19 janeiro 2010

QUADRADINHO DE CROCHE FLOR VERDE AMARELO (CROCHET SQUARE)

Olá, amiga (o)!

Os QUADRADINHOS DE CROCHÊ (Crochet Square) sempre foram minha paixão. Fiz mais este, que também se transformará em alfineteiro. Quando terminar todos eles te mostro. Ainda não comprei o tecido para a almofada. Dependo disso para concluir os trabalhos.

A inspiração veio do site NAMOLIO.COM, local onde encontrei peças elegantes e de muito bom gosto no crochê. 

Gráfico, da FLOR DE CROCHÉ (Crochet Flower)  que é o ínício do square, veja a seguir. 

Gráficos de cada etapa, que fiz especialmente para facilitar o seu trabalho, veja a seguir. 

BASE:
Para iniciar o miolo da flor teça:
  • 8 Correntinhas +
  • 1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar o anel.
1ª CARREIRA (carr):
Nessa Carreira (carr) tecermos Pontos Baixos (pb) sobe o anel de Correntinhas (corr).
  •   1 Correntinha (corr) para subir +
  • 16 Pontos Baixos (pb)  +
  •   1 Ponto Baixíssimo para fechar a Carreira (carr).
2ª CARREIRA (carr): 
Nessa Carreira (carr) teceremos  8 alças de crochê que serão as bases para a 1ª Carreira (carr) de Pétalas da nossa flor.
  • 1 Corrente (corr) para subir e iniciar a Carreira (carr) +
  • 1 Ponto Baixo (pb)  + 5 Corrente (corr)  ao ar. 
  •  Pule um Ponto Baixo  (pb) e  no próximo Ponto Baixo (pb) teça
  • 1 Ponto Baixo (pb)  + 5 Corrente (corr)  ao ar 
  • Pule outro Ponto Baixo (pb)  
  • e assim sucessivamente até o final da Carreira (carr).  
  • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx)
3ª CARREIRA (carr): 
Nessa Carreira (carr) concluiremos a 1ª Carreira de Pétalas, ou seja, tecendo os pontos sobre as 8 alças de crochê, formando assim as 8 pétalas. 
  • 1 Ponto Baixo (pb) +
  • 1 Meio Ponto Alto (mpa) +
  • 1 Ponto Alto (pa) +
  • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
  • 1 Correntinha (corr) no ar (solta), que marca o meio da pétala. Agora volte tecendo os pontos na sequência contrária, da seguinte forma
  • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
  • 1 Ponto Alto (pa) +
  • 1 Meio Ponto Alto (mpa) +
  • 1 Ponto Baixo (pb) . 
A 1ª Pétala está pronta... Repita o mesmo procedimento nas outras alças de crochê tecendo assim as 8 pétalas da 1ª Carreira de pétalas da flor. 

A seguir o gráfico sobre foto que fiz para você que prefere trabalhar com gráficos.

4ª CARREIRA (carr): 
Nessa Carreira (carr) teceremos  8 alças de crochê que serão as bases para a 2ª Carreira (carr) de Pétalas da nossa flor.
  • 1 Corrente (corr) para subir e iniciar a Carreira (carr) +
  • 1 Ponto Baixo (pb)  + 7 Corrente (corr)  ao ar. 
  •  Pule um Ponto Baixo  (pb) e  no próximo Ponto Baixo (pb) teça
  • 1 Ponto Baixo (pb)  + 7 Corrente (corr)  ao ar 
  • Pule outro Ponto Baixo (pb)  
  • e assim sucessivamente até o final da Carreira (carr).  
  • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
5ª CARREIRA (carr):
Nessa Carreira teceremos a 2ª Carreira de pétalas. A seguir o passo a passo para a 1ª pétala: 
  • 1 Ponto Baixo (pb) +
  • 1 Ponto Baixo (pb) +
  • 1 Meio Ponto Alto (mpa) +
  • 1 Ponto Alto (pa) +
  • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
  • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
  • 1 Correntinha (corr) no ar (solta), que marca o meio da pétala. Agora volte tecendo os pontos na sequência contrária, da seguinte forma
  • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
  • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
  • 1 Ponto Alto (pa) +
  • 1 Meio Ponto Alto (mpa) +
  • 1 Ponto Baixo (pb) +
  • 1 Ponto Baixo (pb) . 
Depois da 1ª Pétala pronta, repita o mesmo procedimento nas demais alças alças de crochê tecendo assim as 8 pétalas dessa Carreira de pétalas. 

A seguir o gráfico sobre foto que fiz para você que prefere trabalhar com gráficos.

Abaixo a flor já com suas folhas ...

6ª CARREIRA:
Nessa Carreira (carr) teceremos  outras 8 alças de crochê que serão as bases para a Carreira (carr) de Folhas da nossa flor.
  • 1 Corrente (corr) para subir e iniciar a Carreira (carr) +
  • 1 Ponto Baixo (pb)  + 7 Corrente (corr)  ao ar. 
  •  Pule um Ponto Baixo  (pb) e  no próximo Ponto Baixo (pb) teça
  • 1 Ponto Baixo (pb)  + 7 Corrente (corr)  ao ar 
  • Pule outro Ponto Baixo (pb)  
  • e assim sucessivamente até o final da Carreira (carr).  
  • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
7ª CARREIRA (carr):
Nessa Carreira teceremos a Carreira de Folhas. A seguir o passo a passo para a 1ª folha: 
  • 1 Ponto Baixo (pb) +
  • 1 Meio Ponto Alto (mpa) +
  • 1 Ponto Alto (pa) +
  • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
  • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
  • 1 Correntinha (corr) no ar (solta), que marca o meio da pétala. Agora volte tecendo os pontos na sequência contrária, da seguinte forma
  • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
  • 1 Ponto Alto Duplo (pad) +
  • 1 Ponto Alto (pa) +
  • 1 Meio Ponto Alto (mpa) +
  • 1 Ponto Baixo (pb) . 
Essa flor pode ser usada, também, como broche, pingente de colar e o que mais sua imaginação quiser. Ficará linda aplicada em golas, gorros e bolsa.

A seguir o gráfico sobre foto das folhas...

A seguir o gráfico sobre foto da moldura do quadradinho de crochê (crochet square).  Ela é composta de 2 Carreiras (carr) . Uma só de correntinhas (corr) e pontos baixos (pb) onde as correntes são presas, e segunda composta de  Pontos Altos (pa) e Correntinhas (corr) nos cantinhos.

7ª CARREIRA (carr):
  • Inicie tecendo 1 Ponto Baixo (pb) na ponta de uma das folhas +
  • 7 Correntinhas (corr) no ar (solta) +
  • 1 Ponto Baixo (pb) na ponta da próxima folha +
  • 14 Correntinhas (corr) para o canto do quadrado +
  • 1 Ponto Baixo (pb) na ponta da próxima folha +
  • 7 Correntinhas (corr) no ar (solta) +  
  • 1 Ponto Baixo (pb) na ponta da próxima folha +
  • 14 Correntinhas (corr) para o outro canto do quadrado +  
  • 1 Ponto Baixo (pb) na ponta da próxima folha +
  • 7 Correntinhas (corr) no ar (solta) +    
  • 1 Ponto Baixo (pb) na ponta da próxima folha +
  • 14 Correntinhas (corr) para o outro canto do quadrado +  
  • 1 Ponto Baixo (pb) na ponta da próxima folha +
  • 7 Correntinhas (corr) no ar (solta) +      
  • 1 Ponto Baixo (pb) na ponta da próxima folha +
  • 14 Correntinhas (corr) para o outro canto do quadrado +    
  • 1 Ponto Baixíssimo (pbx) na ponta da próxima folha, fechando o quadrado.
8ª CARREIRA (carr):
Nessa Carreira (carr) concluiremos a moldura do quadradinho de crochê.
  • Inicie tecendo  2 Correntinhas (corr)  para subir e iniciar a carreira +
  • 7 Pontos Altos (pa) sobre o fio de 7 Correntinhas (corr)+
  • 1 Ponto Alto (pa) sobre o  Ponto Baixo (pb)+
  • 7 Pontos Altos (pa) sobre a metade do fio de 14 Correntinhas (corr)+  3 Correntinhas (corr) no ar (soltas) para formar o canto do quadrado + 7 Pontos Altos (pa) sobre a outra metade do fio de 14 Correntinhas (corr)+ 
  • Ponto Alto (pa) sobre o  Ponto Baixo (pb) +
  • 7 Pontos Altos (pa) sobre o fio de 7 Correntinhas (corr)+
  • 1 Ponto Alto (pa) sobre o  Ponto Baixo (pb)+
  • 7 Pontos Altos (pa) sobre a metade do fio de 14 Correntinhas (corr)+ 3 Correntinhas (corr) no ar (soltas) para formar o canto do quadrado + 7 Pontos Altos (pa) sobre a outra metade do fio de 14 Correntinhas (corr) + 
  •  Ponto Alto (pa) sobre o  Ponto Baixo (pb) +
  • 7 Pontos Altos (pa) sobre o fio de 7 Correntinhas (corr)+ 
  • Ponto Alto (pa) sobre o  Ponto Baixo (pb) + 
  • 7 Pontos Altos (pa) sobre a metade do fio de 14 Correntinhas (corr) + 3 Correntinhas (corr) no ar (soltas) para formar o canto do quadrado + 7 Pontos Altos (pa) sobre a outra metade do fio de 14 Correntinhas (corr)+ 
  •  Ponto Alto (pa) sobre o  Ponto Baixo (pb) +
  • 7 Pontos Altos (pa) sobre o fio de 7 Correntinhas (corr)+
  • 1 Ponto Alto (pa) sobre o  Ponto Baixo (pb)+
  • 7 Pontos Altos (pa) sobre a metade do fio de 14 Correntinhas (corr)+ 3 Correntinhas (corr) no ar (soltas) para formar o canto do quadrado + 7 Pontos Altos (pa) sobre a outra metade do fio de 14 Correntinhas (corr)+ 
  • 1 Ponto Baixíssimo (pbx) para fechar o quadrado.
Esta pronto o Quadradinho de Crochê com Flor...

LEITORAS QUE TAMBÉM TECERAM ESSE QUADRADINHO DE CROCHÊ FLOR...
  1. 04 JUN 2011 - Ivete do blog IVETE CROCHÊ E CIA, fez um barrado de squares de crochê lindo. Veja-o seguindo o link: http://ivetecrochecia.blogspot.com/2011/06/barrado-de-croche-sonia-maria.html. A Ivete vende seus trabalhos no Elo 7. Sua pagina é a http://www.elo7.com.br/ivetecrochecia;

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

23 comentários:

  1. Oi Sônia estou encantada com esses quadradinhos, este então ficou lindo!! Que linha você está usando neste square? tem um super brilho e da um acabamento perfeito.

    Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sônia
    Que lindaa!!Também adoro estes trabalhos assim fica muito lindo!Adorei, depois venho ver eles prontinhos.O blogger em Dezembro também estava tendo problemas de acesso, tomara que melhore.
    beijos!

    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Sônia
    Obrigada pelo carinho!
    Esta belíssimo este square..amei!
    bjsssssss
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Olá Sônia
    Estou adorando seus quadradinhos!!
    Gostaria muito de saber a linha que vc está usando...é muito bonita!!!
    Os gráficos são ótimos!!!
    Obrigada, amiga!!

  5. Sôninha,
    Cada hora queeu chego aqui fico mais apaixonada pelos squares que vc escolhe!
    Uau!
    Esse ainda é mais bonito que o anterior... tô acompanhando amiga!
    Tá lindo mesmo!
    Já salvei para fazer!

    Não sei, mas, acho que vc usou a Anne! Tô certa?

    Beijinhos!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Sonia!! Seu blog está lindooo...parabens! Amei essa flor.
    Bjoss

    Katia Missau

    ResponderExcluir
  7. Olá Sônia!!!

    Adorei a visita, lindas suas postagens, quero ver o alfineteiro,´parabéns pelo casulo da Melody, ficou lindo e aconchegante.Tenha uma semana maravilhosa.Bjs...

    ResponderExcluir
  8. Lindo!! Seus gráficos são excelentes.Ficarão lindos os alfineteiros .Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, passei para ver a linha que vc está fazendo esse square, também estou achando que é a Anne.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Sônia
    Que delicadeza estes quadradinhos, adorei a combinação de cores, principalmente azul com verde que ficou fantástico.
    Gostaria te te perguntar, qual é o programa que Você ou a Senhora (como preferir), usa para fazer o gráfico em cima da foto do trabalho?
    Acho perfeito e como eu faço muitos trabalhos inventados ou misturando pontos ia ser muito bom para mim.
    Abraços com carinho
    Vanessa

    ResponderExcluir
  11. Sônia,
    Cada dia que passa seu blog fica mais lindo.
    E você tem um dom muito especial que é o de ensinar muito obrigada!
    Esta tudo bem explicadinho!
    Beijos
    Josi

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga!

    Deixei um recadinho para voce no meu Blog! kkkk
    Bjos,

    Norminha

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Sônia, gostaria de saber que programa você usa pra montar o grafico encima do trabalho pronto.Estou preparando um material(grafico) pois no proximo mês estarei ensinando croche como voluntaria em uma casa que acolhe pessoas que vem de outras cidade pra tratamento medico aqui em Goiânia.Acho que dessa forma será mais facil explicar como se faz.Bjs

    ResponderExcluir
  14. OLÁ, SONIA!
    VIM AGRADECER SUA VISITA,MUITO OBRIGADO.
    SEUS TRABALHOS COMO SEMPRE, CONTINUAM MARAVILHOSOS.
    BJS,
    MARLI

    ResponderExcluir
  15. Olá, querida amiga!
    Amei seu quadradinhode crochê.
    Abraços da sua fã Rosemeire

    ResponderExcluir
  16. Querida Sônia Maria, seu blog está perfeito, dá prazer de acompanhar seus trabalhos, gráficos e explicações, tudo muito bonito! Amo seu blog! E desejo que 2010 seja pleno de paz, saúde, amor e "bons crochets"! Um beijão da Helena Carneiro.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sonia Mª, lindos estes quadradinhos, parabéns e obrigada por partilhar suas experiências conosco.

  18. Olá Sônia!
    Adorei esse square,obrigado por ensinar como é feito.
    Seu blog é muito bom mesmo.
    Beijos..Dezirê

    ResponderExcluir
  19. Ola Sonia
    Cada square mais lindo que o outro.
    Este com flor então,arrasou.
    Beijos carinhosos
    Cirlei Bezerra

    ResponderExcluir
  20. Que lindo quadradinho, tão delicado! Obrigado Sônia pela sua explicação é perfeita.

    ResponderExcluir
  21. Sonia Querida!!!
    Que linda essas flores!!!
    Criei outro blog, por favor, me siga novamente.
    Att
    Juracy
    http://juracy-trabalhosemcroche2010.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Já vi que as flores são o seu ponto alto, né?

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá Sônia..

    Fiz um lindo barrado usando o square..
    Ficou lindo..

    Passe lá para ver..

    Abraços

    Ivete

    ResponderExcluir

VEJA TAMBÉM:

VEJA TAMBÉM: