Pular para o conteúdo principal

COLETINHO DE CROCHE PALA ARREDONDADA E TRESPASSADO

Olá, amiga(o)!


No título chamei essa peça de COLETINHO DE CROCHÊ... No entanto colete não tem mangas... E esse tem uma manguinha curtinha, portanto acredito que ele seja um CASAQUETO DE CROCHÊ...

Eu o teci para a minha netinha Isabela, que está com 1 ano e 8 meses.  Ele tem PALA ARREDONDADA, é TRESPASSADO e tem duas PREGAS na costas.


A seguir foto dela com ele... Não é fácil tirar uma boa foto de criança, mas dá pra você ter uma ideia de como ficou no corpo dela.



A seguir foto das costas... Ela, assentada no assoalho... Ainda farei uma peça com uma prega macho... Não gostei dessas pregas dessa forma...  O fio também não me agradou muito... Ficará bem melhor se trocado por uma fita de veludo...




O próximo casaqueto que fizer não franzirei a manguinha... Não caiu bem...

Resumindo mudaria muita coisa nele... Mas fica aqui a forma que o teci... Fica a seu critério fazer as mudanças ou não...

Você se lembra daquele COLETINHO DE CROCHE BRANCO   que fiz pra Isabela, quando ela ainda era bebê? Pois bem, esse já não fecha mais, de tão apertado, e já está bem velhinho também.

Esse casaqueto é uma peça muito prática para o uso diário.  O teci usando apenas  uma cor de lã para que ele harmonize melhor com todas as roupinhas da Isabela.  No entanto,  se o tecermos usando varias cores de fios ele ficará lúdico e lindo, também. As crianças adoram cores vivas... Ainda farei um listrado e bem alegre pra Isabela.





Veja como ficou as costas e me diz o que achou. As duas pregas é para remeter a ideia de uma PREGA MACHO. Ela deu um charme especial ao casaqueto, mas pode ser melhorada.  



Veja fotos dele pelo direito e avesso. 



PASSO-A-PASSO ESCRITO DO CASAQUETO DE CROCHÊ, que também pode, com alguma mudança se transformar em um COLETINHO, CASAQUINHO, BOLERINHO ou até mesmo um VESTIDINHO, dependo do comprimento que você der a ele e suas Mangas...

TAMANHO: 
1 ano e 8 meses. 

ATENÇÃO! Caso queira tecer esse modelinho para recém nascido use lã SUPER BEBE e agulha compatível. Só o fato de mudar a agulha e a lã já diminui o tamanho da roupinha. O inverso também é verdadeiro.

MATERIAL NECESSÁRIO:

- Lã Mollet da Círculo (ATENÇÃO, amiga! Não recomendo esse fio. Lavei o casaquinho para entregar para Isabela, como manda o figurino, dando apertadinhas e com todo cuidado... Resultado: A lã ficou angorá... Ou seja, com os pelos enormes. Ela deve ser excelente para feltrar. Quase feltrei o casaquinho. Já estou até pensando nisso... Se o feltrar te mostro... Portanto, recomendo que você use dois fios da Lã Superbebe, que é a lã que conheço, que fiz pra minha neta, ela usou por quase 2 anos e a lã ainda está perfeita). Essa lã é de um estoque antigo que tenho... Estou querendo dar fim no meu estoque de lã também :-)))
- Agulha de Crochê 4,5 mm;
- Tesourinha e Agulha de Tapeceiro para o arremate.

MEDIDAS:
Decote: 32 cm = 19 Carreiras (carr);
Altura da Cava ao decote: 13 cm = 9 Carreiras (carr);
Circunferência da Cava: 31 cm = 36 Pontos Altos (pa);
Costa: 28 cm (depois de costurada a  prega);
Busto: 62 cm;
Largura do casaco na região da barra: 80 cm;
Altura do Casaco na parte da frente: 28 cm = 21 Carreiras (carr);
Medidas do final da cava até abertura do casaco: 14,5 cm;
Fio de Correntinhas (corr): Composto de 3 fios de lã, 56 Correntinhas (corr) = 54 cm
BASE DO DECOTE: Atenção, amiga! Esse coletinho tecemos no sentido do decote para a barra...
49 Correntinhas (corr) para o decote.
1ª CARREIRA (carr):
49 Pontos Altos (pa).
2ª CARREIRA (carr):
  1 Ponto Alto Inicial (pai) +
  1 Ponto Alto (pa) 
  1 Ponto "V" (= 2 Pontos Altos no mesmo ponto de base) +
43 Pontos Altos (pa)  +
  1 Ponto "V" (= 2 Pontos Altos no mesmo ponto de base) +
  2 Pontos Altos (pa) . 



3ª CARREIRA (carr):  
Para formar o excesso de tecido de crochê, suficiente para formar o MACHO, aumentei a quantidade de PONTOS ALTOS  EM "V", na região das costas como você pode ver realçado na foto acima 👆.
1 Ponto Alto Inicial (pai) +
1 Ponto Alto (pa) 
1 Ponto "V" (= 2 Pontos Altos no mesmo ponto de base) + 2 Pontos Altos (pa) + ... E assim sucessivamente até o 22º Ponto. 
Nesse local teça 1 Ponto Alto em "V" + 
1 Ponto Alto (pa) +  
3 Ponto "V" + 
1 Ponto Alto (pa) +  
1 Ponto Alto em "V" . 
A partir desse ponto volte a tecer 2 pontos altos +   1 Ponto Alto em "V" até o final da Carreira (carr). No final dessa carreira restarão 3 pontos Altos (pa).
4ª CARREIRA (carr):
Teça-a da mesma forma indicada para a 2ª Carreira. 
5ª CARREIRA (carr): 
1 Ponto Alto Inicial (pai)  +
1 Ponto Alto (pa) +
1 Ponto "V" (= 2 Pontos Altos no mesmo ponto de base) +
2 Pontos Altos (pa) +   
1 Ponto "V" (= 2 Pontos Altos no mesmo ponto de base) + 
2 Pontos Altos (pa) + 
 E assim sucessivamente.
6ª CARREIRA (carr):
Nessa Carreira (carr) teça apenas Pontos Altos (pa).

7ª CARREIRA (carr):
Repita os procedimentos da 2ª Carreira (carr), respeitando a quantidade de pontos.

8ª CARREIRA (carr):
1 Ponto Alto Inicial (pai)  +
1 Ponto Alto (pa) +
1 Ponto "V" (= 2 Pontos Altos no mesmo ponto de base) +
2 Pontos Altos (pa) +   
1 Ponto "V" (= 2 Pontos Altos no mesmo ponto de base) + 
2 Pontos Altos (pa) +  
E assim sucessivamente...

9ª CARREIRA (carr):
 1 Ponto Alto Inicial (pai) +  
 1 Ponto Alto (pa) +  
 1 Ponto "V" (= 2 Pontos Altos no mesmo ponto de base) 
 Pontos Altos (pa)  até o 4º ponto antes do final da carreira +  
 1 Ponto "V" (= 2 Pontos Altos no mesmo ponto de base) +  
 1 Ponto Alto (pa) +
 1 Ponto Alto (pa) +    
10ª CARREIRA (carr):
  • Teça 24 Pontos Altos (pa) +
  • 5 Correntinhas (corr) ; 
  • Pule 37 Pontos Altos (pa)  e 
  • Teça Pontos Altos (pa)  até o 62º ponto que anteceder os 61 últimos pontos;
  • Teça 5 Correntinhas (corr) ; 
  • Pule 37 Pontos Altos (pa)  e  
  • Teça  24 Pontos Altos (pa).
Da 11ª até a  21 CARREIRA (carr)
Teça 103 Pontos Altos (pa) sem nenhum acréscimos.

ATENÇÃO!
Caso você queira que essas partes, quer ficão abaixo da pala, continuem retas teça 2 Pontos Altos em "V" em cada Carreira (carr), sendo o primeiro deles, sempre no 3º ponto do início da carreira  e o segundo deles, no antepenúltimo ponto do final da carreira.

Sabe aquele  bico que se forma saindo do decote e indo até a base da cava? Ele se forma  devido aqueles 2  Pontos Altos em "V" que sempre teço logo início das carreiras de apenas Pontos Altos.  Se você quiser que ele fique reto,  teça apenas Pontos Altos (pa), sem aqueles 2 Pontos Altos em "V".  Assim a parte da frente ficará reta também na parte da pala e seu colete, casaco ou vestido terá as partes da frente retinhas.
Agora que o coletinho está pronto, vamos fazer o ACABAMENTO:
Não se assuste se tiver formado um papo nas costas. Esse é o excesso de tecido de crochê que precisamos pra formar a PREGA MACHO.

Para formar esse MACHO nas costas como você viu na receita, aumentei a quantidade de PONTOS ALTOS  em "V" na região do pala. Para que ficasse bem certinho costurei com pontos sumidos pelo avesso. 

O acabamento do decote: É todo em Pontos Baixos (pb).
Já o acabamento da abertura da frente: É todo de 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr), outro Ponto Baixo (pb) + 2 Corrente (corr) e assim sucessivamente. As 2 Correntinhas (corr)  ficam em paralelo com o ponto alto.

O acabamento do contorno da Barra: É todo em Pontos Baixos (pb).



Já o acabamento que forma franzidinho da cava/manga é tecido da seguinte forma:
9 Pontos Baixos (pb) no início da parte frente + 
9 conjuntos de 2 Pontos Baixos  fechados juntos (pbfj) , com a finalidade de franzir a cava/manga  +
10 Ponto Baixos (pb) na parte de trás. 
Na 10ª Carreira (carr) de Ponto Altos (pa), onde se inicia a parte do corpinho e forma a cava, não fiz acabamento algum.
OS FIOS DE CORRENTINHAS, que servem de cinto para amarrar o Coletinho, iniciei, nas pontas de cada bico das partes da frente, no penúltimo ponto, inserindo a agulha no tecido de crochê, pescando os 3 fios de lã e tecendo, a partir dali, 2 Pontos Baixíssimos Sobreposto (tipo ponto corrente de bordado). Depois é só continuar tecendo as 56 Correntinhas (corr) = 54 cm. Faça isso nas duas pontas. 

Observe que eu não fiz casas para passar os FIOS DE CORRENTINHAS. Eu os passei entre os Pontos Altos (pa). 


Depois dos 2  FIO DE CORRENTINHAS  prontos, passe um dos FIOS por baixo, de uma das partes da frente, puxe-o entre dois Pontos Altos, que ficam na carreira logo abaixo da cava, e o direcione para a parte das costas, como você pode ver na foto a seguir. 



O outro FIO DE CORRENTINHAS virá por cima, da outra parte da frente, passando por baixo de 3 pontos altos também na região logo abaixo da cava e voltando para fora para poder ser amarrado com o outro formando assim um laço.


Na foto a seguir veja como o laço fica delicado e gracioso. Se você não gostou use uma fita de veludo. Com certeza ela contribuirá para que a peça fique com aspecto de roupa mais fina. Ou use uma fita a seu gosto, boladinha, listradinha etc...



Agora que o coletinho já está pronto, chegou a hora de fazermos um broche, para aplicar onde se inicia o FIO DE CORRENTINHAS (corr). Eu preferi usar um lacinho de tecido, no entanto você pode fazer uma flor de crochê, ou uma aplicação de bichinho qualquer. 



Caso queira, você pode tecer um casaquinho idêntico a esse usando  BOTÕES GRANDES, ao invés do fio saindo da frente. Colocando o fio de correntinhas, com o laço, apenas na parte de trás do coletinho. Com certeza ficará lindo e com ar de crochê moderno. Você pode inclusive pregar os botões unindo as duas partes. Como ele não tem botão na pala fica fácil de vestir pela cabeça e mais prático também. Os bebês não gostam de demora. Temos que ser rápidas ao trocá-los. Por isso já mudei o da Isabela para esse modelinho com os botões.





Deixei o FIO DE CORRENTINHAS apenas na região do macho. Veja como ficou...



Assim ficou o coletinho da Isabela...


Caso você ainda não sabe como pregar um botão, siga os passos da foto a seguir...



TABELA DE MEDIDAS INFANTIS DE 3 MESES A 10 ANOS


QUEM TAMBÉM TECEU ESSE COLETINHO DE CROCHÊ...

- Anabela Campos, do blog RENDAS DA MÃE, teceu o seu coletinho com algumas modificações. Confira no  ;
- Kika Neves, do blog FEITO A MÃE, teceu um a peça como essa. Inovou colocando uma flor onde coloquei os botões.

Bons Crochês!
 Abraços com carinho, 
 Sônia Maria

Comentários

  1. Bom dia Sonia
    Perfeito esse coletinho...como tudo que você faz!!
    Fico encantada com seus trabalhos.
    Parabéns!!!!
    Você é muito especial.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, pela sua amizade, atenção e carinho, Soninha!
      Beijos

      Excluir
  2. Linda idea! Me encanta como se ve con el lazo!
    Besos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei o lacinho, Maria!
      Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, amiga!
      Beijos

      Excluir
  3. Bom dia Sonia, ficou um encanto!! A cor tb muito fofa, parabéns!! Aliás td que vc faz fica lindo
    Fica com Deus

    bjs
    Cássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassi, que bom que você gostou! Eu também adoro esse tom de azul para Isabela. Ela é clarinha e o azul realça a cor dela... Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, amiga! Fica com Deus você também... Beijos

      Excluir
  4. Oi querida!
    Que coisa mais fofa esse coletinho. Delicado e prático! Amei.
    Sua princesinha vai ficar ainda mais linda com ele (se é que isso é possível, rs).
    Logo, logo volto a fazer roupinhas para bebê e este coletinho já está na minha listinha!

    Aproveito pra te agradecer a dica sobre meu Picasa. Mas já desisti, não há meio de fazer ele aceitar comentários (fiz de tudo, e nada!). Quem sabe uma dia ele se "conserta" sozinho.

    Beijocas e parabéns pelo lindo trabalho!
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa, Cris! Vou ficar feliz em ver o seu coletinho... Amiga, de repente pode mesmo ser algum erro do PICASA. Aguardar não é uma má idéia... Mas não desista, daqui a algum tempo tente de novo, ok? Com certeza é no item configurações que você deve ver isso. Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, amiga!
      Beijos

      Excluir
  5. Bom dia!Amiga querida!
    Ficou lindo seu coletinho.Um mimo, bem delicado e charmoso.Adorei a idéia do lacinho.
    E a explicação....maravilhosa, bem detalhada, como só vc para fazê-lo.
    Deus abençoe vc e sua linda família.
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, minha amiga querida! Muito Obrigada, pela sua amizade, atenção e carinho, Mariza! Amém, amiga! E que Deus abençoe muitíssimo você e sua família também...
      Beijos

      Excluir
  6. Oi amiga.Mas que coletinho mais lindo.Tô até imaginando sua netinha dentro dele, vai ficar fofa e a vovó babando rsrsrsrsrsrsrsr...Parabéns amiga....Bom feriado, bjimmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês querida! Ela ficou linda demais com ele amiga! Acho que sou a avó mais babona do planeta, amiga! É muito bom ser avó...
      Bom feriado pra você também e muito obrigada pela sua amizade, atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá! Sempre olho seus trabalhos e fico agradecida por sua extrema caridade em compartilhá-los, sem nada esperar em troca. Gostaria de poder recomendá-la, como está no seu site (G+1), só não entendi como. Vc pode explicar melhor? Obrigada por sua simpatia e gentileza.
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, basta clicar em um dos botões do G + 1. Mas pra isso você precisa ter perfil completo no Google. Sempre que fazemos alguma conta relacionada ao Google eles pedem vários dados... Seja no Gmail, Youtube, PICASA etc. Muito Obrigada, pela sua amizade, atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, Sonia Maria!
    Como vai? Em primeiro lugar, gostaria de agradecer por sua imensa bondade e altruísmo em compartilhar seus trabalhos, de maneira tão dedicada e gentil. Eu já fiz alguns deles e sempre estou olhando o que vc publica.
    Gostaria de recomendar o site, conforme vc orientou (G+1), só que não entendi direito como fazê-lo. Vc pode explicar melhor?
    Grata, um abraço,
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, para recomendar um blog no G + 1 é preciso que você tenha perfil completo no Google. Sempre que fazemos alguma conta relacionada ao Google eles pedem vários dados... É desse perfil que estou falando... Seja no Gmail, Youtube, PICASA etc.
      Muito Obrigada, pelo seu interesse, sua amizade, atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  9. É sempre um prazer visitar esse cantinho maravilhoso!!Mais um trabalho lindo parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu da minha parte, adoro suas visitas, Leka!
      Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, amiga!
      Beijos

      Excluir
  10. Bom dia Sônia Maria!!!

    Encantador esse coletinho!!!

    Pode usar o mesmo formato para fazer um de adulto?

    Bjks

    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Sônia! Ele ficará lindo no tamanho adulto. Para isso pegue o esquema que desenhei e anote suas medidas e teça de acordo com elas. Depois me fale.
      Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, amiga!
      Beijos

      Excluir
  11. Querida Sônia Maria, você agora deu de ler pensamentos? Acredite que estou para fazer uma segunda visita para uma bebê (Isabella também)que nasceu em fevereiro e gostaria de levar um mimo feito por mim. Pensei em fazer uma espécie de capinha que fazia para meus filhos quando pequenos, mas não tenho mais o modelo.Pensei nisso ontém. Hoje você nos dá essa receita. Amiga, estamos conectadas. Vou sair agora para comprar lã e depois nos falamos. Grande beijo, Cecília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, que bom que estamos sintonizadas, amiga! Quero ver o seu casaquinho. Você vai comprar a lã Superbebê? Gosto mais dela para recem nascido, como disse no post.
      Beijos

      Excluir
  12. hello my friend.how are you?kisses from Turkey.very nice days,
    http://evhome.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I am fine, Thanks! Kisses for you too. One wonderful day for you and family too. Hugs

      Excluir
  13. Oi Sônia,
    Amei o coletinho.
    Já estou levando a receita.
    Tudo lindo e muito bem explicadinho.
    Obrigada.
    Bjs.
    Izabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Izabel Biali, pela sua amizade, atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  14. Olá Sônia,
    Mais uma vez somos presenteadas, com mais um trabalho
    maravilhoso, feito por suas mãos abençoadas.Lindissimo
    este coletinho.E como poderia fazer para o meu netinho
    que chegou em maio.Um grande abração minha amiga.
    Sonia Rücker.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia Mara, esse modelinho é muito feminino... Eu faria um pulôver, ou seja, fechado e com devote V. Sabe o ponto em relevo que forma aqueles quadriculados... Eu faria com esse ponto... No decote, cavas e barra faria o ponto barra. Assim ficará bem masculino e lindo...
      Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, amiga!
      Beijos

      Excluir
  15. Amei o coletinho assim como td o q vc faz, Sônia.
    Muitíssimo obrigada mais uma vez. Paz e saúde a todos da família.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  16. Oi Sonia, muito lindo, esse coletinho, como tudo que você faz.
    Adoro receber seus e-mails com todos os seus trabalhos.
    São maravilhosos!!!!
    Abraços, Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, saber que você gosta de receber meus e-mails Priscila!
      Muito Obrigada, pelo seu carinho!
      Beijos

      Excluir
  17. Liebe Sonja,
    das Kleidchen sieht sooo bezaubernd aus. Allein schon die Farbe ist wunderbar. Mein ganz großes Kompliment!
    Liebe Rosaliegrüße ∙∙♥♥∙∙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danke, für Ihre Aufmerksamkeit und Zuneigung, Freundin! Umarmungen

      Excluir
  18. Oi Sônia obrigada mais uma vez por este presente gostaria de poder retribuir
    tanta atenção dada de sua parte,mas sempre desejo que voce continue assim cada
    vez alcançando seu objetivo,que Deus lhe dê o que eu não posso pois voce merece
    voce é muito querida!Só tenho a lhe agradecer.Beijos e abraços fique sempre com
    Deus.Rita de Cássia.
    crochesdarita.blogspot.com
    05 de junho 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Rita de Cássia! Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, amiga!
      Beijos

      Excluir
  19. Olá Sónia adorei, alias como tudo o que faz,esta lindo obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Olá Sonia, muito fofo o coletinho. Achei uma graça. Parabéns mais uma vez.
    Abraço
    Maura

    ResponderExcluir
  21. Olá Sonia,
    muito fofo o coletinho. Achei uma graça. Parabéns mais uma vez por tudo o que você faz.
    Abraço
    Maura

    ResponderExcluir
  22. Oi Sonia, lindo esse coletinho e a cor é divina, tenho certeza que a Isabelinha vai ficar linda.
    bjs , Meire

    ResponderExcluir
  23. Oi Sonia, lindo o coletinho e a cor muito bonita, a Isabelinha vai ficar linda nele
    Bjs ,Meire

    ResponderExcluir
  24. Sencillamente ¡Precioso! Como todo lo que haces...
    Saludos!!!

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Tudo de bom para si.
    Tem um blogue cheio de trabalhos lindos.
    obrigado por pelas unstruçoes sempre tão detalhadas.
    Não percebi bem ..lool. o coletinho começa por onde?
    Obrigada e muitas felicidades para a sua netinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo decote, Patrícia! Vou aproveitar essa oportunidade que você me deu e anotar lá no post.... Assim outras amigas podem ter suas duvidas esclarecidas também...
      Beijos

      Excluir
  26. Boa tarde Sónia

    Uma vez mais um lindo trabalho que nos apresenta. Desejo continuar a visualizar mais obras em crochet à medida que a Isabela cresce!!! Quem diria como o tempo passa!!! ainda há dias nasceu e já está quase a fazer dois anos!!!
    Bom fim se semana.

    Isabel Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, amiga!!!! Viu só? Isabela já está com quase dois aninhos! E a vovó aqui, cada dia mais coruja :-))) Beijos e muito obrigada pela sua atenção!

      Excluir
  27. c'est vraiment beau - mes remerciements pour le partage

    ResponderExcluir
  28. amiga adoro croche e também gosto dos seus trabalho.
    Pois já sou sua mais nova seguidora.
    Gostaria que me retribui-se indo conferir o meu blog e me seguindo lá também
    acabei de criar esta novinho em folha,e estou conseguindo postar bastante coisas
    espero que goste.
    http://guiameestrela.blogspot.com sinta-se em casa amiga venha tomar um cafezinho comigo.
    conto com sua solidariedade.E parabéns pelo blog tem varias coisas lindas bjsus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber, Lucia! Estou feliz por ter se inscrito para seguir meu blog. Vou sim te fazer uma visita. Me aguarde! Beijos

      Excluir
    2. Lucia fui na sua pagina e ela não está aceitando comentários... Gostei muito do gorrinho coruja que você teceu. Parabéns!
      Beijos

      Excluir
  29. Amiga Sonia,
    É com prazer que olho para seus trabalhos, que é resultado de uma busca pela perfeição da técnica de crochê e um bom gosto na escolha do material e das cores, combinando perfeitamente com cada tipo de trabalho.
    Um abraço com carinho.
    Rosely

    ResponderExcluir
  30. Sonia,TUDO o que vc faz é simplesmente MARAVILHOSO!!!! É sagrado, todos os dia eu tenho que dar uma espiadinha no seu blog. Adorei esse colete e já comecei a fazer um para a minha filha que também se chama Isabella. Todas as Isabellas são lindas mesmo né?!? ( que pretensão!!). E me surgiu uma dúvida: na 7ª carreira vc pede para que faça igual a 2ªcerto? Mas faz ela toda com 2 pontos altos e 2 pontos altos em V ou somente no início da carreira? Me desculpe pela minha ignorância. Está muito bem explicado eu é que não entendo mesmo. Bjos. Parabéns pela sua dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, que bom que você também tem uma Isabella! É muito gostoso ser avó, não é mesmo? Amiga, você tem razão... Ficou errada minha descrição... Acabei de corrigir. Se surgir mais alguma duvida me fale, ok?
      Beijoquinhas pra você e pra sua Isabella também...

      Excluir
  31. Querida Sônia,
    Com certeza a Isabela deve ter ficado ainda mais linda neste coletinho.
    bjs querida para vocês duas e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, pela sua amizade, atenção e carinho, Terezinha!
      Beijos

      Excluir
  32. Oi Sônia, obrigada por sanar a minha dúvida. Você realmente é muito atenciosa com os seus seguidores. Agora, me surgiu outra dúvida. Quando eu terminei a 9ª carreira ela ficou com 119 pontos. Aí quando eu comecei a fazer o esquema da 10ª carreira, após fazer os 24 pontos altos,as 5 correntinhas, pular os 37 pontos altos me sobrou somente 7 pontos. Eu acho que está errado. Gostaria de saber com quantos pontos ficou a sua 9ª carreira e quantos pontos sobrou após fazer os 24 pontos altos e pulas os 37 pontos. Obrigada pela atenção!!!!! Bjos e novamente Parabéns pela sua disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, não tenho mais como olhar novamente o coletinho... Minha neta mora em outra cidade e ele já foi pra ela... Me veio a memoria os pontos de aumento nas costas para fazer o marcho... Você fez esses aumentos? Porque depois tem outros em cima desses que deve dar um diferença grande que deve ser o que falta de pontos no seu trabalho. Olhe e me fale, ok?
      Beijos

      Excluir
  33. Só recapitulando o meu comentário, eu acho que eu fiz alguma coisa errada. Não fiz?!? Me perdoe pela insistência, é que é tão lindo que eu tô muito a fim de fazer para minha filha. Eu adoro crochê e esse coletinho é tudo de bom. Obrigada Bjos pra vc e pra Isabella.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha intuição diz que você errou lá atrás na 3ª carreira.... Não tenho o que desculpar amiga... Fique a vontade pra perguntar o que quiser. Você viu a foto do gráfico que desenhei nas costas do casaquinho? Acredito que seu erro esteja ali... Porque esses pontos se multiplicam com os aumentos nas carreiras seguintes... Só isso para dar uma diferença tão grande. A Isabel Biali acabou de comentar no outro casaquinho que fez esse e deu certinho... Reveja o seu trabalho, conferindo os pontos e depois me dê notícias, amiga... Beijos

      Excluir
  34. Sonia, que intuição!!! E eu olhei tanto, conferi tanto e não conseguia ver onde estava errado, mas eu sabia que eu havia feito errado. Foi na 3ª carreira mesmo. Eu fiz o aumento no 26º ponto e não fiz como vc falou. Vou desmanchar e refazer. Quando ele estiver pronto eu te mando uma foto do meu troféu. (isso que dá se meter no que não tem facilidade de fazer), mas eu gostaria de te pedir desculpas pela amolação.Bjos, Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, que acertei no diagnóstico, amiga! Aguardo suas fotos lindas... Saiba que não tenho o que desculpar... Foi um prazer te ajudar a sanar esse erro...
      Beijos

      Excluir
  35. Sônia,
    Fiquei algum tempo sem acessar seu blog (parei temporariamente com minhas “artes”) e me assustei agora com a quantidade de posts que você incluiu neste ínterim. Fantástico !
    Por isto, e porque vi que você parece acessível a dúvidas de crocheteiras como eu, criei coragem para enviar este e-mail.
    É o seguinte: toda vez que tento fazer alguma coisa com lã em crochê não fica bom. Agora por exemplo estou tentando fazer seu cachecol de pontos baixos e está ficando “duro”, não fica maleável como deveria, para colocar em volta do pescoço.
    A minha dúvida é: o que pode ser feito com lã em crochet que fica legal ? e qual tipo é a melhor ? No caso desse cachecol por exemplo, desisto da lã e faço com linha mesmo ?
    Agradeço imensamente se puder me responder,
    Mônica
    Em tempo: você sabia que tem um blog com o nome de falandodecroche.blogspot.com.br ? entrei nele achando que era o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mônica querida!
      O que ocorre é o tipo de lã... Temos no mercado péssimas lãs acrílicas. Esse dois últimos bolerinhos que postei (azul e amêndoa) são de lãs péssimas... Fiz porque é um estoque antigo... Lavei com todo cuidado e começou a aparecer aqueles pelos enormes. Vou até escrever lá no blog sobre isso. Amiga eu gosto muito da Lã Superbebe da Cisne... É simples é barata rende muito e não deforma como as demais que conheço (não são tantas poque o clima aqui é muito quente). Comprei agora a lã da Pingouin Kiamor que me parece ser boa, mas ainda não terminei a peça para lavar.... Portanto por enquanto posso te recomendar a Superbebe... Se quiser uma mais fina e maleável teça com apenas 1 fio... Se quiser mais grossa use 2 fios... Quanto mais grossa for sua agulha mais maleável vai ficar o seu tecido de crochê... Teste com a sua lã mesmo usando uma agulha mais grossa e depois me fale, ok? Beijos

      Excluir
  36. Que lindo esse transpassado!!!!
    Não tinha visto (com a correria, às vezes tesouros nos escapam)>
    Adorei!
    Acho que vou tentar aumentar para minha sobrinha!
    Seu PAP, como sempre, está perfeito!
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Olá Sónia

    Adorei este coletinho, aproveitei que estava de férias e fiz um. Não está toalmente igual, mas a receita base é a sua, ficou mais pequeno porque a lã é mais fina. Já coloquei no meu blog e fiz referência ao seu, veja se está tudo ok e se gosta da minha experiência.
    Beijos até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anabela, adorei seu coletinho! Acabei de chegar do seu blog e também de anotar aqui no meu blog que você o teceu. Fiz um link para o seu post. Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  38. Sónia esqueci de dizer que não consegui fazer um link directo para a foto, não sei se tem problema, se tiver me dá uma dica como se faz e eu altero.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anabela, vi no seu blog um link para o meu blog. O ideal é que faça um também para a matéria do coletinho. Assim sua leitora não perde tempo procurando a matéria no meu blog... Adorei seu trabalho e sua atenção! Me esqueci de te perguntar qual o fio você usou? Beijos no seu coração

      Excluir
    2. Olá Sónia

      Obrigada pelo carinho e pelo link que anotou no seu blog. Sempre que eu fizer alguma coisa inspirada nos seus trabalhos é claro que farei referência ao seu blog e avisarei.

      O fio que usei é da Coats Crafts - Baby Fab, não sei ai no Brasil existe e usei agulha nº 3, o fio é um pouco fino de mais, mas acho que para 1ª vez que fiz um trabalho destes que ficou bonitinho.
      Até breve amiga, continue a deliciar-nos com os seus trabalhos.
      Beijos

      Excluir
    3. Ficou lindo, Anabela! Vou ver se encontro aqui no Brasil... Vou aguardar novos avisos... Vou adorar ver os seus trabalhos... Beijos

      Excluir
  39. BOM DIA SÔNIA!

    ADOREI OS CASAQUINHOS TRANSPASSADOS FICARAM LINDOS. VOCÊ CADA DIA MAIS CRIATIVA. PARABÉNS!
    BJS JOSINHA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, Josinha!
      Beijos no seu coração

      Excluir


  40. 6 jun

    Oi,querida Sõnla.Estive sumida por problemas de saúde .Obrigada por mais esse carinho.Um beijo no seu coração.Aydee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aydee, estou tão atrasada com minhas leituras de e-mail que só hoje vi o seu, amiga! Espero que você esteja bem de saúde... Beijos no seu coração

      Excluir
  41. Sueli Nogueira de Almeida Cardosodomingo, 26 de agosto de 2012 às 22:26:00 BRT


    5 jun
    Querida mestra, necessito de um coletinho de manga comprida para 10 anos, se vc tive alguma receita poderia me enviar bem como de um vestido no mesmo tamanho, agradeço sempre sua atenção para conosco, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli, infelizmente não tenho, amiga! Dificilmente você encontrará e se encontrar quando for tecer para ficar do mesmo tamanho você precisa usar mesmo fio, mesma agulha e tecer com a mesma tensão no fio que a outra pessoa teceu... Portanto quase impossível... O que faço e te recomendo é que você teça acompanhando a medida da pessoa... A principio achamos que será difícil e até que não daremos conta... Mas é muito simples amiga:
      1º Tire a medida da criança...
      2º Escolha um modelo que seja da sua preferencia
      3º Comece a tecer já adequando as medidas...
      Se você tiver alguma duvida veja uma matéria que fiz sobre esse assunto e me fale também, ok?
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/03/como-aumentar-ou-diminuir-um-graficos.html
      Beijos

      Excluir

  42. 5 jun


    obrigdo fique com deus

    ResponderExcluir


  43. vou experimentar, está muito bonitinho, uma fofura, Obrigada por coisas tão fofinhas
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, somente hoje pude te escrever, amiga! Você o teceu? Gostaria de ver seu trabalho... Se puder me manda a foto dele por e-mail...
      Beijos

      Excluir


  44. Amiga vc tem calça comprida de trico ou croche para criança de 3 anos é p minha netinha. Bjos!!!

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, infelizmente não tenho, amiga! Dificilmente você encontrará e se encontrar quando for tecer para ficar do mesmo tamanho você precisa usar mesmo fio, mesma agulha e tecer com a mesma tensão no fio que a outra pessoa teceu... Portanto quase impossível... O que faço e te recomendo é que você teça acompanhando a medida da pessoa... A principio achamos que será difícil e até que não daremos conta... Mas é muito simples amiga:
      1º Tire a medida da criança...
      2º Escolha um modelo que seja da sua preferencia
      3º Comece a tecer e vá adequando as medidas...
      Se você tiver alguma duvida veja uma matéria que fiz sobre esse assunto e me fale também, ok?
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/03/como-aumentar-ou-diminuir-um-graficos.html
      Beijos

      Excluir

  45. muchas gracias. esta bellisimo yo lo voy a hacer a mi nieta que va a nacer en agosto. gracias......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca,estou muito feliz de saber que você vai tecê-lo,para sua neta... E por falar nela, já nasceu? Espero que sim e desejo que tenha vindo com muita saúde e que trazendo muitas felicidades para toda família.
      Beijos

      Excluir


  46. Olá, Sônia, que coletinho mais lindo! beijos, Julieta.

    ResponderExcluir

  47. Olá amei o coletinho,parabéns ficou muito lindo.
    Um abraço
    Neusa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca