16 junho 2014

SABONETE COBERTO DE CROCHET: - SABONETE ESFREGÃO OU SACHE

Olá, amiga!

Hoje fiz alguns SABONETE DE CROCHÊ ESFREGÃO, todo coberto com o crochê filé. Essa peça é um 2 em 1... Sabonete e Bucha em uma mesma peça...

Esse que te mostro na tela fiz bem justo no sabonete... Tamanho ideal também para Sachês

ATENÇÃO! 
Para usá-lo com mais conforto, faça a TELA DE CROCHÊ, que o reveste, bem maior que o sabonete, para que ele possa deslizar e espumar bastante, dentro dela, desde o primeiro uso... Assim ele já ficará mais confortável. Quando fui usá-lo, nas primeiras vezes, o sabonete não deslizava dentro da tela de crochê... Depois que se desgastou um pouco ficou simplesmente maravilhoso...
  • Quando o sabonete acabar você pode usá-la como bucha apenas...
A tela de crochê, maior que o sabonete, tem outra vantagem: 
DICA!
Amiga, caso você queira usar essa tela de crochê, com sabonete dentro, por diversas vezes, não faça as diminuições de pontos. Continue tecendo como se fosse um saquinho. Faça um fio de correntinhas para amarrar. Assim, você poderá repor o sabonete sempre que preciso...

PASSO-A-PASSO:

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Linha Anne (ou um fio 100% Algodão que seja para Agulha 1,75 ou 2 mm);
  • Agulha para Crochê 1,75 mm;
  • Tesourinha e Agulha ponta arredonda para o arremate.
LEGENDA:
Careira = carr;
O = Correntinha (corr);
.  = Ponto Baixíssimo (pbx);
 TPonto Alto = (pa).

BASE:
Para a Base da 1ª carr teça um fio contendo 5 corr.

1ª CARREIRA: 
  • 1º Canto:
    • Para iniciar a Carreira (carr) e esse 1º canto, teça:
      • 4 Correntinhas (corr), que consideraremos como nosso 1º Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr).
    • Em seguida, Inserindo a agulha na 5 Correntinha (corr), contadas a partir da agulha,teça:
      • (1 pa + 1 corr) + (1 pa + 1 corr) 
        • Assim, esse canto, ficará com 3 conjuntos de pontos compostos de (1 pa + 1 corr), cada um deles.
  • Meio:
    • Em cada uma das próximas 3 Correntinhas (corr), teça 1 conjunto de pontos compostos de :
    • 1 pa + 1 corr.
      • Assim vai se formando uma tela;
  • 2º Canto:
    • Para formar o 2º Canto, teça, na ultima Correntinha (corr):
      • 3 conjuntos de pontos, contendo cada um deles 1 pa + 1 corr; 
        • Assim esse canto fica igual ao 1º.
  • Meio:
    • Em cada uma das próximas 3 corr, teça:
      • 1 pa + 1 corr;
    •  Feche a carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

2ª CARREIRA:
  • Teça   Pontos Baixíssimos (pbx) até o próximo Ponto Alto (pa);
  • Em seguida, teça 3 Correntinhas (corr), (que somadas ao ultimo Ponto Baixíssimo (pbx) consideraremos como 1 pa + 1 corr);
  • Nos próximos 2 Pontos Altos (pa) da carreira anterior, teça conjuntos de 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • No próximo Ponto Alto (pa), teça 1 Ponto Alto em "V" intercalados por 1 Correntinha (corr) + 1 corr = 1 pa + 1 corr + 1 pa (tecidos no mesmo ponto de base) + 1 corr ; 
  • Nos próximo 5 Pontos Altos (pa) da carreira anterior, teça conjuntos de 1 pa + 1 corr.
  • No próximo Ponto Alto (pa), teça 1 Ponto Alto em "V" intercalados por 1 Correntinha (corr) + 1 corr = 1 pa + 1 corr + 1 pa (tecidos no mesmo ponto de base) + 1 corr ; 
  • Nos próximos 2 Pontos Altos (pa) da carreira anterior, teça conjuntos de 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx) na penúltima correntinha.
3ª CARREIRA:
  • Em seguida, teça 3 Correntinhas (corr), (que somadas ao ultimo Ponto Baixíssimo (pbx) consideraremos como 1 pa + 1 corr);
  • Teça 1 Ponto Alto (pa), na mesma base que teceu o Ponto Baixíssimo, formando assim 1 Ponto Alto em "V" intercalado por 1 corr + 1 corr;
  • No próximo pa, teça 1 Ponto Alto em "V" intercalado por 1 corr  +  1 corr;
  • Nos próximos 4 Pontos Altos (pa), da Carreira (carr) anterior, teça 4 conjuntos de 1 pa + 1 corr;
  • Nos próximos 3 pa, da carr anterior,  teça 1 Ponto Alto em "V" intercalado por 1 corr  +  1 corr;
  • Nos próximos 4 Pontos Altos (pa), da carr anterior, teça 4 conjuntos de 1 pa + 1 corr;
  • No próximo pa, da carr anterior, teça 1 pa + 1 corr;
  • Feche a carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
4ª CARREIRA:
  • Faça aumentos nas laterais, até a Carreira que julgar necessário, para que o seu sabonete fique folgado dentro da tela. Lembre-se que no final do saco você fará tantas carreiras reduzindo pontos quanto fez até agora aumentando-os;
DEMAIS CARREIRAS, até a carreira onde você iniciará as reduções de pontos:
  • Teça as demais Carreiras sem fazer aumentos;
  • Teça de forma que a altura desse saco de tela fique folgado em cima e em baixo do sabonete. O sabonete tem que ficar solto dentro dele. 
DUAS ÚLTIMAS CARREIRA:
  • Coloque o sabonete dentro do SACO TELA DE CROCHÊ;
  • Teça essas últimas carreiras reduzindo pontos... (eu não fiz assim mas estou indicando que faça para que ele fique com o mesmo formato do início
    • Se você nunca fez redução de pontos em ponto tela, faça da seguinte forma:
      • Nas primeiras carreiras você fez aumento de pontos quando você teceu os pa em "V" intercalados por 1 corr.
      • Na mesma direção onde você fez os aumentos no início do saco, faça a redução de pontos, tecendo 2 pontos Altos Fechados Juntos, intercalados por um ponto na base. Olhe o gráfico de cabeça para baixo que você entenderá... Se ficar duvidas me fale que tentarei fazer um gráfico completo...
ALÇA:
  • Teça uma ALÇA DE CORRENTINHAS, no tamanho que você achar necessário para dependurar em seu banheiro;
  • Sobre ela teça uma quantidade de Pontos Baixos (pb) superior ao numero de correntinhas para que eles fiquem bem juntinhos .
  • Arremate a ponta do fio.
A seguir gráfico de como finalizei o meu... 

MODO DE USAR:

  • Molhe-o bem e esfregue o sabonete na tela de crochê até espumar. 
  • Depois disso, ele já estará pronto para ser passado no corpo. 
  • Quando a espuma diminuir, molhe-o novamente e repita os procedimentos, anteriormente mencionados, quantas vezes forem necessários. 
    • Quanto mais gasto, for ficando o sabonete, melhor ele fica para espumar e passar no corpo. 
  • Depois do banho lave-o e deixe dependurado para secar...
Adorei tecê-lo e usá-lo! 

Você pode gostar, também, desse outro Sabonete Esfregão que teci tempos atrás:

QUEM TAMBÉM TECEU UM SABONETE INSPIRADA NESSE:
  • Livia, do blog ARTES DA PESSOA, teceu lindíssimos: 

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho, 

73 comentários:

  1. *********************
    Bom dia!
    Muito criativa você,
    adorei!
    Beijos!
    *********************

    ResponderExcluir
  2. Olá Sónia,
    Lindos e a altura que se aproxima é boa para fazer umas coisinhas dessas para oferecer.

    Beijinhos querida

    ResponderExcluir
  3. olá amiga deixei um mimo para você no meu blog.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. OI AMIGA!!
    LINDO MIMO AMEI.......
    ÓTIMA IDEIA PRA PRESENTE NÉ?
    UM BOM FERIADO PRA VC!!
    BJOSS

    ResponderExcluir
  5. Olá Sónia

    Esta peça está uma gracinha. Não conhecia. O blog da Sónia é espectacular. Não conheço muitos blogs mas penso que o seu bate recordes. Parabéns. Porque é que vocês no Brasil fazem tanto crochet?

    ResponderExcluir
  6. Olá,vc e suas boas idéias,parabéns!
    Bjos,Nena

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Passeando pelos blog de amigas encontrei o seu.
    Lindo os seus trabalhos.
    Bjs...
    Elaine.

    ResponderExcluir
  8. Vc realmente tem uma idéia mais genial que a outra, que docinho que ficou este sabonete. A cor é mto delicadinha parabéns!
    Fiz uma galinha, como sei que vc gosta de galinhas, lhe convido a dar uma passadinha no meu blog novo para ver a galinha(pelo menos eu tentei fazer uma ...rs...)
    Bjs.
    Sandra.
    sandrarosacroche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sônia, é tão bom passar por aqui e saber que sempre vai haver algo simples, mas muito útil.Adorei a Idéia!!!!Por tudo isso tem um carinho par vc lá no meu Blog.
    Bjs Gí

    ResponderExcluir
  10. Que um jogo bonito, Sonia Maria... a tampa do sabão E o loofah demasiado! Fariam um presente encantador... em uma cesta com outros sabões e artigos do banho:)

    Eu esqueci-me de dizê-lo que, eu gosto de sua foto mais nova de yourself, demasiado:)

    Eu estou começando pronto para Thanksgiving... que eu crocheing uma grinalda e uma tampa da cesta do pão. Eu espero que eu os comece feita a tempo....only uma semana à esquerda.

    Tenha uma semana feliz, meu amigo!

    Sandy

    What a pretty set, Sonia Maria...the soap cover AND the loofah too! They would make a lovely gift...in a basket with other soaps and bath items :)

    I forgot to tell you, I like your newer photo of yourself, too :)

    I am getting ready for Thanksgiving...I am crocheing a wreath and a bread basket cover. I hope I get them done in time....only one week left.

    Have a happy week, my friend!

    Sandy

    ResponderExcluir
  11. Olá Sonia
    Achei um mimo este trabalhinho com sabonet!
    Bom feriadão, amiga.
    beijos
    Cirlei

    ResponderExcluir
  12. Hola que lindo e ingenioso lo que haces me gusta mucho.
    Besitos.
    Marcela.

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga sonia maría!
    Precioso Trabajo de crochet para sabonete o para aromatizantes! tu hermana quedo feliz porque es precioso.

    parabens! Bom trabajho!
    beijos cariñosos do Argentina

    ResponderExcluir
  14. OI !!!
    AMEI, E PARECE SER FACIN...PARABENS.
    TEM UM MIMO PRA VOCÊ LÁ NO BLOG.
    DÁ UMA PASSADINHA E PEGA O TEU.
    BJS E BOM FDS.
    SIL.

    ResponderExcluir
  15. Olá Amiga.
    Lindo parabens.
    Vim desejar a vc um lindo feriado
    E um maravilhoso fim de semana
    É muito difícil encontrar um bom amigo, mais difícil ainda deixá-lo e impossível esquecê-lo.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá amiga!
    Minha mãe andou sumida por motivo de força maior.
    Ela teve que fazer uma cirurgia de emergência e acabou de chegar em casa.
    Dê uma passadinha lá no blog, tem mais notícias.
    Tenha uma linda semana!!
    Bjs Kátia Moreira

    ResponderExcluir
  17. Adorei estas idéias,são ótimas para dar de presente!!!
    Bjão!!!
    Bom feriado!!

    ResponderExcluir
  18. oI Sônia que saudade...adorei esse
    esse sabonete, essa alçinha foi uma idéia maravilhosa, ...
    o ponto em branco e preto abaixo é divvviiiiiino...
    tudo aqui é lindo,,
    tenha um maravilhoso feriado...
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Uma ideia genial...além de ficar uma peça encantadora...liberta mais facilmente o odor!
    Adorei e com o Natal á porta esta é uma prendinha com muito requinte.
    Beijinhos
    Maria Lemos

    ResponderExcluir
  20. Minha Lindinha!
    Busque intensamente as coisas sólidas e duradouras, e para isso espalhe em redor de vc alegria e otimismo, bondade e Amor, que são as bases firmes e eternas da felicidade que jamais termina.
    Só o Amor constrói para a eternidade.
    Aninha.

    ResponderExcluir
  21. ola
    que carinhoso ficou este sabonete, ficou muito fofinho, parabens por todos os teus trabalhos continua sempre assim.

    teresa
    lojinhadate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. AMEI A IDÉIA VOU FAZER PARA PRESENTEAR NO NATAL ...BOM DEMAIS !!! BJUS

    ResponderExcluir
  23. Achei o máximo para dar pra minha mãe tomar banho pois assim não vai escorrecar da mão dela só que vou fazer uma abertura pra trocar o sabonete. Obrigada por compartilhares tantas coisas maravilhosas. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por você ter gostado, Rose Mary. Sua mãe vai adorar. Quando postar me avise, ok? Beijos

      Excluir
  24. Bonjour depuis Marseille,
    je suis très intéressée par le travail du crochet que vous réalisé, et plus précisément le projet emballage savonnette.
    Pouvez vous me transférer le guide du travail pour le réaliser, et, aussi me dire si une personne serait intéressée pour le réaliser en grand nombre pour notre association et à quel prix ?????
    Au plaisir de vous lire
    dominique

    pour Association filet couleur à Marseille 13 FRANCE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, a partir do Brasil!
      Dominique eu não faço crochê para venda... Apenas crio e ensino aqui no blog. Indico, a profª Elaine, do blog Elaine Crochê. Ela é uma pessoa muito responsável e seus preços são justos. Contate-a no seu blog www.elainecroche.blogspot.com . Pode dizer que fui eu quem a indicou... Desculpe pela demora em te responder... Beijos

      Excluir
  25. Bien trouvé et c'est beau,vous avez toujours des bonnes idee merçi des explication bonne journée Marie-Claire

    ResponderExcluir
  26. Que ideia MARAVILHOSA!!! Parabéns! Sou bem iniciante no crochê mas com suas explicações detalhadas acho que vou conseguir...Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou e vai tecê-lo... Não se esqueça de me repassar o link caso publique seu trabalho. Vou adorar anotar aqui no blog que você o teceu... Beijos

      Excluir
  27. Lindo e útil, alás como tudo o que você cria. Muito obrigada Sônia Maria por você existir em nossas vidas.
    Um forte abraço, bom início de semana para você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terezinha, adorei saber que você gostou! Uma semana linda pra você e sua família também... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  28. Querida amiga, que ideia mais brilhante, além de decorar o nosso wc, também é optimo para o banho e pele.
    Beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Ana Andrade! Estou feliz por saber... Beijos

      Excluir
  29. Hello from Canada,
    Luckily my computer program translates to English so I can follow your wonderful patterns. I love the soap mop.
    Thank you for the patterns I have seen so far, looking forward to more.
    Sylvia

    ResponderExcluir
  30. Hello from Canada,
    Thankfully my Google can translate your blogs and I am really enjoying your posts. Thank you for the free patterns and tutorials. I really like what I have seen so far.
    Sylvia

    ResponderExcluir
  31. Lindo e muito útil além de ser um ótimo presentinho.. Parabéns !! Compartilhei ele lá no meu blog.. Um abraço e até mais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara estou feliz por saber que você gostou e compartilhou! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  32. Your ideas are fabulous,great for gift,beautiful!!!
    Greetings.:*

    ResponderExcluir
  33. Sônia olá sou eu Iane do blog espirita, amei essa idéia é pratica, rápida e podemos oferecer como presente...Mais aqui pra nós por agora eu vou fazer um para mim mesma vai ser uma farra no banho eu e essa fofura rsrsr minha pele agradece.bjs ate´ mais

    ResponderExcluir
  34. Olá Sônia!

    Ótimo pap, este é para fazer num instante e usar, ou dar de presente! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, Rose! Num instante o tecemos... Adorei sua visita! Beijos

      Excluir
  35. Oi Sônia,
    Adorei, muito lindo.
    Obrigada por compartilhar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Oi Sonia, que lindo e prático que ficou esse sabonete/bucha....simplesmente amei e vou tentar fazer.
    Um abração e continue sempre assim, fazendo coisinhas lindas e úteis para todas nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Regina querida! Estou feliz por saber que você gostou... Beijos

      Excluir
  37. Respostas
    1. Concordo com você Maria da Graça! Eu adoro mimar as pessoas com meus crochês... Beijos

      Excluir
  38. Eu mais quie adorei a ideia bem legal mesmo parabens pela criatividade bjs boa semana!

    ResponderExcluir
  39. Eu de novo!
    Fiz um pouco diferente, mas ameeeeeeeeeeeei a ideia!!!!
    Veja: http://artesdapessoa.blogspot.com.br/2014/07/presente-face-scrubbies-esponja-para.html Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus sabonetes ficaram lindos! Vou anotar agora aqui no blog que você os teceu e fazer um link para o seu blog. Obrigada por me avisar. Beijos

      Excluir

  40. 00:00 (Há 10 horas)
    Via Gmail:

    Olá Professora, td bem adorei este sache ou bucha , eu não entendi uma coisita qdo acaba o sabonete eu jogo fora aa sache... onde faço a abertura p/ poder usar a mesmo...obrigado bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadir, primeiramente quero te agradecer a pergunta. Ela me propiciou clarificar meu post.
      Amiga, caso você teça, como eu fiz, tela de crochê fechada, não tem como abrir. Depois que o sabonete acabar você poderá utilizá-la como bucha apenas. Por isso recomendei fazer bem maior que a que fiz. Do tamanho que fiz servirá apenas para lavar o rosto :). Tecendo maior restará uma bucha maior e mais confortável...
      Caso você queira repor o sabonete, faça um saquinho de crochê. Assim você o fecha e abre sempre que necessário...
      Beijos

      Excluir
  41. 21 de jun 2014
    Via Gmail:

    Obrigada por postar coisas tão lindas e práticas. Adorei a ideia do sabonete.
    Estou procurando um vestido preto e branco com o ponto baixo sanfonado ou quadrado perfeito em crochet. A ideia é fazer com a linha verano da circulo. Poderia me ajudar?
    Grata
    Joaquina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joaquina, no post que fiz sobre o Ponto Baixo Sanfonado citei como exemplo um vestido Oscar De La Renta que é todo no quadrado perfeito... Ele é muito lindo... Veja: http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2014/04/ponto-sanfona-sanfonado-ou-plissado-em.html , http://club.osinka.ru/topic-56692-imgs?&start=40 e http://club.osinka.ru/topic-56692
      Beijos

      Excluir
  42. Via Gmail:
    16 de jun

    para mim
    Impressionada com a criatividade! Nunca vi isso em livro nenhum! Lindo demais!
    Tinha que ser de você, tão jeitosa com o crochê.
    Guardo tudo seu, quando recebo, numa pasta _ PRIORIDADE.
    Beijos
    Anna Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna Claudia, que bom saber que você gosta dos meus posts. Saiba que fiquei muito feliz por saber e que sua opinião é muito importante pra mim... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  43. Via Gmail:
    16 de jun

    para mim
    Oi,Sônia,não estou conseguindo abrir seus emails,mas eu vejo no seu site.Minha mãe está doentinha e está comigo.Não estou tendo tempo para nada.Assim que der te escrevo.Beijo .Aydee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, amiga! Desejo melhoras rápidas pra sua mãe... Meu pai também está adoentado e eu cada dia mais atarefada... Fiquem com Deus! Beijos

      Excluir

  44. Via Gmail
    16 de jun

    para mim
    Ficou lindo! uma linda semana...bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Liz! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir

VEJA TAMBÉM:

VEJA TAMBÉM: