Pular para o conteúdo principal

TAPETE DE BARBANTE EM CROCHE SQUARES PONTOS SOBREPOSTOS


Olá, amiga!

Hoje estou postando um TAPETE DE BARBANTE EM CROCHE - SQUARES EM POSTOS ALTOS SOBREPOSTOS MULTICOLORIDO, que fiz crochetando em público durante estes dias enquanto acompanhava o Roberto. Ele fez o maior sucesso na Clínica CEBROM. Todas queriam ver de perto, saber como se fazia e o que era.

Ele é todo no PONTO REDE COBERTA DE PONTOS ALTOS SOBREPOSTOS. É de fácil execução. Usei o barbante FIAL nº 2 e agulha 1,75 mm. 

PASSO-A-PASSO TAPETE DE CROCHE QUADRADOS EM PONTOS ALTOS SOBREPOSTOS


Este tapete é composto de 6 SQUARES DE PONTOS ALTOS SOBREPOSTOS.


MATERIAL NECESSÁRIO:


Linha FIAL nº 2 ou BARBANTE FIAL nº 2, 100% algodão.
Agulha de crochê 1,75 mm
Tesourinha e
Agulha de tapeceiro para o arremate.


1º PASSO:

Tecer as 6 TELAS QUADRADAS. Veja na figura abaixo o modelo da tela... Essa tela da foto não corresponde ao tamanho que teceremos. Abaixo da foto veja com quantos postos faremos nossas 6 telinhas, nas quais depois de prontas terceiros os Pontos Altos Sobrepostos...

Faça as 6 telas da seguinte forma:

1ª CARREIRA:

58 correntinhas;

Mais 5 correntinhas para subir e virar;

1 ponto alto pegando na 8ª correntinha, contando do final para o inicio;

Mais 2 correntinhas e 1 ponto alto na 3ª correntinha do fio inicial

E assim sucessivamente até completar 19 quadradinhos.

Teça 19 carreiras.

Arremate o fio que sobrar.

Ele não fica totalmente quadradinho, portanto cuidado na hora de emendar, para não emendar o lado mais estreito com o  mais largo. Ok?
Faça mais 5 squares iguais a este.

Depois de todas prontas vamos tecer Pontos Altos Sobrepostos (pas) em forma de labirinto nas 6 telas.






Inicie sempre pelo centro da tela, Para se chegar no final sem erros. Para descobrir o centro da tela:  
Conte nove quadradinho e no 10º marque com uma linha de outra cor. Portanto se a tela tem 19 quadradinhos e você fez uma marca no 10º, sobraram mais 9 depois deste. Ok? Agora conte mais 9 quadradinhos em direção ao centro da tela. Marque no 10º. Pronto, você já tem o centro da sua tela. 
Agora vamos tecer os Pontos Altos Sobrepostos (pas) começando pela lateral de um dos pontos altos deste quadradinho central:  
Faça 3 pontos altos em uma das laterais do quadradinho central.
Na figura abaixo veja como é feito o centro do quadrado... Siga as setas... A partir da segunda carreira trabalhe em labirintos.



Veja bem o gráfico, que está logo abaixo, e vá acompanhando a seta que te leva a fazer um labirinto.






Entenda bem o desenho antes de começar a executá-lo. Depois faça as carreiras de labirinto seguintes, até o final da tela.






Chegando ao final, esta pronto o seu primeiro square do seu tapete.
Termine os outros 5 squares.

Terminados os 6 squares, é chegada a hora de fazer as emendas. 

Você pode usar tanto a agulha de crochê quanto a de tapeceiro ou de costura para fazer a emenda... 

Eu emendei com a agulha de tapeceiro e com a linha da mesma cor da tela.

Emendei ponto por ponto pelo avesso para não aparecer do direito. Coloque um quadradinho ao lado do outro ponto a ponto... Assim sua emenda ficará perfeita.

Está pronto o seu tapete.

Depois de pronto achei feio quatro carreiras de labirinto no meio e somente duas nas laterais.

Para embelezá-lo mais fiz mais duas carreiras de ponto tela de pontos altos e apliquei pontos altos sobrepostos em labirinto em toda a volta.Caso você prefira tecer com GRÁFICO clique na foto abaixo para ampliá-la...






Se você quiser aprender a técnica de como fazer o Ponto Tela e o Ponto Alto Sobreposto veja os vídeos abaixo. Os vídeos não são desse tapete mas de um suporte para travessas.

Vídeo do Ponto Tela ou Ponto rede:


           

Vídeo do Ponto Alto Sobreposto



Vídeo do PONTO PUFF ou PONTO BOLA INDIVIDUAL - PARA SER USADO NA ÁRVORE DE NATAL


Mais uma vez peço desculpas por não estar retribuindo as suas visitas e agradecendo, uma a uma , cada um dos seus recadinhos carinhosos. Agradeço de coração a inclusão dos nossos nomes em suas orações e peço a Deus que a abençoe. Ontem, o Roberto fez as últimas aplicações de radio e quimio. Daqui a quatro ou cinco semanas vamos repetir os exames. Temos Fé em Deus e confiança no tratamento de que ele está curado.

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

Comentários

  1. Olá Sônia
    Maravilhoso seu tapete!
    Que Deus abençôe seu marido.tudo vai dar certo!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  2. Oi Sônia
    Mas que tapete lindo...amei!
    Deixo meu carinho...
    bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Sônia!!!!
    Se fosse eu também ia querer ficar pertinho para ver como era...mas tá lindo!!!
    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde,

    Sonia

    Que bom saber noticias tão boas de seu esposo e de voce.Vai dar tudo certo para voces.
    Vou copiar seu bonito tapete para fazer e dar de presente para minha irmã do meio casada.

    Abraços ;-)

    ResponderExcluir
  5. Olá Sónia Maria
    Lindo tapete ,è fora do vulgar.
    Amiga espero que tudo corra bem e que seu marido melhor.
    Se Deus quizer isso vai acontecer.
    Um abraço
    Zarita

    ResponderExcluir
  6. Olá Sônia!
    Lindo esse tapete!Parabéns!
    Que bom que seu esposo está melhor. Glória a Deus!
    Confia nEle e certamente Ele fará o melhor pra vocês, porque Ele nos ama muito!
    Se fosse possível, gostaria de falar com você no msn (se você tiver).
    O meu é deisecarva@hotmail.com

    Deus te abençoe
    Beijos
    Deise

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sônia!
    Lindo tapete!
    Original, diferente, maravilhoso!
    Grande beijo,
    Debora

    ResponderExcluir
  8. Hi, Sonia Maria! Eu amo o tapete! Eu comprei recentemente um livro do sótão de Annie que ensina "o crochet wiggly" como o que você se usou no tapete. Eu tenho querido aprender que technique..I querem fazer um saco deles.

    Eu iluminarei uma vela para seu marido com mais melhores desejos para sua recuperação. O deus bless o todo, meu amigo!

    Sandy


    Hi, Sonia Maria! I love the rug! I recently purchased a book from Annie's Attic that teaches the "wiggly crochet" like what you used on the rug. I have been wanting to learn that technique..I want to make a bag from it.

    I will light a candle for your husband with best wishes for his recovery. God bless you all, my friend!

    Sandy

    ResponderExcluir
  9. Olá, vim desejar tudo de bom pra vcs, e parabenizar pelo belo tapete, deve ter dado um trabalhão....

    Beijos

    Greice

    ResponderExcluir
  10. Sónia Maria!
    Fiquei muito feliz com a sua visita!
    O tapete ficou lindo!
    Nos meus tempos de novinha fiz um nesse ponto, em tons pastel,mas para colchinha de bébé.Esqueci por completo e agora venho recordar!
    Votos de bom fim de semana e que continue a correr tudo bem com o seu marido!
    Bjs
    Nélia

    ResponderExcluir
  11. Olá Sônia que bom que terminaram as seções de quimio,não sei se leu o meu outro recadinho.Mais tenho certeza que também vou ouvir de vc que seu marido está curado.Como ouvi aqui da minha outra amiga Sônia que sua filha tinha terminado as seção de quimio e repetiu os exames,e o médico disse que ela estava curada.Vou colocar vcs esta semana em especial nas minhas orações para que de tudo certo.Amiga desejo que tenha um fim de semana iluminado por DEUS,vou ficar daqui torcendo que de tudo vai dar certo.Beijos.Ja ia me esquecendo que lindo tapete,parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Olá Sônia,
    Estes últimos tempos tbm não tenho dado muita atenção ao blog, aos comentários nem me tem apeteceido pegar em agulhas e linhas, no entanto visitas eu vou fazendo. Hoje não pude deixar de entrar e deixar um comentário, até porque já conhecia esta técnica, mas usada em almofadas (lembro de uma vizinha de infância ter) e aplicada no tapete ficou lindíssima.
    Depois é sempre bom saber que o seu marido está melhor. Não me tinha dado conta do problema até que por altura de Natal vc falou do assunto. Assim desejo que tudo continue a correr pelo melhor e vai ver que tudo termina bem.
    Bjito grande grande e bom fim de semana
    ana

    ResponderExcluir
  13. ola amiga!!!
    esta semana apanhei mais uma desiluasao na minha doença....
    no dia 31 era suposto ser o meu ultimo tratamento de quimio, mas na consulta com o medico ele deu me a pessima noticia que tenho de fazer mais 4 semanas de tratamentos, fiquei completamente desolada!!!mais uma vez o mundo caiu me aos pés!!
    um beijo para si e as melhoras do seu marido!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi minha linda... estava com saudades... eu entrava rapidinho e não dava tempo de comentar... mas hoje...vou aproveitar um tempinho.
    Sei q está passando por um periodo muito díficil... mas tudo isto vai passar... o seu esposo está no colo de Jesus... sentadinho, bem comportado lá... Pois Jesus, nos transforma em crianças, e depois nos cura, nos abençoa, nos prepara para continuarmos a Vida. E nas minhas orações, eu peço que Jesus, cuide bem do seu esposo e de toda a sua familia, para que juntos, possam passar por mais esta etapa da Vida. Muita Fé... Acredite... Pois Deus não quer a tristeza de ninguem... só quer Felicidade e isto vcs, TODOS, terão em breve! Por que não há quem possa, com as vontades de Deus e os poderes de Jesus. Um grande abraço... para vc, e seu esposo, que peço licença para chama-lo de AMIGO. Espero que meu AMIGO não fique dengoso demais...rssrssrs!
    Edilene Brasilia DF
    edilenefcs_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. ♥..Olá...Amiga!!!Tenha....... ♥

               Um maravilhoso ♥ Final de Semana.

    Ficou lindo o tapete.
             ♥ Bjs Audrey♥

    ResponderExcluir
  16. Olá Sónia Maria!!!
    estou passando para ver as novidades,Lindo tapete parabéns,q Deus te abençoe beijux!!!


    ruthy

    ResponderExcluir
  17. Oi,Sonia. Estive ausente do computador quase 1 mês (tive lombalgia aguda...rsrs eta coluna), e quando venho lhe visitar vejo que você está passando por um período muito difícil. Me desculpe não ter comentado antes, mas não sabia por fiquei sem acessar computador. Fiquei feliz com a atitude de vocês, de esperança e fé. Isso é muito necessário para a cura. Estou incluindo seu marido em minhas orações, porque Jesus ampara a todos. Continuem com essa forte esperança e logo terei notícias suas contando da cura. Um abraço muito carinhoso em minha amiga.
    Shandra Lucia

    ResponderExcluir
  18. Oi Amiga
    Nossa que Lindo Tapete maravilhoso estou aqui encantada..adorei
    PARABENS e obrigada pelo Grafico
    Deixo meu carinho e amizade
    BOM FINAL DE SEMANA
    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  19. Olá, Madrinha!
    Estou feliz por saber notícias e ver que está animada. O tapete ficou simplesmente maravilhoso e linda as cores usadas. Mesmo com o gráfico não consegui entender como é o ponto rede, pareceu-me uns quadriculados em correntes com sobreposição de pontos.
    Mantenha-se em elavada sintonia. Estamos vibrando por vocês.
    Bjs.
    Dô.

    ResponderExcluir
  20. Que lindo esse tapete! Amei! Tenho certeza de que seu marido vai superar esse obstáculo.
    Sei que você não deve estar com tempo pra isso, mas preciso de ajuda: queria mudar o layout do meu blog, fazer um personalizado. Como você fez o seu?? Aguardo ansiosa por sua resposta... Bjus.

    ResponderExcluir
  21. Hola Sonia, beautiful creations like always!
    I am praying for your husband to recover. Take care.

    ResponderExcluir
  22. Olá amiga.
    Não esqueci de você, não.Precisei me afastar. Amei o seu tapete e principalmente, fico muito feliz com a recuperação de seu marido.Concerteza sua força e seu amor, tiveram grande mérito em tudo isso.Voces merecem. Rezo para que tudo continue bem.
    Beijos carinhosos para voce e sua familia linda.
    Da amiga:
    Irene Carvalho

    ResponderExcluir
  23. Oi,Soninha!
    Amei este tapete!
    Olha, gostaria q vc entrasse no youtube e procurasse assistir o vídeo de AUTO-HEMOTERAPIA do Dr. Luís Moura. Esta técnica iria ajudar bastante ao seu esposo, os médicos condenam, por ser uma prática q ñ dá lucro,informe-se,pesquise, pois quem precisa de seu marido é vc e procure alguém competente p/retirar sangue da veia e injetar no músculo dele.Por favor NÃO É PRA SUSPENDER NENHUMA MEDICAÇÃO, esta é só uma técnica que combate:vírus,bactérias e fibrilinas, trazendo assim grandes benefécios. No google existe vários sites sobre o assunto. Se informe com carinho.Acredito que já te falei sobre isso, tenho quase certeza.Tenho uma amiga q teve isquemia cerebral e perdeu toda sensibilidade de um lado inteirinho com 10 aplicações (sendo 1 p/semana) ela voltou 90% ao normal e sua taxa de glicose q há anos era dureza p/controlar passou a ficar normal; outra amiga tinha um cisto no olho e estava prestes a operar qdo recebeu de uma amiga o DVD deste médico resolveu fazer o tratamento antes da cirurgia q estava pra marcar na 5ª aplicação ñ existia nem vestígio e olhe que o cisto era do tamanho de um limão grande e muitos e muitos casos. Uma coisa te garanto se não fizer bem mal não fará. Mesmo o sangue do Roberto contendo células cancerígenas, não mudará nada pois na aplicação no músculo ativará o sistema retículo endotelial dele fazendo crescer o nº de macrófagos os quais absorverão todo e qualquer corpo estranho como as células doentes. PESQUISE MEU AMOR E AJA. Tenho certeza q encontrarás um profissional na área de enfermagem pronto afazer este procedimento infelizmente na surdina snão será cassado seu diploma e ficará sem emprego.Paz e luz sempre!Bjs no seu lindo ♥...
    Denise Lopes que estava morrendo de saudades suas.

    ResponderExcluir
  24. Oi Sônia!
    Comecei a escanear as revistas antigas da minha avó (na verdade, descobri que pertenceram à minha bisavó!). Hj postei três receitas. Entre elas, uma de "bolsa social". A foto com a modelo segurando a bolsa é impagável! MAravilhosa! Quando puder, dá uma olhada. Verdadeiros achados!
    Grande beijos e uma semana maravilhosa para vc!
    Debora

    ResponderExcluir
  25. Olá Sonia !!! Que tapete maravilhoooosooooo !!! esse é daqueles que dá vontade de fazer logo na primeira olhada, entrará para os meus futuros projetos.
    Parabéns por ele, pelas explicações, esclarecimentos, paps , tudo que voce sempre faz por nós.
    Hoje não vim só visitar, vim para agradecer e muito pelos comentários tão carinhosos que voce deixou no meu humilde blog, Sonia voce é mesmo demais, um ser humano surpreendente, já havia percebido pelas amizades que têm, pelas visitas que faz à casa das amigas dos blogs quando visita as cidades em que elas moram e agora por todo o carinho que dedicou a mim e ao meu blog.Obrigada por todas as dicas que têm me dado,você têm me ajudado muito, nem imagina o quanto. Seu blog não é só de trabalhos manuais não, ele também é de informática e de solidariedade; agradeço por isso também.
    Muito obrigada de coração, que DEUS te abençoe sempre e tenha certeza que ele estará sempre junto com voce e sua família para vencerem essa caminhada difícil que estão seguindo. DEUS é fiel !!!
    Fique com DEUS.
    Um grande beijo cheinho de carinho,
    Márcia

    ResponderExcluir
  26. Oi amiga Sonia Maria!
    Siempre las cosas que muestras aqui en tu blog son todas novedades maravillosas para mi!
    esto se ve tentador para interntarlo en una posadera de fuentes!


    Parabens amiga!

    muitos beijos do Argentina

    ResponderExcluir
  27. Saber fazer não é muito dificil...mas criar sendo invulgar é uma mais valia intransponivel, muitos parabens pela originalidade e beleza deste trabalho!
    Beijinhos
    maria lemos

    ResponderExcluir
  28. Olá Sónia

    Desejo-le tudo do melhor no que respeita à saúde de seu marido. Oxalá haja progressos.

    Este seu post avivou-me a memória pois há muitos anos fis várias almofadas com este ponto, em lã. Foi uma moda muito divulgada por cá. Quem diria?

    ResponderExcluir
  29. Olá Sonia
    Adorei tudo em seu blog, mas este tapete, está mágico.
    Parabéns.
    Desejo tudo de bom à você e seu marido.
    Beijos
    Fiquem com Deus
    Ana Célia

    ResponderExcluir
  30. Bom dia!!! Sônia, agradeço de coração a tua visita ao meu blog, estou muito feliz por ter você como AMIGA estarei sempre te visitando um grande abraço.

    ResponderExcluir
  31. oi
    gostei muito tem como mandar para mim
    meu endereço e keillard_s@hotmail.com
    muito obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca