Pular para o conteúdo principal

CROCHÊ - PEGADOR DE PANELAS EM PONTO BAIXO DOBRADO




Olá, amiga (o)!



Hoje quero te apresentar um dos PONTOS DE CROCHÊ  mais interessantes que já conheci, até hoje... Ele é uma das variações do PONTO BAIXO... Pense em um ponto charmoso... Pensou? Então... Teça o PONTO BAIXO DOBRADO e depois me fale o que achou dele. Eu estou completamente apaixonada por sua beleza, textura...E pelas possibilidades de tecê-lo... A primeira peça que fiz foi esse lindo e prático PEGADOR DE PANELA. 


Conheci esse modelo de pegador (HELENA'S POTHOLDER) no site  . Sua autora é Cheryl.  Ela diz que esse ponto é desconhecido. Diz que ela nunca o viu em nenhuma receita , revista ou livro de crochê. Diz também que ficaria muito triste se ele desaparecesse, por isso o dividiu conosco e eu estou aqui fazendo a minha parte para divulgá-lo.  Ela pede apenas um link e que cite seu nome. Ela, como várias de nós, também aprendeu crochê com sua mãe e sua avó. Dentre os pontos aprendidos está esse ponto lindo.  Ela fez um Potholder intitulado HELENA'S POTHOLDER, lindo. O nome Helena é uma homenagem que faz a uma amiga de sua avó. Que se entendi bem foi a que ensinou o ponto a família.  




Com essa mesma técnica você pode tecê-lo usando os demais pontos básicos do croche, o que resultará no MEIO PONTO ALTO DOBRADO e PONTO ALTO DOBRADO... 


Para facilitar seu entendimento fiz um vídeo de como tecê-lo e também Passo-a-passo, que vem logo abaixo do vídeo:


1ª PARTE:


2ª PARTE:







MATERIAL NECESSÁRIO:
Barbante Barroco Multicolor da Círculo, cor 9490, lote 313327; 
Agulha para Crochê 4 mm.
Tesourinha e Agulha de Tapeceiro para o arremate.

MEDIDA: 17 x 17 cm.

O Ponto Baixo Dobrado é tecido em meias carreiras, metade de uma carreira (a alça do ponto) mais a metade da outra carreira (a outra alça). Para unir uma metade a outra e o tornar em um ponto dobrado, você deve  inserir a agulha na alça de fora do ponto baixo, da carreira de dentro... E em seguida na alça do outro ponto baixo, da carreira de fora... Assim você vai ficar com dois pontos na agulha... Laçar a linha e voltar... Laçar a linha novamente e fechar o ponto baixo. Depois das primeiras carreiras você vai notar que o tecido esta ficando bem grosso e pesado. Sua espessura é o dobro de um tecido de crochê de camada unica.  Você já ouviu falar em parede dobrada (parede de casa)? A parede dobrada é construída com o tijolo na posição horizontal, ficando na largura da altura dos tijolos. Sua espessura fica mais que o dobro de uma parede normal... Ela é usada normalmente para as paredes externas da casa. Então... O Ponto Baixo Dobrado é como se fosse uma parede dobrada. Ele fica bastante grosso, resistente e de aparência totalmente vedada. Sua espessura é de duas camadas de crochê... Devido a sua textura grossa, vedada e pesada, que impede que ciscos caiam na mesa ou que o calor entrem em contato com as mãos ou com a mesa, sugiro que ele seja usado para tecer Jogos Americanos (Individuais), Tapetes e  Pegadores de Panelas.  
PASSO-A-PASSO do PONTO BAIXO DOBRADO com fotos para você que não gosta de vídeos:

















A ultima carreira finalize, com uma agulha de tapeceiro,  como ensino no post do meu TAPETE DE CROCHÊ PONTO BAIXO DOBRADO... 


Você pode gostar de outras peças que teci com esse ponto:
1. TAPETE DE CROCHÊ LISTRADO
2. TAPETE DE CROCHE PONTO BAIXO DOBRADO EM ANDAMENTO
3. TAPETE PONTO BAIXO DOBRADO PRONTO

No  vídeo ficou faltando a parte referente a ARGOLA COBERTA DE CROCHE... Se você é iniciante, veja como cobrir uma argola de acrílico de crochê:

Se você  não tem uma argola de acrílico, em casa, não tem problema... Faça um Anel de Crochê e o cubra com pontos baixos (pb)... Assim teremos uma ARGOLA DE CROCHÊ...


COMO PREGAR A ARGOLA NO CANTO DO PEGADOR DE PANELAS:
Depois ,que terminar de tecer sua argola, corte o fio e arremate escondendo-o debaixo dos pontos... Para pregá-la no pegador de panelas, pegue o fio que deixou no ultimo canto do seu pegador insira-o em uma agulha de tapeceiro e pregue a argola com pontos de alinhavo pegando ora no canto do pegador e ora no ponto da argola... Faça por uns 3 pontos da argola e de forma bem reforçada... Arremate a ponta e esta prontinho o seu pegador de panelas de ponto baixo dobrado.

Essa é uma boa idéias para se fazer pequenos presentes para o Natal. Teça-o nas cores do Natal, com certeza vai ficar lindo e quem o receber vai ficar muito feliz. 

Se você fizer alguma peça com ele me avise... Fico muito feliz em conhecer as peças que te inspirei em tecê-las.

Gostou do meu esmalte? Estou usando é o  Crochê da Impala .


BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho, 

Sônia Maria

Comentários

  1. Olá Sônia,
    sempre fico encantada com o seu blog, ele é maravilhoso ainda acho que você deveria publicar um livro. Ficou lindo esse pegador de panela, você tem razão o ponto é de uma linda textura e simplicidade.
    É empolgante conhecer pessoas como você que se dispõe a compartilhar todo esse conhecimento.
    desejos de felicidade para voc~e e toda a sua família.
    Um grande abraço
    Juliana.

    ResponderExcluir
  2. Sônia Maria,
    eu faço crochet desde os 10 anos e isso já lá vão 43 anos...E nunca tinha visto esse ponto. Muito obrigada por compartilhar a maneira de o fazer. Se quiser ver uma técnica que descobri, a qual dei o nome de Início Perfeito, dê uma chegadinha no meu blog. Um grande abraço desta admiradora
    Maria Filomena

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia e Boa Semana

    Vim aqui para acordar você...
    Vamos, pare de preguiça!
    Dê um trato no visual!
    Tome um banho relaxante
    Comece o dia já sabendo
    o que vem pela frente...
    Não tenha receio!

    Nada melhor que um sorriso logo pela manhã...
    Um olhar carinhoso...
    Um beijo para melhorar o astral...
    Não se desespere... a hora chegou...
    TRABALHAR!
    Você queria sombra e água fresca?
    Mas nada feito, é hora de TRABALHAR....

    Chegue no trabalho
    Abrace os amigos...
    Não tenha medo de cara feia.
    Saiba o que importa é que você tem amigos...
    Que te querem muito bem e estão sempre prontos para te ajudar!
    Pro que der e vier...
    Essa mensagem é só pra dizer...

    Bom Dia e Boa semana!
    Que seu dia seja maravilhoso...
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  4. Olá Querida.

    Que lindo que ficou esse pegador. O ponto é muito lindo e bem fácil de fazer. Você tem razão: as utilidades são várias e tenho certeza que ficarão maravilhosas.
    Obrigada por dividir esse ponto. Vou tentar e depois te conto.

    Beijão

    Regina

    ResponderExcluir
  5. Olá, Juliana querida!
    Estou muito feliz com sua visita e seu carinhoso comentário.
    Estou me entusiasmando com sua idéia Juliana!
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  6. Olá, Maria Filomena querida!
    Muito Obrigada!
    Estou indo correndo ver sua nova técnica.
    Bjs,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Eunice!
    Suas mensagens são alimentos para alma.
    Beijos no seu coração,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  8. Olá, Natacha querida!
    Estou feliz com sua visita e comentário atencioso.
    Muito Obrigada!
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  9. Regina, tenho certeza que você vai adorar.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  10. Olá Sônia
    Eu não conhecia esse ponto...é muito bonito!!Já estou pensando em um tapete!!
    Soninha, concordo com a ideia do livro...faça sim!!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  11. silvepor
    2 horas atrás

    Menina, que delicia te-la aki em vídeo...

    Tudo que eu precisava....rs

    Vc é demais nos trabalhos

    Agora guenta euzinha por aki....rs

    Por favor, me faça o vídeo dakele Papai Noel lindo, ok

    Amo-te

    ResponderExcluir
  12. Olá, Nilda querida!
    Estou pensando seriamente nesse novo projeto... Com a força de vocês vou me animando (risos).
    Beijoquinhas,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  13. Muy lindo punto y video muy bien explicado, haré una agarradera también!!!
    Te aviso cuando la hago para tu opinión amiga...
    Gracias por tus clases de tejido, son adorables y este punto muy lindo el acabado!!!
    Besitos...

    ResponderExcluir
  14. Sonia,
    Ma-ra-vi-lho-so!!!
    Achei incrível e muito legal esse ponto novo. Deus te abençoe muito, muito, muito por tudo que você faz por nós. Seu carinho e atenção não tem preço.
    Amei de paixão e vou já tentar fazer.
    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  15. Sônia Maria,
    em atendimento ao seu pedido,
    deixo aqui o caminho para chegar a técnica que eu descobri fazendo e que não vi em mais lugar nenhum. Dê uma olhadela no post, cujo endereço é o a seguir:


    http://filomena-crochet-tricot-costura.blogspot.com/2009/02/tecnica-do-comeco-perfeito.html


    Um grande abraço de Maria Filomena

    PS - concordo com as senhoras que postaram anteriormente: Você, com certeza tem material para mais de um livro, ainda mais considerando-se que os seus post são lindos...

    ResponderExcluir
  16. Oi Sonia,

    Visito seu blog quase todos os dias e sempre fico maravilhada com as lindas peças que você tece.

    Esse ponto é simplesmente demais, e veio bem a calhar, já que eu estava a procura de um ponto diferente para um jogo americano!

    Obrigada por compartilhar!

    um beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi Sônia. Vim aqui aprender mais esse pontinho com você.Ele fica lindo E deve ficar bem como jogo americano, quanto esse detalhe em trabalhar o primeiro ponto é de grande ajuda.
    Obrigada pelo vídeo. Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Olá Sônia, adorei esse ponto.
    Amanhã mesmo vou começar a utlizá-lo pois estou fazendo lembranças de Natal (pegadores de panela, bate-mão, etc)
    depois te mostro
    bjs e obrigada peas dicas

    ResponderExcluir
  19. Olá Sônia!
    Achei lindo esse ponto, obrigada por partilhar, vou experimentar , pois realmente deve fazer trabalhos lindos.
    EStou de acordo com o que as outras amigas disseram ,realmente acho que deve pensar em publicar um livro e partilhar os seus vastos conhecimentos de certeza que vai ter muita saída.
    Ficamos a aguardar!
    Beijos com carinho,
    Gina

    ResponderExcluir
  20. Sonia, eu amei o post.
    Muito obrigada.
    Amo, adoro o seu blog.
    Mil bjs no coração e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  21. ADOREI, Sônia! Estou amando seus vídeos! Parabéns pelo lindo trabalho e obrigada por compartilhar e ensinar!

    Bjs,
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  22. OI SÔNIA, TUDO BOM, EU TB ACHO QUE VC DEVIA PUBLICAR UM LIVRO COM FOTOS ILUSTRATIVAS PAPS, DIKAS ETC ETC VC IA GANHAR MUITO EU IA SER UMA DAS PRIMEIRAS A COMPRAR, PENSA NISSO, AHHH GOSTEI DO PONTO VOU TENTAR FAZER TB UM BJO SUSI

    ResponderExcluir
  23. Que ponto incrível..... você é mesmo uma fofa por dividir conosco ensinando tão detalhadamente... muito obrigada.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  24. Muito lindo o ponto;para mim que sou iniciante,veio na hora...vou fazer um pegador de panela p presentear mhas amigas no Natal;muito obrigada por compartilhar conosco suas peças;que Deus te abençoe e ilumine sempre;Adoro vc...bjos.

    ResponderExcluir
  25. OLÁ, SÔNIA MARIA, AGRADEÇO DEMAIS PELA DISPONIBILIDADE EM MOSTRAR ENSINANDO TANTAS COISAS LINDAS. DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VOCÊ E SUA FAMÍLIA. BJÃO.

    ResponderExcluir
  26. Sônia Maria,

    Minha opinião é que tudo que você indica ou faz, é sucesso na certa.
    Não tem erro.

    Vanda Damiani

    ResponderExcluir
  27. Amiga
    eu faço crochet à muitos anos e aqui por Portugal nunca vi nada tão maravilhoso, obrigada por explicar para a gente e pela ideia para o Natal, sai barato e bem lindo e original
    Parabens
    Meggy

    ResponderExcluir
  28. Amiga
    eu faço crochet à muitos anos e aqui por Portugal nunca vi nada tão maravilhoso, obrigada por explicar para a gente e pela ideia para o Natal, sai barato e bem lindo e original
    Parabens
    Meggy

    ResponderExcluir
  29. Oi, Sonia, obrigada por aceitar meu convite de amizade. Visitei te blog e fiquei encantada. Como a Lucimara, tbém adorei o tapete, além dos inúmeros outros trabalhos e técnicas. Obrigada por compartilhar com todas nós. Bjo
    Elisabeth Portes

    ResponderExcluir
  30. PASE A ASALUDARTE, HERMOSOS TUS TRABAJOS Y APORTES. UN ABRAZO.

    ResponderExcluir
  31. Olá querida Sônia!que alegria ver seus trabalhos tão diferentes, de pontos que eu desconhecia,estou adorando...e vc compartilhando conosco e o que é melhor ensinando como se faz;obrigada por tanta gentileza.Um bjo e um beijin na netinha Maria da Conceição

    ResponderExcluir
  32. Olá querida Sônia!estou adorando esses novos pontos e mais ainda por vc compartilhar conosco e nos ensinar,obrigada por tanta gentileza.Bjos e um beijin na netinha linda Maria da Conceição

    ResponderExcluir
  33. Querida Sonia

    Maravilhosa a sua explicação. Você possui ótima didática e dicção.

    Sobre o ponto baixo dobrado é realmente muito vistoso e ficaria lindo em tapete.

    Agradeço por compartilhar.

    Bjs
    Fátima Ventura

    ResponderExcluir
  34. Olá Sônia!

    Amiga, estou adorando mesmo os seus vídeos! Voce leva muito jeito para a coisa! Já gosto muito do PONTO BAIXO, e com esta variedade então ...rs...
    Uma boa semana para vc e sua bonita prole... rs
    Abração,
    Norminha

    ResponderExcluir
  35. Agradeço por enviar novidades de croche hoje aprendi a escrever mensagem sou do rio grande do sul cidade de guaiba amo artesanato em especial croche pintura em tecido fuxico e bordados nao lhe mando novidades porque nao tenho blog um abraço amigo continue assim que deus iluminara suas ideias um abraço desta gaucha
    eva susana

    ResponderExcluir
  36. Oi Sônia
    Nossa amiga, que ponto show!!
    Desde que postou estava louca para ver seus vídeos novos. E acabei de ver. A segunda parte do vídeo está igual ao primeiro, depois troca pra nós, Que maravilha amiga!!! Parabéns!! Que achado pra nós!!! E o fio deve ser ótimo, tenho que comprar ele para experimentar.
    Eu não conhecia não este ponto, adorei!! Beijão e obrigado!!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  37. Olá Sónia
    Adorei vou já experimentar. Obrigada pela partilha
    Beijos de Portugal
    Raquel

    ResponderExcluir
  38. Olá minha flor!!
    Tudo bem?
    Vim fazer uma visita e dizer que estou voltando ao blog com mais frequência e me desculpar pela ausência !
    Agora terei mais tempo para vcs minhas amigas!

    Beijos mil e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  39. Olá minha querida conterrânea,amiga vc esta muito bem com seus vídeos,esta muito bem explicado.Deveria fazer sempre assim,pois é calma para explicar e acho que todas entendendo bem,vou logo pedir poderia fazer vídeos com roupinhas de bebê o que acha?nossa amo roupas de bebê,mais pra fazer só consigo se tiver um vídeo para ir vendo,principalmente vestidinhos,acho o massímo.Beijos querida,aguardo sua visita em meu Blog,espero um dia poder ter ver pessoalmente,moro em Trindade,mais tudo resolvo em Goiânia,inclusive estarei indo na segunda-feira no cartorio da 1ª Circuncisão ai bem pertinho de vc,minha cunhada trabalha lá então vou muito ai trocar figurinhas de crochê com ela rs,rs,rs.
    Beijos querida,fique com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  40. Olá, Márcia querida!
    Muito Obrigada pelo aviso... Postei a 2ª parte corretamente agora. Isso tudo é culpa da correria (risos). Estou em Brasília.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  41. Olá, Aninha querida!
    Registrei seu pedido.
    Gostaria muito de te encontrar, no entanto estou em Brasília. Da próxima vez quer vier a Goiânia me fale que combinaremos.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  42. Querida Sônia como sempre dividindo conosco aquilo que é belo, este ponto parece ser lindo, adoreiiiii, um ótimo fim de semana beijos Luciana

    ResponderExcluir
  43. Olá Sónia

    Mais um pap para as amigas.Eu já tenho saudades de fazer croché mas ultimamente as encomendas são casaquinhos de bebé.Ontem fiz uma visitinha e vi este ponto,sentei frente ao computador,linha e agulha e trabalha Adelaide(até esqueci de comentar).Adorei e o melhor é que é fácil de fazer é só ficar atenta no fim da carreira,vou tentar fazer um para dar de presente no Natal.Obrigada amiga pela sua disponibilidade e gosto em partilhar.


    Óptimo fim de semana
    Bjs Adelaide

    ResponderExcluir
  44. merhaba teşekkürler
    belgüzar gedik

    ResponderExcluir
  45. Olá, Sonia Mª, que lindo ponto, parabéns e mais uma vez obrigada por compartilhar conosco; vc é muito talentosa e generosa, pois além de mostrar, ensina os pontos e os gráficos do seu caderno, faz vídeos, etc.
    Pretendo fazer algum trabalho com esse ponto, depois vou pensar e te aviso; tem "trocentas" maneiras de empregá-lo em trabalhos, principalmente agora no Natal.
    Bjs, fica com Deus! Beijinhos pra netinha querida.
    Com carinho,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  46. De Yaskara desde Miami Fla.‏
    21/11/2010
    Hola!
    Querida Sonia Maria, hace un tiempo vi en su blog unas piezas Rede para Coque em croché me gustaron mucho y la verdad no encuentro la receita de cómo hacerlo ,busque en el link que allí se mostraba pero tampoco está con receita o grafico del trabajo.Quiciera saber si usted me facilitaría la receita o alguna explicación de cómo hacerlo ,tengo una sobrinita que está recibiendo clases de ballet y me gustaría tejerle uno … Me han gustado muchos los videos mostrando esos lindos puntos ,y mucho mas pues son con video que en mi caso ,es asi como los comprendo mejor estoy haciendo el Pegador de Panelas si me queda bonito le mandare fotos .
    Bueno pues sin mas de antemano le doy las gracias ..
    Atentamente queda de usted ,Yaskara

    ResponderExcluir
  47. Olá, Yaskara!
    Não fui eu quem fez aquelas redinhas para cabelo. Foram amigas... Assim que der farei uma e postarei aqui no blog. Você não é a primeira a pedir... Varias outras têm pedido receita também.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  48. Oi Sônia!
    Amei o ponto baixo dobrado.Simplesmente incrível.E você como sempre passando pra gente com toda boa vontade e perfeição.
    Gostaria de saber a cor do barbante,porque achei muito fofa também. E não encontrei no site da Círculo essa cor.
    Muito obrigada!
    Um grande abraço.
    Lúcia Helena
    Barbacena MG

    ResponderExcluir
  49. Olá, Lucia Helena!
    Muito Obrigada, querida!
    Usei o
    Fio BARROCO MULTICOLOR da CÍRCULO, cor 9490, lote 313327.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  50. Minha querida Sonia Maria
    Quanto tempo e que honra receber sua visita, como já lhe disse muitas vezes, fico muito feliz. Também tenho recebido muitos pedidos do PAP da redinha. Com certeza atenderei seu pedido com o maior carinho.
    Estou lhe enviando um e-mail.
    Um beijo com carinho
    Miriam Nakutis

    ResponderExcluir
  51. Assunto:
    Pedido de permissão para postar graficos

    20/11/2010

    De: Vicentina
    Para: lacerda.sma@hotmail.com

    0i Sonia,como vai?
    sou seguidora sua e da Elaine a muito tempo e aprendi muitas coisas com vcs
    Gostaria de pedir sua permissão para postar alguns gráficos e pontos em meu blog dando os devidos créditos,
    eu não sei como colocar seu link em meu blog,pois acho que vc faz coisas muito interessantes,como seu ponto sonia maria ,achei bárbaro.Espero ansiosa pela sua resposta
    Um grande abraço
    Vicentina

    ResponderExcluir
  52. Olá, Vicentina querida!

    Estou feliz com seu e-mail e o fato de ser seguidora minha e da Elaine.

    Quanto a postar meus paps e gráficos, sinto em te dizer que não autorizo o post deles.


    Autorizo, sugiro e ficaria muito feliz se você postasse uma foto do meu trabalho, desde que não seja do pap ou gráfico sobre foto e daí você fizesse uma matéria do que achou do post e colocando um link para que as suas leitoras fossem ao meu blog para verem meus paps ou gráficos. Ok?

    Qualquer dúvida fale que terei imenso prazer em te esclarecer.

    Abraços com carinho,

    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  53. oi,Sonia

    obrigada por responder ao meu e mail e entendo perfeitamente os seus motivos de não autorizar.
    continuarei sendo sua seguidora e farei o que me recomendou

    beijos]

    vicentina

    ResponderExcluir
  54. Nossa que lindo esse ponto.
    Faço crochê desde cinco anos de idade, e nunca tinha visto este pontinho.
    O seu passo a passo ficou ótimo.
    Parabéns!
    Gostei muito de todos seus trabalhos.
    Estou te seguindo, para continuar aprendendo a fazer coisas lindas.
    Bjs
    Lelê

    venha conhecer meu blog, tenho alguns trabalhos em crochê, acho que vc vai gostar.

    http://jlartesanatos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  55. Assunto: Gráficos de Crochê

    25/11/2010

    Para Sônia Maria


    Olá Sônia Maria, bom dia, tudo bem?

    Sempre que visito o seu blog fico encantada com tanta novidade em pontos e com os gráficos que você faz! Eu queria saber se você tem algum programa de computador que faz gráficos e se tem como eu adquirir esse programa, ou se você faz em programas comuns como o Word, como você faz?

    Eu queria fazer uns gráficos das bolsas por isso o meu interesse!

    Obrigada!

    Catiele Vieira - Bolsas em Crochê
    www.trazzi.elo7.com.br

    ResponderExcluir
  56. Olá, Catiele querida!
    Eu uso o velho e bom paint. É um pouco trabalhoso mas o resultado final é gratificante.
    Se fizer me avise... Quero ver seus gráficos de bolsas, Ok?
    Beijos,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  57. Cara Xará (na minha terra, alguém que também tem o meu nome!)

    Estou indo para a Europa em 22 de dezembro, sabendo que há decadas não há inverno tão frio.... Tenho alergia a lã e me agonia blusa de gola alta.... Quando passamos do frio para o calor, quero arrancar a gola!!!!! Assim, preciso dessa invenção extraordinária e maravilhosa que são as golas que podemos pôr e tirar!!!
    Gostaria de levar umas 5 ou 6 golas, de cores e modelos variados, de preferência em acrílico, já que lã me diexa DESESPERADA!!!!
    O que você propõe, sugere ou qualquer outra coisa?
    Um abração,
    Sônia Calado

    ResponderExcluir
  58. Olá, Sônia Querida!
    Vou te responder em 3 comentários... A resposta é muito longa e não cabe em apenas 1.
    Dentro do que me pediu acho que as golas do link a seguir são as ideais e mais práticas.

    Nas receitas de lã use mais de um fio de linha... Se for lã fina 2 fios Vai ficar mais pesada que a lã, mas é uma alternativa...
    Se tivesse tempo faria com prazer algumas receitinhas.
    Você pode também ir fazendo com 1 fio de linha e ir aumentando a receita de acordo com o tamanho necessário para você. Observe largura e cumprimento. Acaba dando certo...
    Continuo no próximo comentário, veja abaixo...

    ResponderExcluir
  59. Você pode também ir fazendo com 1 fio de linha e ir aumentando a receita de acordo com o tamanho necessário para você. Observe largura e cumprimento. Acaba dando certo...
    Veja no link a seguir uma gola que fiz pra minha filha em lã fina. Essa pode perfeitamente ser feita na linha... Só que ela é muito fluida. Sugiro que faça uma golona em linha em qualquer ponto que goste. Faça numa cor neutra que dê com a maioria dos seus trajes de inverno.

    Veja essa que é aberta... Você pode fechar e fazer da largura que preferir:

    Continuo no próximo comentário, veja abaixo...

    ResponderExcluir
  60. Não sei seu estilo... Pelo que imaginei é mais classico... No entanto aí vai uma receita de uma gola mais fashion pra você. Faça em uma cor apenas, ficará mais fácil de harmonizar com seus trages.

    As golinhas abaixo também são charmosas:



    Espero ter te ajudado.
    Me mande fotos ... Quero muito ver suas golas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  61. Ola. Sonia, tudo bem, moro em osasco, depois que vc tem feito alguns video ensinando, fiz o ponto dobrado pega panelas ficou muito bonito, só que não sei enviar fotos
    nem tudo sei mexer no micro, parabens pelos seus croches, são muitos lindos, obrigado por ensinar o que vc sabe, deus te abençoe beijos Wilma Antunes

    ResponderExcluir
  62. Olá, Wilma!
    Que booooom! Estou feliz em saber... Muito Obrigada!
    Quando aprender mande fotos.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  63. Ai Deus, ocezinha vai me deixar loka
    Tudo lindo e vc faz rapidinho enqto
    euzinha levarei dias...mas vou tentar fazer.rs
    Bjão
    Mara Silveira
    15 nov

    ResponderExcluir
  64. Oi, Mara querida!
    Você é ótima... Só rindo de você... Bjs

    ResponderExcluir
  65. Oi Sonia tudo bem? Eu te escrevi há umas semanas atrás te contando da minha amiga que faz um bolo delicioso mais nao me dava a receita e que sem querer encontrei a receita do bolo de chocolate sem farinha de trigo no seu blog.Vc lembra?Bom já fiz o bolo e faz tempo mais estive sem internet e nao deu pra te falar que ficou ma-ra-vi-lho-so !!! Lendo os ingredientes tao simples me espantei do resultado e minha vizinha ficou boquiaberta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk A cobertura é uma delícia ! Minha vizinha amou,disse que é mais gostoso que o dela e ficou altinho e o dela é muito gostoso mais fica soladinho.Bom depois de um tanto de insistencia dela já passei sua receita pra ela rsrsrsrsrs
    Essas coincidencias sao incríveis ! Eu até ri quando li oque vc comentou sobre sua história com o esmalte "crochê",que legal! Eu acho que a minha reaçao foi a mesma quando vi a receita desse bolo no seu blog kkkkkkkkkkkkkk te agradeço outra vez,fica com Deus Beijos
    Debora

    ResponderExcluir
  66. Olá, Debora!
    Que bom, amiga!
    Fico feliz por ter dado tão certo a receita do Bolo de Chocolate sem farinha de trigo.
    Há uns 3 ou 4 meses, conheci O MELHOR BOLO DO MUNDO... Quem o criou foi um portugues e tem franquia pelo mundo... É uma delícia!!!!
    Tenho levado minha família toda para provar da delícia. Minha nora disse que o meu não fica muito a dever pro dele(risos)... bondade de nora. Mas dá pra incrementar e chegar bem perto.
    Tenha uma ótima semana.
    Bjs
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  67. que lindo amiga adorei a receitinhas bem criativa venho te deixar um beijo e te convidar a ir dar uma passadinha no meu cantinho, um bj amiga

    ResponderExcluir
  68. Oi Sonia!
    Hoje vim tentar fazer este ponto. Desde que vi no teu blog achei que ficaria perfeito para tapete. Eu não gosto de tapetes molengas, prefiro eles durinhos que não enrolam embaixo do pé. Como sempre teu blog dando novas idéias, ensinando novos pontos, passando conhecimento sobre todas as modalidades e variações de crochê. Eu me inspiro muito por aqui.
    Feliz Natal para você e toda tua família.
    Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  69. Olá Sônia Maria!
    Vim agradecer pelo lindo pap do ponto baixo dobrado e te mostrar o que eu fiz na mesma noite em que vi o pap.
    Eu já tinha visto e não fazia idéia que era tão fácil, com sua ajuda e claro rsrsrsrs.
    Gostaria de aproveitar e perguntar umas coisinhas.
    *Se eu fizer um pega panelas em um outro modelo com linha tenho tenho que forrar, mesmo ela sendo anne dupla?
    *No caso do barbante, não precisa, más pode ficar grosseiro?
    Só mais uma coisinha, por favor.
    Se você a presentear com um item de decoração da cozinha, uma cliente sua dos USA o que você faria?
    Pergunto isso pois tenho que ajudar uma cliente (minha irmã) a decidir o que encomendar para presentear as sua clientes no fim do ano.
    Ela pensou em puxa saco, más acho que não é o caso
    E não faço idéia!!!
    Grata pelo seu carinho;
    Grazielle Jacinto
    http://grazicroche.blogspot.com/
    PS: Desculpe por te alugar com tantas perguntas ao mesmo tempo

    ResponderExcluir
  70. Olá, Graziele querida!
    Respondendo as suas perguntas:
    - Independente do fio, veja a espessura do tecido de crochê. Ele tem que ser mais espesso e não pode ter furos. Isso para evitar queimaduras nas mãos. Caso o motivo escolhido tenha furos será necessário forro. Não acho que fique grosseiro... Acho até que caracteriza mais o pegador de panelas.
    Já fiz vários de barbante nº 2, que tem espessura mais fina e ficou muito bom. Se o barbante for muito grosso ficará duro e pouco maleável, dificultando pegar as penas.
    Para presentear uma americana faria pegadores de panelas, suporte para panelas ou Individuais (Jogos americanos).
    Elas são muito práticas e quase não usam panos de copa ou bate mão. Louças secam na lava louças... Para as mãos usam toalhas de papel.
    Vejo muito, nos blogs americanos, aquelas buchas de crochê que se parecem com pegadores (são mais finas)... No entanto nas casas que tive a oportunidade de frequentar não vi esse tipo de peça em uso.
    Para armazenar os saquinhos plasticos elas usam peças de plastico muito práticas... Não vi puxa sacos em nenhuma casa também.
    Eu faria de cores bem discretas para combinar com qualquer decoração.
    Me lembrei agora que você disse que é para o final do ano. Você viu os suportes de panelas, em formato de triângulos (arvore de natal) que fiz para presentear a sogra da minha filha? Eles fizeram muito sucesso. Ela pode fazer uns 5 deles. Será um excelente presente... Resta saber se a presenteada gosta de comemorar o Natal. A maioria dos americanos adoram todo tipo de enfeite de natal.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  71. Olá Sônia Maria!
    Você não sabe a alegria que é para mim saber que você perdeu alguns minutos do seu precioso tempo para me responder.
    Nossa, seu email e muito esclarecedor. Vou com certeza mostrar para minha irmã o individual da árvore. Amo também o pra lá e pra cá, adorei a caixa e gosto muito do suporte para panelas flor (sobreposto)...
    É muita coisa linda, não da pra citar tudo. rsrsrsrsrsrs.
    Quero agradecer muito por você ser essa pessoa maravilhosa, sempre disposta a ajudar.

    Sabe ainda não tem 2 anos que eu descobri arte do crochê, com o video da elaine que também está sempre contribuindo com meu aprendizado.
    Querida! O pega panelas foi a primeira peça sua que executei tenho vontade de fazer uma dezena de seus trabalhos, mesmo não tendo feito nenhum outro trabalho confesso que aprendi muito, mas muito mesmo com você pois sempre te uma dica aqui um pulinho do gato ali tudo para um trabalho sempre perfeito.

    Acredito que se para fazer algo temos que fazer sempre o melhor que esta ao nosso alcance e graças e você meus conhecimentos melhoram a cada dia.
    Mil vezes obrigada!!!

    Que Deus te abençõe e ilumine sempre você.

    Abraços

    Grazielle Jacinto
    http://grazicroche.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  72. Grazielle, estou emocionada com suas palavras...
    Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  73. Querida amiga Sonia!!!
    Fiquei maravilhada com este ponto croche dobrado, além de ser delicioso confeccioná-lo!!!Grata, por nos ensinar, vc é uma pessoa muito especial.
    Bjs
    Sonia

    ResponderExcluir
  74. Luciana Feitoza, comentou no Youtube...

    Sonia, Muito bonito o seu trabalho. Confesso, não gosto muito de fazer crochet. Mas, seu trabalho me motivou. Fiz um tapete com este ponto. Parabéns e Obrigada!
    Luciana

    ResponderExcluir
  75. Ana Lucia Botelho Laschi, comentou no Facebook:
    É um ponto maravilhoso! fiz e tb mostrei para minha mamis que tb adorou!
    há 6 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  76. Ana, você postou no blog?Procurei lá e não achei. Se postou me passe o link.Gostaria de ver... Bjs

    ResponderExcluir
  77. Ana Lucia Botelho Laschi disse no Facebook...

    Não ainda não postei...mas vou colocar la depois e lhe mando o link....nada como são suas peças hehehe

    há 4 horas

    ResponderExcluir
  78. Vou aguardar, Ana!!!!
    Uma ótima semana pra vc.

    Bjs

    há 2 horas

    ResponderExcluir
  79. Sônia,

    Ficou uma gracinha o pap! Só tinha visto o vídeo.

    E você é demais mesmo, como eu sempre digo... muito obrigada pelo carinho, pelos comentários e pelo link!

    Um beijo e ótima semana!
    Gábi

    ResponderExcluir
  80. Oi Sonia, amei seu Blog, para nós crocheteiras você é um anjo que veio nos ajudar com todas estas dicas, receitas, carinho, etc...obrigada.
    Postei no meu blog 2 modelos de descanso de panela em ponto baixo dobrado,e vim aqui para te avisar (quem sabe vc me da a honra da sua visita). Grande beijo, fica com Deus.
    www.jussaratapetes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jussara, fui no seu blog e adorei seus pegadores. Anotei aqui no blog que você os teceu... Muito Obrigada por me avisar, amiga!
      Beijos

      Excluir
  81. Menina, fiz vários pegadores com esse ponto, mas vou postar aos poucos, já tem um lá no blog, e pra quem quiser aprender deixei seu link lá. Minha sogra já encomendou um também. Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninha, seu pegador de panelas ficou lindo!!!! Que bom que sua sogra gostou e já te encomendou um!
      Anotei aqui no blog que você o teceu e fiz um link para o seu post... Quando postar os demais me avise que faço link também.
      Feliz 2012!
      Beijos

      Excluir
  82. Querida Sônia,
    Já postei meu pegador de panelas feito com o pbd.
    Venha ver como ficou!
    bjins
    Teresa Agrello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, fui no seu blog e vi que seu pegador ficou belíssimo!
      Muito Obrigada, pelo link atencioso e carinhoso!
      Anotei lá no post do pegador de panelas que você o teceu e fiz um link para o seu post.
      Beijos

      Excluir
  83. Oi Sôniaaaa!!! Estou apaixonada por esse ponto!! Menina assisti todos os videos!! Parabéns pela paciência e tantos detalhes e dicas maravilhosas que vc passa. Deus abençoe sempre a vc!! Vc é uma pessoa muito iluminada!!! Sou sua fã! Um beijo doce!!!! Erika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika, eu também sou sua fã... Seus trabalhos são lindos! Se por acaso tecer o ponto baixo dobrado me avise quando postar... Quero muito ver o seu trabalho e anotar aqui que você o teceu e fazer um link para o seu blog, ok? Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  84. Oi Sonia,apendi o ponto baixo dorado
    fiz meu pegador de panelas e fiquei em duvida quanto a
    argola para pendurar, observei pelas fotos dos outros
    trabalhos que cada uma fez um, quero saber como preencher e prender
    a argola.
    obrigado e grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, que aprendeu, Marcia!
      Você me propiciou melhorar meu post... Muito Obrigada por isso! Acabei de acrescentar como tecer a argola... Veja no corpo da matéria...
      Beijos

      Excluir
  85. Oi Sonia,
    fiz meu pegador de panelas e gostaria de saber como preencher
    e prender a argola que pendura o pegador.
    um grande abraço pra voce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, acabei de postar aqui na matéria do pegador de panelas como cobrir uma argola de acrílico de crochê e como pregá-la no pegador de panelas... Peço dar uma olhadinha...
      Quero muito ver o seu pegador, anotar aqui que o teceu e fazer um link para a sua foto... Se puder me mande fotos dele, ok? Meu Email é lacerda.sma@hotmail.com
      Beijos

      Excluir
  86. Sônia, peço desculpas pela minha falha em não colocar o seu link nas minhas postagens. Como pego os vídeos no Youtube, eu deixo programados os posts e não prestei atenção nesse detalhe.
    Mais uma vez me desculpe!
    Um abraço carinhoso e obrigada por ser tão simpática e gentil.

    ResponderExcluir
  87. Olá, Sônia Maria!
    Obrigada por compartilhar este lindo ponto. Adorei aprender. Já estou fazendo outra peça com ele, quando estiver pronta te aviso.
    Fiz uma postagem no meu blog com links para o seu blog.
    Beijos

    http://tricoperfeito.blogspot.com.br/2012/08/pegador-de-panelas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gladys, fui no seu blog e vi o quanto ficou lindo o seu pegador de panelas! Já anotei aqui no blog que você o teceu e fiz também um link para o seu blog... Não se esqueça de me avisar quando postar a próxima peça...
      Beijos

      Excluir

  88. 20:51 (2 horas atrás)


    Boa noite Sônia, como está?
    Estou escrevendo para dizer que amo seu blog,
    já me beneficiei de muitas dicas e também dizer que
    fiz um jogo de porta-copos e um porta-jarra com a
    receita do ponto baixo dobrado.
    Não foi fácil para mim, pois sou iniciante no tricô
    e crochê, mas eu insisti tanto comigo mesma, fiz
    e desmanchei várias vezes, mas consegui.
    Ficou lindo e maravilhoso, eu amei e a pessoa que
    recebeu amou também.
    Eu até fotografei mas não sei se conseguirei colocar no
    computador, mas tenhas a certeza de que ficou lindo e maravilhoso.
    Agradeço muito você por sua explicação calma e detalhada.
    Estou tentando o tapete de argola. Irá demorar um pouco, mas tudo bem.
    Felicidades mil a você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, que notícia boa amiga! Estou muito feliz por saber que você insistiu e conseguiu... Essa é uma demonstração de que somos Brasileiras e não desistimos nunca :-))) Eu também sou como você... Insisto até conseguir :-))) Parabéns pelo trabalho... Tenho certeza que a presenteada amou... Quero muito vê-lo, se puder me mande as fotos e me autorize a postá-las no meu Álbum do PICASA para fazer um link para o blog... Assim outras amigas também poderão ver o seu trabalho...
      Tenho certeza que seu tapete vai ficar lindo!!!! Aguardo notícias suas...
      Beijos e uma linda semana para você e sua família

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca