Pular para o conteúdo principal

RESPOSTAS AOS COMENTARISTAS QUE DUVIDARAM DA AUTORIA DOS MEUS TRABALHOS



Olá, amiga(o)!

Você se lembra post que fiz sobre o plágio do meu pegador de panelas papai noel. Então... Recebi o apoio de quase uma centena de amigas e amigos, o que foi maravilhoso para mim. Pouquíssimos fizeram algum questionamento ou colocaram em dúvida o meu trabalho. 

Alguns questionaram:
  1. Quem tinha feito primeiro? 
  2. Se fui eu que fez primeiro o pega? 
  3. Quem copiou de quem? 
  4. E por fim questionaram, também, a autoria do PONTO DE CROCHÊ SONIA MARIA, que nem em voga estava? 
Fiquei com isso engasgado até hoje. Pensei até em não responder e deixar por isso mesmo. Tenho primado pelo bom relacionamento. Tenho seguidores e amigos que se incomodaram tanto quanto eu e estavam aguardando uma explicação minha. Não poderia continuar me esquivando dessa conversa e convivendo com essas pessoas sem lhes falar o que penso do que disseram, sem responder ao que me perguntaram e também sem dar explicações aos que leram tais acusações. Não quero ser grosseira e nem deselegante. Não gostaria de cortar laços, mas existem momentos em nossas vidas que temos que tomar uma atitude, por mais que nos doa. Esse momento chegou com alguns meses de atraso, mas chegou. Sabe aquele velho ditado " Quem fala o que quer pode escutar o que não quer?" . É o fato aqui. Falaram o que quiseram e da forma que quiseram sem nem se preocupar se  me magoariam ou não. Agora os responderei e pode ser que não gostem do que vão ouvir. Infelizmente é a lei da natureza. Não tem como plantar espinhos e colher flores... 

MINHAS RESPOSTAS AOS COMENTARISTAS PARA OS QUAIS FIQUEI DEVENDO UMA RESPOSTA OU UM ESCLARECIMENTO.

Veja o e-mail que recebi de uma comentarista que se intitula Isa. Primeiro, não acredito que esse seja o nome dela. Ela não me deixou E-mail e nem endereço de blog. Atitude típica dos covardes, que não tem coragem de se apresentar para fazer uma critica construtiva. Apesar da sua grande arrogância, deselegância e grosseria, resolvi responder para esclarecer a quem possa ter ficado em dúvidas e para que não reste mal entendido algum. Gostaria que você visse.
1 - ESCLARECENDO AS DÚVIDAS DA ISA: Ela me escreveu o seguinte:  "Esclarecendo uma duvida??? No site baixo: https://cgi.ebay.com/ADORABLE-Santa-Hot-Mat-Crochet-Pattern_W0QQitemZ130274963392QQihZ003QQcategoryZ41233QQtcZphotoQQcmdZViewItemQQ_trksidZp1742.m153.l1262 tem o mesmo pegador de panelas que você diz ter inventado mas com data de 2006. Como pode terem copiado de você antes de você inventa-lo?? Parece ser um pouco demais ? Porque você não fala sua verdadeira fonte o site do qual sabemos da onde você tirou o trabalho e para de vez com essas reclamações de direitos e créditos por trabalhos que a muitos anos circulam pela net!!!! Abraço Isa 
Aqui vai a minha resposta para você Isa ou qualquer que seja você:       Primeiramente quero te dizer que não creio que esse seja o seu nome. Você não me deixou e-mail e nem endereço de site. Jogou seu veneno e foi embora se escondendo atrás desse nome de endereço anônimo. Se foi como uma fantasma... Pessoas como você são incapazes de se mostrar... Sabem que são horrorosas por dentro e que serão muito mal vistas. Por isso usam nomes diferentes dos que usam em seus blogs para mostrarem sua verdadeira face e não serem execradas pelo grupo. Vocês conseguem se esconderem por algum tempo mas em algum momento se desarmam e se declaram e assim perdem toda sua credibilidade. Você confundiu completamente de pegadores de panelas. Eles são dois Isa, você não percebeu? Você nem se ateve aos detalhes e já foi destilando seu veneno. Me parece que detalhes, sinceridade e ombridade não são bem os seus pontos fortes. Um deles é completamente diferente do outro. Fiz realmente dois pegadores de panelas motivo PAPAI NOEL. Analise os dois pegadores de papai noel que fiz, com calma e critério que você verá o quanto são diferentes:

Agora, só uma perguntinha!? Porque você é tão agressiva assim, Isa? Da próxima vez peço que seja menos agressiva e grosseira nos seus comentários. Eles não fazem bem nem a mim e nem as minhas leitoras. Se tens alguns problemas pessoais, resolva-os com quem de direito e não saia por aí atacando as pessoas injustamente como fez comigo agora. Isso é muito feio e deselegante. Me ofendi profundamente com os seus dizeres que salientei em laranja. E você ainda me mandou beijos? Que tipo de pessoa é você? Deve ser muito mal educada, mal informada, mal amada, mal resolvida, grossa e falsa. Eu jamais faria o que você fez. Agredir gratuita e anonimamente pessoas não leva a nada, a não ser para esse lugar escuro que você vive.

Viu o que fez comigo, Isa? Isso te fez feliz? Se essa era a sua intenção, pode sorrir e dançar sua dança maligna. Mas vou logo te avisando, já passou!!!!!! Fiquei triste só num primeiro momento, agora sinto nojo, asco e pena de você.
Se você não fosse uma fantasma, se você tivesse um rosto ou um endereço, se você não fosse tão grossa e despreparada, conversaríamos educadamente e eu esclareceria todos os seus questionamentos, sem problema algum, como já fiz por diversas vezes e com diversas pessoas aqui. Existem maneiras e maneiras de descordarmos ou questionarmos alguém. Essa sua opção e que tornou-se sua marca registrada, é péssima! Demonstra claramente a pessoa amarga, falsa e grossa que você é. Se você pensa tudo isso de mim, convido-a a retirar-se do meu blog e sugiro que não venha mais aqui. Suas visitas aqui podem te fazer muito mal e não são bem vindas.
Mas... A
 julgar pelo seu caráter possivelmente ainda voltará... Faz parte dessa sua mente doentia... Ser uma "persona non grata". 
Pessoas com a alma negra, como demonstra ser a sua, não podem ver nada de bom que outras pessoas fazem ou criaram, que se sentem muito mal e assim começam a agredir como você o fez comigo.
Não gostaria de passar por isso mais uma vez.
Seja Feliz menina e deixe que as outras pessoas também o sejam.
Sugiro a você passar bem longe daqui.
Pelo menos até a sua melhora ou cura espiritual... Ou até que você tenha a coragem de se mostrar e conversar educadamente como as pessoas civilizadas que somos... Nos respeitando.
Te desejo do fundo do meu coração, melhoras na sua vida
afetiva, financeira, amorosa, espiritual ou o que seja que te atirou no fundo desse poço. Que Deus te abençoe muitíssimo e te torne uma pessoa mais amada e melhor. Saia das trevas e busque o seu caminho de luz. É o que te desejo de coração, Sônia Maria ./

Isa ou quem quer que você seja, leia esse comentário deixado no mesmo post sobre plagio, que ele é todinho para você: "Sônia Como tem pessoas má intencionadas na Net. Veja só o comentário desta Isa falando que tem a sua peça já publicada na net em janeiro de 2.006 e que você a copiou. Na verdade é um anúncio do site de leilões e-bay e é atual, o vendedor que é membro do e-bay desde janeiro de 2.006 (Member: since Jan-03-06 in United States). O que posso concluir é que ela ou não sabe inglês ou quer tumultuar. Deprimente este tipo de coisa, provavelmente uma invejosa do seu talento e sucesso, sem falar na covardia de fazer o comentário anônimo.Valéria 16/12/08 16:47 "

2 - ESCLARECIMENTO AO CAUÊ:

Cauê, respeito muito você e aqui estou para responder a sua pergunta e fazer alguns esclarecimentos.:  A frase: "E outra coisa Sônia, as vezes um trabalho se molda de ideias de uma e outra pessoa. Modifica um pouco aqui e ali. Quando tu fez, a criação foi inteiramente tua, ou quem sabe teve algum detalhe extra? Isso pode acontecer..." Quando crio Cauê me inspiro em ideias ou coisas que nem sempre são minhas. Meu processo de criação é mais ou menos assim: Vejo uma peças e dela imagino fazer mil, algumas totalmente diferentes. Outras com algumas mudanças, aprimorando aqui ou ali. Quando faço isso, sempre cito minha fonte de inspiração. Como citei no caso em questão. Vi um pega em tecido e me inspirei nele para fazer o meu em crochê. Para passar do tecido para o croché, tive todo um trabalho criativo. Pensando e estudando o que ficava melhor aqui ou ali. Desde a escolha do ponto, tamanho, linhas, cores, etc. Usei pontos de crochet criado a milhares de anos. Usei a forma de squares usada a milhares de anos, também e assim foi. Você acha que fui eu quem criou aquele gráfico? Você acha que posso assiná-lo? Sabendo, agora, do meu processo criativo? A pensar da forma que você colocou acredito que não. A partir por esse lado, daqui a pouco ninguém mais poderá assinar arte alguma. Tudo já foi criado, inventado, recriado e reinventado. Como ficará a questão da autoria? Vamos começar analisando o trabalho de um pintor? Ele cria e assina suas telas, não assina? Como se dá essa sua criação? Para um retrato, usa tela, pincel, tinta, lápis e seu modelo, a pessoa ou retrato em si. A partir disso ele faz o retrato e o assina. Pode se inspirar também em uma paisagem, animal, frutas, flores, peças, etc, para fazer sua obra de arte. Quando essas telas estão prontas e assinadas podemos dizer que elas são sua criação?

A tela retrato da Monaliza. Pode-se dizer que quem a pintou e assinou é seu autor? Antes já existia a tinta, a tela, os pincéis e a própria pessoa . No meu caso, já existia, foto do pega de tecido, papel , lápis, linha, os pontos de crochê  e agulha de crochê. Eu fiz o gráfico, idealizei com quais pontos o faria, com quais cores. Você acha que posso dizer que é uma criação minha? Eu acredito que fui a criadora e que sou sua autora, sim. Eu o assinei sim, assumindo sua autoria. E acho que estou correta na minha atitude. Errada está essa crocheteira que o pegou e o vendeu como seu, àquela revista. Concorda comigo? Estou aberta a qualquer esclarecimento que julgar necessário. Abraços, Sônia Maria
3 - RESPONDENDO A DÚVIDA DA FERNANDA do blog CROCHET DOS GATOS http://crochetgatos.blogspot.com.br/:       "Fernanda disse... Ola Sônia! Obrigado pela visita. Não fique triste a net é assim mesmo, os nossos trabalhos estão sujeitos a tudo... Também existe um vídeo, no youtube, com um pega parecido com o teu. Quem fez primeiro????? Nunca se vai saber....... Bjs Nanda 14/12/08 12:23
" Oi, Fernanda!
Tem como saber sim Fernanda. Basta que você verifique as datas. A data mais antiga é a do autor. Não sei de que vídeo você está falando. Cheguei a procurar no youtube mas encontrei de um outro Pegador de Panelas (aquele que fiz no olhômetro) que criei e que está em questão. Você se confundiu??? Não observou direito os pegadores de panelas???? Fiquei triste pela sua frase: QUEM FEZ PRIMEIRO??????? NUNCA SE VAI SABER. Se você criar alguma coisa e colocar no seu blog  dizendo que é de sua autoria e se eu encontrar algo parecido vou checar as datas e confrontar dados primeiro. Para depois dizer algo , já ciente e consciente da realidade. Mas jamais questionar com esse ar de maldade e de irresponsabilidade que você questionou. É uma pena que você tenha essa imagem de mim. Sei que na net tem de tudo. Sei que tem gente de toda índole. Eu sempre zelei da minha imagem na net. Nunca quis ser mais uma. Sempre procurei me portar com ética e educação. Não sei o que te levou a pensar assim. A levantar uma questão, que é de muita importância para mim, de maneira tão vulgar. Te pergunto o seguinte:
Você verificou se era a mesma peça? Você olhou a data do meu? Você checou a data do vídeo com a do meu post?  Acredito que não, por isso já estava triste com tudo que expus aqui e fiquei mais triste ainda por receber um questionamento desse nível, vindo de você, proprietária de blog que eu frequentava. Digo frequentava porque com esse comentário não temos mais base de confiança para tal.

Sugiro a você que pense um pouco mais antes de deixar um comentário em um blog. O seu me feriu tanto quanto o primeiro deles, o da dita Isa. Para se deixar um comentário há que se ter mais responsabilidade com o que se escreve. Assim você será respeitada e visitada. Todos vão querem conhecer a pessoa inteligente e gentil que você é.  Sônia Maria
4 - RESPONDENDO A DUVIDA DA HELOISA: 
Veja  o  email     que  recebi  da,   minha  amiga  de  tempos,  HELOISA,    do blog CROCHET DA HELOISA 
:  
"CROCHET DA HELOISA disse...      
"Olá Sonia Entendo vc estar chateada por ter algo publicado tendo sido criado por vc. Mas, amiga, tudo que a gente expõe em revistas, net dentro da área das artes, fica sem domino publico. Falo isto porq. pintei e vendi muitos quadros retirados de revistas que ensinam e expõem sobre pinturas de quadros....logo...é de domínio publico. Visito alguns sites de crochet da Inglaterra, onde vc não consegue copiar de jeito nenhum... logo... qdo vc não quiser que alguém copie, tem que ter este programa... isto acontece com monografias, pesquisas e artes em geral. Dentro do âmbito do crochet, algumas peças se parecem... tenho um livro que tem um ponto muito parecido (nunca fiz o seu, mas achei parecido, mesma técnica) com o que vc criou...logo...quem copiou de quem???? A gente sabe que vc criou o seu... mas... qdo se publica... pode-se copiar... Não se entristeça com uma coisa tão banal.... afinal... nossa alegria é poder proporcionar entretenimento e conhecimento as pessoas que amam o crochet.... Bjs amiga e deixa isto prá lá.... é melhor passarmos o natal com coisas boas que nos façam bem.... Bjs Heloísa Reis 15/12/08 18:13" 

Heloísa, 
Naquele dia eu já estava muito triste, por tudo que já relatei. Quando recebi seu e-mail chorei muito. Chorei por muitas horas seguidas. Chorei mais porque, considerando você como minha amiga do peito, e que nunca tendo tentado tecer o meu ponto, estava você ali se juntamente a mais algumas pessoas, tentando me desacreditar. Me desacreditar em outro trabalho, que nem estava em voga naquele momento.Você desacreditou totalmente o ponto que criei, o PONTO DE CROCHÊ SONIA MARIA . Quero muito acreditar que você não fez de propósito. Você que nem o fez, ainda e colocou-o em dúvida. Quero continuar acreditando na sua amizade, e penso que você não se apercebeu da gravidade do que ali escreveu. Te pedi cópia do seu livro e você me enviou dias depois. Recebi e vi que é COMPLETAMENTE diferente do meu. A unica semelhança é que ele tem também elos de correntinhas. O meu não tem o fundo todo fechado em pontos baixos ou qualquer outro ponto. O meu é formado apenas por elos de correntinhas entrelaçados. A comparação que faço dele com o meu é a seguinte: 
Compare uma uma loira e uma japonesa. São iguais?   Não, não são!   São humanas e mulheres.   É isso aí!   Os dois pontos são croché e seus pontos fantasias usam elos de correntinhas.   Se te interessar saber como é o meu ponto e conhecê-lo,   numa horinha de folga,   tente fazer o ponto do seu livro e depois faça o meu.    Daí você, de cadeira, poderá dizer das suas semelhanças e diferenças.  São semelhantes porque são de crochê e têm elos. É um ponto que se assemelha. Mas não é igual. O meu é diferente. O meu foi postado e datado no meu blog pra quem quiser constatar. Se algum dia alguém me apresentar uma publicação ou post com data anterior a minha e igual a ele., com toda humildade, pedirei desculpas ao mundo do crochê por ter dito que criei um ponto.
Naquela hora, Heloísa, o que eu menos precisava era de uma amiga desacreditar um outro trabalho que criei. Percebeu o tamanho da minha mágoa? 
Sônia Maria

5 - Para finalizar quero dizer que todos os outros comentários foram de apoio e força. Simbolizando todos os demais, quero deixar aqui, alguns dos muitos comentários que me emocionaram pela confiança e amizade demonstrada e também porque disseram ali o que eu queria falar naquela hora e não me lembrei:
" Amiga, estou sem entender.... Tem colegas suas colocando em duvida se foi você que fez primeiro o pega? Me lembro bem. Colocando em duvida também se foi você quem criou o seu ponto? Olha, não da para crer. Perguntam quem copiou de quem? Ha que se distinguir os assuntos. Eu creio em ti, Sônia. Creio na tua palavra. Não ligue não. Tente seus direitos. Beijos de uma admiradora do seu blog e de ti. Maria Luisa 15/12/08 19:25 "
" Eduarda disse... Sônia querida Entre estes comentários tem gente querendo colocar sua criação na dúvida. Como pode ter amigas assim, na hora que mais precisamos de um ombro vem gente com ponta de inveja e escrever isso??!! Amigas, vejam lá !! Vamos respeitar o tempo de blog e de internet que temos! Cadê o repeito? Este comentário malicioso nem deveria ser publicado. Admiro muito você Sônia e sua qualidade como pessoa é impressionante. Sei que não vai se abalar com mais essa! Bola pra frente!! Mil beijos e se fortaleça cada vez mais amiga! Eduarda 16/12/08 01:20 "

" anaeartes disse... menina!!!que tumulto hein????é tão simples entender que foi plagiado e pronto!pra q tanto fuá(como diz na Bahia)!!!A verdade é que tem gente invejosa que gosta desfazer tumulto, minhas palavras são de solidariedade, e se fosse meu eu ia até o fim... Ou descobriria q na verdade los hermanos não tiveram a intensão de roubar, ou processaria, sei lá!!!Sei que dá uma sensação péssima saber q vc criou algo e colocam em dúvida sua palavra, e pior, roubar a receita: simplesmente horrível!!!!! Sonia estou péssima, por isso estou sumida, estou enjoando muito nessa nova gravidez, e é por isso q estou sumida, não estou conseguindo nem crochetar, nem postar nada, qdo dá uma folguinha (meu mal estar), corro pra olhar meus e-mails e responder... um bj amiga, vc é especial, e há muito mais pessoas que te amam e fazem questão de te visitar e te prestigiar, do que pessoas invejosas q só querem prejudicar... muitas bjks Ana 16/12/08 18:56 "
" Esperança disse... Olá Sônia,gosto da polêmica q surge de vez em sempre no seu blog,agita, dá vida ,acorda as blogueiras,muito legal,olha, o fato de terem copiado não te enfraquecerá em nada ,e se te pagarem não te enriquecerá em nada,só os bons são imitados;eu q faço quase nada, vejo minhas flores de fita e meus paps rolando por ai,sem uma referencia se quer ao meu blog,e não perco a serenidade;amiga por favor em nome de todas,não feche o blog,ai seria dar vitória ao mal,pense....bj carinhoso e Boas Festas, 28/12/08 14:45. "
Joana disse... "Eu não poderia deixar de falar sobre o plágio do teu pega. Realmente acho que você tem toda razão de ficar indignada, nós sabemos o quanto é difícil criar algo novo, o trabalho que isso dá. É um faz e desmancha até a gente conseguir o resultado esperado!! A pior parte pra mim é desenhar o gráfico, são horas gastas nessa tarefa, que a gente faz por querer partilhar a ideia, pra depois alguém vir e se apossar da criação como se dela fosse.Mas não fique triste não, muito pelo contrário. É um motivo para você ficar muito feliz, sabe porque? Porque tem alguém que admira tanto o teu trabalho que desejaria que fosse seu próprio, a ponto de passar pelo ridículo de ser desmascarada. Essa pessoa queria muito ser você, ou ter teu talento. Solicite à revista que faça a correção, se eles ainda não conhecem o teu blog, o que acho difícil, com certeza vão conhecer agora e ficar admirados com as coisas lindas que você faz. E ainda tem um detalhe, o plágio não chega nem aos pés do original. Colocando assim um ao lodo do outro é visível a perfeição do teu, a qualidade superior do teu trabalho, tão superior quanto você, que não vai se deixar abater por causa disso. Há muitas pessoas que te admiram, te acompanham, e se você fechar teu blog nós vamos perder uma grande referência. Fique conosco que nós te queremos muito bem, se você deixar de publicar tuas criações nossa blogosfera vai sofrer uma perda irreparável. Se você achar que isto é uma babação, tem toda a razão, é mesmo. Confesso. Mas eu não posso deixar de dizer que criei meu blog quando vi o teu, fiquei tão entusiasmada que quis ter um também, mas não foi por inveja, foi por pura admiração e tenho feito muitos dos trabalhos que você publica. Gostaria de fazer mais, só não faço por falta de tempo. Você é uma grande referência para todas nós e minha ídola das agulhas. Beijos Joana" .
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualizando... 
RESPOSTA DOS COMENTARISTAS AQUI CITADOS:
CROCHET DA HELOISA disse... Oi Sonia Que bom que vc apareceu no meu blog... fico feliz que tenhas voltado.. Amiga, em nenhum momento eu quis desacreditar o seu ponto, ate porque se assim fosse, eu já teria feito algum trabalho com o ponto que tenho na revista, que como vc mesma disse, É PARECIDO com o seu, e as pessoas iriam tecer comentários desnecessários e na verdade eu prefiro fazer crochet, fazer amizades sinceras e não criar polemicas e discussões pois para isso tenho outro blog numa área de psicologia.. Quis apenas te consolar para continuar postando seus lindos trabalhos e não se fixar nas mesquinharias que as vezes percebemos nos comentários, pois isso faz muito mal ao nosso coração. Percebo que quando alguém não gosta do seu trabalho, vc responde e fica chateada principalmente com os ANÔNIMOS. Amiga... Esses anônimos querem é isso...Que vc não publique nada e que perca seu valioso tempo se chateando... Delete... Se recebemos 20 bons comentários e dois que julgamos negativos . Porque vou me incomodar com esses dois??? Isso é bíblico... Bjs e continue a nos abrilhantar com seus trabalhos.Bjs Heloísa 26/02/09 21:52.
Cauê Santos disse... Oi Sônia! Vim retribuir tua visita, e teu comentário em meu blog. E confesso que essa tua postagem, em especial, tomou uma grande parte do meu tempo (que está curto), para conseguir processar e entender tudo que tu falou.   Sônia, Preferia que não tivesse incluído meu comentário nessa postagem. Poderia me responder com um simples comentário no meu blog.Tu sabes que eu te admiro, tu sabes que te respeito, e que acho teu trabalho, e teu desenvolvimento excepcionais. Nunca escondi isso. Afinal, quantas vezes te citei nas minhas postagens? Inúmeras vezes! Em momento algum te incluí em algum grupo, ou fiz qualquer forma de sectarismo. Foi dessa forma que me senti quando li meu nome e a tua postagem. Tu me colocaste no meio de duas pessoas, uma que destilou veneno (como tu mesma disse), e outra que te fez chorar. Como posso me sentir em relação a isso? No mínimo como vilão... Por favor, sejamos mais sensatos. Sensatez é mais uma característica forte que admiro demais nas pessoas, e que percebo em ti. E por isso mesmo, acredito que houve uma má interpretação do meu comentário. Com toda boa intenção eu escrevi aquele comentário, e o escreveria de novo. Sim, escreveria de novo mesmo. Meu comentário foi coeso, e coerente diante da situação. No resto do meu comentário (colasse só uma parte dele), eu te disse que tu procurasses saber quando a tal revista foi lançada. Que buscasse saber até mesmo que revista era, e buscar diretamente dela. Isso não é desconfiança Sônia, isso é cautela. É cuidado. Sinceramente eu acreditei que tu tivesses entendido minha posição. E acrescento Sônia, eu vejo diferença nas cores dos dois pegas. Logo, será que outra pessoa não pode ter tido a mesma ideia? Teu potencial vai muito além de um mero pega panelas Sônia! No meu blog eu tenho uma colcha que fiz... Um modelo exclusivo mesmo. Pois dias atrás, vi uma colcha igualzinha no orkut. Feitas muitos anos antes que eu fizesse a minha. A única diferença é o barrado. Qual deve ser minha posição sobre isso? Quem criou? Lamentavelmente, eu não soube me fazer entender, e tu não soube me analisar. Analisa minha amizade contigo... O respeito e admiração que tenho por ti, que toda dúvida vai calar. Gostaria muito, que em sinal de meu apreço, retirasses meu nome dessa postagem. Não gostei mesmo. Não admito ser classificado num grupo em que uma destila veneno, e outra te faz chorar. Eu não sou assim... E tu sabes disso. Bom, acredito que vais entender. Um abração, e fica em paz 25/02/09 20:46 .
------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Você amiga, que não tem nada a ver com essa confusão toda, peço desculpas, por ter que presenciar tal disparate, mas não posso deixar que isso passe em branco. Se eles não receberam educação e orientação em casa, alguém tem que fazê-lo. Meu pai sempre diz: Se você não educa seus filhos, alguém de fora o fará... Sejam seus chefes, amigos, professoras, juiz ou até mesmo a polícia. Àquelas que colocaram meus trabalhos em dúvidas, peço mais responsabilidade ao deixar um comentário em um blog. Eu exijo um pouco mais de respeito. Ninguém é obrigado a frequentar meu blog, mas no mínimo, respeito, para um bom relacionamento é necessário. Aqui fica mais um desabafo. Mas como dizem... "amigo é pra toda hora"... Valeu! (rs). 

Abraços com carinho,

Sônia Maria


Comentários

  1. Olá Sônia!!! parabéns pela atitude de esclarecer essas pendencias, pois se isso estar te encomodando tens mesmo é que falar, Saibas que pessoas especiais, inteligentes e dignas, como voccê sempre são alvo de maudades, mas não são obrigadas a aceita-las. Bjinhos, Lili.

    DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E TE DANDO BOAS IDEIAS, POIS ELAS SÃO PRESENTE DE DEUS.

    ResponderExcluir
  2. E eu estava a pensar ....a Sonia esta muito quitea , estou com saudades da Sonia falar ,todo dia passo rapidinho e nada , parabens , ja passei por isso , deixava meus principios de coragem ,de carater adormecidos dentro de mim , tem pessoas que falam deixa pra la , eu não deixo mais nada pra depois, agora falo tudo que meu grande pai me ensinou de carater e de respeito as pessoas , foi bom vc falar ,ate eu fiquei mais leve ......

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE, SONIA MARIA
    LI SEU DESABAFO E DOU-LHE OS PARABÉNS.
    MAIS UMA VEZ VOCE MOSTROU EDUCAÇÃO,ELEGANCIA E SERIEDADE AO RELATAR ATITUDES DESAGRADAVEIS PELAS QUAIS PASSOU POR CONTA DE DIREITO AUTORAL.
    O SUCESSO INCOMODA AS PESSOAS INVEJOSAS E O QUE ELAS MAIS QUEREM É DESESTRUTURAR A SUA ENERGIA CRIATIVA,NÃO DEIXE QUE ISSO ACONTEÇA , POIS ESTE É O SEU DIFERENCIAL.
    ADMIRO A SUA FORÇA!!!!
    ABRAÇOS, ELISABETH ARRUDA

    ResponderExcluir
  4. Oi, miguxa!
    Pense no que aconteceu com Jesus, nem ele agradou. Pense que estes maledicentes são em número pequeníssimo,até mesmo microscópico.Vc já viu quantos blogs tem seu link?Qtas pessoas (como eu) te admiram? Qtos te visitam sempre?Não deixe que estes comentários te desarmonize e perdoe pois eles não sabem o que fazem. Vc faz 99,9% se não fizer 100% se reclama, infelizmente o ser humano é impetuoso. Te amo e ao seu blog tbm. Muita saúde,paz e luz sempre!

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga ....

    Acho que vc fez muito bem em responder, pq apesar de não ser nada agradável esses acontecimentos, pelo menos traz um alivio muito grande.
    Aposto que está se sentindo mais leve, pq qdo dizemos "sim" e aceitamos as coisas do jeito que elas vem, automaticamente estamos dizendo não p/nós mesmas e isso nos faz muito mal.

    bjs querida e fique c/Deus
    Izildinha

    ResponderExcluir
  6. chapo por vc amiga,todo quedo muy bien acalarado,es vc una gran señora un beso ana

    ResponderExcluir
  7. ola amiga sonia,ainda bem que conseguiu esclarecer tudo,parabens.eu ja passei pelo mesmo,mas admito que fui cobarde porque no primeiro tempo pus uma mensagem ofendendo as pessoas-foi um grupo supostamente para dividir crochet-nao é o nome real mas parecesse,depois apaguei as postagens quase todas,depois mudei so o nome do blog.mas depois com a cabeça fria admiti que fiz erro,mas vc tinha a sua razao e fiquei feliz que essas pessoas fossem levadas a razao.o problema é que acredito que com a cobardia que tem nem sequer vai ler a sua mensagem,porque nunca admitara que foram odiosas,é esse o problema maior pq numa outra oportunidade volta a fazer o mesmo.um bjo desta seguidora

    ResponderExcluir
  8. Olá Sõnia
    Mais uma vez vc demontrou educação,elegancia e bom senso.
    A vc toda minha admiração!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  9. Oi Sônia
    É incrivel, a honestidade que tinha que prevalecer,mas não é isso que acotece.
    Já que voce continuou com o assunto comentários,peço a palavra mais uma vez.
    Sei o que voce sentiu, porque eu senti algo parecido.
    Eu acredito que exista um especie de, como diria"clubinho do comentário".Foi a partie deste episidio que eu vou te contar que passei a dar importancia só as amigas constantes do meu blog,eu nem ligo mais para aquela frase"voce entrou e nem comentou no meu blog".
    Foi assim; eu fiz uma postagem de uma revista,naõ costuma colocar o meu nome,principalmente quanto é de revista.Vi naquela coluna Live Traffic Feed que tive muitas visitas e poucos comentarios,até aí.Dois dias depois uma pessoa fez a mesma postagem,tirou as fotos do meu blog,que até a rassura da folha era a mesma,pasmem ela tinha mais de 20 comentarios dando parabéns pela escolha da sugestões,muitas destas pessoas tinham vindo ao meu blog e nada comentaram,pessoas que teem o meu link no blog roll (é isso que se fala?)
    peço que voce leia este desabafo,prometo nunca mais pertubar a sua paz
    beijos e força com Deus

    ResponderExcluir
  10. OLÁ SÔNIA,AQUI É UMA FÃ SUA... SEMPRE ESTOU AQUI ADMIRANDO SEUS TRABALHOS,E HJ FIQUEI MUITO TRISTE EM VER COMO TEM PESSOAS Q Ñ TEM CAPACIDADE PARA FAZER NADA QUERENDO DERRUBAR OUTRAS...MAS Ñ LIGUE VC TEM UM DOM Q DEUS LHE DEU E NIMGUEM IRA TIRAR,A MESMA COISA ESTA ACONTECENDO COM A LILI... SÓ NOS RESTA REZAR PARA SE LIVRAR DE TANTA INVEJA.CONTINUE FAZENDO ESSAS MARAVILHAS Q EU PRECISO APRENDER MUITO.FICA COM DEUS LINDA,BJIM

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga Sônia!
    PARABÉNS!!!!!!!!
    SUAS ATITUDES SÃO SEMPRE DIPLOMÁTICAS E NOBRES!!!
    VOCE É O ICONE DOS BLOGS!
    É SÓ OLHAR SUA LISTA DE SEGUIDORAS!! NUNCA VI NINGUÉM TER TANTAS SEGUIDORAS...ISSO SIGNIFICA SUA BELEZA, DIGNIDADE E AUTENTICIDADE!
    TODAS NÓS QUE EM ALGUM MOMENTO SOMOS CALUNIADAS, UNSULTADAS POR ANONIMOS QUE PASSAM EM NOSSAS VIDAS SUJANDO NOSSO NOME, DEVIAMOS
    SEGUIR SUA CORAGEM E APONTAR OQUE NOS FAZ SOFRER CALADAS,POR EDUCAÇÃO E NOBREZA!
    TAMBÉM ESTOU PASSANDO POR ALGUMA COISA QUE ESTÁ AQUI ENGASGADO EM MINHA GARGANTA!
    ESTOU COM VOCE AMIGA PRO QUE DER E VIER!!
    ESTÁ NA HORA DE SERMOS RESPEITADAS POR NOSSOS TRABALHOS E COLABORAÇÕES QUE FAZEMOS AS AMIGAS!
    LI TODO SEU DESABAFO, E ACHO QUE FEZ O CERTO, SE TODAS TIVERMOS ATITUDES COMO A SUA,DE RESPONDERMOS AOS ATAQUES INSANOS DE PESSOAS INVEJOSAS!COM CERTEZA DIMINUIRIAMOS O NUMERO DE COMENTÁRIOS ACRESSIVOS E DESCABÍVEIS!
    MAIS UMA VEZ, PARABÉNS PELA SUA DIGNIDADE E NOBREZA!
    BJOS
    SUA FÃ.LILINHA.

    ResponderExcluir
  12. Querida Sônia!!! Estou aqui hoje para lhe dizer que admiro muitíssimo todos os seus trabalhos e dizer que lamento pelos comentários e questionamentos que você recebeu. Apenas pessoas pequenas demais são capazes disso, uma pena, estão deixando de acrescentar algo em suas vidas, aprender coisas novas, conhecer pessoas legais, trocar idéias... Elas só saem perdendo!!!Um grande abraço
    Márcia Rovadoschi

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Estou admirada com tudo que li, as pessoas que escreveram isto para você sao pobres de espírito, e nao tem competência para se estabelecer na vida. Que Deus continue te iluminando e te dando mais forças para seguir de cabeça erguida e criando e encantando todas nós com seus trabalhos. Sou crocheteira desde criança, e descobri este mundo virtual de crochê desde outubro por motivos de saúde, e tenho acompanhando todos os seus trabalhos e fico encantada, e hoje senti vontade de comentar. Temos que agradecer muito estas pessoas invejosas para que tenham paz, porque você é uma pessoa de muita luz e seu brilho incomoda aos que vivem na escuridao.
    Um grande abraço!

    Luciene Izidoro
    lisidoros@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sônia!
    Admiro sua atitude, é bom pôr os pingos nos is, mas saindo em defesa da Helô, acho que ela foi infeliz e precipitada em seu comentário, mas não foi maldade não, não é do juízo dela.
    É chato, a gente precisar de apoio e não ser compreendido.
    No meu blog, enfrento problemas com selos, mimos e afins, pois, adoto a política de não postar, agradeço, mas não posto e tem gente que as vezes, vão me visitar agressivas, por isso.Dá até vontade de acabar com o blog.Mas o criei como diário pessoal e tenho amigas sinceras que não abro mão.É dose, porque a gente se machuca e acaba se ausentando do blog, se afastando de gente boa.
    Mas é isso aí; vc ensina com sua atitude, é sempre bom pôr os pingos nos is, desabafar, esclarecer.
    Poxa vida, ter trabalho copiado e duvidado é dose....:(
    Não se pode achar que é natural, ficar omisso.
    Tudo as claras, é sempre melhor.
    Um forte abraço!Boa semana!
    Márcia

    ResponderExcluir
  15. Querida Sônia, compreendo sua indignação mas sei tambem por sempre visitar seu blog que vc é muito maior e que certamente desperta inveja a instintos mesquinhos. É da vida mas pense só nas pessoas boas que sempre estão em contato com vc. Força. Bjs Marlene meu e-mail é maripe@oi.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ola, Sonia,
    desculpe-me pela escrita ruim de hoje, mas estou sem acentos e cedilha no teclado... quero lhe dizer que fico feliz por voce ter se "desengasgado" dessas coisas tao negativas que estavam atravessadas em sua garganta. Infelizmente, na hora de postar comentarios, as vezes falta um pouco de tato por parte de algumas pessoas enquanto outras ja agem premeditadamente de ma fe.
    Li as suas replicas e tomo como exemplos para mim, que volta e meia engulo alguns sapinhos (nao no meio virtual, no dia-a-dia mesmo...), so que fico com receio de dar a resposta devida.
    Espero que, quando for o caso, eu consiga ter uma coragem semelhante e bote para fora esses demonios que volta e meia querem se enfiar goela abaixo na gente, e acabam se transformando em muita tristeza e ate doenca.
    Voce brilha sempre! Que Deus lhe conceda muita energia para continuar sendo essa pessoa tao iluminada e inspiradora que e. Abracos e muita paz,
    Adriana Naves (UK)

    ResponderExcluir
  17. Olá Sônia,
    Mais uma vez te admiro, principalmente pela postura educada, esclarecida e de atitude, e de alguém que sempre quer o bem.
    Fez muito bem em responder a esses comentário, vc ficaria se sentindo mal e c/ a sua consciência pesada em fazer justiça p/ vc e todos aqueles de te admiram "amigas", que te apoiam e admiram não somente o seu trabalho e sim sua pessoa.
    Desculpe-me, mais não tenho blog e não é sempre de deixo comentários, mais não é só no seu, na verdade mais entro p/ admirar do que copiar algo.
    Faço muito pouco crochê e ando fazendo alguns p/ vender c/ as roupas da minha irmã, mas, sempre dou o credito p/ as pessoas quem os fez, não deixando de comentar de quem copie ou vi o vídeo da Elaine de quem realmente estou sempre fazendo alguma coisinha p/ mim. Como foi um outro dia que te escrevi p/ pedir um blog de onde estava copiando uma receita e não sabia como achar, peço desculpas novamente, mais uma admiradora sua me ajudou, e por este motivo toco neste assunto, por que iria agradecer a vc e através de vc tive esta ajuda.
    As vezes lamento alguns blogs que anónimos não podem deixar recado, como no da Sandrinha da Inglaterra - Londres, que tirei a receita, ficou lindo.
    Só tenho a te agradecer e admirar, e se precisar de alguma coisa terá sempre o meu apoio, por que não terei dúvidas sobre seu caráter.

    Prefiro sempre pessoas sinceras e convictas sobre sua postura.

    Bjs no coração...
    Que continue te abençoando e iluminando... sua família tb.

    Karlinha Barbosa
    Arujá-SP
    karlabarbosa@globo.com

    ResponderExcluir
  18. Querida Sônia, a uns meses que não te visito, e hoje estou triste com o que li.Sempre observo as coisas maravilhosas, que você faz e vejo o seu carinho para com ela.Não fique triste, por essas coisas.Milhares de pessoas que a admiram, estão ao seu lado, como eu.Vou me lembrar de você em minhas orações.Um beijão.Izabel Cristina.Campo Grande-MS.(izabel-moreschi@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  19. Oi querida, pela manhã li sua aula sobre comentários e pensei, virá um terremoto por aí...
    Volto agora para lhe deixar um abraço e encontro 9° na escala Richter...( rsrsrs)
    Meu pensamento: graças a Deus que o desabafo, por conta do espaço de tempo, está sendo sem stress( este faz um mal terrível à saúde). Devemos viver para o que e para quem nos faz felizes...
    Sônia, voltando às orientações: de um jeito fácil, agradável, aliás como sempre, a amiga explica por que é tão importante buscarmos uma forma adequada, precisa, expressiva de equilibrarmos o valor de um ser humano, que não vale só pela sua crença, mas também pelo amor ao próximo. Estamos todas de parabéns e você por mais uma conquista personalizada!
    Uma semana com muito carinho e um abração da Wal

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Realmente e muito bom desabafar,lava a nossa alma e coração!!
    Mas espero que suas palavras toque os corações destas pessoas e elas modifiquem seu modo de pensar em relação as pessoas e seus trabalhos..
    Beijos e adoro voce,amiga!!!!
    E não fique chateada,reze por elas!!!!!
    Sandra Coatti

    ResponderExcluir
  21. Sonia,
    Li com atençao sua resposta a pessoas que perdem um tempo precioso comparando,buscando e xeretando nossos blogs para encontrar algo para nos atacar com palavras frias e impensadas para nos entristecer,lembro de um comentário que uma pessoa deixou no meu blog muuuito maldoso,dizendo coisas horriveis,até deixou um e-amail talvez esperando um ataque meu,mas confesso que no primeiro momento até me chocou,me entristeceu,mas avaliei cada palavra e cheguei a conclusão de que aquela pessoa como tantas outras NÃO merecem resposta ou tristeza...deixei pra lá e acabei esquecendo.Por isso amada deixa pra lá,ore por essa pessoa para que JESUS entre em seu coraçao e ela se aperceba de que foi indelicadissima com vc,sempre tão amorosa e fina com todas nós.Bjo no coração.

    ResponderExcluir
  22. Olá Sonia,primeiro quero dizer-te que sou sua fã,seus trabalhos são belissímos,Li seu desabafo,vc é uma mulher de muita coragem, e como já foi dito as pessoas só fazem(copiam) o que é bom e bonito,sempre que preciso desabafe sim ,precisamos saber o acontece com as amigas e blogueiras ,aprendi muito
    com esse desabafo e vc tem muitas amigas aqui embora distantes tenho certeza que muitas se identificaram nesta postagem. Obrigada por dividir seus sentimentos seus conhecimentos conosco.
    Ainda não tive oportunidade de fazer seu ponto,mas assim que possível quero fazê-lo ,ele é muito bonito.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  23. Oi Sonia.
    Faço como mtas pessoas que escreveram aqui em solidariedade a voce.
    Qdo pedimos a Deus alguma coisa e nao nos da ,mas sim manda provas para nos colocar a prova e passar por elas e aprender.
    Infelizmente algumas pessoas nao conseguim passar por essas provas e teram que voltar mtaaa e mtaaa vezes.

    Abraços e fique com Deus,
    Morena Rosa 40 Franca.

    ResponderExcluir
  24. Oi Sônia!
    Eu fiz algumas visitas ao seu blog. Ouvi falar do ponto que fez, mas como o ano passado tive problemas de saude, fiquei pouco no PC. Só hoje fazendo um passeio pelo seu blog te conheci melhor.Quero parabenizá~la pela atitude com relação as críticas aos pegas que você criou. E também por assumir em não aceitar esses selinhos, me incomodam e eu ainda não tive essa coragem Penso como você. Se eu abro um blog e sóencontro esses selinhos, saio logo. Também o que você comentou em relação aos comentários. No meu outro blog, só posto ideias de revistas e recebo, "maravilhoso seu trabalho".

    Nossa escrevi muito.
    É isso aí. Te admiro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. "Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário ver toda a escada. Apenas dê o primeiro passo." DEIXE PRA LÀ!!!!!!
    As pessoas que te apontam gostariam de ser o que v. é: AMIGA, INTELIGENTE, FIRME!
    Sônia não olhe pra trás continue firme no seu eu e lembre-se que só se atira pedras em árvore que dá frutos!!!!!!!!!
    Nira

    ResponderExcluir
  26. Cara Sonia,frequento o teu blog desde ago/2008 (foi qdo.instalei internet).Nesse meio tempo aprendi a admirar teu trabalho e, principalmente,a tua postura ética.Tomei, como referência, teu blog para criar o meu.Como maior ensinamento, o reconhecimento do trabalho alheio ,dando os créditos e links devidos.Por tudo isso, tens o meu total apoio.Exija o respeito de que és merecedora!!! Beijos da tua xará.

    ResponderExcluir
  27. OLá SÔnia,
    Seu blog foi um dos primeiros que me incentivou e aprendi a gostar de fazer crochê e depois me surpreendi com sua disponibilidade de ensinar a configurar o blog, e continua me surpreendendo com sua atitude de encarar estes comentários ofensivos, sem perder a classe,
    Com estas palavras quero expressar meus votos de apoio as suas palavras, neste post.
    Apesar de estar um pouquinho ausente do PC,e não tenho postado muito , sempre que tiver um tempinho vou vir ver as novidades.
    UM abraço,
    Shirlei

    ResponderExcluir
  28. Dear Maria. I do not understand what the problem is, but I think it is about an interpreter. Please Do not bother. We love you and support of friends from Turkey are. You are very resourceful and creative. Congratulations again.

    ResponderExcluir
  29. Dear Maria. I do not understand what the problem is, but I think it is about an interpreter. Please Do not bother. We love you and support of friends from Turkey are. You are very resourceful and creative. Congratulations again

    ResponderExcluir
  30. oi amiga eu acabei de min escrever no seu blog e já vir o que vç passou,mas te falo uma coisa essas aprovações são pra nos fortalece cada vez mas e do pouco que vir em seu blog vç é uma pessoa rica de espirito e com muita boa vontade.bjs e fique com Deus

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Sônia, é complicada esta questão, comentários maldosos deveriam ser esquecidos, mas como esquecer, se nos deixam chateadas?
    No meu caso, tem gente que posta em seu blog, o que tiraram do meu, no meu não deixaram um comentário, no blog desta pessoa, tem vários, tem um blogueira que enviei uma bricadeira, deixei recado para ela, não respondeu nada, nem me falando que não gostava de receber este tipo de brincadeira, mas um belo dia ela postou um trabalho do meu blog, que tinha meu nome ( o trabalho não fui eu que fiz) então pergunto, meu blog não é digno de se deixar comentário, mas para tirar a idéia e colocar no blog dela pode??
    Já mandei um para você e educadamente você disse que não colocava no blog brincadeiras, entendi e agradeci sua resposta, você foi a única que me respondeu...
    Já ví em diversos blogs minhas postagens, não ligo, mas pelo menos poderia deixar um comentário no meu, me deixaria feliz...
    Pego quase tudo da internet, mas posto porque sei que a maioria não deve ter acesso a estes trabalhos, então me sinto feliz ao fazê-lo, não é vaidade, é prazer em compartilhar, e na verdade, os meus trabalhos praticamente ninguém comenta,triste isso...
    Quando entro no seu blog e vejo um desabafo assim, fico triste, acho que blogs de crochê deveriam ser amenos, alegres, trocas de idéias, não entendo como tem pessoas que perdem tempo com isso, se não sabem ser felizes, não agridam os outros, e acho que você não deveria se chatear tanto, faz mal para o espírito, você se magoa e a pessoa fica feliz, pois ela quer ver justamente isto no seu blog, você desabafar, ela se sente feliz, pois era esta a intenção dela...
    Espero que fique calma, e quanto a Heloisa, acho que ela não fez por mal, o comentário dela não foi bem interpretado, gosto dela, não me parece ser este tipo de pessoa...
    No meu entender, você não deveria fazer mais desabafos, isto alimenta as pessoas que só querem te ver para baixo, deixa seu blog pesado, e é exatamente isto que a pessoa quer...
    Eu mostraria o comentário dela, no início do blog, por um tempo e depois tiraria...só isto...
    Espero que tenha ajudado, e quando der, passa no meu blog, faz tempo que não recebo uma visita sua...
    beijos
    Beth

    ResponderExcluir
  32. Querida Sônia:

    As minhas palavras pra você são: PARABÉNS! A sua atitude demonstra um grande respeito para com a comunidade blogueira, mais do que alguns tiveram com você!

    À vezes é mais fácil criticar destruindo as pessoas, do que admitir que elas têm talento e fazem coisas que nós gostariamos de fazer.

    Eu já pedi ajuda a você muitas vezes, não tenho vergonha de dizer, e sempre foi muito atenciosa e cordial comigo. Deu-me ideias fantásticas que aproveitei para fazer trabalhos lindos!

    Você tem um talento especial que não pode ser posto em causa por alguns comentários maldosos. Continue com os seus trabalhos maravilhosos e a ser a magnifica pessoa que é. Eu vou continuar a seguir o seu trabalho...sempre :)

    Beijinhos deste admiradora

    Sofia

    ResponderExcluir
  33. Bom Dia, acabei de ler tudo que vc escreveu. O que importa nisso tudo é o seu coração maravilhoso que vc tem, de ter o trabalho de invertar e nos ensinar as tuas idéias. Fico com medo que por causa disso nos abandone. Vc é maior!!!!
    Beijos e um Ótimo Dia com muitas idéias novas
    Clara
    e-mail zettireg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Olá Sônia, querida!
    Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa de fazer terapia. Faço há anos e acredito que, se todos fizessem, as pessoas seriam mais felizes e menos amargas.
    Em segundo, parabéns pelo desabafo e bela bravura em se expôr de modo tão transparente e honesto.
    É sempre bom, "desopilarmos" o fígado, como se diz. Acredito que, muitas vezes, os "sapos" que "engolimos" se transformam em faringite, amidalite e outros "ites" por aí.
    Só um conselho (que se fosse bom, a gente vendia rsrs, mas...): depois de desabafar, tente não se incomodar mais com isso.
    Como estamos na internet, estamos expostos por, basicamente, dois motivos: por estarmos em espaço público e por esse espaço proteger, de alguma forma, "anônimos" que, por alguma razão, têm por prazer nos atacar ou ofender. Como vc diz, há várias maneiras de se perguntar ou comentar alguma coisa e as pessoas sempre optam pela pior.
    Durante esse tempo em que estou com o blog e durante minhas experiências em grupos de emails, notei algumas curiosidades em relação à comunicação (assunto que me fascina e sobre o qual estudo):
    1) a linguagem escrita é muito capisciosa, pois não estamos na frente da pessoa para tentar desfazer alguns subentendidos ou mal entendidos. Como a maioria das pessoas não se preocupa com isso ou escreve tão rápido que mal lê o que acabou de escrever, há uma enorme margem para que cada leitor entenda o que quiser. Já vi brigas horríveis em grupos de crochê devido a problemas de mal entendidos. Por isso, mais uma vez como vc mesma ressalta, é preciso que as pessoas pensem mais antes de deixar um comentário ou escrever um post;
    2) devido ao primeiro motivo, a reação primeira da maioria das pessoas é atacar. Ninguém pergunta, por exemplo, "por que", como, quando? Neste caso, as pessoas poderiam perguntar: Sônia, por que as peças se parecem? Foi você mesmo quem criou?(caso elas não tivessem visto as datas). Qual foi sua inspiração?
    É preciso que as pessoas dêem o benfício da dúvida ao outro e passem a elaborar perguntas uma a outra antes de começarem a se atacar.
    Dito isso, continuo o meu conselho: tente não se incomodar depois de desabafar, pois você sabe quem você é e o que criou ou deixou de criar. Nunca "se perca" em loucuras que não são suas, mas, sim, de outras pessoas.
    Não vale a pena.
    Sei que não se importar com a opinião alheia é quase impossível para nós, seres humanos, mas não deixe que isso te faça mal. Por você.
    Um beijo enorme,
    Debora

    ResponderExcluir
  35. Olá!

    Sônia,

    Acompanho seu blog há mais de um ano, (quase dois) e vejo seu capricho e sua evolução . Gosto muito do seu trabalho e te acho muito humana, só não entendo o porquê que vc tem que responder a estas pessoas que não possuem a capacidade de criar ao invés de criticar? Mande todos às favas!!!!!

    ResponderExcluir
  36. Olá amiga Sonia Maria
    Li seu post falando sobre a autoria de seus trabalhos e sobre os comentários maldosos .Quero lhe dizer que existem muitas pessoas maldosas e mal amadas que só sabem ferir as pessoas.Agoar que voce já desabafou,esqueça estas pessoas e nos brinda com seus trabalhos maravilhosos e criativos.
    Visito seu blog há muito tempo e já aprendi muito com ele.Até por email voce já tirou minhas dúvidas e me ensinou muitas cosias!
    Amo voce!
    Beijos no seu coração
    Cirlei

    ResponderExcluir
  37. Oi Sônia!!

    Adorei a sua respostas para estas pessoas que ficam perdendo tempo em apenas criticar destrutivamente nossos trabalhos.

    Concordo com tudo que vc disse....são pessoas amarguradas, infelizes e que não querem admitir que existe pessoas como vc...inteligente, sábia e com muito talento.

    Acredito que a maior inveja não é ter ou fazer algo que os outros fazem e sim torcer para que o outro não consiga!

    Mas vc é mais forte do que estas pessoas...

    Conte sempre comigo!

    ResponderExcluir
  38. From: isagomes@clix.pt
    To: lacerda.sma@hotmail.com
    Subject: o plágio
    Date: Wed, 25 Feb 2009 16:48:05 +0000


    Olá Sónia, estive a tentar deixar meu comentário no seu blog, mas não estou conseguindo , por isso decidi fazê-lo por e-mail.

    Sinto muito por estar a passar esta situação tão desagradável , você não merece.

    Só vejo uma solução: REGISTRAR OS DIREITOS DE AUTOR.

    É revoltante!

    Fez bem em coloca-la em seu devido lugar .

    Apoiado.

    Olhe sempre visito seu blog mas, devo reconhecer que comentar não é o meu forte, apenas o faço quando estou realmente interessada no que é publicado ou em situações como essa.

    Espero que tudo se resolva a seu favor .

    Um beijo



    http://BELINHA-crochetnapontadosdedos.blogspot.com//

    isagomes@clix.pt

    Não sou a ISA que comentou, sempre assino os meus comentários como Belinha , agora ao colocar meu e-mail fiquei um pouco constrangida espero que ninguém pense que sou eu!!!!

    ResponderExcluir
  39. OLÁ SÓNIA MARIA,EU SOU UMA GRANDE FÃ SUA E K ADORA OS SEUS TRABALHOS TODOS...SOU AINDA UMA NOVATA K ANDA POR AQUI COMECEI AGORA AMIGA E ABRI O MEU BLOG NEM UM MÊS TEM..
    MAS SEMPRE K POSSO ESTOU AQUI ADMIRANDO TUDO O K FAZ,E HOJE AO ABRIR O SEU BLOG E ME DEPARO COM O K AMIGA ESCREVEU FIQUEI MUITO TRISTE EM VER COMO TEM PESSOAS MUITO MÁS E COM O PROPOSITO DE FAZER O MAL...
    MAS NÃO LIGUE VOCÊ É MARAVILHOSA E TEM UM GRANDE DOM K DEUS LHE DEU E NADA NEM NINGUÉM LHE IRÁ TIRAR...CONTINUE FAZENDO ESSAS MARAVILHAS AMIGA EU PRECISO APRENDER MUITO E É COM PESSOAS COMO VOCÊ K SE APRENDE...FIQUE COM DEUS AMIGA,BEIJOKINHAS COM MUITO CARINHO DE UMA GRANDE ADMIRADORA SUA...

    ResponderExcluir
  40. Oi Sônia!
    Estou de boca aberta!
    Na época do papai noel, minha banda era lerda e não consegui postar comentário.
    Como as coisas chegam a esse ponto!
    Ainda bem que você é uma pessoa inteligente e sabe se defender.
    Um beijo.
    Tiane.

    ResponderExcluir
  41. Olá Sonia Maria.. quero deixar aqui minha solidariedade à vc... sabe pq?
    Você Sonia, é uma das poucas pessoas da net que tem coragem de falar o que sente e pensa, muitas e muitas sempre usam de "artimanhas" ou até mesmo fazem um joguinho envolvendo outras pessoas para atingir pessoas que como vc.. só tem a acrescentar para nós.... vc só soma coisas boas viu... quanto ao "acharem" que vc plagiou algo... é sinal de que realmente as pessoas passam por aqui olham e não enxergam...
    Deixo meu forte abraço solidário à vc... beijos
    kelly

    ResponderExcluir
  42. Olá amiga!
    Não fique triste! Realmente essas coisas nos tiram a paz. O que você fez foi muito bom: desabafar!
    Não devemos guardar essas coisas dentro de nós.
    Não desista dos seus sonhos, não olhe pra direita nem para a esquerda. Siga em frente.
    Lembre-se que existem várias pessoas que te amam e te acompanham pela pessoa que você é.
    Honesta, elegante e criativa!

    Devemos orar por essas pessoas que só pensam em nos magoar. Realmente eles não sabem o que estão fazendo.

    Te admiro demais!
    Beijos
    e Deus continue te abençoando!
    Deise

    ResponderExcluir
  43. Sônia em primeiro lugar boa noite!
    Seu blog esta muito show parabéns!
    Você é uma pessoa tão bonita,cheia de índole amiga,inteligente que causa infeslimente muita inveja e acho que isso faz com esses tipos de comentários surjam.Mas você responde como sempre com muita dignidade educação e classe!
    Mas isso deixa agente muito triste mesmo!
    Olha achei muito lindo tudo que você desejou a Isa!
    Beijos!
    Josi

    ResponderExcluir
  44. BOA NOITE SÔNIA!
    É MUITO TRISTE,PESSOAS QUE SE PRESTAM A UM SERVIÇO DESSES...
    SINTO MUITO AMIGA,POR VOCÊ E POR TODAS NÓS QUE PROJETAMOS,PENSAMOS,CRIAMOS SIM,POIS CADA VEZ QUE UM TRABALHO SAI DE NOSSA MENTE E MÃOS,É NOSSA CRIAÇÃO SIM, NÃO INTERESSA SE FOI VISTO EM OUTROS MODELOS,AQUILO QUE MODIFICAMOS E FAZEMOS DE NOSSA MANEIRA É CRIAÇÃO NOSSA.MAIS DEIXE PRA PRA LÁ(SE FOR POSSIVEL) E CONTINUE TRAZENDO IDÉIS TÃO LINDAS PRA TODAS NÓS QUE CONFIAMOS EM SEU TALENTO,HONESTIDADE E CAPACIDADE DE INVENTAR E CRIAR ALGO SEMPRE NOVO.PARABÉNS PELA INICIATIVA DO DESABAFO,ESPERO DE CORAÇÃO QUE ESSA PESSOA QUE TE MAGOOU TANTO,POSSA RECEBER EM DOBRO.NÃO É DESEJAR MAL E SIM DESEJAR A JUSTIÇA DA LEI DA ATRAÇÃO.
    QUERIDA TENHA UMA BOA SEMANA COM MUITAS INSPIRAÇÕES.BEIJINHOS CARINHOSOS PRA VOCÊ.SUA AMIGA VIRTUAL MARCIA ZILIOTTO.

    ResponderExcluir
  45. Oi Sônia!
    Lendo tua postagem fiquei tão magoada quanto tu.
    Eu me lembro quando eu comecei a blogar tu foste a primeira a me receber. Abriu teu coração e blog para mim.
    Quanto a Isa, parece aos meus olhos que ela estava num péssimo dia e descontou em vc.
    Quanto as dúvidas em respeito ao teu ponto, esquece! Eu lembro na longa enquete que vc colocou no seu blog na procura de um ponto que fosse como o Sônia Maria e só depois adotou o nome.
    Na internet as pessoas se escondem em codinomes e infelizmente isso não vai mudar, mas com pedras se faz castelos! Cabeça para cima e deixa a tristeza seguir caminho.
    Beijos!!
    Rafa H

    ResponderExcluir
  46. OLA SÔNIA MEUS PARABÉNS POR SUA PALAVRAS, AMIGA FEZ MUITO BEM EM DESABAFAR, E TEM MAIS É QUE RECLAMAR MESMO NINGUÉM TEM O DIREITO DE USAR A CRIAÇÃO DOS OUTROS, E DE DUVIDAR DE SI, SÓ MESMO QUEM NÃO LEU CONATENÇÃO É QUE NÃO PERCEBEU DE QUE SE TRATAVA, AMIGA SÔNIA, ESSA PESSOAS NÃO TÊM CORAÇÃO E SÓ SÃO FELIZES FAZENDO E DIZENDO COISAS COMO ESSA QUE LHE DISSERAM,EU SEI BEM O QUE ISSO É tenho recebido emails muito sujos, alguns até dizendo que eu meto nojo, mas não é de mim que falamos, sônia essas pessoas tem inveja da mulher linda e educada que você é, pelos seus lindos trabalhos e por toda a sua disponiblidade em ajudar os outros em respeito aos blogs, amiga você é uma grande mulher e não deixe que essa gente sem nome e sem rosto a deitem abaixo,seja sempre a pessoa maravilhosa que tem sido e que sempre será pois acredito que será, Deus é grande e não dorme, beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  47. Olá querida, passei apenas pra te dizer que me sinto de alma lavada com teu desabafo.A unica coisa que tenho a acrescentar é para você:Só é picada por cobra quem entra no seu ninho...Pessoas como essa não merecem nem nossa singela explicação...Fique com DEUS.
    Levanta,sacode a poeira e dá volta por cima!
    Bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
  48. Olá querida Sonia! Ja havia algum tempo que nao visitava seu blog e fiquei muito triste em saber desses comentarios maldosos!Saiba que existem pessoas invejam seu talento e por isso fz coisas como esta!Mais acima de td existem pessoas como essas amigas que te escrevem para apoir,e dizer que Sua resposta esta realmente a altura!Eu realmete admirei sua atitude!
    beijossssss Fique com Deus!

    Carla Cristina!

    ResponderExcluir
  49. Oi amiga
    Analisando bem a situação apoio qualquer atitude que tomares aqui amiga!A casa é sua e tens o direito de colocar tudo nos seus devidos lugares e isso ninguém pode te tirar.
    Tenho certeza que não tomaste uma atitude incorreta ao retomar assuntos que deixaram qualquer leitor na dúvida e isto mostra transparência de sua pessoa.!!

    Afinal na internet não existem somente blogueiras,temos visitas de muitas que não são,e com respeito temos que colocar nosso parecer e dar valor a todos que aqui passam.Todos tem seu valor!!

    Nossa segunda página no blog são os comentários.Todos que chegam aqui correm os olhos pelos comentários anteriores,são como uma segunda postagem do dia.
    E isso tem muita importância para quem entra pela primeira vez ou segunda.
    Qual ser humano que não iria se magoar pondo-nos a dúvida?Quem nunca sentiu este sentimento?

    Então amiga gostei do que li e levo comigo sua transparência e mais uma vez obrigado pelos conselhos.

    Bejos amiga!
    Márcia

    ResponderExcluir
  50. Oi, Sônia!

    PARABÉNS!!!
    MAIS UMA VEZ VOCÊ MOSTROU
    EDUCAÇÃO , ELEGANCIA , BOM SENSO E
    DIGNIDADE.
    SOU SUA FÃ
    FIQUE COM DEUS

    BEIJOS

    Sônia Aparecida

    ResponderExcluir
  51. Oi, Sônia!

    PARABÉNS!!!
    MAIS UMA VEZ VOCÊ MOSTROU
    EDUCAÇÃO , ELEGANCIA , BOM SENSO E
    DIGNIDADE.
    SOU SUA FÃ
    FIQUE COM DEUS

    BEIJOS

    Sônia Aparecida

    ResponderExcluir
  52. Olá Sônia,não fique explicando o que não precisa ser explicado,quem escreveu tal comentário vai se sentir a tal quando na verddade ela não passa de uma pessoa que não tem o que fazer.Fica caçando blogs para jogar comentários venenosos para se sentir a gostosona,mas que na verdade é a burrona!!!!seus trabalhos Sônia são lindos super criativos de muito bom gosto e eu me delicio vendo-os,não canso de te visitar porque vc é uma pessoa adorável acima de qualquer suspeita.Beijos e felicidades. Maria da Conceição

    ResponderExcluir
  53. Querida, eu infelizmente não tenho tido muito tempo pra visitar meus blogs favoritos, entre eles o seu, e a postagem do pegador realmente me passou despercebida, de modo que não participei da discussão toda, com essas "garotas" que não tem o que fazer, e ficam criando caso.
    Agora, o que passou passou e não vem ao caso, o que realmente interessa é que acredito fielmente em vc e sei que JAMAIS exigiria creditos se não fosse de seu direito, isso porque vc tem ética, tem respeito e um senso de justiça admiravel, quem me dera nesse mundo virtual existissem mais "Sonias Marias"... enquanto isso não acontece e outras não aparecem, fico imensamente feliz de ter tido a sorte de conhecer vc.

    beijos

    ResponderExcluir
  54. querida, olha eu de novo....rs
    como sou xereta, fui vasculhar o post da tal revista que plagiou seu trabalho, e fiquei pensando...
    vou dar minha opinião, não que esteja defendendo a revista, mas como sou justa, tenho que me manifestar a favor dela tbm, e vc logo entenderá o porque.

    veja bem, as revistas de artesanatos em geral, que tabalham com a divulgação de ideias, geralmente contam com uma equipe de artesãs que executam os trabalhos apresentados, as artesas contratadas precisam apresentar trabalhos de acordo com o tema proposto pela revista, e esses trabalhos sao escolhidos pela equipe de triagem e sao divulgados na edição do mes correspondente.

    partindo desse principio, a revista não tem responsabilidade uma vez que acredita na artesã contratada, quando essa artesã diz que a criação e execução é de autoria propria, a propria revista informa isso, ou seja, criação e execução de fulana de tal...proximo a imagem.
    no caso de somente a execução ser da artesã tbm é informado, mas nesse caso não pode ser considerado plagio, ja que ela não assumiu como sua a execução, compreende onde quero chegar?

    Quando se cria algo o ideal é o registro, se vc tivesse registrado, poderia entrar em contato com a revista e a propria revista daria os creditos de criação no exemplar seguinte.

    bom por enquanto é isso, infelizmente a imagem da revista é pequena e não consegui verificar se a artesã que executou o projeto assumiu como sua a obra ou não.

    mas de uma coisa tenho certeza, a criação é sua, visto que vc ate teve o bom senso de nos informar quem te inspirou... te adorooooooo

    beijos

    ResponderExcluir
  55. Sonia

    Conheço seu blog a menos de 1 ano e percebo que você é uma pessoa forte espiritualmente. Tem força para "dar a volta por cima" e te admiro em 1º lugar pela pessoa que és e em 2º lugar por sua criatividade.

    Continue com seu trabalho que é maravilhoso sem dar importância para quem te inveja. Põe mesmo nas mãos de Deus tudo que fazes e siga em frente a caminho da Paz, do Amor e da Luz.

    Beijos

    ResponderExcluir
  56. A anônima ISA... talvez feminino de ISO, que quer dizer IGUAL ...kkkk... IGUAL akele cometário anônimo da dolorida criatura q teve de fazer faculdade pra ser DESIGNER ...kkkk... pq criatividade mesmo, talvez lhe fosse escasso ... DÁ PENA VIU!???

    BJKSSS SÔNINHA!!!

    ResponderExcluir
  57. MINHA QUERIDA SONIA,

    NÃO A CONHEÇO PESSOALMENTE, MAS ACOMPANHO SEU BLOG JA FAZ UM TEMPO, NÃO TANTO QUANTO EU GOSTARIA! QUERO DIZER QUE VOCE É UMA PESSOA MARAVILHOSA, TALENTOSISSIMA E COM MUITO CARISMA. NUNCA QUESTIONEI SEUS TRABALHOS, POIS ACHO QUE NÃO É NECESSÁRIO FAZER ISSO, UMA VEZ, QUE TODAS NÓS SOMOS IRMÃS, MULHERES, TEMOS QUE SABER RESPEITAR A PROXIMA, DE EXALTAR SEUS TALENTOS, SUAS QUALIDADES. O MUNDO JA ESTÁ TÃO CONTURBADO, PORQUE FICAR CONSTRANGENDO, TUMULTUANDO NOSSA AMIGA, NOSSA CUMPLICE, POIS MUITAS VEZES É NELE QUE ENCONTRAMOS ALGO QUE NOS ALEGRA, NOS ENRIQUECE O CONHECIMENTO.
    QUERO RESSALTAR QUE DEUS TE DEU UM TALENTO MARAVILHOSO, UM NÃO, MUITOS, POIS NUMA ÉPOCA DIFICIL DA DOENÇA DE SEU QUERIDO ESPOSO, ACOMPANHEI SUA DEDICAÇÃO, SEU EMPENHO, VOCE NÃO SE DEIXE LEVAR POR PESSOAS LEVIANAS, MAU INTENCIONADAS E POR FIM O PIOR DE TUDO INVEJOSAS.
    VOCE É MAIS QUE ISSO, ÉS UMA FILHA DO PAI ALTISSIMO MUITO TALENTOSA, INSPIRADA E AMADA POR ELE.

    SEJA FELIZ, EU SOU SUA FA E AMO SEUS TRABALHOS...

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  58. Oi Sônia :)
    Todos os dias visito seus blogs e os de outras pessoas tão queridas como você que compartilham tantas coisas lindas. Neste último ano aprendi tanto, mas tanto e só visitando blogs. Me sinto tão feliz por aprender coisas novas, ver tantas idéias lindas e criativas. Fico entusiasmada de ver os trabalhos expostos, pap's, tutoriais, dicas... As vezes tenho alguma dúvida e mando e-mail e de pronto a pessoa tão gentil me responde, dividindo o que sabe. É maravihoso o que você e tantas outras pessoas fazem. Quando receber algum comentário que te deixa chateada pense nas milhares de pessoas que você faz feliz compartilhando o que sabe. Você é única, e maravilhosa só pelo fato de existir e mais tudo de bom ainda por fazer pessoas felizes. Imagine o quanto seu blog é importante. Imagine o quanto seu trabalho aqui mostrado e dividido é importante. Obrigada!

    aneraher@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  59. Olá Sônia!!!
    Estive por aqui e vi seu desabafo e concordo com tudo que disse,só não concordo com o seu choro por causa dessas pessoas,elas não merecem.Vc é uma pessoa digna e honesta e é o que importa.E quanto aos comentários eu também concordo,e sei que as vezes fico devendo respostas as amigas que me visitam,mas como não tenho o dom da escrita e da modernidade da
    informatica eu perco muito tempo p/postar,visitar e responder comentários,pois sou muito lerdinha nessa área...rsrsrsr...então pesso desculpas pra vc e todas as amigas,não é pouco caso,pode ter certeza.Agora me responde uma coisa,onde essas pessoas arrumam tempo pra ficar procurando semelhanças nos trabalhos só p/arrumar intrigas,séra que se essas pessoas procurasem criar ou fazer algo de útil elas não seriam muito mais felizes????Chega né amiga já me alonguei demais,vou fazer almoço.Adorei o novo blog de dicas,graças a elas consegui postar novamente.
    Bjssssss
    Marilú

    ResponderExcluir
  60. Olá Sonia Maria, sou uma fã silenciosa de seus maravilhosos trabalhos pois não possuo blog. Quando tenho um tempinho entro neste mundo divino das peças e dicas de crochê que você preparou para imaginar-me também fazendo algo parecido. Eu a tenho como inspiração, ao lado do blog da Da. Nélia (que também maravilhoso). Dou minha adesão ao seu desabafo e, se me permite, não deixe que gente pequena estrague seu bom humor, faça a opção pelo que é realmente importante.

    Beijos de sua admiradora.
    Gladys
    ggrelopez@ig.com.br

    ResponderExcluir
  61. olá minha linda parabens por sua coragem há muita gente por ai que não respeita o trabalho dos outros desejo-te um bom fim de semana amiga.
    teresa

    ResponderExcluir
  62. Oii Sônia, acho legal vc desabafar sobre o que ocorreu, achei excelente as respostas que vc deu pra tal ISA e sua amiga Helo"ISA".
    Você não foi nada gentil, apesar de dizer toda a verdade e com elegancia e sem baixarias. Elas mereceram.
    Parabéns, chega de ser boazinha. Chega de se falar por enigmas mandando recadinhos. Vc viu o post do Cauê sobre croche brega e chic? Não sei bem o título mas é um que ele mostra um pingente chic. Pra mim foi um recado pra vc. Ele deveria ter citado seu nome como você fez aqui. Admiro sua coragem e transparencia. É preciso se falar a verdade. Veja os comentários das suas migas no post dele. Todas com meias palavras.
    Eles não pensaram duas vezes para postar comentario no seu blog te ofendendo e colocando em duvida a autenticidade dos seus trbsuaepara te ofendender, então acreabalhos. Eles merecem o peso das suas palavras.
    Pessoas assim precisam ser riscadas do mapa.
    Você prestou atenção na coincidencia de ISA com Helo"ISA"?
    Eu te sigo e já havia percebido algumas farpas da Heloisa para vc. Analise e pense bem se não são as mesmas pessoas ISA e HeloISA? Analise o que escrevem. Talvez a Heloisa não teve coragem de dizer tudo que queria e dai se fez passar por ISA várias vezes, não achas?
    Veja com quem andas e de quem se diz amiga. Cuidado com as invejosas.
    Sou sua fã e quero você feliz e bem.
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca