26 julho 2014

GORRO DE CROCHET BEGE COM PASSO-A-PASSO

Olá, amiga(o)!

Dizem que "Recordar é viver"... Postei esse GORRO DE CROCHÊ COM PASSO-A-PASSO E FLOR em 10 jun de 2007. Ele e esse outro, na cor azul, http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2007/05/gorro-de-crochet-azul-com-flor.html, fizeram muito sucesso e ainda fazem  até hoje... Por isso refiz esse post e o estou republicando. 
GORRO DE CROCHÊ COM FLOR 

MATERIAIS:
  • Lã Pingouin Família - cor 501;
  • Agulha para crochê 3,5 mm;
  • Agulha de tapeceiro e Tesourinha, para o arremate.
MEDIDA:
Fiz esse Gorro com 22 cm de altura por 53 de circunferência. Gorros com barras viradas apertam mais. Meu ponto é apertado e talvez dê diferença pro seu. 

  • Para tecer um GORRO PARA ADULTO, siga as medidas da tabela a seguir:

  • Para tecer um GORRO PARA BEBÊ OU CRIANÇA, siga as medidas das duas tabelas a seguir:

BASE:
  • Faça 4 correntinhas e feche com um ponto baixíssimo, formando um anel;
1ª CARREIRA: 
  • Faça 1 correntinha pra subir;
  • Faça 8 pontos baixos . 
  • A carreira ficou com um total de 9 pontos.
2ª CARREIRA: 
  • Faça 3 Correntinhas (corr) para subir (Se você o fizer com 4 Correntinhas (corr) esse ponto ficará saltando sobre o tecido de crochê e aparecerá uma emenda horrorosa);
  • Faça 17 Pontos Altos Duplos (pad), sendo 2 em cada Ponto Baixo (pb) da carreira anterior , inclusive nas Correntinhas (corr) iniciais. 
  • Feche a Carreira (carr) com um Ponto Baixíssimo (pbx).
  • A Carreira (carr) ficou com um total de 18 pontos.
3ª CARREIRA: 
  • Faça 43 Pontos Altos Duplos (pad) da seguinte forma: 
  • Faça 3 Correntinhas (corr) para subir, elas serão o nosso 1º Ponto Alto Duplo (pad). (Se você fizer com 4 Correntinhas (corr), esse ponto ficará saltando sobre o tecido de crochê e aparecerá uma emenda horrorosa);
  • Faça 1 Ponto Alto Duplo (pad) , no intervalo entre as 4 Correntinhas (corr) e o ponto alto duplo da carreira anterior;
  • Faça 1 Ponto Alto Duplo (pad) no próximo ponto alto duplo;
  • Faça 2 Pontos Altos Duplos (pad), no próximo intervalo entre os dos Pontos Altos Duplos (pad) da carreira anterior;
  • Pule 1 ponto alto duplo;
  • Faça 2 Pontos Altos Duplos (pad) ; 
  • Faça 1 Ponto Alto Duplo (pad) no ponto alto duplo seguinte; 
  • Continue a carreira fazendo 2 Pontos Altos Duplos (pad) no intervalo, pula 1 Ponto Alto Duplo (pad)  faz mais 2 Pontos Altos Duplos (pad); faz 1 Ponto Alto Duplo (pad) no ponto alto duplo seguinte. 
  • Feche a carreira com um Ponto Baixíssimo (pbx).
  • A Carreira (carr) ficou com um total de 43 pontos.

4ª CARREIRA
  • Faça 3 Correntinhas (corr), para subir (Se você o fizer com 4 Correntinhas (corr) esse ponto ficará saltando sobre o tecido de crochê e aparecerá uma emenda horrorosa) ; 
  • Faça 1 Ponto Alto Duplo (pad) em cada ponto alto duplo.
  • Feche a carreira com um Ponto Baixíssimo (pbx).
  • A Carreira (carr) ficou com um total de 43 pontos. A mesma quantidade da carreira anterior.

5ª CARREIRA
  • Faça 3 correntinhas pra subir (Se você o fizer com 4 Correntinhas (corr) esse ponto ficará saltando sobre o tecido de crochê e aparecerá uma emenda horrorosa);
  • Faça 6 pontos altos da seguinte forma:
  • Do 1º ao 4º fazer um Ponto Alto Duplo (pad) em cada um da carreira anterior; 
  • O 5º e o 6º você vai fazê-los no ponto 5 da carreira anterior.
  • Assim você fez um V e consequentemente aumentou o diâmetro do seu gorro.
  • A carreira foi aumentada e ficou com 52 pontos.

 CARREIRA
  • Repita os procedimentos da carreira 5.
  • A carreira foi aumentada mais uma vez e ficou em 63 pontos.

7 ª CARREIRA:
  • Repita os procedimentos das carreiras 6.
  • A carreira foi aumentada mais uma vez e ficou com 75 pontos.

8ª CARREIRA: 
  • Faça um Ponto Alto Duplo (pad) e cada um dos pontos altos duplos da carreira anterior. Aumente 1 ponto alto duplo logo no inicio da carreira para ficar com 76 pontos.
  • A carreira ficou com 76 pontos.

ATENÇÃO! 
Experimente a touca e veja se esta boa pra você. Meu ponto é apertado e talvez dê diferença pro seu.  Caso precise diminuir, diminua também em V. Ele vai ficar de cabeça pra baixo. Nunca pule ponto, o crochet fica feio e cheio de buracos.

As CARREIRAS de 9 a 14,  faça da mesma forma da oitava.
  • Elas ficarão com 76 pontos cada uma... ou com a quantidade que deu na sua medida.

15ª CARREIRA
  • Agora vamos fazer o vira do gorro.

1ª CARREIRA DO VIRA: 
  • Faça 4 correntinha, no 3º ponto fixe-a. Repita o procedimento por toda a borda do gorrinho. Seus 25 arcos para a base do vira do gorro já estão prontas.

 ATENÇÃO !
 Agora vire o trabalho para que o vira do gorrinho fique com o ponto do direito. Se você não virar ficará com o vira do avesso.
  • Faça 3 correntinhas para subir (Se você o fizer com 4 Correntinhas (corr) esse ponto ficará saltando sobre o tecido de crochê e aparecerá uma emenda horrorosa);
  • Faça um leque, com 3 pontos altos duplos, 2 correntinhas e mais 3 pontos altos duplos, no primeiro arco da sua esquerda;
  • Faça apenas 1 ponto alto duplo no arco seguinte;
  • Faça um leque no próximo arco. 
  • Continue repetindo esses procedimentos até o final da carreira.
  • Finalize a carreira com um ponto baixíssimo.

2ª CARREIRA DO VIRA 

Nessa carreira teceremos um leque dentro do outro, e o ponto alto duplo em relevo pegando por trás (por baixo), para formar aquela listra de trança:
  • Faça 3 pontos baixíssimos em cima dos 3 pontos altos duplos .
  • Agora que você chegou no centro do leque vamos fazer um leque neste arco.
  • Faça 3 correntinhas para subir, 2 pontos altos duplos, duas correntinhas, 3 pontos altos duplos. Esta pronto o nosso primeiro leque dentro do outro.
  • Agora faça 1 ponto alto duplo em relevo pegando por trás (por baixo) do ponto alto duplo da carreira anterior, para começarmos a formar a listra de trança que intercala os leques.

  • Repita esses procedimentos tá o final da carreira.

3ª E 4ª CARREIRAS
  • Repita os procedimentos da 2ª carreira.
  • Esta pronto o Gorrinho de Crochet . 
    • Agora faremos a flor.
2º PASSO:
Agora faça o Broche Flor de crochet .

  • O GRÁFICO DA FLOR DE CROCHÊ , veja abaixo. 

Se preferir faça a FLOR ENCARACOLADA: 
  • http://falandodecrochet.blogspot.com/2013/05/flor-de-croche-azul-tira-encaracolada.html.
Ao terminar a flor pregue um alfinetinho na sua base para prender quando quiser usar a flor no gorro... Assim você poderá usá-lo também sem a flor.

GRÁFICO DO GORRO DE CROCHÊ 

ATENÇÃO! 

Faça apenas 3 correntes para subir e iniciar cada carreira...Se você o fizer com 4 Correntinhas (corr), conforme desenhei no gráfico,   esse ponto ficará saltando sobre o tecido de crochê e aparecerá uma emenda horrorosa...

Veja QUEM TAMBÉM FEZ ESSE GORRO!
BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

Sonia Maria

52 comentários:

  1. Olá!!!

    Ficou simplesmente lindo!
    Parabéns!

    Fique com Deus!

    Beijinhos
    Natacha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Fique com Deus você também! Beijos

      Excluir
  2. Olá Sônia
    Lindo,prá variar!!

    Bjss
    Nilda

    ResponderExcluir
  3. ` - . (. '. `( . "A paisagem do mundo
    .... / . . . .`\ . . \ . enche de alegria
    .... |. . . . . |. . | .. qualquer coração
    ..... \ . . . ./ . ./ .. Espero encher o teu
    .........(\ /../\/)...de alegria com a
    .........`-;\;//..... importância
    ............\||.. deste
    .............||.simples
    .............||.comentario
    Lindo gorro!!!
    tenha uma otima semana, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sônia,
    Vim deixar essa flor e desejar
    uma linda semana!

    _________8"=,,88,
    _____8""=""8'__"88a88'
    .._.;88m a8___,8""_"8
    __"8"'__"88"__A"_____8;
    ___"8,__"8___8_______"8,
    ____"8___8,__8,_______"8
    _____8,__"8,_"8,_______8,
    _____"8,__"8,_"8mm""""""8m.
    ______"8,am888i"'___ 3,mm"
    ______,8"___8"__ 3.m888"
    _____,88P""""" 3I888888
    ________________"I888_
    __________________"I8,
    ___________________"I8
    ____________________"I8_
    ________,mmeem.m""i,_I8""__,mmeem,'.
    _______m""____._"8.8_I8__,8"___.__"88
    ______i8__._'__,mi""8I8_,8_._'__,8"_88
    ______88.'_,mm""____"8I88"m,,mm'" 8
    ______"8_m""_________"I8 ""'
    _______"8_____________I8
    ______________________I8
    ______________________I8""
    ______________________I8

    Beijos!
    Lecy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a flor, Lecy! Muito Obrigada pelo gesto de carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  5. Oi Amiga
    Que Lindo Gorrinho...Adorei...um charme
    PARABENS adoro seus Trabalhos
    TENHA UMA LINDA SEMANA
    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Uma semana linda pra você também, Andrea! Beijos

      Excluir
  6. Olá, Sonia!

    Mais um lindo gorrinho!!!
    Parabéns!
    Vim desejar uma Ótima Semana!
    Bjss
    Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga,está lindo seu gorro e eu continuo com os meus,mas dei uma paradinha para fazer a golinha da Rosi,atravez do seu gráfico e ficou ótimo sem problemas,vc é boa em desenho!Boa semana e bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia, Duda! Estou feliz por saber que meu gráfico te ajudou... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  8. Estou passando para lhe desejar uma ótima semana para vc, amiguinha.
    Bj,
    San.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Uma ótima semana pra você também, Sandra! Beijos

      Excluir
  9. Oi, visito o seu blog a um tempo e gostaria de te convidar para participar do meu fórum de artesanato. Ainda estou a procura de moderadores,
    Se quizer se candidatar, tem um tópico de cadastro. Espero que este fórum se torne uma grande comunidade de artesanato com muitas amigas para ajuda e troca de informações e ajuda mútua.
    http://www.ciadasagulhas.net/

    obrigada
    Ilze.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilze, muito obrigada pelo convite! Irei sim visitar o seu fórum de artesanato. Me sinto honrada pelo convite, mas, infelizmente não tenho como assumir um compromisso dessa envergadura. O blog já me toma um tempo imenso. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  10. Olá Sónia tenho um mimo para ti no meu blog, vai lá buscar.
    bjs da guida

    ResponderExcluir
  11. Gestos de carinho,
    Atenção e delicadeza,
    Fazem-nos perceber o
    Quanto algumas pessoas
    São especiais na forma
    De ser e, como são
    Bem-vindas as sua ações.
    Muito obrigada e uma
    Semana muito linda!!!
    A Baby manda lambidelas carinhosas!
    Bjs Kátia Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda mensagem, Katia! Amei! Uma semana linda pra você também! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  12. "São com simples gestos e poucas palavras que encontramos pessoas inesqueciveis".
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Edna! Me comoveu... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  13. Sônia, seu gorro ficou perfeito como sempre, lindíssimo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. OLÁ MINHA LINDA, PASSEI PARA TE ENTREGAR O SELINHO DO AMOR A MAIS NOVA BRINCADEIRA DAS MENINAS.
    PASSE NO MEU BLOG E PEGUE O SEU, E VEJA COMO PARTICIPAR..
    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, Sônia, que maravilha de touca. Linda. Eu também fiz uma esses dias, mas nem chega aos pés da sua. Maravilhosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que a sua ficou linda também! Vou passar por lá pra ver ... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  16. O minha linda me perdoe apageui sem querer seu comentário, pensei que tinha publicado, fiquei triste.
    Passei só pra te pedir desculpas.
    Beijos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem porque, Roseny! Acidentes acontecem. Passo de novo e faço outro comentário. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  17. Oi, Sônia, tudo bem?
    Lindo gorro, queria fazer um roxo pra combinar com o cachecol que eu fiz usando aquele teu gráfico de abacaxi, que na tua receita é uma echarpe, lembra?
    Pois fiz, assim que postar lá no blog eu tu aviso, nem fotografei ainda, acabei ontem a noite, ficou lindo. Até já imprimi a receita da touca, mas não tem lã suficiente...
    Gostei da flor de enrolar, vou tentar ela também.

    1. Que boa notícia, Luz Weber! Me avise quando postar. Vou adorar ver e anotar aqui que você o teceu. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  18. Eu já fiz alguns desses gorros, seguindo a sua receita!
    Ficam realmente lindos!
    Estive postando um recadinho para sua amiga da Turquia. É muito legal ter amizades em toda parte do mundo. Deixei o recado em alemão (é melhor que o meu inglês)!
    Te desejo uma ótima semana!
    Bjks
    Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana estou muito feliz por saber! Realmente é maravilhoso interagirmos com pessoas de todos mundo... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  19. oi amada boa tarde amei o seu blog seus trabalhos sao lindos esses gorrinhos que voce postou sao maravilhosos obrigado por compartilhar o passo a passo.seria pedir muito que voce me mandasse a receita de um bolerinho infantil com manga comprida pois minha sobrinha fez um aninho e quero presentea-la se voce puder me atender eu lhe serei eternamente grata- beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, Maria Aparecida!
    Você não me deixou seu e-mail para resposta... Espero que você volte e veja minha resposta...
    Eu não tenho uma receitas especificamente de um casaquinho de mangas longas para bebe de 1 aninho... Veja no meu blog o CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS FLORES DELICADAS... Nele tem uma tabela... Com base no gráfico que forneci e seguindo a tabela você faz casacos até para adulto... Ok? Siga o link e veja:
    http://falandodecrochet.blogspot.com/2011/03/grafico-casaquinho-croche-flores.html
    Bons Croches!

  21. Olá, amiga.
    Td bem?
    Já fiz o gorro, postei no meu Blog. A única coisa de diferente, é que ao invés de fazer o ponto alto duplo, fiz com ponto alto normal, porque é para uma criança de 5 anos.
    Dá uma olhada lá, e me diz o que achou.

    Bjks, fica com Deus.
    Obrigada pelas dicas.

    Rose Luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa, Rose Luz! Vou anotar agora aqui no blog que você o teceu e fazer um link para o seu blog. BMuito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  22. Oi Sonia, fiz um tapete seguindo suas orientações
    meu blog: http://ateliedameiroca.blogspot.com/
    Ai tbm tem uma touquinha que fiz com suas orientações
    Obrigada!
    Bj
    Meire Cortês
    http://ateliedameiroca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire,
      Seu gorrinho ficou maravilhoso!
      Acabei de anotar nos posts dele que você os teceu e fiz links para o seu blog.
      Muito Obrigada, pelo link atencioso!
      Abraços com carinho,
      Sônia Maria
      4 de fevereiro de 2012 19:02
      Com carinho,
      Sônia Maria

      Excluir
  23. Que lindo! Estava procurando uma receita fácil e com resultado bonito para fazer para minha filha! Obrigada pelo tutorial tão cuidadoso e detalhado! Vou fazer e depois mostro como ficou! Adorei o blog, já estou te seguindo!

    1. Tatiana, que bom que você gostou! Quando publicar me avise... Terei imenso prazer em ver o seu Gorrinho, anotar aqui no blog que você o teceu
      e fazer um link para o seu blog. Muito obrigada pelo seu carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  24. Amei este gorro e tem tanta coisas lindas no teu blog que não consigo ver tudo, estou procurando as sapatilhas que vi no face. Obrigada amiga por compartilhar . Bjinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! As sapatilhas veja no link a seguir: Beijos

      Excluir
  25. Sonia , śliczną czapeczkę wydziergałaś. Pozdrawiam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      (Dziękuję bardzo za troski i uwagi, dziewczyny! Buziaki)

      Excluir
  26. Amei!!! Muito fofo!!!

    Bjs e uma Ótima Semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Regina! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos