09 julho 2010

LUVINHAS DE CROCHE PARA BEBÊ RECEM NASCIDO (CROCHET BABY)

Olá, amiga (o)!

Depois de alguns dias fora, ajudando minha filha, estou de volta por mais alguns dias apenas. Depois me ausentarei por uns 2 meses.

Hoje quero te mostrar o par de luvas que  fiz para Isabela. Elas fazem parte do conjunto do sapatinho de crochet circular com leques.

LUVINHAS DE CROCHE PARA BEBÊ RECEM NASCIDO

MATERIAL NECESSÁRIO:
Lã Cisne Super Bebê;
Agulha de Crochê 2,75mm,
Tesourinha e agulha de tapeceiro para o arremate. 

BASE:
Círculo Mágico.

1ª CARREIRA:
  • Faça 2 correntinhas para subir;
  • + 9 Pontos Altos (pa), totalizando 10 pontos. 
  • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), pegando no primeiro ponto que antecede as 2 Correntinhas (corr) iniciais (O Ponto Baixíssimo, ficará acima das duas correntes complementando a altura do Ponto Alto). 
2ª CARREIRA:
  • Faça 2 Correntes (corr) para subir;
  • + 2 Pontos Altos (pa), em cada um dos pontos da carreira anterior, totalizando 20 pontos. 
  • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), pegando no primeiro ponto que antecede as 2 Correntinhas (corr) do início da carreira.
3ª CARREIRA:
  • Faça 2 Correntes (corr) para subir;
  • + 2 Pontos Altos (pa) no primeiro ponto da carreira anterior + 1 Ponto Alto no próximo ponto... E assim sucessivamente até o final da carreira, totalizando 30 pontos. 
  • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), pegando no primeiro ponto que antecede as 2 Correntinhas (corr) do início da carreira.
Da 4ª a 9ª CARREIRA:

  • Repita os procedimentos da 3ª carreira.
10ª CARREIRA:
  • Faça 1 Corrente (corr) para subir;
  • + 1 Ponto Baixo (pb) em cada um dos pontos da carreira anterior e
  • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx). 
11ª e 12ª CARREIRAS:
  • Faça 2 correntes para subir;
  • + 1 Ponto Alto Relevo pegando pela frente (parpf);
  • + 1 Ponto Alto (pa)... E assim sucessivamente até o final da carreira.
  • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx). 
13ª CARREIRA:
  •  Faça 1 Corrente (corr) para subir; 
  • + 1 Ponto Baixo Relevo pegando pela frente (pbrpf);
  • + 1 Ponto Baixo (pb)... E assim sucessivamente até o final da carreira.
  • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx). 
Atualizado em 10 de julho de 2010... Respondendo a e-mails:

De: Debora Araujo da Silva 

Enviada: 6 de julho de 2010 

Para: lacerda.sma@hotmail.com

"Olá Sonia sou uma admiradora "secreta" do seu trabalho! E digo "secreta" rsrs porque sempre entro e saio sem dizer nada e por isso te peço discupas mais sempre que vejo tantas coisas lindas vou olhando, me encantando,clico de um lado pro outro e qdo me dou conta já passou horas e acabo saindo super atrasada, e qdo nao é isso é por vergonha mesmo rsrs. Mais engolí minha vergonha e quero te parabenizar por seu talento e nao só isso a imensa disposiçao de compartilhar e facilitar tudo pra amadoras como eu.

Sempre amei o croche desde criança mais por tantas voltas e circunstancias da vida aprendi muito pouco,até que conheci uma amiga que faz bordados em ponto cruz e amei. Como vivo fora do Brasil, atualmente moro em Honduras, quis aprender o ponto cruz pra fazer algumas coisinhas e levar pra minha mae qdo fosse visitá-la e nessa busca na net conheci o blog da professora Elaine e fiquei loca kkkk larguei tudo de bordado e comecei a estudar ponto por ponto que ela ensina e já aprendi coisas que em toda minha vida nao tive oportunidade de aprender, logo em seguida conheci seu blog e me encantei!!!! Está nos meus favoritos e nunca entro na net sem dar uma passadinha por ele rsrs, seu croche é lindo!!!! Seus pontos sao sofisticados e definidos. Hoje estou feliz porque me aventurei em aprender seu ponto, só treinei rsrsrs e qdo conseguir fazer algo com ele quero te mostrar rsrs. Já fiz um monte de coisinhas com tudo que aprendi, mais ainda estou beeemmm longe da sua destreza e da Elaine rsrs e sempre que faço alguma coisa tiro foto e coloco no meu orkut pra minha família ver rsrs e minhas amigas olham e algumas delas têm me feito pedidos rsrsrs meu Deus nunca pensei nisso rsrsrs mais como tem havido insistencia delas eu queria que vc me explicasse como se faz pra avaliar o preço de uma peça.
Já escrevi pra outras crocheteiras e nao tive resposta e nao sei se é indiscreta a minha pergunta, me desculpe se for, mais gostaria de ter uma base. 
Me atrevi a te perguntar porque vejo que vc responde a todo mundo, meu Deus nao sei como vc faz mais é admirável! e quem sabe consegue um momentinho só pra mim rsrs.
Se for possível me responder estarei grata senao nao tem problema eu entendo a correria do dia-a-dia! Já estou de ter cumprido com meu dever de consciencia rsrs de escrever pra vc que tem ensinado a tantas pessoas do outro lado da telinha.
Fica com Deus e tudo de bom pra vc!
Com carinha Débora".

Resposta:

Querida Debora,
Estou muito feliz com o seu email. Muito Obrigada pelo carinho. 
Quando fizer peças com o meu ponto me mande foto para postar no blog. 
Quanto ao preço para venda... Vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque nosso trabalho não é valorizado como deve. Acho absurdamente barato o que se cobra pelas peças de croché. 

O preço de uma peça se calcula da seguinte forma:

  • Calcule o preço do material gasto (se gastou meio novelo divida o preço dele por 2. Se foi 1/4 divida por 4... e assim sucessivamente) ;
  • Calcule o valor do seu tempo. (Para achar esse valor... Estabeleça quanto quer ganhar por mês fazendo crochê. Divida esse valor pelas horas de trabalho, encontrando assim o valor da sua hora de trabalho... Marque o tempo gasto para tecer a peça. Multiplique esse tempo pelo valor da hora... Assim você encontrará o valor do seu tempo.
  • Some-se ao preço do material e ao do seu tempo... Os gastos com transporte para compra do material... O tempo gasto nessa compra e ainda energia elétrica gasta, se for o caso.
   *Todo custo que tiver deverá ser acrescido... Inclusive aquele com a         pesquisa (revista, net... etc).
  • Depois de todos esses cálculos... Multiplique esse valor encontrado por 2. Assim 50% desse valor fica para cobrir o custo e os outros 50% é o seu lucro.
  • Você também deve observar a quem vai vender. Se for para uma pessoa de maior poder aquisitivo você poderá adicionar mais alguns reais. 
  • Caso contrário... Se for vender em um bairro ou cidade onde o poder aquisitivo for menor, o seu preço não poderá ser muito alto. Isso inviabilizaria a sua venda. 
  • Não se esqueça também de pesquisar o preço cobrado no seu mercado, para que seu preço não fique muito aquém ou além dele. É importante observar esse item para que o seu produto tenha competitividade.
  • Se o seu trabalho tiver uma qualidade diferenciada... Isso também te propiciará um acréscimo no seu preço.

Diante de tudo isso dá pra perceber o quanto as nossas amigas crocheteiras não valorizam o seu trabalho como um todo. 

Sou uma das pessoas que engrossa a fila da campanha pela valorização do trabalho da crocheteira e tricoteira. Precisamos valorizar o nosso trabalho.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Veja QUEM TAMBÉM TECEU ESSA LUVINHA DE CROCHE...

  1. 21 SET 2010 - ERICA do blog NO TEMPO DA VOVÓ. Veja seu gorrinho no link a seguir   http://coisasdaprofessoraerica.blogspot.com/2010/09/croche-para-recem-nascido.html#comment-form ;
  2. 02 DEZ 2011 - ANGELA ROBINS, do blog FOR YOUR BABIES CROCHET também fez essa luvinha...   http://foryourbabiescrochet.blogspot.com/ ;

--------------------------

BONS CROCHETS!

21 comentários:

  1. Oi Sônia
    Que fofura amiga e obrigado pela receita! Luva é gostoso de fazer porque é bem rápida! Já dei as que tinha feito, a menina nasceu forte e fofa, coisa mais linda! Desejo uma boa hora para sua filha e muitas alegrias nos próximos dias!!!
    Fiquem com Deus e aparece no blog de vez enquando se não sentiremos saudade de seus posts.

    beijão!!!

    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga,que bom cada dia fica mais perto da sua netinha nascer,e o enxoval cada vez mais enriquecido uma graça as luvinhas.Desejo um bom final de semana Bjos Maria da conceição

    ResponderExcluir
  3. De: Debora Araujo da Silva
    Enviada: 6 de julho de 2010
    Para: lacerda.sma@hotmail.com

    Olá Sonia sou uma admiradora "secreta" do seu trabalho! E digo "secreta" rsrs porque sempre entro e saio sem dizer nada e por isso te peço discupas mais sempre que vejo tantas coisas lindas vou olhando, me encantando,clico de um lado pro outro e qdo me dou conta já passou horas e acabo saindo super atrasada, e qdo nao é isso é por vergonha mesmo rsrs. Mais engolí minha vergonha e quero te parabenizar por seu talento e nao só isso a imensa disposiçao de compartilhar e facilitar tudo pra amadoras como eu.

    Sempre amei o croche desde criança mais por tantas voltas e circunstancias da vida aprendi muito pouco,até que conheci uma amiga que faz bordados em ponto cruz e amei. Como vivo fora do Brasil, atualmente moro em Honduras, quis aprender o ponto cruz pra fazer algumas coisinhas e levar pra minha mae qdo fosse visitá-la e nessa busca na net conheci o blog da professora Elaine e fiquei loca kkkk larguei tudo de bordado e comecei a estudar ponto por ponto que ela ensina e já aprendi coisas que em toda minha vida nao tive oportunidade de aprender, logo enseguida conheci seu blog e me encanta!!!! Está nos meus favoritos e nunca entro na net sem dar uma passadinha por ele rsrs,seu croche é lindo!!!! seus pontos sao sofisticados e definidos. Hoje estou feliz porque me aventurei em aprender seu ponto,só treinei rsrsrs e qdo conseguir fazer algo com ele quero te mostrar rsrs. Já fiz um monte de coisinhas com tudo que aprendi, mais ainda estou beeemmm longe da sua destreza e da Elaine rsrs e sempre que faço alguma coisa tiro foto e coloco no meu orkut pra minha família ver rsrs e minhas amigas olham e algumas delas têm me feito pedidos rsrsrs meu Deus nunca pensei nisso rsrsrs mais como tem havido insistencia delas eu queria que vc me explicasse como se faz pra avaliar o preço de uma peça.

    Já escrevi pra outras crocheteiras e nao tive resposta e nao sei se é indiscreta a minha pergunta, me desculpe se for, mais gostaria de ter uma base.

    Me atrevi a te perguntar porque vejo que vc responde a todo mundo, meu Deus nao sei como vc faz mais é admirável! e quem sabe consegue um momentinho só pra mim rsrs.

    Se for possível me responder estarei grata senao nao tem problema eu entendo a correria do dia-a-dia !Já estou de ter cumprido com meu dever de consciencia rsrs de escrever pra vc que tem ensinado a tantas pessoas do outro lado da telinha.

    Fica com Deus e tudo de bom pra vc!

    Com carinha Débora.

    ResponderExcluir
  4. oi sogrinha !! muito bonita a luvinha! beijo do saimon

    ResponderExcluir
  5. Querida Debora,
    Estou muito feliz com o seu email. Muito Obrigada pelo carinho.
    Quanto ao preço para venda... Vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque nosso trabalho não é valorizado como deve. Acho absurdamente barato o que se cobra pelas peças de croché.
    O preço de uma peça se calcula da seguinte forma:
    - Calcule o preço do material gasto (se gastou meio novelo divida o preço dele por 2. Se foi 1/4 divida por 4... e assim sucessivamente) ;
    - Calcule o valor do seu tempo. (Para achar esse valor... Estabeleça quanto quer ganhar por mês fazendo crochê. Divida esse valor pelas horas de trabalho, encontrando assim o valor da sua hora de trabalho... Marque o tempo gasto para tecer a peça. Multiplique esse tempo pelo valor da hora... Assim você encontrará o valor do seu tempo.
    - Some-se ao preço do material e ao do seu tempo... Os gastos com transporte para compra do material... O tempo gasto nessa compra e ainda energia elétrica gasta, se for o caso.
    Todo custo que tiver deverá ser acrescido.
    Depois de todos esses cálculos... Multiplique esse valor encontrado por 2.
    Assim 50% desse valor fica para cobrir o custo e os outros 50% é o seu lucro.
    Você também deve observar a quem vai vender. Se for para uma pessoa de maior poder aquisitivo você poderá adicionar mais alguns reais. Caso contrário... Se for vender em um bairro ou cidade onde o poder aquisitivo for menor, o seu preço não poderá ser muito alto. Isso inviabilizaria a sua venda.
    Diante de tudo isso dá pra perceber que as nossas amigas crocheteiras não valorizam muito sua hora de trabalho.
    Sou uma das pessoas que engrossa a fila da campanha pela valorização do trabalho da crocheteira e tricoteira. Precisamos valorizar o nosso trabalho.
    Bons Crochets e Boas Vendas!

  6. Tecido
    De: Erica figueiredo
    Enviada: 6 de julho de 2010
    Para: lacerda.sma@hotmail.com

    Olá Sônia você é maravilhos como tudo que faz.

    Sônia aqui no RJ onde moro quando vou pedir tecido para pano de prato,
    eles sempre me dão tecido em sacaria.Qual é o nome do Tecido?
    Você ainda trabalha como administradora? como tem tempo, para fazer esses
    crochês com tanto capricho?
    Sabe Sônia sou professora de ensino fundadamental e médio,gostaria que meu
    dinheiro viesse somente de artesanatos.Mas as pessoas não valorizam muito.
    Elas olham e dizem QUE LINDO!! mas comprar mesmo que é bom nada!.Você vive de crochê?
    Como consegue?

    ResponderExcluir
  7. Sonia María: Muy lindos como todo lo que tu tejes a crochet tan perfecto!!! FELIZ FIN DE SEMANA...

    ResponderExcluir
  8. Tecido
    De: Erica figueiredo
    Enviada: 6 de julho de 2010
    Para: lacerda.sma@hotmail.com

    Olá Sônia você é maravilhos como tudo que faz.

    Sônia aqui no RJ onde moro quando vou pedir tecido para pano de prato,
    eles sempre me dão tecido em sacaria.Qual é o nome do Tecido?
    Você ainda trabalha como administradora? como tem tempo, para fazer esses
    crochês com tanto capricho?
    Sabe Sônia sou professora de ensino fundadamental e médio,gostaria que meu
    dinheiro viesse somente de artesanatos.Mas as pessoas não valorizam muito.
    Elas olham e dizem QUE LINDO!! mas comprar mesmo que é bom nada!.Você vive de crochê?
    Como consegue?

    ResponderExcluir
  9. Querida Erica,
    Não me recordo do nome do tecido no momento. Assim que for ao armarinho perguntarei e postarei no blog. Várias pessoas já me perguntaram o nome do tecido que uso para fazer meus panos de copa...

    Respondendo as suas perguntas:
    Sou Admistradora de Empresas por formação. Hoje já estou aposentada. Quando estava na ativa não tinha tempo de crochetar.
    Minha primeira formação foi como professora. Portanto sou sua colega. Cheguei a ministrar aulas para o ensino fundamental. Esse foi o meu primeiro emprego.
    Depois ingressei na CEF e por lá fiquei por mais de 20 anos. Hoje já estou aposentada.
    Depois que sai da CEF cheguei a ministrar aulas em Faculdade. Dessa vez de duas matérias: Introdução a Administração e Introdução ao Marketing.
    Hoje ... Aposentada me dedico a ensinar crochê. Essa foi a forma que encontrei de ajudar as pessoas e de não ficar parada. Sempre trabalhei ... Minha vida sempre foi muito dinâmica.

    Respondendo a outra das suas perguntas:
    Não vivo do crochê. Gostaria muito que o crochê fosse o meu negócio, mas não o é. Infelizmente como você mesma disse o nosso trabalho não é muito valorizado. Tenho a renda das propagandas no blog. A cada click de algum visitante ganho alguns centavos (risos).

  10. Oii Sô..que lindinha luva!
    O conjunto vai ficar um charme!
    Foi meu níver ontem e coloquei uma super novidade lá no blog.
    Te espero pra conferir, flor!
    Beijinhos Mô =)

    ResponderExcluir
  11. Sobre o valor a se cobrar de uma peça de crochê

    Também já tive esse tipo de dificuldade com peças pequenas, como cobrar por algo que muita gente conhece o apenas como um tipo de artesanato ou só aplicação de técnica e aprender a fazê-lo tornou-se fácil pois é só copiar da revista, já tá tudo tão mastigado, não é...?, assim como em qualquer área há os que sabem pouco, há os experts, e dependendo de quem vê o que a gente faz a resposta é: "eu também faço", esquecem o quanto de dedicação de tempo foi investido para se chegar ao resultado. Bom mas o que percebi que funciona é o 'boca a boca', quem gosta do nosso trabalho indica pra outros.

    Lucimar
    Aprendendo com arte na vida, arte do crochê

    ResponderExcluir
  12. Oi Sonia estou com uma netinha que nasceu de 6 meses pesa l050 gramas portanto tenho que fazer coisas bem pequenas . obrigado Sonia Brizido. Bjs.

    ResponderExcluir
  13. parabens sonia pelo estes trabalhos ficaram lindos , nao liga pois sou de pouca palavra bjs

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Sônia Maria!
    Ficou lindo o conjuntinho...você acha que esse modelo serve também para meninos?
    Bjs e obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  15. Querida Daniella,
    Esse modelinho é bem simples, podendo ser usado tanto por menino quanto por menina.
    Bons Crochets!

  16. Oi Sonia muito obrigada por responder meu email e tao rapido!Até imprimi porque vc explicou de forma tao clara e detalhada que eu nao poderia ler e pronto rsrs.Vai me ajudar e muito!Ahhh e as coisinhas da Isabela sao umas mais fofas que a outra,tudo lindo!!!!
    Com carinho Débora

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sônia! Também sou admiradora do seu trabalho. Quando tenho que dar preço aos crochês que faço multiplico por 4 o valor do material gasto (isto se o trabalho for de nível fácil ou médio). Só cobro mais caro se o trabalho for difícil.
    No entanto, achei sua ideia sobre valores muito interessante. Fiz as contas que valorizaram ainda mais o meu trabalho.
    Beijos
    josiene_macedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Querida Sônia Maria, fechei com chave de ouro minhas andanças na net hoje, primeiro quero agradecer e confessar,como muitas, minha admiração pelo trabalho e dedicação que vocês tem criando e postando no blog tantas coisas lindas e acima de tudo ensinando, digo isso porque tinha uma noção parecida de como calcular o preço das peças que faço, mas a sua explicação é sensacional e de super valia pra mim, obrigada por valorizar essa arte manual. Sobre a "ética", muitas não sabem nem que existe essa palavra quanto mais o real significado, é falta de respeito mesmo em tudo, já vi postagens de trabalhos de outras artesãs e até mesmo de revista sem os devidos créditos, esses blogs nem chegam perto da minha lista de favoritos. Cada trabalho nosso é como um filho e para tal existe uma mãe criadora, por estou na corrente do "bem" e só acompanho blogs como o seu. O sapatinho da netinha está uma coisa fofa...
    Me desculpe por tantas vezes entrar no seu blog, sair e nem dizer "muito obrigado" é porque como não tenho blog, pensava que não poderia deixar comentário.
    Um grande beijo,

    ResponderExcluir
  19. Sonia, eu de novo, as luvinhas que estou fazendo não estão ficando como as suas, penso eu, que entre a 4ª e 9ª carreiras que está o problema. Ah, sim, a calça comprida que vc me indicou deu certo, obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Olá mais uma vez! Fiz estas luvas também e postei no meu blog. Facílimas, vão esquentar muitas mãozinnhas. :) Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Ângela, você tem outro blog além do
    http://foryourbabiescrochet.blogspot.com/ ?
    Fui no seu blog e não vi o post... Me repasse o link do seu blog... Quero muito ver o seu trabalho, anotar no meu blog que você o teceu e fazer um link para o seu, ok?
    Vou aguardar!

A T E N Ç Ã O !

MAIS VISTOS NO ÚLTIMO MÊS

MARCADORES SELECIONADOS

Google+ Followers