Pular para o conteúdo principal

MANGA / MEDIDAS E AMPLIAÇÕES DA SAIA DO MANTÔ DE CROCHÊ ISABELA (SOBRETUDO)


Olá, amiga(o)!


Fiz tantas matérias mostrando como tecer cada uma das partes do MANTÔ DE CROCHÊ ISABELA e ainda me esqueci de falar sobre essas três: 
1. MANGAS
2. AMPLIAÇÕES DA SAIA
3. MEDIDAS DO MANTÔ.

1. MANGAS:
Vamos voltar lá na 18ª CARREIRA (carr) da PALA, toda em PONTOS BAIXOS (pb)... Lembra-se que ali delimitamos a parte referente ao corpo e às mangas? As partes referentes as mangas,   com 46 pontos cada um deles. Se você tiver alguma duvida reveja o post 👉 PALA DE CROCHE RETANGULAR TRANSPASSADA

Observe na foto a seguir, desenho eu fiz para te mostrar o que vamos tecer agora... 

Inicie as mangas, a partir dos espaços de 46 pontos, tecendo sempre:
. Carreiras de Pontos Baixos (pb) sempre pelo avesso e
. Carreiras de Pontos Altos (pa) sempre pelo direito, 
. Assim a manga começa a se formar. 
. Teça até o cumprimento da manga, 33 cm,  sem fazer diminuições ou aumentos. 
. Não se preocupe se pensar que a boca da manga ficará larga... Ela ficará reta e não ficará larga na barra, porque ali colocaremos uma presilha com botão que a acinturará, como você pode ver na foto.



Essa medida veste meninas de 2 anos.






2. AMPLIAÇÕES DA SAIA

Ao tecermos a parte referente ao corpo e saia do mantô, precisamos fazer  16 aumentos de 1 Ponto Alto (pa) cada, para que a saia não fique justa... Mantô é uma peça que deve ser ampla...  
Fiz os meus aumentos da forma que descrevo a seguir:

Na 19ª Carreira (carr)  faça dois aumentos, sendo:
1 Ponto Alto "V" (pav) onde você teceria o pa do centro da cava da esquerda e 
1 Ponto Alto "V" (pav) onde você teceria o pa do centro da cava da  direita.
Assim você acabou de tecer 2 dos 16 aumentos... Um em cada um dos pontos altos centrais de cada cava... Ainda faltam 14... Veja como você vai distribuí-los ao longo da peça...



No foto debaixo te mostro todos eles circulados ou com seta indicando o local.


Veja, na foto a seguir, onde estão os aumentos que estão escondidos dentro da Prega Macho, na foto acima.

Se ampliarmos um pouco mais a saia o  mantô ele ficará mais rico... Por esse motivo sugiro as seguintes alterações, na quantidade e locais dos aumentos de pontos:
12 Pontos (pts) de aumento distribua ao longo de 2 Carreiras (carrs) da seguinte forma: 
Os primeiros 6 aumentos na 2ª carreira abaixo do braço, sendo:  
1 Ponto (pt) na parte direita da frente + 
1 Ponto (pt)  do lado direito, na região que desce debaixo do braço + 
Pontos (pts)   nas costas, sendo um de cada lado + 
Ponto (pt)    do lado esquerdo, na região que desce debaixo do braço +
1 Ponto (pt)  na parte esquerda da frente.
Pule 4 Carreiras (carr), ou seja, continue tecendo sem aumentos o  seu mantô por mais 4 carreiras. Portanto, na 7ª Carreira (carr) faça outros aumentos iguais aos da 2ª Carreira (carr): 
1 Ponto (pt) na parte direita da frente + 
1 Ponto (pt)  do lado direito, na região que desce debaixo do braço + 
2 Pontos (pts)  nas costas, sendo um de cada lado + 
Ponto (pt)    do lado esquerdo, na região que desce debaixo do braço +
1 Ponto (pt)  na parte esquerda da frente.
Já aumentamos 12 pontos... Agora, para completar os aumentos,  teça os 6 aumentos de Pontos (pts) da Prega Macho , da mesma forma que está indicado na  foto acima:Pontos (pts)  dentro da Prega Macho e 
Pontos (pts) fora da Prega Macho e próximo da borda... Assim totalizamos 18 pontos de aumentos.

ATENÇÃO!
Se você não fizer os aumentos devidos dentro e fora da PREGA MACHO ela ficará rasa e feia no corpo... 

3. MEDIDAS DO MANTÔ
Na foto a seguir detalhes das medidas do Mantô...



Veja de onde veio a minha inspiração para fazer esse mantô. Isabela em Janeiro de 2012, saindo para o aniversário da vovó Ana... Me diz se não é para morrer de amores por uma menininha dessa???



Fica aqui a sugestão para que você possa inovar fazendo várias pregas machos ao londo da barra da saia, como nesse SOBRETUDO... 



Atualizando... 
PASSO-A-PASSO DE COMO TECER O MANTÔ DE CROCHÊ ISABELA: 

9. MANGA / MEDIDAS E AMPLIAÇÕES DA SAIA DO MANTÔ DE CROCHÊ ISABELA (SOBRETUDO): Esse é o título do post que você acabou de ler  e

BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Comentários

  1. Maravilloso Saco!!!

    Me recuerdas mi infancia XD

    Magnifico e impecable... Gracias por explicar a detalle!!! Eres muy amable *.*

    Bendiciones -.- -.-

    ResponderExcluir
  2. Bom Sónia, gosto muito dos seus trabalhos, sou uma seguidora do seu blogs, resido em Portugal, sou apaixonada por croché e tenho muita pena de não ter tempo para me dedicar mais á sua eleboração. Algumas das suas peças são fonte de inspiração para mim. Esta ultima peça da Isabela é fantastica, fiquei com vontade de ter um para mim, pena que eu sou bem grandinha....
    muito obrigado por partilhar com o mundo a beleza das suas mãos a custo zero, Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yo, estou feliz por saber que algumas peças te inspiram... Muito Obrigada, por me dizer! Você não é tão grandinha assim... Faça-o no preto e use desabotoado e com cachecol solto ao longo dele, assim sua silhueta parecerá mais longo e ombros mais estreitos devido a manga raglan. Ficará lindo em você... Teça, vista e depois me fale...
      Beijos

      Excluir
  3. Quel travail de professorat tu donnes !!!!
    Je répète : tu es très très très très GéNéREUSE pour nous, tes apprenties.
    TRES GRAND MERCIIIIIIII !
    Isabela est très craquante, un amour dans ce petit manteau !!!!
    Multo obrigadas (?) beijos, Leelou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leelou, você é uma amiga muito querida! Muito Obrigada pelo seu carinho! Beijos no seu coração

      Excluir
  4. Lindo o mantô, e a Isabela muito mais ainda! Parabéns, vovó mãos-de-fada!
    Teresa

    ResponderExcluir
  5. Me encanta este sobretodo, es precioso y la modelo una lindura. Gracias por su enseñanza, aprendemos mucho con Ud.
    Este blog es mi favorito,y
    lo recomiendo a toda enamorada del crochet.
    saludos prof. Sonia María.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mireya, que bom saber que meu blog é o seu favorito!!! Muito Obrigada pelo seu carinho! Beijos

      Excluir
  6. Este sobretodo es precioso, y la modelo una lindura. Gracias por sus enseñanzas, le diré que este blog es mi favorito por lo cual lo recomiendo amplÍamente a toda enamorada del crochet.
    Saludos profesora Sonia María.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sônia,
    Lindo!Lindo!.
    Trabalho fantástico.
    A Isabela uma gracinha,muito fofa.
    Parabéns pelo lindo trabalho e pela linda neta!.
    Beijo
    Izabel

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelos trabalhos, são sempre lindos. Sua neta é uma fofa!!! Gostaria de fazer um manto deste para minha filha, mas ela é adulta, quantos pontos você acha que devo colocar? Beijos Monica Zamboni.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, Tire todas as medidas da sua filha, conforme as que postei da minha neta... Inicie pelo decote... Dali em diante tudo já vai se formando maior... Teça até a altura da cava da sua filha... Depois teça a manga também até a altura da manga da sua filha e assim sucessivamente até o final... Parece um bicho de sete cabeças, mas é muito simples, amiga! Tente e se tiver alguma duvida me fale, OK?
      Beijos

      Excluir
  9. OLÁ Sônia,
    Como já é de se esperar seus trabalhos são muito lindos... E a Isabela como o nome já diz é uma criança muito bela, não vejo a hora de ser vovó. Sou mãe de filho único, já viu né vou mimar muito. Mas antes o filhão precisa casar, por enquanto o Fernando e a Tainá são NAMARIDOS... Beijão querida fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terezinha, pensa numa coisa boa... Pensou? Multiplica por milhares de vezes, amiga... Fez suas contas? Esse é o gostinho de ser avó... É simplesmente maravilhosa!!!! Quando você tiver os seus me conte... Beijos no seu coração e muito obrigada pelo carinho...

      Excluir
  10. hola, muy lindo, me encanta :) visita mi blog de amigurumis
    http://mirthamigurumis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirtha, muito obrigada pelo carinho!
      Muito obrigada pelo convite! Irei, sim, te visitar.
      Bjs

      Excluir
  11. Lindo demais!
    E Isabela também é uma gracinha!
    Parabéns, o mantô, os esquemas, as explicações, enfim, tudo perfeito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Hola Sônia , cuantos datos importantes, muchisimas gracias!!!!!!!!!
    buen fin de semana

    ResponderExcluir
  13. Sonia Maria, a Isabela é linda, mais linda ainda com este mantô maravilhoso, feito pela vovó coruja. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. Owwwwwnnnnn..estou amando receber suas dicas vc é uma fofa...parabéns....seus trabalhos são lindos

    ResponderExcluir
  15. Ownnnnn...lindo...vc é uma fofa...parabéns.....seus trabalhos são llindos....

    ResponderExcluir
  16. Oi Sônia que casaco mais lindo menina...a Isabela tá uma princesinha hein???
    Parece uma mocinha com esse casaco. Não me canso de agradecer por vc sempre disponibilizar os seus conhecimentos, suas criações e sempre com o cuidado de explicar tudo nos mínimos detalhes. Fiquei muito feliz com a sua visita no meu cantinho, volte sempre que puder, eu sei que pra vc é difícil...mas fico feliz sempre.
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir

  17. 19:04 (10 minutos atrás)

    para mim
    Sonia faz um bolero p/ adulto ,bem simples e nos mostra como podemos muda-lo de tamanho (digamos; 40p/ 42 ou 44).Acho que muitas iniciantes como euzinha rsrsrs iriam amarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr. Sua boneca de carne é um anjo de candura.BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja, assim que der faço um sim... Muito Obrigada pelo seu carinho, amiga! Beijos no seu coração...

      Excluir

  18. 12:49 (1 hora atrás)

    Olá seus trabalhos são maravilhosos, passo horas fazendo crochê. Aprendi muita coisa com você. Gostaria muito de receber receitas de jogos de banheiro, pois recebi encomendas e não tenho muitas idéias. Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Rosário, infelizmente não tenho jogos de banheiro no meu blog...
      Muito Obrigada, pelo seu carinho!
      Beijos

      Excluir
  19. Mártira Patricia Flores, disse via Gmail:segunda-feira, 27 de agosto de 2012 às 20:50:00 BRT



    18:06 (2 horas atrás)

    Hola Sonia quería pedirte si es posible q c pueda tejer un catsuit o enterito-mono como las fotos q te envío ?.O me des una pagina donde pueda sacar esquema o patrón .Gracias bsos grande .CHAO,CHAO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mártira, não me recordo de ver peças assim... No entanto tudo podemos fazer no crochê... Damos ao crochê a forma que quisermos... No momento não tenho como tecê-lo... Veja se te agrada esses MACACÕES DE CROCHÊ que encontrei no blog da Edivania:
      http://edivanacroche.blogspot.com.br/2009/04/macacao-adulto.html
      http://edivanacroche.blogspot.com.br/2009/09/macacao-adulto-em-croche.html
      Beijos

      Excluir
  20. BOM DIA SÔNIA!
    NÃO TENHO MAIS NEM ELÓGIOS PARA TE FAZER PORQUE VC MANDA MUITO BEM NOS CROCHÊS E EM TUDO QUE FAZ. PARABÉNS!
    BJS JOSINHA!

    ResponderExcluir
  21. Che bel lavoro Sonia! Complimenti anche per la spiegazione, come sempre chiarissima! Ma i complimenti più sentiti te li faccio per la tua nipotina Isabela, che è una bambina deliziosa!!!
    Un abbraccio,
    Rosa

    ResponderExcluir
  22. Amiga a Esabela está´linda,estão as duas lindas espero que esteja tudo bem com todos.Vou passando para fazer uma visita,Deus a ilumine para continuar ajudar todas as pessoas.BEIJINHOS PARA TODOS........

    ResponderExcluir
  23. Olá Sônia Maria!!!

    Agradeço seu carinhoso comentário.

    Com certeza as peças lindas que você faz, demanda um bom tempo.

    Bjks

    Sonia

    ResponderExcluir
  24. Oi Sônia!
    Está um amor este casaco, e ficou perfeito! Obrigado pelas receitas!
    Ultimamente ando devagar e sem me agitar muito por causa da minha gravidez. Estou louca para começar a fazer roupinhas mas tenho uns quadrinhos de ponto cruz pra terminar o que me tira o tempo que até enjoei dias atrás e fiz um crochezinho pra não estressar com o ponto cruz, rsrs.


    Sua netinha está linda!
    Beijo!!!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, eu não sabia que você estava grávida! Há poucos dias vi no seu blog e fiquei muito feliz... Te desejo melhoras, amiga! Com certeza as roupinhas serão lindas...
      Muito Obrigada pelo carinho!
      Beijos

      Excluir
  25. witam,od jakiegoś czasu już obserwuję twój blog,dziękuję za odwiedziny u mnie,jest to dla mnie cenne ponieważ jesteś dużą inspiracją dla mnie,podziwiam
    pozdrawiam
    http://szydelkoizy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi Sônia !
    Sabes que esses dias passei por aqui, e "de relance" vi uma postagem sobre como iniciar uma nova carreira sem as tradicionais 3 correntinhas.
    Me corroí de curiosidade até voltar aqui hoje e procurar a explicação.
    Hehehehehehehe
    Teu blog tá muito bom Sônia !
    Mesmo pra mim e para muitos outros que já fazem crochê há um certo tempo, é mt válido passar por aqui e ver dicas que se tornam preciosas no dia a dia.
    Sabe que procurei a postagem das correntinhas e aí que vi que já sabia... Uma aluna um bom tempo atrás, estava fazendo um square com cores diferentes, e quando ia iniciar a nova carreira com uma nova linha, fazia da maneira como tu ensinou.
    Aprendi com ela ! Hehehe
    E renovei meu conhecimento hoje aqui.
    Como elogio não faz mal, vou te deixar mais um ! Hehehehe
    Parabéns mais uma vez pelo teu blog e pela tua dedicação em ensinar com tamanha destreza e habilidade.
    E paciência e capricho.
    Muito obrigado por enriquecer a nossa arte.
    De coração,
    Cauê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cauê, essa técnica de início de carreira com o Ponto Alto Inicial é maravilhosa! Depois que a descobri meus crochês melhoraram demais...
      Muito obrigada pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  27. Zelia Zuidema, via Gmail escreveu:sexta-feira, 7 de setembro de 2012 às 11:40:00 BRT


    27/08/2012

    Este Mantô està me fascinando.... Mas esta dificel o comecinho devido a minha pouca experiência,
    Sônia Maria , pode crer, ja fiz 18 peças para a minha netinha, e um numero consideravel de gorros, blusa-cachecol e conjunto de saia e top , pantufas e meias, e pegadores de panela ... desde 2011 quando comecei a aprender a crochetar.
    Meu velho diz estar orgulhoso de mim ... Viu gente...antes tarde que nunca ...heheheh
    Grande abraço a vocês todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zelia Zuidema, fiz um passo-a-passo escrito e postei lá no blog., você viu? Veja-o no link a seguir:
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2012/08/manto-de-croche-isabela-pronto.html
      Beijos

      Excluir
    2. Zelia Zuidema, fiz um passo-a-passo escrito e postei lá no blog... Veja http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2012/08/pala-de-croche-retangular-transpassada.html o qual transcrevo a seguir para você... Beijos

      Excluir

    3. 03/09/2012 (editado)

      Muito agradeço , Sônia Maria , Deus a abençoarà mais ainda , sei disto !
      Abraços ZZ (Vozelinha)

      Excluir
    4. Zelia Zuidema, via Gmail escreveu:sexta-feira, 7 de setembro de 2012 às 11:44:00 BRT


      03/09/2012

      SÔNIA MARIA, você e divinal !
      Muitas bênçãos pra você querida amiga.
      Grata pelas postagens, adorei e ja estou seguindo.
      Em aguma coisa ja estou pronta , aprendi bem com você e agora mais estes detalhes, maravilha !
      linda por fora como o è por dentro - alma.
      Boa semana!
      Ate mais,
      Vozelinha

      Excluir
    5. Zelia Zuidema, via Gmail escreveu:sexta-feira, 7 de setembro de 2012 às 11:45:00 BRT


      03/09/2012

      PZ -
      Você recebeu os meus Emails com fotos dos meus trabalhos, enviei ontem , dia 02/)9.
      Espero a sua critica.
      Beijos fraternais de
      Vozelinha

      Excluir
    6. Vozelinha, vou ver na minha caixa de e-mails agora e analisar uma a uma com muito carinho... Beijos e muito obrigada pela sua atenção

      Excluir
  28. Eliane Oliveira, via Gmail escreveu:quinta-feira, 13 de setembro de 2012 às 18:51:00 BRT



    18:56 (23 horas atrás)

    Maravilhoso...uma perfeição.Parabéns.
    Eliane

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, os links pro decote arredondado e as presilhas não estão funcionando, tem outro lugar em que consigo ver??



    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thyara! Corrigi os links. Desculpe o transtorno e muito obrigada por me avisar! Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

LINKS DE CROCHÊ e COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS.

Olá, amiga (o)! São dois ,  os assuntos de hoje: 1. DICAS DE COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS   e 2. LINK DE UM SITE AMERICANO que tem, inclusive, tabela de pontos com suas descrições. 3. LINK PONTOS RUSSOS / INGLES. ASSUNTO 1: DICAS DE COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS. De nada adianta encontrar receitas de crochê em inglês sem saber traduzi-las. Se você tem essa dificuldade, com as minhas dicas abaixo, você vai ver que os seus problemas acabaram. É tudo muito simples!  Você faz uma parte e o Tradutor do Google faz o restante.  Para traduzir textos  use o  GOOGLE    . Copie o texto e cole na caixa de"texto original"  da  página do Google.    No texto que você colou, onde tiver uma abreviação  de ponto de crochet em Inglês ( ou qualquer outra língua) já traduza, você mesma,  o nome dele para o Português . O Google não traduz termos técnicos... Em seguida escolha o idioma e click em Traduzir.