21 agosto 2007

PASSO-A-PASSO E GRAFICO DO CACHECOL DE CROCHET - PONTO SÔNIA MARIA

Olá, amiga (o)!

Finalmente o gráfico e o passo-a-passo do Ponto Sônia Maria. Esse é um CACHECOL DE CROCHE TUBULAR... Vocês devem estar estranhando o nome... Porque não Ponto Mistério Sônia Maria? Pois bem! Descobri um ponto de crochet que se chama Mistéry Stitch. E por coincidência, também como o meu se parece com tricot. Quem colocou homenagens nos blog peço mudar o nome por favor. Assim estarão me ajudando e muito. Me desculpem pelo trabalho.

Vamos ao PASSO-A-PASSO...

CACHECOL DE CROCHE PONTO SONIA MARIA

MEDIDA: 
1,50 cm x 9 cm de diâmetro.

MATERIAL: 

  • Lã Mollet da Círculo,
  • Agulha de crochet - 3 mm,
  • Tesourinha e 
  • Agulha de tapeceiro.

Esse cachecol é feito em crochet circular e em 3 partes. 

Faz-se a primeira parte (75 cm), que é a metade do cachecol. 
Depois, a segunda parte que começa a partir do início da primeira parte e vai até completar os 1,50cm.
Na terceira e ultima parte faz-se os pom-pons e fixa-os um em cada ponta.

1ª PARTE 
A primeira parte deste cachecol mede 75 cm, ou seja, a metade do cachecol.

1ª CARREIRA
- Faça 11 correntinhas e volte prendendo com um ponto baixíssimo na 1ª correntinha. Esta pronta nossa primeira alça; 
- Faça 14 correntinhas e volte prendendo na 4ª correntinha, pegando 2 fios da base. Esta pronta a nossa 2ª alça;
- Repita este procedimento até completar 5 alças;
- Feche com um ponto baixíssimo na base da primeira alça ( bem no meio da alça). Esta pronta a nossa primeira carreira.

2ª E DEMAIS CARREIRAS
- Faça 14 correntinhas e volte prendendo com um ponto baixíssimo na 1ª correntinha, pegando dois fios (AQUI, VC TEM A OPÇÃO, AO FECHAR COM O PONTO BAIXÍSSIMO DE FECHAR PEGANDO UM FIOZINHO DA CORRENTINHA OU DOIS FIOS, PEGUE OS DOIS FICA MAIS FIRME E MAIS BONITO TAMBÉM). Esta pronta a primeira alça da nossa 2ª carreira. As 4 primeiras correntinhas é para subir.
- Fala 14 correntinhas e volte prendendo na 4ª correntinha, pegando 2 fios. Esta pronta a nossa 2ª alça da 2ª carreira.
- Repita este procedimento até completar 5 alças. Sem fechar o círculo.

ATENÇÃO!

HORA DO MISTÉRIO DO PONTO: 
- Com o auxilio da agulha de crochet, você vai passar as alças da segunda carreira dentro das alças da primeira carreira. Para isto introduza a ponta da agulha de crochet dentro da primeira alça da primeira carreira e busque a primeira alça da segunda carreira e passe por dentro desta primeira alça da primeira carreira. Esta feito o encaixe.Observe para que elas fiquem sempre com o ponto da correntinha do direito. Depois de passadas e encaixadinhas , feche esta segunda carreira com um ponto baixíssimo na base da primeira alça desta segunda carreira (AQUI TAMBÉM PEGANDO DOIS FIOS ). Se tentar fechar a carreira antes de encaixar todas alças, ela vai ficar virada e o ponto vai ficar do avesso. Ok? Portanto muita atenção neste momento.
- Faça quantas carreiras forem necessárias até atingir os 75 cm, que é a metade da medida do cachecol.
Pronto os 75 cm vamos à segunda parte.

2ª PARTE
Agora vamos fazer os 75 cm restantes. Teceremos até atingirmos 1,50 cm. 
Iniciaremos a partir do 1ª carreira da 1ª parte, para que os pontos fiquem no sentido contrário aos da 1ª parte . De forma que, ao colocá-lo no pescoço os pontos, das duas pontas, tenham o mesmo sentido.

1ª CARREIRA
- Faça 11 correntinhas;
- Passe esse fio de correntes por trás da base da 1ª alça da 1ª carreira da 1ª parte;
- Forme uma alça fechando este fio de correntinhas com 1 ponto baixíssimo.
- Faça 14 correntes, puxe a lã do ponto, como se fosse cortá-lo, retire a agulha e a introduza por trás da 2ª alça da 1ª carreira da 1ª parte. Volte a agulha para a 14ª correntinha e feche a alça com 1 ponto baixíssimo na 4ª correntinha, pegando 2 fios (AQUI TAMBÉM VC TEM A POSSIBILIDADE DE PEGAR UM OU DOIS FIOS AO FAZER O PONTO BAIXÍSSIMO, PEGUE DOIS FIOS) . 
- Repita este procedimento até completar 5 alças.
- Finalize a carreira com um ponto baixíssimo.

2ª E DEMAIS CARREIRAS
- Faça 14 correntinhas e volte prendendo com um ponto baixíssimo na 4ª correntinha.
- Repita os procedimentos até completar as 5 alças.
- Passe alça dentro de alça finalize com um ponto baixíssimo. Esta pronta a 2ª carreia da 2ª parte.
- Faça quantas carreiras forem necessárias para completar 1,50 cm.
Finalizados os 1,50 cm, vamos aos pom-pons.

3ª E ÚLTIMA PARTE
- Faça 2 pom-pons, deixando os fios de lã, que os amarrou, em tamanho suficiente para a fixação dos mesmos nas pontas do cachecol;
- Com uma agulha de tapeceiro, passe uma das pontas da lã que amarrou o pom-pom, dentro das alças da ponta do cachecol e fixe-o bem na ponta do cachecol. 
- Repita o procedimento com o outro pom-pom.

VÍDEO DO CACHECOL PONTO SONIA MARIA com a nossa querida Profª Elaine do www.elainecroche.blogspot.com

VÍDEO 1

VÍDEO 2

Veja o GRÁFICO DO CACHECOL abaixo.

Qualquer duvida é só falar.

Bons Croches!

Abraços com carinho,

Sônia Maria

27 comentários:

  1. Olá Sônia
    Amiga, seja qual for o nome...vai ser sempre O MARAVILHOSO PONTO DA SÔNIA!

  2. °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
    Você, meu amigo virtual,
    faz parte do meu mundo real!!!
    Receba o carinho do meu
    abraço virtual/real!

    °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia!!! Que lindo cachecol, adoro esta cor!!! Passei pra ver as novidades e te desejar uma semana abençoada, bjos...

    ResponderExcluir
  4. Olá Amiga!!!
    Lindo seu cachecol, vou fazer um...rsrs.
    Vim desejar a vc uma otima semana cheia de ideias maravilhosas para vc dividi-las com nós.
    Obrigado por tanto carinho...bjuss

    ResponderExcluir
  5. Olá,amiga. Você está de parabens seja qual for o nome. Já olhei o video e tudo aqui. Belas sugestões. Desejo um bela semana pra você! Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  6. Hola sonia maria!
    gracias por tu visita siempre presente en mi pequeño lugar en el mundo.
    queria volver a pedirte si tenes informacion de imagenes más grandes de Color bright creatures, que lo tenes en uno de tus links son mantas con animalitos...creo que es de lecy pero no estoy segura... alguna mantas traen la carita de un oso y estoy muy triste porque no llego a leer ni con lupa el patrón.
    Gracias Sonia por todo
    Besos desde Argentina!!!

    ResponderExcluir
  7. Não importa que nome tenha, importa que vc o inventou e tem o seu nome.Ótima semana.
    elizabeth
    eljeso@bol.com.br

    PS não concsegui abrir a pagina dos termos japones/ingles

    ResponderExcluir
  8. Oi Sônia! Então, meu marido fica todo bobo com o reconhecimento do meu trabalho pelas pessoas. Ele que cuida do blog, incentiva, um fofo.
    Mas que bom teres comentado no blog dele, e as visitas no site dele são sempre vindas do meu heheheh...A viagem para Europa era um sonho dele, ficamos um mês por lá, minha mãe na época morava na Itália e aproveitamos para passar o natal com ela, foi tudo maravilhoso.
    Mas este seu ponto é demais, ele até parece tricô, bem diferente. Parabéns novamente!!!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  9. Olá Sônia,tudo bem?Eu vi os videos do ponto Sônia Maria no blog da Elaine,e me animei,estou fazendo uma bolsa,espero que fique bonita,rsrsrs,o ponto é lindo,parabéns pela criatividade,é muito bom ter pessoas como vcs pra nos inspirar,bjim e boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sônia
    Hoje vou mudar a gif e já te mando.Mudei tudinho lá também.
    Bjos!!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Sônia minha riqueza

    Estava com saudades e vim te ver.
    Te desejo que seu dia seja ricamente abençoado e só lhe traga alegrias.Tenha um bom dia
    Beijos carinhosos
    Salomé

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Passei pra deixar um oizinho e contar que postei meu primeiro trabalho no blog.
    Passa por lá e deixe sua opinião.
    Abraços
    Anjinha

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Passei para deixar um olá e um beijo, aproveito para dizer que tem novidade no meu blog. Tá com curiosa???? Passe por lá e deixe o seu comentário, beijos

    Cris
    www.crochetinspiration.blogspot.com

    "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo Fim."
    Chico Xavier

    ResponderExcluir
  14. Passei aqui para me encantar com seu blog, deixar um carinho e dizer que é muito bom passear pela net e encontrar um cantinho com trabalhos lindos para apreciar e imagens tão lindas de se ver.
    Seu blog é muito agrádavel.
    Tanto o ponto quanto o nome são lindos.
    Sucesso sempre!
    Edna Araújo

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga obrigada pela visita no meu blog, ja estou bem, só minha perna que dói ainda, mas graças a Deus as mãos já podem trabalhar, hehehehe, que lindo esse cachecol, vou tentar fazê-lo, depois te conto se deu certo, beijocas, Tathy

    ResponderExcluir
  16. Sônia amiga, vim dar uma olhada no seu blog e, como sempre o encontro cheíssimo de novidades. Aquele tapete com tres cores certamente irei fazê-lo para presentear neste natal. E também vou fazer uma bolsa com o seu ponto, que pode ter qualquer nome será sempre conhecido como SEU. O ponto da Sônia Maria.
    Beijões
    Rita

    ResponderExcluir
  17. Boa noite,amiga.........
    Como disse antes este ponto é lindo.
    Beijos..Sandra Coatti

    ResponderExcluir
  18. Olá, Amiga!!!

    O que importa é que todas nós adoramos o Ponto Sonia Maria, e
    eu já estou fazendo a minha bolsa e vou fazer o cachecol também!
    Obrigada pelo gráfico Amiga!!!
    Um Bom Dia para Você!

    Bjss
    Rose

    ResponderExcluir
  19. Ilá,ja havia passado por aqui,só não deidei comentário,porque o sono me dominou.
    Ficou maravilhoso seu pap.Estou tentando fazê-lo.Depois lhe mostro.
    Bjos,Nena

    ResponderExcluir
  20. Nossa,acho que o sono ainda não acabou,digitei vários erros,desculpe!

    ResponderExcluir
  21. Oi soninha

    Eu já havia visto o video na Elaine e já tinha tentado..é facil e muito pratico e lindo. Bjs Heloisa Reis

    ResponderExcluir
  22. Muito bonito mais acho que o entendimento fica mais claro em video assim só com a receita dificulta a fabricação.

    ResponderExcluir
  23. É verdade, para malgumas pessoas só a explicação assim fica um pouco complicada para a execução, seria melhor se colocasse em video, concerteza muitas pessoas iriam adorar. obrigada

    ResponderExcluir
  24. Vanda,
    o vídeo já existia... Acabei de postá-lo para você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. :) , Eu gostei deste projeto em sua página, você está contribuindo com muita informação ! Este site é muito útil!
    Estou Kacie , eu vivo em Leicester, e eu vou ser um fã desta página, meus interesses não pode ser no melhor interesse de todos , mas vou dizer-lhes qualquer forma estou muito encontrada de natação , bem como programas de TV e eu também jogar um monte Muse no meu roadtrips , estou sem namorado agora para que os usuários do sexo masculino .... just kidding :) ! Eu já tentei de namoro online Não funcionou muito bem ....
    Fiz este comentário porque como eu já disse que eu realmente gosto neste site Eu também tenho uma placa assim como você , mas o meu é muitos diferente da sua , trata-se de poker grátis dinheiro ....:)
    Além disso, vou ter de pedir desculpas pela minha escrita é a única maneira que encontrei para se comunicar com você ....Boa tarde a todos vocês , Goodbye