06 março 2010

BOLERINHO DE CROCHÊ PARA BEBÊ (CROCHET BABY)

Olá, amiga(o)!

Hoje tenho uma novidade para te contar.... Vou ser vovó de uma menininha. Estamos muito felizes com a notícia. 

Para comemorar fiz esse BOLERINHO DE CROCHÊ PARA BEBÊ COM GRÁFICO SOBRE FOTO,  bem feminino. Não me esqueci do laço. A fita não é lá essas coisas. Sua qualidade não é muito boa. Quando puder irei as compras e a trocarei. 

Veja-o em duas cores... Ficou mimoso... 

Se você quiser fazer o FIO DE CORRENTINHAS COM FLORES NAS PONTAS, veja seu gráfico no link a seguir http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/03/fio-de-correntinhas-de-croche-com-uma.html.

Fiz um gráfico sobre foto, com todo carinho, para você, caso queira fazê-lo. Não se esqueça de clicar na foto para ampliá-la.

O gráfico esta borrado no início da 2ª etapa porque resolvi mudar aquela carreira de Ponto Alto Duplo (pad) para Ponto Alto (pa), Ok? Assim seu trabalho ficará mais bonito. 

Ele é muito simples, fácil e rápido de se fazer.

ESSE BOLERINHO PODE SER TECIDO PARA QUALQUER IDADE... Para isso basta que você adeque as medidas ao manequim da sua cliente.

  1. Para retirar as MEDIDAS DO RETÂNGULO: Meça do ombro até a cintura. Se quiser mais curtinho suba quantos cm quiser acima da cintura, lembrando sempre que para a altura total ainda falta a altura da barra.
  2. Para as MEDIDAS DA LARGURA DA GOLA, ALTURA DA BARRA E LARGURA DA FRENTE: Meça e largura da frente, que é a distancia de costura a costura, da cava. Pegue essa medida e divida por dois (2). Essa é a medida da altura que você deve tecer em volta do retângulo.
  3. Para o FIO DE CORRENTES (corr) DA CAVA: Essa cava deve bem maior que as convencionais, por se tratar de um bolero... Portanto, meça a circunferência da cava, já folgando até a altura que a queira. Pegue essa medida e dimininua dela a altura do retângulo... Isso porque o retângulo faz parte da cava... A partir disso, faça quantas correntinhas forem necessárias para que sua cava fique no tamanho certo.

PASSO-A-PASSO BOLERINHO DE CROCHÊ PARA BEBÊ:
As medidas desse bolerinho é para recem nascido. Ele mede 16,5 cm de largura por 8,5 cm de altura. Não estranhe uma altura tão pequena... A parte da borda, que forma a gola, a parte da frente e a barra, mede  8 cm de altura... Sua altura final, medida  das costas, com gola aberta, é de 24,5 cm. No corpo e com gola dobrada ele fica certinho. Minha neta o vestiu até os 4 meses. Se quiser tecer para criança maior ou adulto aumente as medidas de acordo com o manequim. 
MATERIAL NECESSÁRIO:
1 - Novelo de LINHA BELLA da PINGOUIN;
1 - Agulha de crochê 2 1/2 mm;
1 - Fita da sua preferência para o laço;
1 - Agulha de tapeceiro  e 
1 - Tesourinha para arrematar.

Sua execução se dá em duas etapas:
- A 1ª ETAPA é o retângulo do centro, com 10 carreiras (carr) do ponto fantasia. 
Siga a seta da foto para visualizar melhor o início do trabalho;
- Inicie fazendo 44 correntinhas (corr),  mais 3 correntinhas (corr) para subir;
- Faça 1 ponto alto;
- Pule 2 correntinhas (corr).
- Na próxima correntinha (corr) faça o bloco do ponto fantasia composto de 2 pontos altos (pa), 1 correntinha (corr) e mais 2 pontos altos (pa) e assim sucessivamente até totalizar 8 blocos. 
- Pule duas correntinhas (corr);
- Faça 2 pontos altos (pa), cada um em uma corrente de base. Esta pronta a 1ª carreira do nosso retângulo.
- Faça 3 correntes (corr) para subir e retorne repetindo o mesmo procedimento.
- Continue, da mesma forma, até completar as 10 carreiras (carr) do retângulo.

- A 2ª ETAPA é composta de 7 carreiras.  
Para que a gola ou a barra não ficasse do avesso... ATENÇÃO! ...Fiz o crochê em circulo, porem sendo uma carreira do direito e outra, voltando , do avesso. 
Sem cortar o fio, inicia-se pelo fio de 42 correntes (corr), que será a base para uma das cavas. Fecha com ponto baixo na base do retângulo e continua fazendo correntinhas e ponto baixo como no gráfico da foto, até o final da base. Em seguida faça outro fio de 42 correntinhas (corr).  
 Nessa fase o crochê é feito em círculo.  Até aqui já contornamos 3 lados do retângulo. Agora vamos iniciar as 7 carreiras.
- Faça 3 correntinhas (corr) para subir e inicie novamente o ponto fantasia e vá contornando...  Inicialmente sobre o retângulo...   Depois sobre o primeiro fio base da primeira cava...  Depois sobre a outra parte do retângulo. Em seguida  sobre o fio de correntinhas da 2ª cava e feche com um ponto baixíssimo (pbx).  
- Faça mais 6 carreiras (carr) , até completar as 7 carreiras (carr) da 2ª parte. Finalize com um ponto baixíssimo(pbx) e arremate usando a agulha de tapeceiro.
Esta pronto o nosso BOLERINHO DE CROCHÊ para bebê.

Se você quiser diferenciar um pouco o seu bolerinho, faça um retângulo com outro ponto ou faça um square no seu lugar. Assim seu bolerinho ficará mais cavado nas costas... Mude o ponto da borda... Se quiser um modelo mais romântico faça uma barra diferenciada... Ou se quiser bem clean, faça no ponto alto... Vá até onde sua imaginação a levar... Você fará bolerinhos lindos... 

Atualizando...

A nossa querida professora Elaine, do blog http://www.elainecroche.blogspot.com/ , nos presenteou com os vídeos de como fazer o bolerinho para bebê.

VÍDEO 1

VÍDEO 2

VÍDEO 3

--------------------------

Sanando dúvidas e respondendo a e-mails:

Pergunta:
"De: María Yolanda Sarria Riaño.
Data: 7 março 2010.
Hermoso,  este bolero, pero me gustaria poder imprimir las instrucciones, pues estan en portugués y  en ocasiones, se me dificulta un poco, como puedo hacer sí lo deseo para una bebe mayorcirta de dos años. Gracias y bendiciones".

Resposta:

Maria Yolanda, caso queira fazer um casaquinho maior aumente as medidas do retangulo. Meça as costas da criança ou do adulto e faça o retangulo na medida exata das costas.

--------------------- 

Pergunta:

De:       Lourdes Junqueira.
Enviada:  22 de junho de 2010.
Para:       lacerda.sma@hotmail.com

"Olá, Sonia Maria!
Adorei o seu blog, me apaixonei por esse bolerinho. Estou começando a crochetar agora, com o nascimento da minha netinha, por isso peço que me dê orientação para faze-la para um bebê de 9 meses. Meus parabéns pelo blog , pela netinha .
Agradeço por tudo.
Um grande abraço.
Lourdes Junqueira."

Resposta:

Querida Lourdes!
A medida de torax de um bebê de 9 meses é de aproximadamente 50cm.
Faça o retângulo com medida de 23 a 25 cm.
Ao fazer a gola que é inteiriça, de vez em quando, feche o bolero como na foto, e meça a sua circunferência, na altura do laço, ou seja, onde ficará fechado. Se estiver menor que 50 cm... Continue tecendo mais carreiras até  atingir essa medida. Com carinho, Sônia Maria.

----------------------

Atualizando... Agradecimento:

Muito Obrigada, Sandy! (Thank you, Sandy!).
http://www.ravelry.com/twir/70/crochet-corner-10  e
http://www.ravelry.com/discuss/this-week-in-ravelry-comments/topics/1045472

----------------------

Veja QUEM TAMBÉM TECEU ESSE BOLERINHO DE CROCHE...
  1. 11 MAR 2010 - Marce, do blog ENTRE LANAS Y AGUJAS. Veja-o seguindo o link http://entrelanasyagujas.blogspot.com/2010/03/mas-para-bebes.html ;
  2. 26 MAR 2010 - Elaine, do blog ELAINE CROCHE. Veja seus vídeos no  http://elainecroche.blogspot.com/2010/03/video-179-bolerinho-croche-para-bebe-da.html ;
  3. 05 ABR 2010 - Lia Lobo, do blog LIA LOBO CROCHE, também fez o bolerinho. Veja-o seguindo o link  http://lialobocroche.blogspot.com/2010/04/bolero-infantil.html ;
  4. 12 ABR 2010 - Nalan Kaplan, do blog HOBBY NALAN, fez um casaquinho com rosa, confira!  http://nalanhobi.blogspot.com/2010/04/bebek-bolerosu-gereken-malzemeler-60-gr.html#comments;
  5. 13 ABR 2010 - Gislaine do blog ARTES DA GIS, fez esse casaquinho veja no http://artesdagis.blogspot.com/2010/04/babador-e-bolero-em-croche-para-bebe.html#links ;
  6. 19 MAI 2010 - Marine, do blog HAND CRAFT. Veja no link a seguir http://marinahandcraft.blogspot.com/2010/05/bolerito-en-crochet-para-una-beba.html;
  7. 07 JUL 2010 - Sônia Maria, do blog SMS CROCHE & CIA . Veja-o seguindo o link http://smscroche.blogspot.com/2010/07/colete-bebe.html 
  8. 17 AGO 2010 - Isis, do blog CROCHE DA Z. Veja-o no link a seguir http://crochedaz.blogspot.com/2010/08/este-bolerinho-de-bebe-fiz-seguindo-o.html#comments ;
  9. 18 AGO 2010 - Valeria, do blog PraIza, também o fez. Veja-o no link a seguir http://valeriadocespraisa.blogspot.com/2010/08/bolero-bebe.html ;
  10. 18 JAN 2011 - Zélia, do blog MARIA BONITA ARTESANATO . Veja no link seguinte http://mariabonitaartesanatos.blogspot.com/2011/01/bolero-em-croche-para-bebe.html ;
  11. 13 MAI 2011 - Flavia do blog MIMOS CROCHE Fez uma versão pet super interessante. Veja seguindo o link http://mimoscroche.blogspot.com/2011/05/moda-pet.html ;
  12. 16 JUN 2011 - Itamar...  Fez para sua  Mariana. Veja na sua pag do Facebook  https://www.facebook.com/profile.php?id=100000938552902 ;
  13. 18 JUN 2011 - Sandra, do blog   1001 NÓS, fez esse bolerinho com manga.  Veja-o no http://1001nos.blogspot.com/2011/06/bolero-com-mangas.html ;
  14. 05 JUN 2011 - Marisete, do blog PRIMEIRO ENCANTO, fez esse bolerinho mudando o modo de fechar. Veja-o seguindo o link  http://primeiroencanto.blogspot.com/2011/06/bolerinho-para-bebe.html#comment-form ;
  15. 09 JAN 2011 - Mirian (japão), do blog MIRIAN CROCHET, teceu um também. Veja! http://mirian-crochet.blogspot.com/2011/01/mais-croches.html  
  16. 06 AGO 2011 - Dalva, do blog DALVA ARTES EM TRICO E CROCHE, fez o casaquinho. Confira seguindo o link  http://dalvatricoecroche.blogspot.com/2011/08/bolero-infantil-em-croche.html ;
  17. 19 AGO 2011 - Flavia Fernanda Carabajal Marotta, uma amiga do FACEBOOK teceu o FIO DE CORRENTINHAS  https://www.facebook.com/flavia.carabajal;
  18. 20 OUT 2011 - Regiana Oliveira, uma querida leitora, fez esse bolerinho para uma bebê muito fofa;
  19. 23 NOV 2011 - Viviane, do blog VIVIANE ARTES, fez um bolerinho lindo... Confira no http://vivianeartes.blogspot.com/2011/11/bolerinho-de-bebe.html;
  20. 25 JAN 2012 -  Priscila, do blog COISINHAS DA PRISCILA, fez uma casaquinho lindo para sua Amanda... Confira! http://coisinhasdapris.blogspot.com/2012/01/casaquinhobolero-facil-de-fazer.html;
  21. 18 FEV 2012 - Tarciana Santos, do blog MAGIA DO TRICÔ, teceu um bolerinho lilás lindo... Confira!  http://magiadotrico.blogspot.com.br/2012/06/bolero-de-croche-infantil.html;
  22. 06 JUN 2012 -  Tarciana Santos, do blog MAGIA DO TRICÔ, teceu um bolerinho lilás para adulto lindo... Confira!  - http://magiadotrico.blogspot.com.br/2012/06/bolero-adulto-em-croche_06.html;
  23. 21 AGO 2012 - Ieda Feijó, uma amiga do Facebook também teceu um bolerinho. Veja seguindo o link https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/582821_278016958978247_1824780125_n.jpg;
  24. 26 SET 2012 - Cida Hamada, do blog CIDA HAMADA, também teceu um bolerinho como esse, confira! http://cida-hamada.blogspot.com.br/2012/09/bolerinho-infantil-maquinacrochet.html
  25. 17 NOV 2012 - Denise, do blog AGULHAS E CAFÉ, também teceu um lindo bolerinho. Passe no seu blog e confira http://denisemrdalnegro.blogspot.com.br/2012/11/casaquinhos-de-bebe-trico-e-croche.html;
  26. 31 DEZ 2012 - Kika Neves, do blog FEITO A MÃE, teceu um para adulto adaptando as medidas. Confira no seu blog...   http://feitoamaekika.blogspot.com.br/2012/12/bolero-de-croche.html;

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

107 comentários:

  1. Olá Sônia
    Parabéns,amiga!!Essa bebezinha vai trazer muitas bençãos à sua família!!
    Bom domingo!!

  2. Parabéns vovó,uma criança em casa é muito bom, e sendo uma menininha que sou suspeita em falar é muito legal,tudo cor de rosa...parabéns,muitas bençãos de Deus...

    ResponderExcluir
  3. HOLA, ME GUSTA LAS COSAS QUE HACES. HERMOSO EL BOLERO. SIGO TU BLOG, ESPERO TU VISITA POR MI BLOG. ME ENCANTA HAER CROCHET. UN CARIÑO GRANDE.

    ResponderExcluir
  4. Hola Sonia, felicidades, q dicha, el bolerito, es una belleza, delicadisimo, y la cinta es preciosa, tienes un gusto exquisito..gracias por compartirlo con todas..felicidades y tambien que tengas un lindo..DIA DE LA MUJER.
    beijos..desde COSTA RICA..CHAU.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sônia,
    que alegria é esperar uma nova pessoazinha. Está tão lindo esse bolerinho, é muita gentileza compartilhar a sua receita.
    Um grande abraço e muitas bençãos a sua linda familia.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns. Ela vai ser a menina mais bem vestida do mundo. Vovó vai enfeitar a netinha com tanto amor e carinho... Desejo a vc e sua família toda a felicidade do mundo. Que sua neta nasça com muita saúde.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  7. Olá Sonia!!!
    Que noticia boa, que essa princesa venha cheia de luz para iluminar a familia!!!!!!
    Adorei o bolero vou fazer para a minha bebê, muito bonito como todos os trabalhos que vc faz!!!!
    Parabens Vovó!!!!!!!!

    bjks e tenha um lindo domingo...

    Dan

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada pelo grafico, o bolero é um mimo :) gostei muito

  9. OLÁ , MINHA QUERIDA , QUE ALEGRIA , UMA PRINCESINHA , QUE ESTÁ VINDO AI , IMAGINO COMO ESTÁ FELIZ , UMA CRIANÇA Á A ALEGRIA DOS NOSSOS LARES .
    O BOLERINHO ESTÁ LINDO .
    DEPOIS ENTRE NO MEU BLOG ,
    http://marciacastromoura.blogspot.com, NAS POSTAGENS MAIS ANTIGAS , TEM UM DOIS CASAQUINHOS , UM BRANCO E UM ROSA DE MENININHA , TENHO Á CERTEZA DE QUE VAIS GOSTAR ,SÃO LINDINHOS , EM CROCHE.
    BEIJINHOS.
    MÁRCIA.

    ResponderExcluir
  10. Lindo o bolerinho, parabéns, uma criança é sempre uma dádiva em nossas vidas. Que Deus te abençoe. Bjs

    ResponderExcluir
  11. hola Sonia Maria, que bello este bolerino para bebe, tratare de hacerlo a mi nieta. ayer te envie un comentario que no aparece, imagino que es por problemas de luz, te reitero mi agradecimiento por compartir tus conocimientos con todas las personas que como yo amamos el crochet. saludos
    desde Ciudad Volivar, venezuela
    carmen
    fernandezcarmen54@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Ola Sonia, que bom vai ser vovó , parabéns. Lindo esse bolerinho e com a fita ficou fashion, imagino as peças lindas que irá fazer para sua neta. Bom domingo. Abraço

    ResponderExcluir
  13. Buenas tardes Sonia Maria.
    Felicitaciones por tan hermoso Blog realmente lo visito siempre y me encanta tambien porque acceso tambien a otras artesanas.
    El bolerito es una fofura realmente.Felicitaciones
    Un gran abrazo de Ana desde Salto-Uruguay

    ResponderExcluir
  14. ola amiga que delicia ser vovo eu sou de 2 princezinhas eu babao nelas tudo que posso estou fazendo para elas ,meus parabens que DEUS te abençoe sempre
    zilda regina mineira de BH
    oliveiraalvespinto53@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Sonia, parabéns por sua netinha(o), que venha com muita paz e saúde, para você babar muito.
    Se for uma menina sei que terá coisas lindas que alguém vai fazer.rsrs

    Beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  16. Sônia, parabéns sempre,seu blog é lindo!Tem um selinho pra vc com muito carinho em meu blog.Dá uma passadinha por lá para pega´-lo.Bjão,Rê.

    ResponderExcluir
  17. Oi Sônia!

    Lindo esse bolerinho! Um charme!
    Sua netinha ja vai nascer chic com uma avò tão talentosa!
    Obrigada por mais esse trabalho tão bem explicadinho.
    Abraços!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  18. Sônia,
    Parabéns!!!! que grande felicidade vc deve estar experimentando! e que trabalho mais delicado e cuidadoso! Certamente sua netinha terá um guarda-roupa invejável!! :)
    Adorei o post e adoro ver o seu esmero em cuidar de tudo: desde gráfico, fotos, tudo tão bem-cuidado!
    beijos pra vc!

    ResponderExcluir
  19. ACHEI MUITO LINDO O BOLERINHO
    AMEI!!!
    MEU BLOG HTTP://SANDRA-PURAMAGIA.BLOGPOST.COM
    ADORO CROCHE!!!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  20. MULHER...

    Mulher simbolo da vida, imagem da perfeição.
    Como mãe, semeia esperança...
    Como irmã, espalha fervor...
    Se esposa, há perseverança...
    Se sofrida nos causa dor.
    Se trabalha, emite confiança...
    Mas em tudo cultiva amor !

    Feliz Dia Internacional da Mulher!!

    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  21. Olá amiga.
    Parabéns pela netinha e pelo bolerinho,lindo!Bjs e uma ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  22. Olá, quanto tempo não?
    Estou voltando aos poucos estava com saudades de visitar os amigos.
    Seu blog, como sempre uma maravilha. Uma escola e um enorme prazer de ver.
    Beijos!!
    Maura Gomes.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns. Essa bebezinha vai ter um enxoval de encher os olhos. Boa semana. bjs.

    ResponderExcluir
  24. Hola Sonia Maria. Hoy he visitado por primera vez tu blog y me ha parecido impresionante, tienes unas cosas preciosas y se notan que estan hechas con mucho amor.
    Yo hace poco que empecé con el mio,todavía tiene poquitas cosas, pero tengo mucha ilusión por seguir haciendo cosa e ir publicandolas. Si quieres puedes pasarte por él.Saludos desde Algeciras, España
    http://tejiendoenelsur.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi,amiga,
    Parbéns pela netinha e esta lindo este bolero,amei!!!!!
    e passei para deixar um beijo no seu
    ´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶
    ´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶
    ´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶
    ´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶
    ´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶

    Quanto mais luz você   ,
     deixar sair de si próprio,
      mais iluminado será     
      o mundo em      
        que vive!! 

         BEIJO!!!
    Sandra Coatti

    ResponderExcluir
  26. Ficou lindo este bolerinho, mas o que me encantou mais foram os gráficos...(risos)
    Por favor me ensina a fazer...não consegui no paint....
    '~'
    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Sónia! que bom ser avó...também gostava de ter uma netinha para tricotar para ela.
    O bolerinho está um mimo, como tudo que sai de suas mãos.
    Um beijinho
    Mifá

    ResponderExcluir
  28. Achei lindo o bolerinho.

  29. Olá Sônia!que maravilha uma menininha parabéns,e o enxoval ja começou bem com esse bolerinho lindo! uma boa semana para vc.Beijos Maria da Conceição

    ResponderExcluir
  30. Hermoso, yo ya lo hice y ya estoy subiendo fotos de como me quedo en mi blog, gracias amiga por tantas ideas lindas y por compartiras con nosotras, besossssss.

    ResponderExcluir
  31. Ah, eu sabia! Rsrs. Só fui ver esse post depois que olhei o casaquinho rosa...
    Parabéns! Como diz minha mãe, não há nada melhor que ser avó (porque quando a criança começa a se irritar, chorar, etc., é só devolver pra mãe, hihi).

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Parabéns Vovó!!! Obrigada pela receita desse maravilhoso Bolero! Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  33. Achei uma fofura..principalmente o detalhe da fita de bilhas..heheh
    beijo Sô!!
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  34. Oi, veste bebê era muito agradável, super.
    (Espero ter escrito a traduzir por traduzir com o Google tem sido)
    (I hope I have written to translate by translating with Google has been)
    byee

    ResponderExcluir
  35. Bom dia querida!!!
    adorei este bolerinho muito delicado, e deixa nossos bebes com cara de mocinha, acho maravilhoso o Beto também achou lindo...
    Estamos aguardando voces aqui em casa, quando virem a Brasilia.
    um abraço
    Elaine

    ResponderExcluir
  36. Carmen Fernandez para mim 9 mar

    Sonia María felicitaciones por el nacimiento de la bebe, me parece excelente el bolerinho de croche para bb, me gusta muchisimos, es tiernisimo, voy a tratar de hacerlo para mi nieta que ya casi cumple los seis meses. saludos
    Carmen

    ResponderExcluir
  37. goknur akbe para mim 8 mar

    gunaydın 8mart dunya kadınlar gunu kutlu olsun

    ResponderExcluir
  38. María Yolanda Sarria Riaño para mim
    7 mar
    Hermoso, este bolero, pero me gustaria poder imprimir las instrucciones, pues estan en portugués y en ocasiones, se me dificulta un poco,como puedo hacer sí lo deseo para una bebe mayorcirta de dos años. Gracias y bendiciones.

    ResponderExcluir
  39. Olá Sonia Maria!
    Adoro seu blog, me tornei seguidora até!
    Hoje vi esse bolerinho e não sosseguei até faze-lo. Já acabei. Ficou lindo. Obrigada. Queria a sua permissão para publica-lo no meu blog (com os devidos créditos).Bjs. Pena que minha netinha já está com 10 anos, mas eu vou tentar fazer um pra ela.(estou iniciando o meu blog, ainda não tenho habilidade para as postagens) mas vou tentar. Felicidades com sua netinha.

    ResponderExcluir
  40. Olá, Sonia Maria!
    Adorei o seu blog, me apaixonei por esse bolerinho.Estou começando a crochetar agora, como o nascimento da minha netinha, porisso peço que me dê orientação para faze-la para um bebê de 9 meses. Meus parabéns pelo blog , pela netinha .
    Agradeço por tudo,Um grande abraço
    Lourdes Junqueira

    ResponderExcluir
  41. Amei seu blog! Este bolerinho é simplesmente um show! Parabéns!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  42. Oi flor...
    Fiz este bolerinho e postei em meu blog, mas fique tranquila que dediquei a você, visite o www.mariabonitaartesanatos.blogspot.com

    Bjks
    Zélia

    ResponderExcluir
  43. Que fufura Sónia! adorei.
    Fátima Gouveia

    ResponderExcluir
  44. Oi Sônia.Que bolerinho lindo!Amei!
    Bom final de semana.
    bjs
    Cirlei Bezerra

    ResponderExcluir
  45. lindo lindo lindo!!!!!
    Maria Laura
    Pura Manualidade

    ResponderExcluir
  46. Em 12 de março de 2011 19:25, Maria do Socorro Moreira Santos escreveu:

    Oi amiga, tb e a gata da netinha bjo pra ela ..nossa visitei a ALBUM vc realmente´tem mão de fada qta coisa linda..bem fikei uns dias sem net tava de mudança Ufa...mas tenho boas noticias me arrisquei fazer um colete oval....pode parecer simples mas pra mim é um tremendo quebra cabeças mas chego la qdo terminar tiro uma foto e te mando....vai demorar um pouco sesabe né rsrs...bom fds pra vc e toda sua familia, que Deu os abençoe sempre.
    bjus.

    ResponderExcluir
  47. Olá, Help querida!
    Aqui tudo bem Graças a Deus... Isabela com 2 dentinhos e engatinhando.
    Quando terminar me mande a foto. Vou adorar ver seu colete oval.
    Bjs

    ResponderExcluir
  48. Facebook para mim 19:13 (1 hora atrás) Lilly escreveu:

    "Muito lindo mesmo! Parabéns, mãos de fada! :D"

    ResponderExcluir
  49. Facebook para mim 19:03 (1 hora atrás) Carla Artesanato escreveu:

    "Já guardei a receita, logo vou fazer um e te mostro, bjs"

    ResponderExcluir
  50. Facebook para mim há 29 minutos
    Angela Maria disse:
    nossa sonia, que lindo.e facil.parabens...
    Curtir

    ResponderExcluir
  51. No Facebook Liliana Carvalho Medardoni disse:

    Lindo trabalho! parabens

    há 2 minutos

    · Curtir

    ResponderExcluir
  52. No Facebook Rosa Maria da Silva disse:

    SONIA ESTA LINDO...E PARABÉNS PELA GAROTINHA A CAMINHO E POR DISPONIBILIZAR O LINK.
    BEIJOS E UM ÓTIMO DOMINGO.

    há 2 minutos ·
    Curtir

    ResponderExcluir
  53. No Facebook Solange Silva disse:

    Lindo,amei o fecho, boa noite querida
    há 40 segundos ·
    Curtir

    ResponderExcluir
  54. No Facebook Jacqui Wheadon disse:
    Beautiful as always your crochet is inspiring Sonia

    há 7 minutos ·
    Curtir

    ResponderExcluir
  55. No Facebook Solange Silva disse:
    Lindo D+
    alguns segundos atrás·
    Curtir

    ResponderExcluir
  56. Facebook Maria escreveu:

    "maravilhoso............"

    Maria A A Santana

    ResponderExcluir
  57. No Facebook, há ± 1 hora, Valéria Uchôa disse:

    Amiga muito obrigada pelo grafico, um ótimo domingo.

    · Curtir

    ResponderExcluir
  58. No Facebook, há 10 minutos, Marina Melara disse:

    que precioso! sonia maria muy delicado trabajo,mis bendiciones para usted..
    · Curtir

    ResponderExcluir
  59. No Facebook, há 25 minutos,Giselda Lyra disse:

    Muito fofo....
    · Curtir

    ResponderExcluir
  60. No Facebook, há 7 horas, Gercalopes Lopes disse:

    Mto giro...........

    · Curtir

    ResponderExcluir
  61. No Facebook, há 6 horas, Gercalopes Lopes disse:

    Soninha ando á procura de uns biquinhos para por numa toalha de cozinha, mas não encontro .........
    · Curtir

    ResponderExcluir
  62. Olá, Gercalopes!
    Toalha de mesa ou toalha de mão?
    Bjs

    ResponderExcluir
  63. No Facebook, há 3 horas, Claudia Teixeira disse:

    lindo...bjs...
    · Curtir

    ResponderExcluir
  64. No Facebook, há ± 1 hora, Rosa Gaspar Solange disse:

    Amei,vou tentar fazer para minha neta,vc tem o gráfico?

    · Curtir

    ResponderExcluir
  65. No Facebook, há 8 horas, Izy Mazza disse:

    esta simplesmente um mimo... e realmente o fecho é lindo!!!

    há 8 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  66. No Facebook, há 15 horas, Márcia Butori, disse:

    Lindinho! Ja estou pensando em fazer para meus sobrinhos gêmeos..
    · Curtir

    ResponderExcluir
  67. No Facebook, há 19 horas, Izabel Chaves Chaves disse:

    MUITO LINDINHO...JÁ ESTOU PROVIDENCIANDO EM FAZER, ADOREI,OBRIGADO AMIGA!!!
    bJS.
    há 19 horas · Curtir

    ResponderExcluir
  68. No Facebook, há 8 horas, Monique de Jong kim disse:

    bu güzel giysiler yapar

    ResponderExcluir
  69. No Facebook, Lazara Maria Oliveira, disse:
    Que "coisinha" mais fofa do mundo...Ai que vontade ter uma netinha logo... rsrs Parabens, Sonia! Bjs

    ResponderExcluir
  70. No Facebook, há 50 minutos, Amalia R. Martiní disse:

    ESTOY ENAMORADA DE TU BLOG

    ResponderExcluir
  71. No Facebook, há 2 horas, Lúcia Ribau disse:

    mto fofo!

    ResponderExcluir
  72. No Facebook, há 41 minutos, Katia Missau disse:

    Linda peça!! Parabéns Sônia.

    ResponderExcluir
  73. Izabel Chaves Chaves disse no Facebook:
    Amiga Sônia Maria,bom dia!
    Quando entro no seu blog tenho vontade de ter cem mãos com agulhas,já pensou se desse?
    Mil beijos.
    Maria Izabel

    ResponderExcluir
  74. rsrsrs... Seria ótimo, Izabel!

    Eu também me sinto assim... São tantas peças bonitas que realmente queremos executar todas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  75. Marise Maolga, no Facebook, disse:

    Lindo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  76. Izabel Chaves Chaves, Facebook, disse:
    rsrsrsrsr...é mesmo amiga.
    Não pretendo ficar na imaginação, darei uma de centopéia (com várias mãos) e farei no mínimo umas cinco ou seis peças de uma vez.E vamos ver no que dá...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  77. Que bom Izabel!
    Não se esqueça de nos mostrar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  78. Lazara Maria Oliveira, no Facebook, disse:
    Eu as vezes fico pensando como a Izabel...rsrsrs Queria ser uma centopéia...Bjos

    ResponderExcluir
  79. Isilda C P Chivante, no Facebook, disse:
    Parabéns, esta muito fofo

    ResponderExcluir
  80. Marla Paiva Teixeira, no Facebook, disse:
    Lindo, amiga, como tudo o que vc faz! Vou fazer um para minha netinha...bjs

    ResponderExcluir
  81. Claudia Ramos, disse no Facebook:
    Que fofura você fez!!! Muito lindinho, Sonia. Parabéns!

    ResponderExcluir
  82. Susana Bellati, disse no Facebook:
    Hermoso , felicitaciones.....

    ResponderExcluir
  83. Raquel Carmen Mis Manualidades , disse no Facebook

    hermoso ♡

    16 de março às 15:43

    ResponderExcluir
  84. Regina Duarte, disse no Facebook:

    Muito delicado......

    há 30 minutos

    ResponderExcluir
  85. Fabíola Alves, disse no Facebook:

    Lindo Sonia!!! Amei seu blog...bjus...

    16 de março às 17:38

    ResponderExcluir
  86. Marly Garcia Da Silva, comentou no Facebook:

    Maravilhoso,não vejo a hora da minha filha engravidarkkkkkkkkkk

    Ontem às 20:28

    ResponderExcluir
  87. Artesanias Treguaco Treguaco, comentou no Facebook:

    Hermoso trabajo, mis felicitaciones... saludos

    Ontem às 21:45 · Curtir

    ResponderExcluir
  88. Olá Sônia!
    Querida me encomendaram um bolerinho igual ao seu, estou com um probleminha pra fazer. Estou fazendo as medidas das costas com 27,5cm (2anos)a cava me disseram que 10cm eram suficientes só que não esta dando certo (pra chegar a fechar na frente tenho que fazer muitas carreiras e assim o babado descer muito) acabei de desmanchar, vou recomeçar novamente e tentar fazer meus pontos mais frouxos e aumentar a cava. Sônia se você puder me dar uma luz ficarei muito grata. A lã usada e a super bebê.
    Grata
    Grazi

    ResponderExcluir
  89. Itamar Ferreira Pimenta

    Parabéns !! minha linda!! é muito lindo, como td que vc faz!
    bjs

    10 de maio às 18:30
    Facebook

    ResponderExcluir
  90. Delcy Quintana Polo

    HOLA SONIA MA DIOS TE BENDIGA LA VERDAD QUE CADA DIA QUE REGISTRO TU PAGINA ENCUENTRO COSAS MUY BONITAS ESTA NO LA HABIA VISTO ME GUSTAN MUCHO LAS COSAS DE BEBE HICE UNOS ESCARPINES DE COLOR BLANCO ESTOY REUNIENDO VARIOS PROYECTOS PARA ENVIARTE LAS FOTOS BESOS.

    há 13 horas
    Facebook

    ResponderExcluir
  91. Delcy Quintana Polo comentou no Facebook:

    HOLA SONIA MARIA HE ESTADO BUSCANDO LAS INDICACIONES DEL ESTOS HERMOSOS CHALECOS A CROCHET Y NO LO ENCUENTRO O SEA EL VIDEO YA QUE NO SOY MUY EXPERTA EN LEER INDICACIONES DE SIGNOS LA MAYORIA DE LO QUE APRENDIDO ES A TRAVES DE LOS VIDEOS QUE SON MUY CLAROS Y CONSISOS Y TU EXPERIENCIA Y FORMA DE EXPLICAR ME GUSTA EL AMARILLO CON BLANCO GRACIAS Y BENDICIONES HASTA LA PROXIMA

    20 de maio às 18:20 · Curtir

    ResponderExcluir
  92. Itamar Ferreira Pimenta, disse no Facebook...

    Oi,Sonia, estou fazendo um bolero desse p/ minha neta Mariana, tenho certeza que ela gostará, pois td que vc faz é muito lindo!! Parabens, bjs

    há ± 1 hora ·

    ResponderExcluir
  93. Sonia Maria Bedran disse no Fazcebook:

    "adorei...bjs"

    há 13 horas ·

    ResponderExcluir
  94. Olá!

    Eu sou nova nestas coisas de blogs, na verdade comecei apenas ontem. Eu fiz um bolerinho inspirada no que você fez para a sua neta, mas acrescentei umas mangas. Gostaria de ter a sua opinião sobre o bolerinho. Pode aceder em http://1001nos.blogspot.com/2011/06/bolero-com-mangas.html.

    Bjs
    Sandra

    ResponderExcluir
  95. Oi,Sônia
    Amei esse bolerinho e fiz pra presentear uma amiga ...
    Mudei só o detalhe para fechar, dá uma olhada lá no meu Blog, vou adorar sua visita e comentário.
    Bjs
    Marisete

    ResponderExcluir
  96. Oi,Sônia
    Amei esse bolerinho e fiz pra presentear uma amiga ...
    Mudei só o detalhe para fechar, dá uma olhada lá no Blog http://primeiroencanto.blogspot.com/, vou adorar sua visita e comentário.
    Bjs
    Marisete

    ResponderExcluir
  97. Facebook para mim
    21:26 (10 horas atrás)

    Olá Sonia,
    Telma Coelho L. Padula comentou sua foto.

    Telma escreveu:

    "Peças sempre impecáveis e delicadas!!! Você tem um dom maravilhoso, e o melhor de tudo, não hesita em compartilhá-lo c/outras pessoas."

    ResponderExcluir
  98. Nibia Alfonso, disse no Facebook:

    "MUITO OBRIGADA , VOCE E DEMAIS, ADORO TUDO TUDO ,QUE VOCE FAZ BEIJOSSSS!"

    há 7 horas

    ResponderExcluir
  99. Alessandra Alê, disse no Facebook:

    "muito lindo!!!!"

    há 2 horas

    ResponderExcluir
  100. Gislaine Soares, disse no Facebook:

    "lindissimo"

    terça às 08:05

    ResponderExcluir
  101. Doris Sullca Olivera, disse no Facebook:

    "Q LINDO BOLERITO."

    03 de julho às 00:50

    ResponderExcluir
  102. Simone Souza, disse no Facebook:

    "Uma graça!...Bjs querida!"

    há 17 horas

    ResponderExcluir
  103. Olá!!! Fiquei encantada pelo seu blog, seus trabalhos são lindos parabens..lindo lindo...
    passa no meu pra conhecer....http://marcielisc.blogspot.com.br/
    bjs...