Pular para o conteúdo principal

TAPETE DE CROCHE PONTOS ALTOS BARRA PONTO GRANNY

Olá, amiga(o)!


Teci mais um TAPETE DE BARBANTE EM CROCHÊ, bem simples. Minha inspiração, dessa vez, veio de um que vi na porta da casa de uma amiga, que por sua vez o ganhou de presente. Não sei o nome da autora do projeto ou se quem o confeccionou copiou de alguma revista, livro, blog ou site. Caso você saiba, ficarei imensamente grata se puder me informar para que eu possa dar os devidos créditos.




PASSO-A-PASSO TAPETE DE CROCHÊ EM PONTOS ALTOS E BARRA NO PONTO GRANNY:

MEDIDAS:
87 cm de largura x 51 cm de altura.
Largura da Barra: 11 cm. 
Você pode tecê-lo maior ou menor. Logo a seguir te explicarei como fazer isso. Fiz um Tapete Passadeira de Croche para Beira da Pia de Cozinha para a minha norinha, que você pode ver aqui 👆.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Barbante nº 6
O tapete da minha amiga foi tecido com o Barbante nº 8. O meu teci com o nº 6, porque já o tinha em casa. Sugiro que teça o seu com o 8. Ele deixa o tapete mais encorpado, mais poderoso :).
Agulha para Crochê 4 mm;
Tesourinha e Agulha de Tapeceiro para o arremate.
Esse tapete é tecido em duas etapas:
1ª ETAPA: Parte Central do Tapete e
2ª ETAPA: Barra do Tapete. 





1ª ETAPA:
PARTE CENTRAL DO TAPETE
Toda em Pontos Altos (pa) tecido inserindo a agulha na alça detrás do Ponto da Carreira (carr) anterior.   

GRÁFICO DA PARTE CENTRAL DO TAPETE DE PONTOS ALTOS COM BASE NA ALÇA DETRÁS DO PONTO DA CARREIRA ANTERIOR:







BASE:
Atenção!
É agora que você decide o tamanho do seu tapete. Se você quiser tecer o seu maior ou menor que o meu, apesar do corpo do tapete ser todo em pontos altos, você deve tecer correntinhas respeitando a quantidade de pontos da barra. O ponto da Barra é múltiplo de 4 + 3. Esses 3 pontos são 2 para o início e 1 para o final da carreira. Se você fizer diferente sua barra não se encaixará certinha n seu tapete.

Portanto, inicie o seu tapete com a quantidade de Correntinhas (corr) que você queira, desde que esse numero seja múltiplo de 4 + 3. Correntinhas (corr); 
Exemplo:
O meu tapete iniciei com 107 Correntinhas (corr):
Veja a conta que fiz:
107 :  4 = 26
26  x  4 = 104 
104 + 3 = 107

1ª CARREIRA:
Essa carr é toda em Pontos Altos (pa), tecidos inserindo a agulha nas alças pontos que ficam na parte de baixo da Correntinha(corr) ou seja, no seu avesso.
Teça + 3 Correntinhas (corr), para iniciar a essa carreira (carr). Essas correntinhas se equivalem ao 1º Ponto Alto (pa).
Teça + 106 Pontos Altos até o final da Carreira, completando assim os 107 pontos, se estiver tecendo do tamanho do meu.

2ª CARREIRA:
Essa Carreira (carr) é toda em Pontos Altos (pa) tecidos inserindo a agulha nas alças de trás que ficam no topo dos Pontos da Carreira (carr) anterior, de onde está se tecendo. 
Observe, na foto a seguir, que o efeito desse Ponto é de degraus... Um efeito lindo!!!

 


PASSO-A-PASSO DO PONTO ALTO COM BASE NA ALÇA DETRÁS DO PONTO DA CARREIRA ANTERIOR: 



3ª a 23ª CARREIRA:
Continue tecendo da mesma forma que teceu a 2ª Carreira até o final do tapete.
Atenção!
É nessa etapa que você define a altura do seu tapete também. O meu teci com 23 Carreiras.

2ª ETAPA:
BARRA DO TAPETE
Barra de Canto toda no  Ponto Granny



GRÁFICO BARRA DE CROCHÊ CANTO PONTO GRANNY:




BASE PARA A BARRA:
Teça Pontos Baixos (pb) contornando todo o tapete.
Nas laterais do tapete teça:
1 Ponto Baixo (pb) no topo de cada Ponto Alto (pa) + 
1 Correntinha (corr),  no intervalo + 
1 Ponto Baixo (pb) na base de cada Ponto Alto (pa). 
Nos Cantos, teça 3 Potos Baixos (pb), no topo ou na base dos pontos.

ATENÇÃO! 
No gráfico do tapete da minha amiga (Gráfico no final desse post), onde teci uma correntinha ela teceu Ponto Baixo (pb) também. Faça da forma que você achar melhor. 

BARRA DE CROCHÊ COM CANTO NO PONTO GRANNY:
1ª CARREIRA: 
Nas laterais, teça Blocos de 3 Pontos Altos + 1 Correntinha (corr) = (º T T T). 
Nos cantos, onde tem 3 Pontos Baixos (pb), no Ponto Baixo (pb) do meio, teça 2 blocos de 3 Pontos Altos, intercalados por 1 Correntinha (corr) = ( \|/ º \|/ ), formando assim um canto...
Na próxima lateral volte a tecer os blocos 3 Pontos Altos + 1 Correntinha (corr) = (º T T T). 
Tecendo assim, contorne todo o tapete.
Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

2ª  CARREIRA:   
Nessa Carreira (carr) teça Pontos Granny:
Nas Laterais teça, Blocos de 3 Pontos Altos (pa), em cada correntinha de vão + 1 Correntinha (corr) entre cada um deles = (º \|/ º \|/ º \|/...).
Nos cantos, onde tem 3 Pontos Baixos (pb), no Ponto Baixo (pb) do meio, teça 2 blocos de 3 Pontos Altos, intercalados por 1 Correntinha (corr) = ( \|/ º \|/ ), formando assim um canto...
Na próxima lateral volte a tecer os blocos 3 Pontos Altos + 1 Correntinha (corr) = (º T T T). 
Continue tecendo dessa forma contornando todo o tapete.
Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx)

3ª a 8ª CARREIRA DA BARRA:
Teça da mesma forma que você teceu a 2ª Carreira.
ACABAMENTO DA BARRA:
Teça 3 Pontos Baixos (pb) + 1 Ponto Picô de 3 Correntinhas, contornando todo o tapete. Os Pontos Picôs sempre no ponto do meio de cada bloquinho de 3 pontos. Nos Cantos teça um Ponto Picô também na correntinha do vão do canto. 
Corte o fio e feche a Carreira (carr) da forma que indico na figura a seguir:







FOTO DO TAPETE DA MINHA AMIGA:
 Atenção!Tecido com Barbante nº 8, o tapete da minha amiga, tem menos carreiras tanto no corpo quanto na barra.  




GRÁFICO DO TAPETE DA MINHA AMIGA:
Barbante nº 8



Depois de falarmos de crochê, vamos as amenidades... Meu filho, Paulo Rogério se casou com a Lara Ávila, no dia 09 de maio próximo passado. Ganhei mais uma filha... Estamos muito felizes por isso.





A Lara é um doce de pessoa. Ela prestou homenagem a sua avó, falecida há uns 3 anos, levando sua foto na base do seu buquê de noiva.
Foi um casamento lindo e muito emocionante. Um dia inesquecível. 
Na foto a seguir, da esquerda para a direita, meu genro Saimon, minhas filhas Renata e Roberta, meu genro Daniel. Logo Abaixo minha netinha Isabela, que foi Daminha, e seu par. 






Isabela, estava muito linda...






No dia do Casamento, pela manhã, ele nos mandou um vaso de flores com um cartão lindo e de muito amor. Me emocionei demais ao lê-lo:
"Mãe e Família, obrigado por tudo. Vocês me deram a melhor educação. Fizeram o possível e o impossível para sempre me verem feliz. Amo todos vocês (mamãe, papai, Robertinha e Renatinha). Hoje começo minha Família." Paulo Rogério





Eu, pronta para levar meu filho para o altar...






São essas as fotos que tenho por enquanto. Quando o fotografo entregar te mostro mais. 

BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho, 

Sônia Maria
Falando de Crochet

Comentários

  1. Tudo muito lindo! Parabéns! Família é tudo o que temos, o alicerce, o que realmente importa. Que Deus abençoe muito o casal.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Mara! Realmente, amiga! A expressão "A Família é o alicerce do mundo" é sem duvida alguma verdadeira... Repassarei ao casal o seu carinho. Muito Obrigada, amiga! Beijos

      Excluir
  2. Sónia...começo por si que é uma pessoa maravilhosa e está deslumbrante!
    Suas filhas são parecidas consigo!
    A decoração é elegantérrima!
    O tapete simples e precioso!
    Sua neta um charme de encanto!
    Bj amigo e um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida amiga! Estou feliz por saber que achou minhas filhas parecidas comigo. A maioria das pessoas acha que se parecem com o meu marido. Quando eles ainda eram crianças ele brincava muito dizendo: "Eu já tenho os meus filhos! Agora você pode ter os seus"... E gargalhava :) Pode?
      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Maria da Graça! Um lindo e abençoado final de semana pra você também. Beijos

      Excluir
  3. Sônia Maria, que beleza de decoração, emocionei-me ao ver o pormenor no bouquet. A sua família é muito bonita e a Isabela esta tão crescida... a Sônia está muito bem. Parabéns e muitas felicidades.
    Um abraço apertado
    Fatima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatima, muito obrigada pelo seu carinho e atenção! Repassarei aos noivos todo seu carinho. Beijos

      Excluir
  4. Che bella famiglia. I tuoi lavori meravigliosi un saluto da molto lontano

    ResponderExcluir
  5. Que família maravilhosa!
    Sônia como sempre nos oferecendo criações de muito bom gosto.
    Este tapete ficou simplesmente muito fino e muito delicado.
    Gosto de coisas assim! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito feliz por saber que você gostou! Obrigada pelo carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  6. Muitíssimo bom gosto na decoração do casamento. Todos estavam lindos: você, deslumbrante; Isabela fofofissima; noivos, em êxtase total! Muitas felicidades, e que a família continue crescendo, sempre cercada de amor! Beijos, e adoro o seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mari querida! Repassarei o seu carinho a todos... Adorei te ver por aqui! Beijos

      Excluir
  7. Obrigada por compartilhar o tapete e parabéns ao casal (Paulo Rogério e Lara)!!
    Me emocionei com o cartão,isso mostra que vc e seu marido souberam cria-lo no caminho certo.Deus abençoe rica e poderosamente todos vcs!!!!!!
    Zenaide Lacerda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, querida! Repassarei a eles o seu carinho. Obrigada pelo carinho e atenção, Zenaide! Beijos

      Excluir
  8. Lindo tapete e como já fiz um comentário . Q alegria e felicidades essa união.

    ResponderExcluir
  9. Todo e muito lindo, parabéns para sua família. Você é uma mãe maravilhosa.
    Beijo Silvie

    ResponderExcluir
  10. Familia linda!!! Que Deus abençoe essa união.Felicidades!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que os anjos digam Amém! Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  11. Que lindo! Sonia parabéns tua familia é linda os noivos um encanto.

    ResponderExcluir
  12. Ciao Sonia! Tanti auguri per il matrimonio di tuo figlio! Tutti bellissimi ed eleganti, una famiglia meravigliosa.Felicità!
    Emanuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e atenção, amiga Emanuela! Repassarei a eles os seus votos. Adorei te ver por aqui! Beijos

      Excluir
  13. Que tapete delicado e lindo!
    Sou apaixonada pela sua perfeição nos cantos do trabalho. Faz toda a diferença, né?! Parabéns!!!
    E obrigada por dividir com nós, aqui do outro lado, um pouquinho da sua vida, do seus amores, da sua família...me sinto lisonjeada!
    A festa estava realmente linda! Você, impecável, como sempre! E a Isa, cada dia maior e mais fofa!
    Mais uma vez, desejo ao casal toda a felicidade do mundo! Que essa família que se inicia seja repleta de amor e que essa nova caminhada transborde de alegrias e vitórias! Que Deus ilumine e proteja todos vocês!!!
    Beijos,
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que os Anjos digam Amém! Isso é o que mais desejo a eles e a toda nossa família. Muito Obrigada pela sua amizade, seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  14. Sònia, muito lindo o casamento de seu filho. A decoração ficou linda. Minha nora viu as fotos e encantou pq ela vai casar com meu filho em Julho do ano que vem. O buque de flores da noiva era composto de que flores? E o painel atrás do altar? Vc poderia me passar as dicas?? NO mais obrigada por sempre compartilhar seus ensinamentos conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga! Estou feliz por saber que você gostou. Me desculpe pela demora em responder. Me enganei ao achar que já tinha respondido aos comentários desse post. Devido a grande movimentação da época do casamento me equivoquei e somente hoje vi que não. O buquê era composto de flores de laranjeira e orquídeas. No altar as flores que saltam são orquídeas que foram, apenas retiradas dos vasos e colocadas no arranjo. Estavam com todas as raízes, escondidas pelas flores menores que não sei te dizer quais são. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos no seu coração

      Excluir
  15. Bom dia Sônia. Seu Blog é maravilhoso, sempre dou uma espiadinha por aqui. Fiz um tapete baseado nesse. Só mudei a barra. Vai lá no Blog dar uma olhadinha! Obrigada, Beijos, Christina. http://artesanalcrochet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christina seu tapete ficou lindo. Vou anotar aqui no blog que você o teceu e também fazer um link para o seu blog. Obrigada por me avisar! Beijos

      Excluir

  16. 18 de jul

    para mim via Gmail:

    Olá Sonia,

    Estou tecendo este tapete, já estou na parte da barra. Está ficando lindo. Porém gostaria de fazer ele um pouco menor. Você pode me dar uma dica de como reduzir o tamanho? Abraço

    Magdalena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua pergunta foi ótima! Atualizei o post com essas informações:

      MEDIDAS:
      87 cm de largura x 51 cm de altura.
      Largura da Barra: 11 cm.
      Você pode tecê-lo maior ou menor. Logo a seguir te explicarei como fazer isso. Fiz um Tapete Passadeira, para Beira da Pia de Cozinha da minha norinha, que você pode ver aqui:
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2015/06/tapete-de-croche-com-grafico-para.html.

      BASE:
      Atenção!
      É agora que você decide o tamanho do seu tapete. Se você quiser tecer o seu maior ou menor que o meu, apesar do corpo do tapete ser todo em pontos altos, você deve tecer correntinhas respeitando a quantidade de pontos da barra. O ponto da Barra é múltiplo de 4 + 3. Esses 3 pontos são 2 para o início e 1 para o final da carreira. Se você fizer diferente sua barra não se encaixará certinha n seu tapete.


      Portanto, inicie o seu tapete com a quantidade de Correntinhas (corr) que você queira, desde que esse numero seja múltiplo de 4 + 3. Correntinhas (corr);
      Exemplo:
      O meu tapete iniciei com 107 Correntinhas (corr):
      Veja a conta que fiz:
      107 : 4 = 26
      26 x 4 = 104
      104 + 3 = 107
      Obrigada pela contribuição para a melhoria do post. E me desculpe pela demora. Quase não abro e-mail. Abro comentários do blog diariamente. Emails não.. Beijos

      Excluir

  17. 23 de mai
    para mim via Gmail:

    Olá Sônia,parabéns pelo casamento do seu filho.Que Deus os abençoe e que o lindo casal seja muito feliz.Foi tudo de extremo bom gosto.Eles estavam lindos e você PODEROSA.Que família linda ! Receba o meu abraço carinhoso,Terezinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Terezinha querida! Me desculpe a demora em responder. Não tenho conseguido ler e responder em tempo os emails. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos no seu coração

      Excluir
    2. 23:05 (Há 14 horas)
      para mim via Gmail:

      Não se preocupe,o que importa é a felicidade deles e você ter lido.Continue crochetando muuuuuuito e receba um forte abraço.

      Excluir
    3. 13:55 (Há 0 minutos)

      para MARIA
      Obrigada, Terezinha! Você é uma querida! Um forte abraço pra você também. Beijos

      Excluir
  18. 23 de mai
    para mim via Gmail:

    Olá Sônia, lindo o tapete,
    Obrigada por compartilhar .
    Abraço
    Fabiane

    Em 23/05/2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga! Me desculpe a demora em responder. Não tenho conseguido ler e responder em tempo os emails. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  19. AMEI O SEU BLOG, TO TECENDO O MESMO TAPETE DO TAMANHO DO SEU, SOU UMA INICIANTE NO CROCHE, TO AMANDO, ME FALE POR FAVOR POR QTO DEVO COBRAR O TAPETE? GASTEI UM NOVELO E UM POUCO DE OUTRO BARBANTE NUMERO 6, PELO O ANDAMENTO AQUI VOU EXECUTAR EM 3 DIAS, DESDE JÁ AGRADEÇO , ABRAÇOS! JANAINA CARVALHO DE ITABIRITO-MG. QUE DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina querida, se você não quiser fazer muitas contas basta ver o preço da net, que está girando em torno de R$ 60,00 a R$ 80,00. Se você quiser ser mais criteriosa e justa, com você e com o seu cliente veja a matéria que fiz sobre como calcular um preço do seu croche: https://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/07/como-calcular-o-preco-de-venda-do-seu.html . Beijos

      Excluir
  20. Bom dia com paz e saúde. Fiz esse tapete e somei aos outros trabalhos que venho tecendo com suas receitas desde 2012, devagarzinho eu terminarei. Obrigada pela inspiração. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida Hamada querida! Mais uma peça! Você é demais! Vou agora no seu blog ver o seu tapete. Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca