:
        • Continue tecendo, dessa mesma forma, até o final da Carreira. 
    • 5ª CARREIRA = 2ª CARREIRA DO PONTO SÔNIA MARIA: 
      • Para essa Carreira teceremos uma tira com correntinhas e Alças de Correntinhas, que depois se encaixarão nas Alças da Carreira anterior.  Para iniciar, teça 3 Correntinhas (corr), para subir.
      • Em seguida faça:
        • 1 Alça com 7 Correntinhas (corr) +
        • 2 Correntinhas (corr) +
        • 1 Alça com 7 Correntinhas (corr) +
        • 2 Correntinhas (corr) ...
        • E assim sucessivamente... Até o final da Carreira
          • Assim você tecerá um fio independente como na foto da sola. Depois vá encaixando um elo dentro do outro.  
      • 6ª CARREIRA = 3ª CARREIRA DO PONTO SÔNIA MARIA: 
        • Repita os mesmos procedimentos da Carreira anterior. 
        • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
      • 7ª CARREIRA = 4ª CARREIRA DO PONTO SÔNIA MARIA: 
        • Repita os mesmos procedimentos da Carreira anterior.
        • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

      • 8ª CARREIRA = 5ª CARREIRA DO PONTO SÔNIA MARIA: 
        • Repita os mesmos procedimentos da Carreira anterior. 
        • Terminadas as 5 carreiras de Alças, faça uma Carreira (carr) de Pontos Baixos, unindo e fixando as Alças de Correntinhas (corr). Sendo que:
        • No Calcanhar:
          • Teça 1 Ponto Baixo (pb) em cada uma das Alças.
        • Nas Laterais:
          • Teça 2 Pontos Baixos (pb), em cada Alça.

        • GRÁFICO da Parte do Calcanhar:

        • GRÁFICO dos detalhes da Parte referente ao Peito do Pé...  

      • Na região do Peito do Pé:
        • Para formar o peito do pé, nos 7 pontos do meio da parte que corresponde ao peito do pé, faça:
          • 1 ponto baixo (pb), 
          • 1 meio ponto alto (mpa), 
          • 1 ponto alto (pa), 
          • 1 ponto alto duplo (pad) + 
          • 1 ponto alto (pa) + 
          • 1 meio ponto alto e + 
          • 1 ponto baixo (pb),  
            • finalizando com, 1 ponto baixíssimo (pbx).
        • Depois disso teça a ultima Carreira, toda com 1  Ponto Baixo (pb), em cada uma das Alças, fixando-as.
            •  Finalize com 1 ponto baixíssimo. 
      • ACABAMENTO:
        • Finalize contornando, toda a borda, com o Ponto Caranguejo (pc). 
          • O Ponto caranguejo é o ponto baixo (pb) feito de ré. 
            • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx). 

  • Se você tem dificuldade para tecer o PONTO CARANGUEJO veja no vídeo abaixo o PONTO BAIXO COM LAÇADA que faz o mesmo efeito e é tecido para frente... Ele é um falso caranguejo... Você vai gostar do vídeo... Veja!

  • Está pronta a SAPATILHA DE CROCHÊ PARA BEBE no PONTO SONIA MARIA. 
    • Agora decore a seu gosto. Um laço tipo chanel, uma flor, uma carinha de ursinho... enfim.. com o que você quiser.
Para Diminuir ou Aumentar os espaços, do PONTO SÔNIA MARIA, veja a matéria que fiz sobre o assunto no: 
Para fazer esse sapatinho, me inspirei em duas peças de duas queridas amigas:
  • O Sapatinho Baby da nossa querida amiga Wall do blog Arte em Crochet:
  • A Pantufa  da nossa querida amiga Joana do blog Agulhas e Pincéis:
Bom, amiga, parafraseando um repórter, cujo nome me fugiu da memória.... "Essa ainda não é a minha sapatilha". A peça definitiva certamente sofrerá mudanças.
ATENÇÃO!
Se você ainda não fez o Ponto Sônia Maria (psm) e está em dúvida de Como Tecê-lo, veja o vídeo da nossa querida professora Elaine no link a seguir: 

OUTRAS PEÇAS QUE TECI COM O PONTO SONIA MARIA:

Se você ainda não o conhecia veja o blog que fiz especialmente para ele e todas as peças tecidas por nossas amigas crocheteiras no www.pontodecrochesoniamaria.blogspot.com. Se você fez ou fizer alguma peça com esse ponto que criei, me avise ou me mande fotos para que eu possa postar no blog. Ali tem todas as peças, que são do meu conhecimento, feitas pelas amigas.

QUEM TAMBÉM TECEU ESSE SAPATINHO:

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,  

59 comentários:

  1. Olá Sónia Maria!

    Que lindo ficou o seu sapatinho!!!!!
    Encantador e o laço faz com que fique sapato de anjinho...esvoaçante!
    Imagino que deve andar a testar muuuuuitos sapatinhos!

    O seu novo modo de colocar a receita está muito claro e preciso... 5*.Agradecida pela dedicação.É uma grande ajuda.
    Bom Carnaval
    Bjs
    Nélia

    ResponderExcluir
  2. Lindissimo, otimo fim de semana , vou tentar fazer.Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sônia! Como aprender a ler estes gráficos de crochê? Nunca tive aula.
    Há anos atrás vi uma amiga tecendo, peguei uma agulha e aprendi a fazer barras de toalha, mas não sei como ler os gáraficos, apesar de saber todos os pontos.
    O sapatinho ficou lindo. Parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sonia... espero que esteja ótima!!!
    Como sempre, seu blog é um espetáculo, variedades.. peças lindas.. e suas explicações são para pessoas que se não sabem fazer aprendem, tamanha a sua dedicação e perfeição em ensinar!!! Quero lhe parabenizar por este blog maravilhoso...e agradecer e muitooo pelo trabalho e dedicação que tem com cada visitante que visita seu blog!!!
    Você é muitooo especial!!! Uma ótima semana...
    super beijo]
    kelly

    ResponderExcluir
  5. Olá Sôniaa,
    Lindo sapatianrho e maravilhoso tutorial. Vou treinar o ponto Sônia Maria com o video da prof Elaine, pra ver se consigo fazer esse sapainho.
    Um grande abraço e obrigada por compartilhar mais esse tutorial.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pela explicação.
    Abraços e bom Carnaval!

    ResponderExcluir
  7. Parabens Sonia muito lindinho como tudo que vc faz.obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sónia Maria, parabens ficaram lindos, lindos os sapatinhos, perfeitos, então nestas cor, magnificos.
    beijocas
    Dulce

    ResponderExcluir
  9. Que coisa mais linda!!!!! Parabéns e obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir
  10. Hola Sonia Maria

    Soy de Costa Rica y admiro mucho su trabajo, gracias por compartir cosas tan lindas para todas...esos zaptitos para bebe estan hermosos..super finos..aun no me atrevo a hacer el punto..espero animarme..mas con ese PAP que haz puesto..gracias por compartirlo con todas..beijos.

    ResponderExcluir
  11. Sonia lindissimo esse sapatinho. obrigadissima pela disposição de fazer um PAP tão perfeito. Bjss

    ResponderExcluir
  12. Sonia tudo bem? Lindo esse sapatinho, e com o enfeite ficou fashion, como sempre muito bem feito.Por coincidência fiz um porta sacolinhas de plástico com seu ponto, espero que goste.Eu fiz de barbante, uma pergunta para ele ficar mais fechado o ponto é só colocar menas correntinhas?Por ex: no seu sapatinho ficou bem fecadinho os pontos. Boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Olá Sônia!

    Ah... amiga! Ficou chic demais! Qualquer netinha fica atualissima com este modelito. Amei!!!
    Bjos,

    Norminha

    ResponderExcluir
  14. Parabens esta lindo!

    A Idade de Ser Feliz

    Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
    somente uma época na vida de cada pessoa
    em que é possível sonhar e fazer planos
    e ter energia bastante para realizá-las
    a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

    Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
    e desfrutar tudo com toda intensidade
    sem medo, nem culpa de sentir prazer.

    Fase dourada em que a gente pode criar
    e recriar a vida,
    a nossa própria imagem e semelhança
    e vestir-se com todas as cores
    e experimentar todos os sabores
    e entregar-se a todos os amores
    sem preconceito nem pudor.

    Tempo de entusiasmo e coragem
    em que todo o desafio é mais um convite à luta
    que a gente enfrenta com toda disposição
    de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
    e quantas vezes for preciso.

    Essa idade tão fugaz na vida da gente
    chama-se PRESENTE
    e tem a duração do instante que passa.
    Beijos
    Angela

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Muito linda essa sapatilha...
    Vou tentar fazer uma igual.
    Suas explicações estão ótimas
    Bjos no coração...

    Nega Crochê

    ResponderExcluir
  16. ola amiga ,nossa seu blog cada vez mais lindo adorei este sapatinho e suas explicaçoes ,para eu que ainda estou reaprendendo estou amando que nosso bom DEUS te abençoe sempre bjs.......
    mineira de BH,zilda regina
    oliveiraalvespinto53@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Sônia, surpreendente!!!! Muito fofo o sapatinho no seu ponto...rsrs...mimoso, amei!!!! O outro também ficou super lindo...vc agora na onda das roupinhas de bebê não é...rsrs...seguro que está amando fazê-las!!!!
    Só para confirmar, eu deixei um coment no seu blog acho que na semana passada deixando um endereço da loja aqui, não sei se vc recebeu. Também as agulhas clover é aquilo mesmo que te disse antes, não te as finas. Qualquer coisa é só dizer!!!!
    Beijinhos e ótimo resto de semana pra vcs!
    Silvana

    ResponderExcluir
  18. Oi Amiga
    ., . - . - , _ , .
    .) ` - . .> ' `(
    / . . . .`\ . . \ Vim te oferecer uma rosa
    |. . . . . |. . .|
    . \ . . . ./ . ./
    .. `=(\ /.=` toda perfumada
    .... `-;`.-'
    ......`)( ... , para aromatizar
    ....... || _.-'|
    ........|| \_,/o seu dia...
    ........|| .*´¨)
    ¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` *
    *´¨) мιℓ вєιנoѕ♥*♥
    ¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` **♥*♥

    Adelaide

    Estes sapatinhos estão lindos,vou tentar fazer,depois digo como ficaram.

    ResponderExcluir
  19. Oi Sonia, lindo sapatinho e adorei a dica para fazer flor de tecido. Ficou muito delicada e acho que a idéia pode ser muito bem aproveitada para fazer fundos compondo com flores de crochê. Como sempre você trasmitindo ótimas idéias. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  20. Hola Sonia.
    Precioso el babero que has tejido y, como siempre, tus explicaciones son clarísimas.
    Ese bebé va a lucir muy bonito con todo lo precioso que hace su abuela.
    Un abrazo desde Montevideo, Uruguay

    ResponderExcluir
  21. Simples e lindo amiga, só vc mesmo, está perfeito com seu ponto!!Adorei!!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  22. Amei esse sapatinho!! Vou fazer para a Marina, minha sobrinha que vai nascer em maio.
    bjos

    ResponderExcluir
  23. Olá Sonia, eu já babei um milhão de vezes com seus croches, não tenho palavras para expressar minha admiração... esse sapatinho então... é maravilhoso! Querida, tenho a revista sim e vou providenciar.
    Obrigada por suas palavras carinhosas.
    Abraços
    Inez

    ResponderExcluir
  24. Olá Sonia, já estive aqui umas 20 vezes, se não for mais, estou tentando fazer o PSM, consegui, mas o meu ficou feio. Agora vim imprimir a receita desta sapatilha, vou tentar fazer, depois te conto o resultado.
    Abraços
    Inez

    ResponderExcluir
  25. Carmen Fernandez para mim 20 fev
    Buen dia Sonia Maria, como siempre a primera hora del dia entro a su página que no me cando de admirar y tratar de entender mejor sus tutoriales, le agradecería si no es mucha molestia hacerme llegar el tutorial del Punto Sonia Maria, es tan lindo y tan tierno me gustaria tratar de hacerlo para realiza unos sapatinos para bebes. Un fuerte abrazo

    Carmen de Fernandez
    Ciudad Bolivar, Venezuela

    ResponderExcluir
  26. Olá,amiga.amei esse sapatinho.parece que foi feito pra um anjinho.estou tentando fazer pois ainda naum tenho muita experiencia,mas sua receita é muito boa de acompanhar.bjs
    bia

    ResponderExcluir
  27. Olá,li e reli,varias vezes,não consegui entender,achei muito lindo,vou continuar tentando,será que vc poderia detalhar a receita para mim,ou tem no blog detalhado,desde a sola.

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Sônia,
    Lindo este teu ponto, realmente nunca vi nada parecido!
    Só me esclarece uma coisa: para fazer a segunda carr. onde eu prendo os "lacinhos", é por trás dos laços da primeira carreira? estou com dificuldade para entender esta parte.
    Bjs, obrigada por dividir teu talento conosco! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  29. Ola,

    parabens pelo trabalho. qual linha usou ???

    ResponderExcluir
  30. Oi Sonia!
    Queria dizer que achei lindo o trabalho, fui fazer a sapatilha e quando cheguei ao final para fechar os pontos eu não consegui fecha-los como vc explica na receita, gostaria de saber se vc poderia fazer um video explicando como faze-la!
    Seus trabalhos são lindo!
    Obrigada por dividir conosco!

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Sônia!
    Esse sapatinho ponto que você idealizou é realmente muito lindo e versátil, qualquer peça com certeza ficará muito bem com ele, como este lindo sapatinho para bebê que você fez. Parabéns pelos seus belos trabalhos e por compartilhá-los sempre conosco. Beijos Josinha e espero que você tenha tido um excelente dia das mães!

    ResponderExcluir
  32. Angela Barabba de Sousa, disse no Facebook:

    "Que eu daria para esse sapatinho: Sapatinho de Princesa !!!"

    sexta às 20:17 · Curtir

    ResponderExcluir
  33. Alessandra Macedo, disse no Facebook:

    "Muitooo lindo, digno de princesas, com certeza!!!!"

    sexta às 20:39 · Curtir

    ResponderExcluir
  34. Carolina Lisboa, disse no Facebook:

    "Gracias sonia estan de lujo saludos"

    sexta às 22:00 · Curtir

    ResponderExcluir
  35. Gloria Elizabeth Sagredo Salcedosegunda-feira, 1 de agosto de 2011 19:20:00 BRT

    Gloria Elizabeth Sagredo Salcedo, disse no Facebook:

    "Muito lindo Sonia, graças por compartirlo."

    sexta às 22:09 · Curtir

    ResponderExcluir
  36. Itamar Ferreira Pimenta, disse no Facebook:

    "É msm muito lindo!!! vou tentar fazer, e com seu pap não deve ser díficil!! bjs

    sexta às 22:16

    ResponderExcluir
  37. Candida Maria Cunha Dos Santos, disse no Facebook:

    "QUE LINDO"

    sábado às 10:13

    ResponderExcluir
  38. Alessandra da Silva, disse no Facebook:

    "Ai que fofo!"

    sábado às 13:43

    ResponderExcluir
  39. Cibele Luiza Escudeiro, disse no Facebook:

    "Pena que minha filha filha já tá grandona, senão iria fazer um pra ela. Lindo!"

    sábado às 15:39

    ResponderExcluir
  40. Rosa Jordão, disse no Facebook:

    "Ai q lindinho!! cade uma netinha pra eu fazer um ?!?!rsrs*"

    sábado às 17:27

    ResponderExcluir
  41. Benícia Prado, disse no Facebook:

    "muito fofo."

    há 6 horas

    ResponderExcluir
  42. Carolina Lisboa, disse no Facebook:

    "esta muy bien explicado sonima asi si saldra mil grcias"

    29 de julho às 22:22

    ResponderExcluir
  43. Vera Guidini, disse no Facebook:

    Nossaaaa que fofinhooooo!!!!

    há 9 horas

    ResponderExcluir
  44. Katia Ribeiro, disse no Facebook:

    Acessórios um doce Sonia, vou começar minha linha de sapatinhuusss e qro incluir este seu , bjao e parabensssss !!

    há 5 horas

    ResponderExcluir
  45. Katia Ribeiro, Se o fizer me avisa quando postar para que eu possa anotar no blog que você o teceu e postar no blog do Ponto Sônia Maria. Ok?
    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Benícia Prado, disse no Facebook:

    fofucho

    há 6 minutos

    ResponderExcluir
  47. Simone Souza, disse no Facebook:

    Lindo amiga!..bjs

    há 2 minutos

    ResponderExcluir
  48. Olá amiga!!!!
    Que maravilha !!!! Lindo trabalho e obrigada por compartilhar bem detalhadamente ....obrigada beijos
    Érica Hisaba SP/SP

    ResponderExcluir
  49. Oi Falando de Crochet!!! Sonia M.
    Sapatinho lindo!!!
    SÔNIA ALMEIDA,disse no Facebook:
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, pela atenção Sônia Almeida! Beijos

      Excluir
  50. Oi, Sônia!

    Que programa você utiliza para elaborar os gráficos? Gostaria de elaborar os meus.

    Fico no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane Colling, uso o Paint... Desenho com o mouse... Dá trabalho mas no final vale a pena... Bons Gráficos pra você. Bjs

      Excluir
  51. Nossa!!! Muitíssimo lindo!!! Parabéns e muito obrigada por compartilhar. Bjuussss!!!!

    ResponderExcluir
  52. Olá querida!
    Esse sapatinho é muito lindo e delicado, assim como você!
    E o ponto que você criou é maravilhoso! Fico aqui babando em todos os trabalhos que você faz com ele. Parabéns!!!
    Obrigada por dividir com tanto carinho (já te disse que sou sua fã, né?!) suas peças e suas receitas.
    Beijocas,